quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Os velhos problemas do São Paulo.

 Recentemente, estudo sobre a viabilidade do São Paulo aderir à SAF foi apresentada ao Conselho Deliberativo do Tricolor.

Apesar de parecer positivo à mudança, os conselheiros são flagrantemente contra a possibilidade.

Oposicionista e situacionistas.

Trata-se de uma espécie de união sob argumentação da ‘tradicionalidade’ que, em verdade, objetiva salvar a pele de boa parte deles, principalmente os que precisam do clube para sobreviver. A informação é do Blog do Paulinho.








Á você que está me lendo eu digo : Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposta por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.
Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.
A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.
Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas
Em 6 de dezembro de 2021, o Cruzeiro foi a primeira associação sem fins lucrativos a trocar o seu CNPJ para Sociedade Anônima do Futebol. Em 18 de dezembro de 2021, o Cruzeiro também se tornou a primeira SAF que assinou um pré-contrato, ao aceitar a oferta vinculante do ex-jogador pentacampeão do mundo Ronaldo Nazário, por 90% do clube mineiro,[6] tendo 120 dias para concluir a compra.[7] O Cruzeiro acreditava que seria o pioneiro do modelo no Brasil,[8] mas os mineiros atrasaram em várias burocracias na afobação, como na falta de transparência das dívidas ao comprador, adiando a aprovação interna da venda e até colocando a assinatura definitiva de Ronaldo em risco "Tecnicamente, sim. No contrato, há essa saída. Mas está longe da minha cabeça, do meu pensamento desistir do projeto".[9] Em 14 de março, houve um conselho entre Ronaldo e os dirigentes da equipe celeste, com o ex-jogador pedindo mais garantias para fechar a compra, o que foi determinante para o ex-jogador assinar a compra definitiva do clube mineiro em meados de abril e aceitando de vez o desafio de salvar o Cruzeiro da extinção. Segundo noticiado na imprensa esportiva.
O São Paulo, com a terceira maior torcida no Brasil, está aquém do seu potencial de receita. O estádio particular do clube, o Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como estádio do Morumbi, também já é um estádio completamente ultrapassado.
No início deste ano, a dívida total do São Paulo, se aproximou dos R$ 700 milhões. O São Paulo jamais voltará á sua grandeza se não conseguir arrumar a casa.
Há anos, o problema no São Paulo, não está exatamente naquele que ocupa o cargo de treinador. Mesmo sendo tão gigante, o São Paulo é um clube que parou no tempo.
A nação são paulina, ainda se ilude, achando que os reais problemas no São Paulo, estão naqueles que exerce o cargo de treinador. Desde a última década, o problema no São Paulo, não é exatamente o treinador.
A nação são paulina, segue sofrendo com um clube que literalmente parou no tempo, especialmente fora de campo. Mesmo sendo gigante, os problemas extracampo, apequenaram o tricolor desde o início da última década.
Ao que tudo indica, somente a adesão a SAF (Sociedade Anônima de Futebol), poderá devolver o São Paulo ao lugar que lhe é de direito. Haja vista os enormes dividendos que o Cruzeiro, que era um clube falido, teve com a adesão a SAF.
E assim segue a nação são paulina, a espera de dias melhores.
Confira a história e títulos do São Paulo no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.html


Imagem : Facebook São Paulo FC.


 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário