sábado, 15 de outubro de 2022

Relembre a vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão em 1993.

 Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato mundial no grande prÊmio de Portugal, ainda assim havia a luta pelo vice-campeonato entre Ayrton Senna e o britânico Damon Hill da Williams, quando o circo da formula 1 chegou ao circuito de Suzuka, Hill tinha 62 pontos no campeonato contra 53 de Senna.

Nos treinos, como de costume naquela temporada, Alain Prost fez a pole com sua Williams, com Ayrton Senna ao seu lado na primeira fila do grid. Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen companheiro de Senna na Mc Laren e o alemão Michael Schumacher com a Benneton. Na terceira fila tivemos os britânicos Damon Hill e Derek Warwick.

Na largada Senna vai bem e toma a primeira posição, o tricampeão tenta se esforçar ao máximo para fazer voltas rápidas no início da corrida para voltar na frente após parar nos boxes. Contudo Senna perde a liderança após parar nos boxes na décima terceira volta. Prost assumiu a liderança, mas rodou na vigésima volta quando já chovia na pista. Então o brasileiro deu um show sob chuva com pneus de pista seca e descontou os quinze segundos que Prost tinha de vantagem.

Ambos pararam nos boxes e Senna voltou na frente mesmo com uma parada a mais, Ayrton manteve a concentração e começou a abrir vantagem na liderança da corrida. A chuva parou na volta 35, mas ainda assim Senna se manteve constante e manteve a ponta, assim o tricampeão venceu em Suzuka e chegou a marca de 40 vitórias na sua carreira e se firmava até então como o segundo maior vencedor de corridas na Fórmula 1. Alain Prost chegou em segundo e Mika Hakkinem completou o pódio em terceiro. Damon Hill chegou em quarto e Senna descontava para apenas dois pontos a vantagem do inglês na briga pelo vice-campeonato.

Confira agora no Portal IG, o ranking das 161 corridas.https://www.google.com/amp/s/carros.ig.com.br/colunas/republica-do-automovel/2019-04-30/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas.html.amp


Imagem : Revista Bula. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário