Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.
Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.. Segundo o meu livro Almanaque do Futebol, de autoria dos jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república.[1] Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal. Numa federação que ao contrário do que acontece num estado unitário, o direito de autogoverno de cada região autónoma está consignado constitucionalmente e não pode ser revogado por uma decisão unilateral do governo central. O uso do termo "república" talvez seja inconsistente, mas, no mínimo, indica um Estado em que o chefe de estado não é um monarca. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena da Moraes.
Brasil (localmente oficialmente República Federativa do Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano), com 8 510 345,538 km², e o sexto em população (com mais de 213 milhões de habitantes).
Xenofobia não cabe no Brasil, nem contra os cidadãos do nordeste. Os campeonatos estaduais, refletem a pluralidade cultural de cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal no Brasil.
Os campeonatos estaduais refletem as culturas, tradições e linguagens completamente diferentes dos habitantes dos 26 Estados e do Distrito Federal no Brasil.
Em uma República Federativa, no Brasil com 213 milhões de habitantes, aonde cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal, são equivalentes a países completamente diferentes dentro da República Federativa do Brasil, não há espaço para xenofobia contra os povos do Nordeste, ou contra qualquer um dos povos dos 26 Estados e do Distrito Federal.
A xenofobia não é para os (as) verdadeiros torcedores, masa sim para aqueles que não entendem o verdadeiro sentido dos campeonatos estaduais nos 26 Estados e no Distrito Federal no Brasil.
Em uma República Federativa, não cabem atitudes de racismo ou xenofobia contra povos dos estados brasileiros. Cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal no Brasil, equivalem a culturas, linguagens e tradições diferentes, dentro de um país de dimensões continentais como o Brasil.
Xenofobia e racismo, são para pessoas incultas. Os nossos campeonatos estaduais, nos 26 Estados e no Distrito Federal, representam a pluralidade cultural nos povos de cada um dos nossos estados.
E sendo assim. Não há espaço para o racismo ou a xenofobia. A liberdade de expressão no Brasil, embora plena, não tem em suas prerrogativas, qualquer forma de incitação ao racismo.
Confira agora, todos os campeões estaduais no Brasil, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário