quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O provável ano do São Paulo em 2023.

 Um torcedor no futebol é uma pessoa que aprecia e torce para um determinado clube ou seleção nacional de futebol, podendo ser um torcedor normal ou organizado. No futebol, os fãs do esporte são mais numerosos devido à popularidade e condições: estádios ao ar livre com capacidade para dezenas de milhares de pessoas e uma grande liberdade de expressão (ao contrário de esportes como tênis, em que a concentração de jogadores requer que o público seja silencioso).

Existem vários níveis de envolvimento. Torcedores casuais são os que vão ocasionalmente para estádios ou locais de reunião de torcidas de forma independente. Alguns vão assistir aos jogos em bares ou pubs que transmitem os jogos através de televisão. Outros torcedores, chegam a serem sócio-torcedor do seu time favorito, onde pagam uma anualidade, ou mensalidade para terem descontos e acessos aos jogos do time como equipe mandante. Essa proporção depende de vários fatores, incluindo as conquistas do clube e o grau local do entusiasmo pelo futebol. Existem os torcedores mais aficionados que são organizados em grupos apoiadores oficiais ou não-oficiais. Estas associações de adeptos são criadas para organizar o incentivo, contudo, também podem provocar atos de vandalismo e brigas. Estes últimos por vezes possuem mais energia: Alguns clubes têm vários grupos de torcedores, por vezes, mais de dez. De acordo com os jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.

Sou torcedor do São Paulo desde que acompanho futebol, em meados da década de 1980. Honestamente, não acho Rogério Ceni o melhor técnico no Brasil.

Mas, no entanto, Rogério Ceni tem conhecimento tatico de sobra. Rogério Ceni, mesmo sem ser o melhor técnico no Brasil, estudou e se preparou para a função.

No ano passado, Ceni chegou a duas decisões de campeonato, mesmo tendo um elenco extremamente limitado nas suas mãos. Desde a saída de Muricy Ramalho, em 2009, o problema no São Paulo, não é exatamente o técnico.

Durante toda a década passada, técnicos renomados, não conseguiram se sustentar no comando técnico do São Paulo. Durante toda a década passada, os técnicos sofreram bastante, com elencos extremamente limitados.

Para piorar, o São Paulo também aumentou seu endividamento, o que comprometeu a capacidade de investimento do clube. Em 23 me Maio de 2021, quando comentei a conquista do campeonato paulista por parte do São Paulo, que havia encerrado um jejum de nove anos sem conquistas, eu apontei que a nação são paulina não deveria se iludir com o título, pois apontei que o elenco são paulino, era frágil tecnicamente. 

Em 23 de Maio de 2021, eu apontei, que ainda que bem treinado, o elenco são paulino era frágil tecnicamente. Em 23 de Maio de 2021, eu apontei, que o tricolor sofreria com altos e baixos, mesmo com o troféu do campeonato paulista. 

Infelizmente, não errei na previsão.  Como jornalista habilitado, me baseio na racionalidade.  Acho que o São Paulo, infelizmente, não irá longe em 2023.

Mesmo sendo o maior clube do Brasil, o São Paulo é um clube sem qualquer poder de investimento. O estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, deu prejuízos durante toda á ultima década.

Com uma divida de R$ 700 milhões, os problemas financeiros, e um estádio já ultrapassado, impedem o clube de investir em um elenco que possa buscar troféus. Com manda a história do São Paulo.

E não adiantará culpar Rogério Ceni. Desde a saída de Muricy Ramalho em 2009, o problema do São Paulo, não é exatamente o treinador.

Se por acaso, eu falhar na previsão, eu publicarei uma postagem assumindo o erro. Como eu assumi o erro na previsão sobre a Copa do Mundo em 2022. Não tenho compromisso com o erro no meu blog.

Mas, analisando fatos e circunstancias do São Paulo, infelizmente, acho que o clube não vai longe em 2023. Uma pena.

Confira agora a lista de troféus do São Paulo, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html

Imagem: Facebook São Paulo FC.






Nenhum comentário:

Postar um comentário