É muito difícil comparar a pontuação de pilotos de épocas diferentes na Fórmula 1, já que o sistema de pontos mudou muitas vezes e o número de corridas também.
Na década de 50 do século passado tivemos uma média de corridas por ano que não chegou a 8, enquanto na última década esse número foi de cerca de 20. O vencedor de uma corrida naqueles tempos levava 9 pontos, hoje leva 25.
Então foi necessário fazer uma média matemática dos 10 maiores pontuadores da F1 de todos os tempos. O Data Dudes F1 fez isso e os resultados são fascinantes!
Todos nós fazemos aqueles debates comparando pilotos lendários de diferentes épocas, ou nos perguntamos ‘Como seria Lewis Hamilton lutar com Alain Prost e Ayrton Senna no final dos anos 80?’
Infelizmente, devido aos sistemas de pontuação que mudaram drasticamente ao longo da história do esporte, é quase impossível comparar diretamente, digamos, Hamilton a Senna com base apenas na pontuação.
No entanto, por meio de alguns cálculos impressionantes do Data Dudes F1, agora podemos comparar os maiores marcadores de pontos em corridas – que vamos chamar de artilheiros – de todos os tempos por meio de seus pontos F1 acumulados ao longo de suas carreiras.
Como eles calcularam quem ganhou mais pontos na F1?
O Data Dudes F1, especialistas em estatísticas da F1, aplicaram o mesmo sistema de pontos (o usado hoje) a TODAS as corridas de 2022 até 1950.
E quanto às temporadas com um número variado de corridas na história do esporte, a alocação de pontos foi ponderada e calculada a média para contabilizar isso também, juntamente com outras pequenas diferenças de pontos.
Então, com toda a matemática complicada configurada e aplicada, quem são os maiores pontuadores de todos os tempos?
Os maiores artilheiros de todos os tempos na F1
10. Juan Manuel Fangio – 2.181,6 pontos
9. Nelson Piquet – 2183 pontos
8. Rubens Barrichello – 2.229,5 pontos
7. Ayrton Senna – 2.339,4 pontos
6. Kimi Raikkonen – 3.043 pontos
5. Fernando Alonso – 3132 pontos
4. Alain Prost – 3160,1 pontos
3. Sebastian Vettel – 3.409,6 pontos
2. Michael Schumacher – 4660,2 pontos
1. Lewis Hamilton – 4.902,2 pontos. A informação é do site Autoracing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário