segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O momento delicado do Atlético Mineiro.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

Foi noticiado nos grandes veículos de imprensa, e também nos veículos independentes, que o Atlético Mineiro pode entrar na lista dos grandes clubes que se tornam empresas.

Os grandes veículos de imprensa noticiaram que conselheiros atleticanos tem debatido a possibilidade do clube migrar para a SAF, inclusive com conservas com os investidores do clube, os empresários Rubens Menins, Rafael Menin, Rafael Salvador e Ricardo Guimarães.

Ainda segundo os veículos de imprensa, a dívida atleticana de R$1,3 bilhões, seria quitada com os recursos gerados pela SAF vendida, inclusive com os débitos atleticanos com a família Menin.

Conforme eu sempre digo nas postagens. Não tenho formação em economia ou administração de empresas. Minha formação acadêmica, é habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Entretanto, eu aprendi algo acompanhando futebol desde a minha infância. Um clube esportivo não é um Banco. Um clube esportivo não sendo um Banco, não se pode dividir lucro.

Os lucros que o clube obtém em receitas, deve ser aplicado igualmente em todas as suas modalidades. Os lucros obtidos em receitas devem garantir todas as contas do clube em dia.

O Atlético é um clube inviável financeiramente. Não fosse apoio de patrocínio, o alvinegro de Minas estaria quebrado e disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Talvez a solução para a dívida de R$ 1,3 bilhões, seja de fato o Atlético se transformar em clube empresa. Um clube somente se mantém ganhando títulos se estiver equilibrado financeiramente.

Agora confira os títulos atleticanos.https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_do_Clube_Atl%C3%A9tico_Mineiro


Imagem : Site Museu do Futebol. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário