quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A questão no São Paulo.

 Cartolas do São Paulo negociam a venda dos ‘naming-rights’ do estádio do Morumbi com a ‘Bitso’, empresa do mercado de criptomoedas, sediada no México.

A casa Tricolor passaria a ser tratada como ‘Morumbitso’.

O negócio parece ruim em todos os sentidos.

Tanto pela óbvia obscuridade do parceiro quanto pelo ridículo nome a ser adotado, que se juntaria à chacota do momento, o ‘Trikas’, que nem mesmo o próprio torcedor do clube consegue mencionar. A informação é do Blog do Paulino, nesta quarta feira (23).





Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre vi os clubes brasileiros serem administrados de forma amadora por dirigentes completamente despreparados para o oficio.
O meu São Paulo, tem uma divida de aproximadamente R$ 700 milhões. O meu São Paulo, caminha a passos largos, para se tornar um clube inviável financeiramente.
Caro leitor (a). Não tenho formação em economia. Longe disso. Minha única formação acadêmica é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Contudo, no seu amadorismo total, os dirigentes do meu tricolor nunca entenderam o óbvio. Um clube esportivo não é um banco. Um clube esportivo não sendo um banco, não se pode dividir lucro.
O lucro obtido com as receitas, devem ser aplicados igualmente em todas as modalidades esportivas. Com o lucro obtido em receitas, os clubes esportivos devem pagar suas contas em dia.
O meu São Paulo, foi um modelo administrativo em épocas passadas. E meados dos anos 1980, o meu São Paulo era um modelo de gestão.
Com um endividamento exorbitante, a terceira maior torcida do país, sofreu muito na ultima década. A nação tricolor conviveu com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro durante a ultima década.
Um clube com uma tradição enorme, acumula dividas, frutos de gestões completamente amadoras. Não sei até que ponto o clube empresa não seria a solução para o meu São Paulo.
Confira agora os títulos são paulinos no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html

Imagem : Blog do Paulinho .





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário