domingo, 27 de fevereiro de 2022

Virada de mesa no futebol brasileiro.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A politicagem, é algo que envolve o fisiologismo politico. O fisiologismo, envolve uma politica baseada na troca de favores, aonde não prevalece o interesse da sociedade, tão pouco o interesse republicano. O fisiologismo é uma politica de troca de favores em nome do favorecimento pessoal do governante ou de um monarca.

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980. Desde que eu acompanho futebol, política e politicagem, sempre se misturaram nas gestões dos clubes de futebol no Brasil.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre testemunhei as viradas de mesa no futebol brasileiro.  Nas minhas pesquisas, eu achei uma reportagem do Jornal Digital, Colaborativo e Independente, sobre as viradas de mesa no futebol brasileiro.

1986

O Brasileirão de 1986 começou com nada menos que 80 clubes. Não à toa, foi um dos mais desorganizados da história. Segundo o regulamento, 32 clubes se classificavam para a segunda fase, e os 24 melhores estariam garantidos na primeira divisão do ano seguinte. Os demais jogariam a segundona.

Depois que um jogador do Sergipe foi pego no doping em um empate contra o Joinville, o time catarinense ficou com os pontos da partida. Assim, ultrapassou o Vasco, que ficou fora da segunda fase e, consequentemente, da Série A de 1987.

Mas o time carioca recorreu na Justiça comum, dando início a uma batalha judicial que fez a CBF aumentar o número de participantes da segunda fase para 36 times.

Tamanha confusão motivou a criação do Clube dos 13, para representar os interesses dos grandes times brasileiros. Dando início, então, a mais uma história de tapetão no Brasileirão. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1987

Com a criação do Clube dos 13, o Brasileirão de 1987 foi dividido em dois. De um lado, o Módulo Verde, ou Copa União, torneio organizado pelo próprio Clube dos 13 onde estavam os times de maior torcida. Do outro, o Módulo Amarelo, criado pela CBF. Os vencedores de cada um decidiriam o título em um quadrangular final.

Botafogo e Coritiba, que estariam rebaixados após o Brasileirão de 1986, foram salvos ao serem incluídos no Módulo Verde. Mas este foi o menor dos problemas do Brasileirão de 1987. Afinal, ao vencer a Copa União, o Flamengo foi declarado campeão brasileiro pelo Clube dos 13 e simplesmente não apareceu para jogar o quadrangular final.

Sem Flamengo e Internacional, que viriam do Módulo Verde, a CBF considerou que a decisão do Brasileirão de 1987 foi entre Sport e Guarani, os únicos participantes do quadrangular final. O time pernambucano levou a melhor, mas passou anos tentando reconhecer a conquista.

Até que, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o Sport como campeão brasileiro de 1987. O Flamengo, no entanto, busca o reconhecimento da Copa União como título nacional para ficar com a famosa “Taça das Bolinhas”, que seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1993

Em 1991, o Grêmio caiu para a segunda divisão. Para piorar, teve dificuldades na Série B e terminou apenas em nono lugar. Mas, pressionada pelo Clube dos 13, a CBF mudou o regulamento do Brasileirão de 1993. Assim, os 12 primeiros colocados da segundona em 1992 teriam direito a jogar a Série A no ano seguinte. E o Grêmio pôde voltar à elite. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

1996

Quando o Brasileirão de 1996 terminou, Fluminense e Bragantino estavam rebaixados. Até que surgiram gravações indicando um esquema de manipulação de resultados articulado pelo então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Ivens Mendes. Por causa das denúncias, a CBF cancelou o rebaixamento naquele ano. O presidente do Fluminense, Álvaro Barcellos, comemorou com champanhe. Mas, apesar do tapetão no Brasileirão de 1996, o tricolor carioca cairia novamente no ano seguinte. Dê acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2000

O Brasileirão de 1999 teve a classificação final alterada devido ao caso Sandro Hiroshi, jogador do São Paulo que estava com documentos adulterados. Assim, Inter e Botafogo recuperaram os pontos perdidos contra o São Paulo. Com isso, o Gama acabaria sendo rebaixado. Mas o time do Distrito Federal recorreu na Justiça Comum, e ganhou. No entanto, sofreu punição da Fifa, que não permite este tipo de manobra. A CBF se viu em um fogo cruzado e abriu mão de organizar o Brasileirão no ano seguinte.

Dessa forma, o Brasileirão de 2000 virou Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13 com o número recorde de 116 participantes, divididos em quatro módulos. O Fluminense, que jogaria a Série B naquele ano, foi incluído no Módulo Azul, correspondente aos clubes da elite. Assim, subiu automaticamente para a primeira divisão no próximo ano. Já o São Caetano, que nem estaria na primeira divisão, saiu do Módulo Amarelo até a final do torneio, vencido pelo Vasco. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2005

No caso que ficou conhecido como Máfia do Apito, 11 partidas apitadas pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho foram anuladas após denúncias de manipulação de resultados. Quem se deu bem foi o Corinthians, que recuperou a liderança graças ao bom desempenho nos jogos remarcados e ultrapassou o Internacional para ficar com o título. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

2013

Ao final do Brasileirão de 2013, o Fluminense estava entre os quatro times rebaixados. Mas tinha uma carta na manga: a escalação irregular de Héverton pela Portuguesa. O time paulista sofreu punição com perda pontos e acabou rebaixado no lugar do tricolor carioca. De acordo com o Jornal Digital, Colaborativo e Independente.

Sim leitor (a). Conforme eu digo nas minhas postagens, um clube esportivo não é um Banco. Em um clube esportivo, não se pode dividir lucro.

Com os lucros obtidos em receitas, um clube esportivo deve aplicar o lucro em receita em todas as modalidades do clube. E também com os mesmos lucros obtidos em receitas, um clube esportivo deve pagar as suas contas em dia.

Contudo, como jornalista e torcedor, sou totalmente contrário a qualquer forma de politicagem. Como jornalista e torcedor, sou totalmente contrário á qualquer tentativa de virada de mesa.

Como jornalista e torcedor, eu sou totalmente contrário á qualquer forma de politicagem nas gestões dos clubes de futebol no Brasil. Aliás, a falta de formação dos dirigentes dos clubes em gestão esportiva, é o que acaba abrindo espaço para o amadorismo e a politicagem nos nossos clubes aqui no Brasil. 

No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a). https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário