domingo, 6 de fevereiro de 2022

Saudades dos velhos tempos.

 A globalização é a aproximação entre as nações existentes no mundo, seja no âmbito, econômico, cultural, social e político. No entanto, o principal sentido da globalização está na integração de mercado entre os países.

Eu comecei a acompanhar futebol em meados  da década de 1980,eu me lembro, que naquela época, os jogadores também saiam do futebol brasileiro para os grandes centros na Europa. Então, caro (a) leitor(a),não serei ingênuo de afirmar, que de certa forma. o futebol já não fosse um tanto globalizado naquela época.

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

Na minha infância, em meados da década de 1980, os nossos melhores jogadores jogavam no nosso país. O campeonato brasileiro era uma grande atração, com craques como Muller, Careca  , Bebeto e Renato Gaúcho jogando nos nosso clubes.

Não que já não houvesse uma certa globalização em meados da década de 1980. Contudo, naquela época, o objetivo dos nossos maiores jogadores, era se consagrarem como ídolos nos nossos clubes.

Na década de 1980, os nosso maiores jogadores jogavam nos nossos clubes, nos nossos campos Brasil afora, sem ganharam salário exorbitantes de R$ 1,2 a 1,5 milhões por mês.

A lei bosman foi uma lei de 1995, que permitiu que os futebolistas, que são considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de jogar em outro pais da União Euopia, por normas internas da UEFA  e das respectivas federações nacionais. 

A lei boman em Dezembro de 1995, começou a mudar a ordem das coisas. Os clubes brasileiros ficaram de cócoras para os clubes europeus.

Sem limites para jogadores extra comunitários nos seus campeonatos nacionais, os clubes europeus passaram a garimpar jovens talentos em todo o mundo á partir da década de 1990 e o começo da década de 2000.

Os clubes brasileiros não tinham como competir com os clubes europeus em nível financeiro. Para segurar os melhores jogadores, os dirigentes dos nosso clubes passaram a pagar salários de R$ 1,2 a 1,5 milhões por mês a jogadores repatriados do futebol internacional.

Durante 08 semestres, eu estudei a habilitação em Jornalismo, na Comunicação Social. nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Nos sétimos e oitavos semestres da Habilitação em Jornalismo, eu tive aulas sobre economia e globalização.

Mas, entretanto, como torcedor, eu sinto falta do futebol dos tempos da minha infância. Como torcedor, eu sinto saudade dos tempos em que os nossos melhores jogadores tinha como objetivo maior serem ídolos das suas respectivas torcidas no Brasil.

Como torcedor, eu sinto falta dos tempos em que os nossos melhores jogadores, não ficavam nos nosso clubes por salários de R$ 1,2 a 1,5 milhões de reais.

Não sou alheio as mudanças. Como torcedor e jornalista, sei que as mudanças globais, são o processo natural de evolução na sociedade. A modernização é algo inevitável na civilização humana. Tenho consciência disso. como jornalista formado.

Contudo, como torcedor, eu sinto falta dos velhos tempos na minha infância. Como torcedor, eu sinto falta dos tempos em que os nossos melhores jogadores atuavam nos nosso clubes vivendo mais próximos a realidade do nosso Brasil.

Como jornalista , sei que a mudança e modernização, são coisas inevitáveis em uma civilização humana.  Como jornalista, eu sei o quanto as mudanças e modernizações, são inevitáveis em qualquer sociedade.

Mas como torcedor, eu sinto falta dos tempos da minha infância. Como torcedor, eu sinto falta dos tempos em que os nosso ídolos jogavam nos nossos clubes estando mais próximos a realidade do nosso Brasil.

Agora confira a história e títulos de clubes brasileiros no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Verminosos  por Futebol .







 

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário