segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

São Paulo vence Agua Santa. Mas não faz boa partida.

 O São Paulo venceu o Agua Santa por 2 a 1, agora a tarde, pelo Campeonato Paulista. O São Paulo chega a 14 pontos no Grupo B. O Agua Santa permanece com 07 pontos no Grupo A.

O time são paulino teve 68 % de posse de bola durante o primeiro tempo. Mesmo com o controle da partida, o time são paulino nada produziu em termos ofensivos no primeiro tempo.

O time são paulino errou muitos passes e não conseguiu passar pela marcação do time de Agua Santa no primeiro tempo. Mesmo não criando nada, o time são paulino abriu o placar no primeiro tempo.

Contudo, o time de Agua Santa chegou ao empate ainda no primeiro tempo. O time são paulino seguiu errando passes e nada criou ofensivamente durante os primeiros 45 minutos.

O time de Agua Santa foi superior ao São Paulo nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. O time de Agua Santa criou pelo menos três chances claras para virar o marcador .

O jogo mudou quando o time de Agua Santa ficou com um jogador a menos em campo. O time de Agua Santa se fechou com dez jogadores atrás da linha da bola.

O time são paulino, contudo, continuou errando passes. O time são paulino era presa fácil para a marcação do time de Agua Santa. Mesmo com um jogador a menos, o time de Agua Santa controlava a partida.

O time são paulino somente chegou a vitória no ultimo minuto de jogo. 

O time são paulino é frágil tecnicamente. O time são paulino é bastante limitado.  A nação tricolor deve sofrer muito em 2022.


O momento delicado do Atlético Mineiro.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

Foi noticiado nos grandes veículos de imprensa, e também nos veículos independentes, que o Atlético Mineiro pode entrar na lista dos grandes clubes que se tornam empresas.

Os grandes veículos de imprensa noticiaram que conselheiros atleticanos tem debatido a possibilidade do clube migrar para a SAF, inclusive com conservas com os investidores do clube, os empresários Rubens Menins, Rafael Menin, Rafael Salvador e Ricardo Guimarães.

Ainda segundo os veículos de imprensa, a dívida atleticana de R$1,3 bilhões, seria quitada com os recursos gerados pela SAF vendida, inclusive com os débitos atleticanos com a família Menin.

Conforme eu sempre digo nas postagens. Não tenho formação em economia ou administração de empresas. Minha formação acadêmica, é habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Entretanto, eu aprendi algo acompanhando futebol desde a minha infância. Um clube esportivo não é um Banco. Um clube esportivo não sendo um Banco, não se pode dividir lucro.

Os lucros que o clube obtém em receitas, deve ser aplicado igualmente em todas as suas modalidades. Os lucros obtidos em receitas devem garantir todas as contas do clube em dia.

O Atlético é um clube inviável financeiramente. Não fosse apoio de patrocínio, o alvinegro de Minas estaria quebrado e disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Talvez a solução para a dívida de R$ 1,3 bilhões, seja de fato o Atlético se transformar em clube empresa. Um clube somente se mantém ganhando títulos se estiver equilibrado financeiramente.

Agora confira os títulos atleticanos.https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_do_Clube_Atl%C3%A9tico_Mineiro


Imagem : Site Museu do Futebol. 




 

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Botafogo vence Santos na Vila Belmiro.

 O Botafogo (SP) venceu o Santos por 1 a 0, agora pouco, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Paulista. O Botafogo vai a 15 pontos no Grupo C.  Já o Santos permanece com 10 pontos no Grupo D.

O time santista não foi nada bem durante os 90 minutos. Mesmo com 75 % de posse de bola, o time santista errou muitos passes e nada produziu em termos ofensivos.

O goleiro João Paulo chegou a fazer cinco ótimas defesas durante o primeiro tempo. Contudo, o goleiro santista nada pode fazer perante as limitações técnicas do time santista.

O time santista demostrou muita fragilidade, especialmente na defesa e no meio campo. A derrota diante do Botafogo, mostra claramente as limitações técnicas do elenco santista.

Com um elenco limitado tecnicamente, a torcida santista deve sofrer bastante em 2022.

O Botafogo soube jogar nos erros do time santista. Mesmo fechado na defesa, o time visitante teve chances claras de vencer por um placar maior.

Com duas linhas de cinco jogadores, o time visitante teve pelo menos cinco chances claras durante o primeiro tempo. O time de Ribeirão Preto consegue tres pontos importantes na luta contra o rebaixamento.


Palmeiras empata com Inter de Limeira.

 Com um time alternativo, o Palmeiras empatou em 0 a 0, agora a tarde, contra a Inter de Limeira, pelo Campeonato Paulista. O resultado leva o Palmeiras a 17 pontos no Grupo C.

Com 08 pontos no Grupo A, a Inter de Limeira liga o alerta contra o rebaixamento. 

A time de limeira assustou mais durante o jogo, Com duas linhas de cinco jogadores, o time de limeira barrou o ataque palmeirense e foi mais perigosa nos contragolpes.

Em contragolpes, o time de limeira obrigou o goleiro Marcelo Lomba a fazer ótimas defesas  durante os 90 minutos. O time de limeira utilizou a mesma tática da partida contra o São Paulo e foi mais competente na sua proposta de jogo.

O time palmeirense pouco produziu durante o jogo. Mesmo com 80 % de posse de bola, o time palmeirense não criou nada e parou na marcação rival.

O time palmeirense sentiu o desentrosamento e não chegou ao campo ofensivo durante todo o jogo. Nem mesmo as modificações do tecnico Abel Ferreira modificaram o resultado do jogo até o final.

O time palmeirense desponta como grande favorito ao título paulista em 2022. O time palmeirense é forte e tem maiore opções de elenco que os seus principais rivais.


Corinthians sofre, mais vence Red Bull Bragantino.

 O Corinthians venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, agora pouco, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. O resultado leva o Corinthians a 17 pontos no Grupo A. O Bragantino permanece com 16 pontos no Grupo D.

O time corintiano teve dificuldades durante o jogo. O meio campo corintiano errou muitos passes e teve dificuldades durante o jogo. A defesa corintiana também foi bastante vulnerável. A vitória corintiana somente aconteceu graças as grandes defesas do goleiro Cássio durante os 90 minutos.

O time de Bragança foi superior durante a maior parte do jogo. Com uma marcação alta, o time visitante envolveu completamente a defesa corintiana durante a maior parte do jogo. A vitória do time de Bragança, somente não aconteceu graças ao goleiro Cássio.

Se por um lado, o time de Bragança mostrou muita qualidade técnica. O mesmo não se pode dizer em relação ao time corintiano. O time corintiano se mostra nada criativo no meio campo, além de ser muito vulnerável defensivamente.

O time corintiano tem um temporada bastante instável até aqui.

Por que não frequento estádios de futebol.

 A legislação é o conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação á ciência das leis que determina o império jurídico em uma determinada sociedade. A legislação e a totalidade das leis em um Estado ou de determinado ramo do direito.

A lei é um preceito emanado de um autoridade soberana. A lei é um preceito dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil. A lei é uma ciência que determina as regras e as normas de vida dentro de uma sociedade. A lei é uma relação constante e necessária entre os fenômenos ou entre as causas e os efeitos em uma sociedade. A lei é um preceito e uma norma do direito moral. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Estado de Direito é um situação jurídica ou um sistema institucional, no qual cada um e todos estão submetidos ao império do direito. O Estado de Direito é ligado ao respeito as normas jurídicas e aos direitos fundamentais.

O Estado de Direito é uma instituição jurídica no qual até mesmo os mandatários políticos estão submetido ao império das leis que estarão vigorando no país. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

Tanto os veículos da grande imprensa, quanto os veículos independentes, noticiaram o ataque a delegação do Grêmio, que se dirigia ao estádio Beira Rio, para disputar o clássico contra o Internacional. 

Veja bem leitor (a). Não tenho formação em Direito. Tão pouco tenho formação em Direito Constitucional. Minha única formação acadêmica, á habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, como jornalista, cidadão e torcedor, acho que o Brasil deveria aplicar as leis no seu império jurídico, aonde se vise combater a criminalidade e violência nos estádio de futebol país afora.

Sou torcedor do São Paulo, entretanto, não frequento estádio de futebol em hipótese alguma. Como torcedor do São Paulo, eu comprei dois livros sobre os títulos do meu clube de coração.

Como torcedor do São Paulo, também fiz uma visita agendada ao estádio do clube e sua sala de troféus. Mas, entretanto, somente vou frequentar estádios de futebol quando houver a mínima segurança.

Sou um torcedor com deficiência. Na minha condição, eu preciso me preservar. Somente vou frequentar estádios, quando o Brasil aplicar o seu império das leis para combater a criminalidade a violência nos campos país afora.

Somente vou frequentar estádios, quando o Brasil aplicar o seu Estado de Direito, aonde se tome providencias contra a violência desenfreada nos estádios de futebol.

Já está mais do que na hora do Brasil aplicar o seu império das leis e o estado de direito contra a criminalidade e a violência nos estádios de futebol.

Enquanto o Brasil não fizer valer o seu Estado de Direito contra violência e criminalidade nos estádios Brasil afora, eu  vou continuar não frequentando estádios de futebol.

Sendo um torcedor com deficiência, eu preciso muito me preservar.

No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a). https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Portal Terra.




Virada de mesa no futebol brasileiro.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A politicagem, é algo que envolve o fisiologismo politico. O fisiologismo, envolve uma politica baseada na troca de favores, aonde não prevalece o interesse da sociedade, tão pouco o interesse republicano. O fisiologismo é uma politica de troca de favores em nome do favorecimento pessoal do governante ou de um monarca.

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980. Desde que eu acompanho futebol, política e politicagem, sempre se misturaram nas gestões dos clubes de futebol no Brasil.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre testemunhei as viradas de mesa no futebol brasileiro.  Nas minhas pesquisas, eu achei uma reportagem do Jornal Digital, Colaborativo e Independente, sobre as viradas de mesa no futebol brasileiro.

1986

O Brasileirão de 1986 começou com nada menos que 80 clubes. Não à toa, foi um dos mais desorganizados da história. Segundo o regulamento, 32 clubes se classificavam para a segunda fase, e os 24 melhores estariam garantidos na primeira divisão do ano seguinte. Os demais jogariam a segundona.

Depois que um jogador do Sergipe foi pego no doping em um empate contra o Joinville, o time catarinense ficou com os pontos da partida. Assim, ultrapassou o Vasco, que ficou fora da segunda fase e, consequentemente, da Série A de 1987.

Mas o time carioca recorreu na Justiça comum, dando início a uma batalha judicial que fez a CBF aumentar o número de participantes da segunda fase para 36 times.

Tamanha confusão motivou a criação do Clube dos 13, para representar os interesses dos grandes times brasileiros. Dando início, então, a mais uma história de tapetão no Brasileirão. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1987

Com a criação do Clube dos 13, o Brasileirão de 1987 foi dividido em dois. De um lado, o Módulo Verde, ou Copa União, torneio organizado pelo próprio Clube dos 13 onde estavam os times de maior torcida. Do outro, o Módulo Amarelo, criado pela CBF. Os vencedores de cada um decidiriam o título em um quadrangular final.

Botafogo e Coritiba, que estariam rebaixados após o Brasileirão de 1986, foram salvos ao serem incluídos no Módulo Verde. Mas este foi o menor dos problemas do Brasileirão de 1987. Afinal, ao vencer a Copa União, o Flamengo foi declarado campeão brasileiro pelo Clube dos 13 e simplesmente não apareceu para jogar o quadrangular final.

Sem Flamengo e Internacional, que viriam do Módulo Verde, a CBF considerou que a decisão do Brasileirão de 1987 foi entre Sport e Guarani, os únicos participantes do quadrangular final. O time pernambucano levou a melhor, mas passou anos tentando reconhecer a conquista.

Até que, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o Sport como campeão brasileiro de 1987. O Flamengo, no entanto, busca o reconhecimento da Copa União como título nacional para ficar com a famosa “Taça das Bolinhas”, que seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1993

Em 1991, o Grêmio caiu para a segunda divisão. Para piorar, teve dificuldades na Série B e terminou apenas em nono lugar. Mas, pressionada pelo Clube dos 13, a CBF mudou o regulamento do Brasileirão de 1993. Assim, os 12 primeiros colocados da segundona em 1992 teriam direito a jogar a Série A no ano seguinte. E o Grêmio pôde voltar à elite. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1996

Quando o Brasileirão de 1996 terminou, Fluminense e Bragantino estavam rebaixados. Até que surgiram gravações indicando um esquema de manipulação de resultados articulado pelo então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Ivens Mendes. Por causa das denúncias, a CBF cancelou o rebaixamento naquele ano. O presidente do Fluminense, Álvaro Barcellos, comemorou com champanhe. Mas, apesar do tapetão no Brasileirão de 1996, o tricolor carioca cairia novamente no ano seguinte. Dê acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2000

O Brasileirão de 1999 teve a classificação final alterada devido ao caso Sandro Hiroshi, jogador do São Paulo que estava com documentos adulterados. Assim, Inter e Botafogo recuperaram os pontos perdidos contra o São Paulo. Com isso, o Gama acabaria sendo rebaixado. Mas o time do Distrito Federal recorreu na Justiça Comum, e ganhou. No entanto, sofreu punição da Fifa, que não permite este tipo de manobra. A CBF se viu em um fogo cruzado e abriu mão de organizar o Brasileirão no ano seguinte.

Dessa forma, o Brasileirão de 2000 virou Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13 com o número recorde de 116 participantes, divididos em quatro módulos. O Fluminense, que jogaria a Série B naquele ano, foi incluído no Módulo Azul, correspondente aos clubes da elite. Assim, subiu automaticamente para a primeira divisão no próximo ano. Já o São Caetano, que nem estaria na primeira divisão, saiu do Módulo Amarelo até a final do torneio, vencido pelo Vasco. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2005

No caso que ficou conhecido como Máfia do Apito, 11 partidas apitadas pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho foram anuladas após denúncias de manipulação de resultados. Quem se deu bem foi o Corinthians, que recuperou a liderança graças ao bom desempenho nos jogos remarcados e ultrapassou o Internacional para ficar com o título. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2013

Ao final do Brasileirão de 2013, o Fluminense estava entre os quatro times rebaixados. Mas tinha uma carta na manga: a escalação irregular de Héverton pela Portuguesa. O time paulista sofreu punição com perda pontos e acabou rebaixado no lugar do tricolor carioca. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

Sim leitor (a). Conforme eu digo nas minhas postagens, um clube esportivo não é um Banco. Em um clube esportivo, não se pode dividir lucro.

Com os lucros obtidos em receitas, um clube esportivo deve aplicar o lucro em receita em todas as modalidades do clube. E também com os mesmos lucros obtidos em receitas, um clube esportivo deve pagar as suas contas em dia.

Contudo, como jornalista e torcedor, sou totalmente contrário a qualquer forma de politicagem. Como jornalista e torcedor, sou totalmente contrário á qualquer tentativa de virada de mesa.

Como jornalista e torcedor, eu sou totalmente contrário á qualquer forma de politicagem nas gestões dos clubes de futebol no Brasil. Aliás, a falta de formação dos dirigentes dos clubes em gestão esportiva, é o que acaba abrindo espaço para o amadorismo e a politicagem nos nossos clubes aqui no Brasil. 

No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a). https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value. 






sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A capitalização do Palmeiras.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

De acordo com as noticias nos grandes veículos de imprensa, e também nos veículos independentes, o Palmeiras teve uma receita de R$ 947,6 milhões em 2021. Ainda de acordo com os veículos da grande imprensa e os veículos independentes, o clube alviverde teve um superávit de R$ 123,4 milhões em 2021.

Entre 2007 a 2011, o Palmeiras era um clube que fechava suas contra no vermelho. Em 2012, o clube alviverde fechou suas contas com superávit. Contudo, o clube alviverde sempre fechou seus balanços com superávit, entre 2015 a 2021.

Contudo, é um engano pensarmos que o patrocínio da Crefisa é a principal fonte de renda do Palmeiras. O Palmeiras tem aproximadamente 12,6 milhões de torcedores.

Uma das principais fontes de renda do clube alviverde, é justamente o seu programa sócio torcedor. O clube alviverde capitalizou em lucro o fato de sua torcida estar majoritariamente concentrada na classe média alta.

Outra importante fonte de renda do Palmeiras, é o Allianz Parque, que é uma arena multiuso construída para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras, seu proprietário, que fez um contrato de construção, exploração e gestão inovador com a WTorre para renovar completamente seu antigo estádio.

O clube alviverde soube construir uma arena moderna em condições muito favoráveis ao clube. E com sua arena, soube capitalizar sua torcida como fonte de capital de giro.

E hoje o clube alviverde colhe os frutos dos acertos da suas diretorias. Os dirigentes alviverdes souberam entender que um clube esportivo não é um banco.

Em um clube esportivo, não se pode dividir lucro. Os lucros obtidos com receitas, devem ser aplicados igualmente em todas as áreas do clubes. Os lucros obtidos com receitas, também deve garantir que um clube esportivo pague suas contas em dia.

Agora, confira os títulos palmeirenses no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_palmeiras.html


Imagem : Site Oficial do Clube. 







quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A questão no São Paulo.

 Cartolas do São Paulo negociam a venda dos ‘naming-rights’ do estádio do Morumbi com a ‘Bitso’, empresa do mercado de criptomoedas, sediada no México.

A casa Tricolor passaria a ser tratada como ‘Morumbitso’.

O negócio parece ruim em todos os sentidos.

Tanto pela óbvia obscuridade do parceiro quanto pelo ridículo nome a ser adotado, que se juntaria à chacota do momento, o ‘Trikas’, que nem mesmo o próprio torcedor do clube consegue mencionar. A informação é do Blog do Paulino, nesta quarta feira (23).





Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre vi os clubes brasileiros serem administrados de forma amadora por dirigentes completamente despreparados para o oficio.
O meu São Paulo, tem uma divida de aproximadamente R$ 700 milhões. O meu São Paulo, caminha a passos largos, para se tornar um clube inviável financeiramente.
Caro leitor (a). Não tenho formação em economia. Longe disso. Minha única formação acadêmica é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Contudo, no seu amadorismo total, os dirigentes do meu tricolor nunca entenderam o óbvio. Um clube esportivo não é um banco. Um clube esportivo não sendo um banco, não se pode dividir lucro.
O lucro obtido com as receitas, devem ser aplicados igualmente em todas as modalidades esportivas. Com o lucro obtido em receitas, os clubes esportivos devem pagar suas contas em dia.
O meu São Paulo, foi um modelo administrativo em épocas passadas. E meados dos anos 1980, o meu São Paulo era um modelo de gestão.
Com um endividamento exorbitante, a terceira maior torcida do país, sofreu muito na ultima década. A nação tricolor conviveu com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro durante a ultima década.
Um clube com uma tradição enorme, acumula dividas, frutos de gestões completamente amadoras. Não sei até que ponto o clube empresa não seria a solução para o meu São Paulo.
Confira agora os títulos são paulinos no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html

Imagem : Blog do Paulinho .





  

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

A questão sobre o Corinthians.

 Antes das eleições, o atual presidente do Corinthians, Duílio ‘do Bingo’ Monteiro Alves, incorporou discurso de seu mentor, Andres Sanches, corroborando com a mentira de que a dívida do estádio de Itaquera estava saneada.

O tempo passou e, ao que parece, o sucessor da gestão receberá a pendência em valores ainda maiores.

No último Informe, o Arena Fundo passou a cobrar R$ 650 milhões do Corinthians, fruto de pendência com a CAIXA.

Recentemente, a Odebrecht adiou, novamente, a decisão do futuro da OPI, empresa do grupo que participou das obras da casa do Timão.

Se cobrada na íntegra, a dívida pode chegar aos R$ 500 milhões – já descontados repasses de CIDs no valor de aproximados R$ 600 milhões.

A essa totalidade bilionária, serão somados juros e demais correções.

Esta é a realidade de quem ainda possui outro R$ 1 bilhão de pendências a honrar, e que, apesar disso, segue ampliando despesas utilizando-se do ‘cartão de crédito’ de agentes de jogadores que, em troca, recebem, em ações judiciais combinadas, todos os recebíveis de contratos alvinegros.

Aliás: do que vive Duílio Monteiro Alves?. A informação é do Blog do Paulinho, na data desta terça feira  (22).






Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre vi os clubes brasileiros serem administrados de forma amadora por dirigentes completamente despreparados para o oficio.
Caro leitor (a). Antes da construção da Arena, o Corinthians era um clube superavitário, entre 2008 a 2013. Entre 2014 a 2020, o Corinthians fechou seus balanços financeiros no vermelho.
Caro leitor (a). Não tenho formação em economia. Longe disso. Minha única formação acadêmica é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
A divida de Neo Quimica Arena é impagável. Em qualquer cenário racional, é impossível que o Corinthians vá arrecadar R$ 2 bilhões para pagar a divida da Néo Química Arena.
Sim leitor (a). Não existe clube algum no Brasil que arrecade R$ 2 bilhões. Mesmo nas décadas mais vitoriosas, o Corinthians jamais chegou perto de arrecadas R$ 2 bilhões.
A situação do Corinthians é o preço que um clube paga por ser administrado por dirigentes amadores, que não possuem qualquer formação em gestão esportiva.
Ao construir a Arena Corinthians com uma divida totalmente irrealista , o então presidente Andrés Sanchez, não entendeu o óbvio. Um clube esportivo não é um Banco. Um clube esportivo não sendo um banco, não se pode dividir lucro.
O lucro que um clube esportivo arrecada, deve ser aplicado igualmente em todas as áreas do clube. O lucro arrecadado por um clube esportivo, deve garantir que um clube esportivo pague suas contas em dia.
A Neo Química Arena, condena o Corinthians á uma divida completamente impagável. Sim leitor (a). É impossível o Corinthians arrecadas R$ 2 bilhões para quitar a divida da Neo Química Arena.
Talvez o clube empresa seja uma solução para a divida impagável a qual o ex presidente Andrés Sanchez condenou o clube.
Agora, confira os títulos corintianos no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_corinthians.html

Imagem : Portal Globo Esporte. 








segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A realidade no Vasco da Gama.

 O Vasco avança em direção à constituição de empresa para administrar seu futebol e, mais importante, rumo à venda de participação majoritária para uma companhia estrangeira. O presidente do clube, Jorge Salgado, está em Miami e acaba de fechar um acordo com a 777 Partners.

As negociações levaram três meses. Após cinco versões diferentes, a diretoria vascaína chegou à proposta que considera adequada para o clube. O acordo ainda é "não vinculante", ou seja, o documento não gera obrigações para as partes envolvidas, até que o negócio seja consumado - precisa haver aprovação de sócios e conselheiros vascaínos.

A 777 Partners propõe o investimento de R$ 700 milhões na SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco ao longo dos próximos anos, em troca da aquisição de 70% das ações dessa empresa. Também existe predisposição para investimentos na reforma de São Januário, o que potencialmente fará com que a operação como um todo supere o bilhão de reais.

Pelo lado vascaíno, as conversas foram conduzidas pelo presidente, Jorge Salgado; pelo CEO, Luiz Mello; pelo vice-presidente de finanças, Adriano Mendes; e pelo vice-presidente jurídico, Zeca Bulhões. A negociação também contou com participação da Matix Advisors.

A estrutura do negócio é semelhante à adotada por Botafogo e Cruzeiro nas vendas para John Textor e Ronaldo. O Vasco constituirá uma empresa e transferirá para ela ativos e direitos relativos ao futebol. Essa empresa, por sua vez, terá seu controle vendido para a 777 Partners, que passará a ser responsável por administrá-la. Valores e condições são diferentes dos casos de Botafogo e Cruzeiro.

O ge obteve detalhes minuciosos sobre a proposta feita ao Vasco, com exclusividade, e os relata a seguir, para que o torcedor e o associado vascaínos possam formar opinião sobre a venda da empresa que gerirá o futebol.

Quem é o investidor

A 777 Partners foi fundada em 2015. Com sede em Miami, nos Estados Unidos, a companhia investe em diferentes ramos: aviação, serviços financeiros, seguros, mídia e entretenimento.

No futebol, a empresa comprou integralmente o Genoa, da Itália, e adquiriu participação minoritária no Sevilla, da Espanha. Também há interesse em comprar outras equipes, na Europa e fora dela.

A 777 também tem participações sobre uma empresa que atua no futebol brasileiro, a 1190 Sports, responsável por vender direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Ainda no ramo das transmissões do futebol, a companhia investe na Fanatiz, serviço de streaming que exibe, principalmente, campeonatos de futebol para o mercado dos Estados Unidos.

Quanto será investido

Na oferta que agradou à direção do Vasco, a 777 Partners se responsabiliza por investir R$ 700 milhões na SAF ao longo dos próximos anos, lidar com o pagamento integral das dívidas do clube – hoje estimadas por dirigentes em R$ 700 milhões –, além de potencialmente investir na reforma de São Januário.

Salgado assinou, em Miami, um "pré-acordo". A venda dos 70% do clube-empresa, mediante esses valores, ainda não foi sacramentada, pois dependerá da aprovação de associados vascaínos. Há um prazo de 90 dias (três meses) para que todos os trâmites políticos e burocráticos (diligência, redação do contrato, etc) sejam realizados.

Em relação ao investimento, haverá a antecipação de R$ 70 milhões, para que o Vasco lide com despesas e dívidas de curtíssimo prazo. Esse valor será aportado pela 777 no clube imediatamente, na forma de um empréstimo convencional, e passará pelo crivo do Conselho Fiscal.

Caso a venda da participação sobre a SAF ocorra, esses R$ 70 milhões farão parte dos R$ 700 milhões do investimento global. Portanto, a 777 ainda precisará injetar outros R$ 630 milhões na empresa.

Na hipótese de o negócio não ser concretizado nos próximos três meses, esses R$ 70 milhões serão considerados um empréstimo comum, que deverá ser devolvido pelo clube com taxa de juros e prazo determinado.

O investimento da 777 Partners servirá para acelerar a recuperação do futebol vascaíno, por meio de infraestrutura e reforços para o futebol. A construção de centros de treinamento estará garantida por contrato, dentro desse valor que os americanos se dispõem a aportar. Jogadores serão contratados para tornar o time novamente competitivo.

Como funciona a sociedade

Caso a venda para a 777 Partners ocorra, a empresa que administrará o futebol do Vasco se dividirá, inicialmente, em 70% para os investidores e 30% para a associação civil sem fins lucrativos. Em outras palavras, haverá sociedade entre as partes na gestão do futebol a partir de 2022.

A participação majoritária dá aos americanos o poder de decisão em tudo o que tiver relação com a prática da modalidade, desde questões administrativas e financeiras até a condução do futebol em seu cotidiano. Mas o modelo estabelece limitações ao que os novos donos podem fazer.

Questões ligadas à identidade da instituição estão resguardadas. Mesmo que o novo dono queira fazer mudanças em nomes, símbolos, cores, hinos e cidade-sede, para citar alguns exemplos, a associação Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) terá poder de veto.

Também haverá regras antidiluição, para que o CRVG não tenha nunca menos de 10% sobre o total das ações. Isso pode acontecer, no futuro, caso os sócios tomem a decisão de emitir novas ações para captar novas rodadas de investimento. A regra impede que a associação seja prejudicada, com a diluição, nessa hipótese.

Na prática, a SAF terá uma estrutura profissional, com a existência de executivos para as principais posições: CEO (diretor-geral), diretor financeiro, diretor jurídico, etc. Essa estrutura responderá a um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal, compostos por membros indicados pelos dois sócios: 777 Partners e CRVG. E esses órgãos organizarão e executarão o que os acionistas entendem como adequado para a condução do negócio.

Para estimular a competitividade do Vasco em campo, a diretoria negociou mínimos garantidos em relação a despesas – de maneira similar ao que foi feito pelo Botafogo, porém com valores e prazos diferentes. A preocupação é de garantir que o clube não se torne um satélite de um estrangeiro, quando fizer parte de uma multinacional do futebol.

Quem fica com o estádio

No acordo que acaba de ser assinado entre Vasco e 777 Partners, fica estabelecido que o estádio São Januário continuará a ser propriedade da associação civil. O clube-empresa, controlado pelos novos proprietários, assumirá a gestão do equipamento por meio de um contrato de aluguel, que terá 50 anos de duração, prorrogáveis por mais 50.

O valor desse aluguel ainda está sendo definido pela diretoria, e a quantia que será repassada para a associação civil, CRVG, financiará suas atividades sociais e as demais modalidades esportivas.

Além disso, os custos do complexo esportivo passarão a ser de responsabilidade da SAF. Isso fará com que a associação reduza drasticamente seus gastos no cotidiano, pois a manutenção de São Januário representa grande parte deles.

É natural que, para tornar o negócio da empresa mais rentável e competitivo, os novos proprietários queiram uma reformulação do estádio. Para tanto, existe a previsão de investir um valor adicional em sua reforma, com renovação completa da infraestrutura.

Por se tratar de assunto complexo, que envolve direitos de sócios patrimoniais, a diretoria do Vasco pretende debatê-lo nos próximos três meses, até que se chegue a um formato que contemple os interesses dos antigos proprietários (os sócios) e os novos (os investidores americanos).

Como a associação se financiaria

Parte relevante dessa história está na aprovação política, a ser concedida por sócios e conselheiros vascaínos, para que o negócio com a 777 Partners seja concretizado. Para tanto, será necessário um modelo que permita à associação civil, também composta por atividades sociais e outras modalidades esportivas, sobreviver após a separação do futebol.

O aluguel de São Januário é uma das entradas possíveis de dinheiro, mas não a única. Além dele, está previsto no acordo que a SAF pagará à associação uma quantia adicional de R$ 1 milhão por ano, a título de remuneração por uso da marca do Vasco no futebol.

Atualmente, de acordo com os dirigentes envolvidos, as mensalidades dos sócios-patrimoniais rendem cerca de R$ 6 milhões ao ano. Isso não inclui a parte do sócio-torcedor, que não tem direito a voto e tampouco se envolve na vida social. Essas mensalidades continuarão a ser integralmente da associação.

Uma vez regularizada a situação fiscal do Vasco, a associação poderá formular projetos para captar patrocínios via Lei de Incentivo ao Esporte. Isso abrirá mais uma fonte de arrecadação para financiar modalidades olímpicas, tradicionais em São Januário, como basquete, vôlei e remo.

Em resumo, as receitas anuais da associação civil serão as seguintes:

R$ 6 milhões em mensalidades de sócios

R$ 1 milhão em royalties pela marca Vasco

Y (a definir) pelo aluguel de São Januário

X (a definir) em patrocínios incentivados

Venda de ações para torcedores

Em paralelo à negociação de 70% do capital do clube-empresa para a 777 Partners, a diretoria do Vasco prevê a possibilidade de negociar mais 10% no mercado, para que torcedores comuns possam se tornar proprietários de percentuais minoritários da SAF.

A operação funcionará por meio de uma emissão de debêntures. Esses são títulos de dívida, geralmente usados no mercado financeiro por companhias que estão levantando recursos, mas que não querem se endividar por meio de empréstimos convencionais.

Considere que um torcedor hipotético queira investir no Vasco SAF. Num primeiro momento, ele compra uma quantidade de debêntures por certo valor. Essas debêntures dão a ele o direito de receber o dinheiro de volta depois de determinado prazo, acrescido de juros, como uma modalidade de investimento pessoal.

Num segundo momento, essas debêntures poderão ser convertidas em participação sobre a empresa. Ou seja, em vez de recuperar o investimento com juros, esse torcedor trocaria os títulos de dívida por um percentual sobre o clube-empresa. A partir de então, ele seria proprietário de parte minoritária do Vasco SAF.

Uma vez que 70% da empresa serão negociados com a 777 Partners por uma promessa de R$ 700 milhões em investimentos, no entendimento dos responsáveis pelo negócio, esses 10% da empresa valerão R$ 100 milhões. O valor será usado como base para as debêntures conversíveis.

Caso o projeto avance, nessas circunstâncias, o desenho da SAF será:

70% da 777 Partners

20% do Club de Regatas Vasco da Gama

10% de sócios minoritários

Os R$ 100 milhões captados por meio dessa venda serão aplicados na operação da empresa, ou seja, também seriam investidos em infraestrutura e reforços para o futebol.

Quem paga a dívida

Dirigentes vascaínos estimam que o endividamento do Vasco esteja, atualmente, em cerca de R$ 700 milhões. O balanço auditado, referente a 2021, a ser publicado até 30 de abril, confirmará esse número.

O clube-empresa será responsável por pagar essa dívida, nos limites estabelecidos pela Lei da SAF, recém-criada pelo Congresso brasileiro para estimular a migração dos clubes para o modelo empresarial.

Na prática, a SAF vascaína terá que dedicar 20% de suas receitas correntes mensais para o pagamento de dívidas cíveis e trabalhistas. Esse repasse financeiro está organizado pelo Regime Centralizado de Execuções (RCE), mecanismo instituído por essa mesma lei, ao qual o Vasco já aderiu, apesar de ainda não ter aberto sua empresa.

O RCE dá à empresa um período de seis a dez anos para quitar completamente as dívidas negociadas por meio dele, com monitoramento judicial. Caso a SAF não consiga zerá-las nesse prazo, essas dívidas serão incorporadas à empresa.

Adicionalmente, a Sociedade Anônima do Futebol precisará arcar com os pagamentos acordados via transação tributária, uma negociação feita recentemente pelo Vasco com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Esse acordo responde pela maior parte das dívidas tributárias.

Teoricamente, os R$ 700 milhões investidos pela 777 Partners podem ser aplicados somente em infraestrutura e jogadores. Uma vez que o Vasco ganhe competitividade e aumente suas receitas, são essas receitas que dariam maior capacidade de arcar com as dívidas, ao longo dos próximos dez anos. Também teoricamente, caso as receitas não subam e falte dinheiro para lidar com o endividamento, é possível que parte desse investimento seja redirecionada para essa finalidade. A informação é do Jornalista Rodrigo Capelo, no Portal Globo Esporte, nesta segunda feira (21).






Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre vi os clubes brasileiros serem administrados de forma amadora por dirigentes completamente despreparados para o oficio.
Os nossos dirigentes jamais entenderam a lei bosman. A Lei Bosman é uma lei que permitiu que os futebolistas, que também são considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de atuar em outro país da União Europeia, devido as normas internas da UEFA  e pelas normas das Federações Nacionais de Futebol. A Lei Bosman foi proferida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em 15 de Dezembro de 1995.
Com a Lei Bosman, era absolutamente fundamental que os clubes brasileiros se preparassem para a nova globalização mundial. O que exigiria clubes com as contas equilibradas, para garantir a competitividade mínima dos nossos clubes no futebol internacional.
Mas, entretanto, o que vimos foi um show de amadorismo da grande maioria dos dirigentes dos nossos clubes. Em sua ampla maioria, os clubes brasileiros, estão simplesmente quebrados, com o pires nas mãos.
Na essência do amadorismo clubístico, os dirigentes brasileiros se recusam a entender o óbvio. Um clube esportivo não é um banco. Em um clube esportivo, não se pode dividir lucro.
Em um clube esportivo, o lucro gerado em receitas financeiras, deve ser aplicado igualmente em todas as áreas esportivas do clube. Um clube esportivo, deve ter equilíbrio fiscal e pagar suas contas em dia.
Contudo, o que eu sempre vi desde a minha infância, foram desmandos e mais desmandos de dirigentes completamente amadores nas gestões da imensa maioria dos nossos clubes.
Um futebol cada dia mais globalizado, irá pedir administrações mais profissionais nos clubes brasileiros. Os clubes no Brasil, já não podem ficar reféns de dirigentes completamente despreparados para gerir clubes esportivos no país
Em uma economia digital, cujo capital é gerado a médio e baixo custo, os clubes brasileiros terão que ter equilíbrio fiscal e capacidade para pagar suas contas em dia.
O Vasco da Gama paga a conta da irresponsabilidade fiscal dos seus dirigentes. O Vasco da Gama paga a conta dos gastos dos seus dirigentes sem a menor justificativa de receita.
O clube empresa começa a ganhar força no Brasil. Após a aprovação pelo Governo Federal, alguéns clubes já se tornaram empresas no Brasil. O meu São Paulo também tem uma divida já bem próxima dos R$ 700 milhões.
Eu não ficarei surpreso se o meu São Paulo se tornar um clube empresa em futuro próximo.
Confira os títulos do Vasco no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/vascorj_titulos.html

Imagens : Blog do Jornalista Rodrigo Capelo, no Portal Globo Esporte.














 

domingo, 20 de fevereiro de 2022

São Paulo vence Santos e encerra tabu

 O São Paulo venceu o Santos por 3 a 0, agora a tarde, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Paulista. O resultado encerra um tabu de cinco anos sem vitória são paulina na Vila Belmiro. A ultima vitória havia são paulina no estádio santista havia sido em 2017.

O São Paulo vai a 11 pontos no Grupo B. O Santos permanece com nove pontos no Grupo D. 

O time são paulina teve uma atuação convincente no estádio santista. Mesmo com alguns problemas na saída de bola no primeiro tempo, o time são paulino não foi ameaçado em momento algum.

Mesmo com erros de passe, o time são paulino construiu o placar com muita posse de bola e um jogo de paciência nos 90 minutos. Ainda assim, o time são paulino tem problemas com erros de passes no seu meio campo.

O time santista também teve problemas com erros de passe. O time santista, além de errar muitos passes, ficou vulnerável no sistema defensivo. 

O time santista se mostrou frágil, dando provas do que espera a sua torcida em 2022. O time santista foi complemente envolvido pelos são paulino durante os 90 minutos.

Os dois clubes tem elencos tecnicamente frágeis. As torcidas de Santos e São Paulo irão sofrer muito em 2022.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Botafogo arranca empate contra Corinthians.

 Botafogo e Corinthians empataram em 1 a 1, agora a noite, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto ,pelo Campeonato Paulista. O Corinthians vai a 14 pontos no Grupo A. Com 12 pontos, o Botafogo vai a 12 pontos no Grupo C.

O time corintiano foi superior no primeiro tempo. Com uma marcação alta, o time corintiano encurralou os visitantes e teve 70 % de posse de bola nos primeiros 45 minutos.

O time corintiano soube se impor e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Melhor na partida, o time corintianos poderia ter feito mais gols ainda durante o primeiro tempo.

O Botafogo foi superior no segundo tempo. O time visitante teve maior posse de bola e encurralou o time corintiano. O time visitante teve pelo menos quatro chances clara de gol durante o segundo tempo.

Após chegar ao gol de empate, os visitantes poderiam ter virado o marcador e saído com a vitória. O time visitante anulou o ataque corintiano e levou maior perigo durante todo o segundo tempo.

Nos últimos minutos, o jogo esfriou e os time demostraram um certo cansaço. O time corintiano se mostra muito vulnerável defensivamente, o que não acontecia em tempos passados.

Cabe ressaltar que o time corintiano demonstra não estar bem fisicamente.


Palmeiras vence Santo André na volta dos titulares.

 O Palmeiras venceu o Santo André por 1 a 0, agora a tarde, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. O resultado leva o Palmeiras dezesseis pontos no Grupo C.

O Santo André, por sua vez, permanece com sete pontos no Grupo D. O jogo foi bastante equilibrado no primeiro tempo. Os dois time adiantaram suas linhas e criaram chances claras de gol durante os primeiros 45 minutos.

Os dois time procuravam o ataque e buscavam o gol a todo o momento durante todo o primeiro tempo. Em um primeiro tempo equilibrado, os dois time tiveram pelo menos três chances claras cada um durante o primeiro tempo.

O jogo caiu de ritmo no segundo tempo. O Santo André não manteve a mesma organização demostrada durante o primeiro tempo. O time palmeirense soube se defender a administrar o resultado durante todo o segundo tempo.

No fim, o time palmeirense soube segurar a vitória nos últimos minutos. O time palmeirense continua forte e bastante entrosado. O time palmeirense é muito bem armado e sério candidato a abocanhar um troféu em 2022.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Talento x Conhecimento.

 Talento natural é um habilidade natural no que se refere a inteligência, pensamento intelectual e comportamento em relação á um determinado conceito Os nossos talento naturais são os nossos filtros de habilidade e inteligência com os quais enxergamos a nossa realidade.

O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

De acordo com o site Senado Noticias, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, havia rejeitado uma proposta que determinava que os clubes de futebol no Brasil, somente poderiam contratar na função de técnico, os profissionais que tenham graduação em cursos de Educação Física.

Veja bem leitor (a). Não tenho formação acadêmica em história do futebol por exemplo. Longe disso. Minha única formação acadêmica é habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980. Pude ver craques como Muller, Edmundo, Renato Gaúcho Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho Neymar , etc...

Os jogadores com maior talento natural, normalmente gozam de altíssimo prestigio após pendurarem suas respectivas chuteiras nos gramados.

O que é absolutamente normal diga-se. Os craques mais talentosos sempre serão lembrados por suas respectivas torcidas devido aos seus feitos nos gramados no Brasil e mundo afora.

A vivencia do ex jogador, tem sua importância no cargo de treinador. A vivencia do ex jogador, permite que os ex atletas falem exatamente a mesma linguagem dos boleiros. O que de fato é muito importante na função de treinador.

Mas, entretanto, é um erro pensarmos que somente o talento natural que so ex jogadores tiveram nos campos, irá garantir uma carreira bem sucedida nas funções de técnico.

No futebol cada vez mais globalizado, os técnicos precisam de um conhecimento cada vez mais aprofundado. O futebol cada vez mais globalizado, exige uma formação academica cada vez mais profunda dos futuros treinadores.

Sendo assim. O ideal é que os ex jogadores cursem a graduação em Educação Física para se tornarem técnicos. O ideal no futebol cada vez mais globalizado que temos hoje, é justamente a junção entre a vivencia do ex jogador somado á um conhecimento acadêmico e cientifico, conhecimento adquirido na graduação em Educação Fisíca.

Os nossos treinadores estão sendo cada vez mais preteridos pelos estrangeiros nos clubes do Brasil. Os nossos treinadores estão ficando para trás em relação aos técnicos estrangeiros, que ganham cada vez mais prestigio, nos clubes Brasil afora.

O ideal para as funções de técnico em um futebol cada vez mais globalizado, é a junção entra a vivencia do ex jogadores somado áo conhecimento cientifico adquirido nos cursos de graduação em Educação Física.

Os nossos futuros técnicos devem procurar o conhecimento cada vez mais apurado. Já não é possível vermos nossos técnicos serem preteridos por estrangeiros no nosso próprio país.

O ideal é que os ex jogadores cursem a graduação em Educação Física. O que lhes garante o conhecimento cientifico em junção aos seus feitos nos campos mundo afora.

Agora leitor (a). Confira na reportagem do site campeões do futebol, a história e títulos dos clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 Imagem : Faculdades FACCAT.






quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

São Paulo fica no empate sem gols com Inter de Limeira.

 O São Paulo ficou no empate em 0 a 0 com a Inter de Limeira, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, pelo Campeonato Paulista.

O empate lava o São Paulo a oito pontos no Grupo B. A Inter de Limeira permanece com sete pontos no Grupo A.

O time são paulino teve maior posse de bola no primeiro tempo. O tricolor teve aproximadamente 66 % de posse de bola e buscou mais o campo ofensivo durante o primeiro tempo.

O time são paulino tentou pressionar a defesa rival com uma marcação alta. O time de Limeira se armou com duas linhas de cinco jogadores no primeiro tempo, levando perigo nos contragolpes.

O time são paulino melhorou no segundo tempo. O time tricolor impôs uma marcação alta e não deixou os visitantes saírem jogando. O time são paulino pressionava, mas erra passes e pecava nas finalizações.

O time de Limeira se segurava como podia, se defendendo com dez jogadores no campo defensivo. O time são paulino passou a errar muitos passes após os trinta minutos do segundo tempo, ficando mais vulnerável aos contragolpes do time visitante.

O time são paulino é bastante limitado tecnicamente. O time tricolor tem pouco poder ofensivo e erra muitos passes. A torcida tricolor deverá sofrer muito com o time em 2022.


Mirassol vence Santos e deixa Fabio Carille ameaçado.

 O Mirassol venceu o Santos por 3 a 2, agora a noite, em Mirassol, pelo Campeonato Paulista. A derrota deixa Fabio Carille pressionado no comando do Santos.

O Santos permanece com nove pontos no Grupo D. O Mirassol vai 12 pontos no Grupo C. O time santista foi superior nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo, chegando a abrir o placar.

Contudo, o Mirassol passou a dominar o jogo após os vinte minutos do primeiro tempo. O time santista passou a errar muitos passes, sendo presa fácil para a defesa adversária ainda no primeiro tempo.

O Mirassol terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 1, com direito a gritos de olé. O time santista seguiu errando passes durante o segundo tempo.

Além disso, a defesa santista ficou vulnerável a contragolpes do Mirassol durante todo o segundo tempo. O time santista não tinha poder ofensivo e era presa fácil para defesa adversária também no segundo tempo.

O time santista é limitado tecnicamente, o que certamente trará sofrimento a torcida santista em 2022. O time erra muitos passes e tem pouco poder ofensivo.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Corinthians goleia São Bernardo.

 O Corinthians venceu o São Bernardo por 3 a 0, agora a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. A vitória leva o Corinthians a 13 pontos no Grupo A. O São Bernardo  permanece com 11 pontos no Grupo B.

O time corintiano dominou o primeiro tempo. Os corintianos fizeram uma marcação alta e tiveram 71 % de posse de bola no primeiro tempo. Mesmo com lentidão, o time corintiano dominou o primeiro tempo .

Contudo, o São Bernardo fez boa marcação e barrou o ataque corintiano durante o primeiro tempo. O time visitante soube se defender com duas linhas de cinco jogadores e segurou o ataque corintiano no primeiro tempo.

O time corintiano dominou as ações no segundo tempo. Os corintianos tiveram maior velocidade no meio campo e encurralaram os visitantes no segundo tempo.

O time corintiano fez 3 a 0 no segundo tempo e dominou completamente o jogo. O time corintiano mostra velocidade na saida de bola, mas ainda se mostra vulnerável defensivamente.


Palmeiras se impões e goleia Ferroviária.

 O Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 0, agora a noite , na Fonte Luminosa, pelo Campeonato Paulista. O Palmeiras vai a 13 pontos no Grupo C. Já  ferroviária permanece com 07 pontos no Grupo B.

O Palmeiras dominou o jogo, mas criou pouco. Ainda assim, os palmeirense mostram uma excelente qualidade técnica nos 90 minutos. O time palmeirense é candidato a abocanhar pelo menos um troféu em 2022.

O time palmeirense á altamente entrosado, com jogadores de qualidade em todas as posições. Titulares e reservas são do mesmo nível. O time palmeirense não se mostra nada abatido com a perda do título mundial de clubes.

O time palmeirense tem ótimos valores individuais e certamente irá abocanhar algum troféu em 2022. 

O time palmeirense é extremante forte e muito entrosado. Titulares e reservas são exatamente do mesmo nível técnico. 

domingo, 13 de fevereiro de 2022

São Paulo vence Ponte Preta e deixa zona de rebaixamento.

 O São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 a 1, agora a noite, no estádio Moises Lucarelli, em Campinas, pelo Campeonato Paulista. O resultado leva o São Paulo a sete pontos no Grupo B. A Ponte Preta permanece com os mesmos sete pontos no Grupo D.

O time são paulino teve maior posse de bola durante todo o primeiro tempo. O time são paulino teve aproximadamente 75 % de posse de bola. Contudo, o time são paulino errava muitos passes e abusava das jogadas pelas laterais do campo.

A Ponte Preta soube se defender com duas linhas de cinco jogadores e pressionar os zagueiros são paulinos no primeiro tempo. Em uma pressão sobre a zaga são paulina, os ponte pretanos abriram o placar no primeiro tempo.

O time são paulino voltou melhor no segundo tempo. Mesmo com maior posse de bola, o time são paulino seguia errando passes e pouco pressionava a defesa ponte pretana durante o segundo tempo.

O time são paulino somente melhorou com as modificações feitas pelo técnico Rogério Ceni. O time são paulino passou a atacar mais e chegou ao empate já após os 40 minutos do segundo tempo.

O time são paulino acabou chegando a virada nos acréscimos. O time são paulino mostra suas limitações técnicas. O time tricolor erra muitos passes e a posse de bola não se traduz em chances de gol.

A torcida são paulina deve sofrer bastante em 2022. O time são paulino apresenta limitações técnicas bastante profundas.


Santos vence Ituano na Vila Belmiro.

 O Santos venceu o Ituano por 2 a 1, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Paulista. O Santos foi a nove pontos no Grupo D. O Ituano permanece com oito pontos no Grupo C.

O time santista foi melhor no primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O time santista começou com uma marcação pressão e abriu o placar aos dezoito minutos do primeiro tempo.

Contudo, o time de Itu equilibrou o jogo á partir dos vinte minutos do primeiro tempo. O time visitante passou a chegar mais e equilibrou as ações até o final do primeiro tempo.

O time de Itu empatou logo aos oito minutos do segundo tempo. O empate levou o time santista a atacar mais no segundo tempo. O time santista voltou a marcar pressão e pressionava a defesa do Ituano.

O time santista voltou a frente no placar a teve chances para fazer mais gols no segundo tempo. O time santista teve um alto volume de jogo durante o segundo tempo.

Contudo, o time santista ainda mostra fragilidades na defesa e falta de criatividade no meio campo. Além de errar muitos passes. A torcida santista deve sofrer com as limitações técnicas do  time em 2022.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Corinthians vence Mirassol com gols no primeiro tempo.

 O Corinthians venceu o Mirassol por 2 a 1, agora a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. A vitória leva o Corinthians a 10 pontos no Grupo A.

O Mirassol permanece com oito pontos no Grupo C. O time corintiano foi superior durante o primeiro tempo. Os corintianos tiveram maior posse de bola e pressionaram muito a defesa do time visitante durante o primeiro tempo.

Os corintianos praticamente não erraram passes e terminaram o primeiro tempo vencendo por 2 a 1.

O jogo foi mais equilibrado no segundo tempo. O time visitante passou a atacar mais e exigiu duas ótimas defesas do goleiro Cássio nos primeiros vinte minutos do segundo tempo.

Contudo, o time corintianos levou perigo e também teve duas chances claras de gol em contragolpes. O jogo seguiu bastante disputado durante todo o segundo tempo. 

O jogo seguiu bastante disputado no segundo tempo, com ambos os times com chances claras de gol. Nos últimos minutos, porém, os corintianos administraram a vantagem.

O time corintiano mostra qualidade do meio para frente. Entretanto, ao contrário de anos anteriores, se mostra bastante vulnerável defensivamente.