O Clássico do Rio Negro, (em espanhol, Clásico del Río Negro) é o jogo que envolve a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Uruguaia de Futebol. É um dos maiores clássicos do Futebol Mundial. Brasil e Uruguai, são, ao lado da Argentina, os três gigantes do futebol sul-americano.
Tanto a Seleção Brasileira quanto a seleção Uruguaia Olímpica são campeãs mundiais, campeãs sul-americana e campeões olímpicas, formados por jogadores renomados e campeões por todo o mundo, como Pelé, Schiaffino, Garrincha, Francescoli, Jairzinho, Álvaro Recoba, Nílton Santos, Diego Forlán e Luis Suárez.
A Seleção Uruguaia dominou o mundo na década de 1920 tendo suplantado às grandes forças europeias por ter sido a primeira seleção com futebol técnico e de categoria, em vez do futebol de cruzamentos e chutões que dominava a Europa. Já a Seleção Brasileira foi a que melhor dominou a arte do Esporte Bretão, levando à mestria o futebol técnico, o chamado Futebol-Arte, que valendo-se da categoria, improvisação, gingas e dribles, priorizava o ofensivo e o ataque.
Nos campeonatos entre as seleções principais, Brasil e Uruguai estão empatados com 20 troféus. Já nas seleções de base e seleções olímpicas Brasil tem 50 troféus contra 10 troféus do Uruguai.
Em 78 partidas, são 38 vitórias do Brasil, contra 20 vitórias do Uruguai e 20 empates. O Brasil marcou 142 gols e o Uruguai 98. Segundo informações da imprensa esportiva no Brasil.
Brasil e Uruguai são duas escolas absolutamente equivalentes no futebol mundial.
Na qualidade técnica e no talento individual, os brasileiros são superiores. Por outro lado, no conhecimento tático, os uruguaios são mais completos.
Ou seja. Brasil e Uruguai são duas escolas absolutamente equivalentes no futebol mundial.
Confira os títulos da seleção brasileira no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário