quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

A unica alternativa do Santos.

 Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposta por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.

Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.

A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.

Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. De acordo com os veículos de imprensa no Brasil.

O Santos ao retomar seus trabalhos, na  segunda-feira ( 09 de Janeiro ) com uma surpresa desagradável aos seus funcionários. O clube vem mandando cortar refeições no Centro de Treinamento e criou um desconforto interno, que fez o elenco pedir uma conversa com a comissão técnica e a diretoria de futebol. Segundo a reportagem do jornalista Diego Garcia, no Portal UOL, em 17 de Janeiro.

No incio do ano, por ordem da gerência administrativa, o Santos restringiu o café da manhã dos funcionários e os separou por turnos, distinguindo a refeição dos jogadores para o restante dos trabalhadores, que agora precisam comer mais cedo e apenas pão, leite e manteiga. Segundo a reportagem do jornalista Diego Garcia, no Portal UOL, em 17 de Janeiro.

Já os atletas poderiam  se alimentar de forma mais reforçada, com ovos, frutas, suco e outros nutrientes, e em horários diferentes dos funcionários, sem a possibilidade de terem qualquer tipo de contato entre eles, diferentemente do que ocorria anteriormente. Segundo a reportagem do jornalista Diego Garcia, no Portal UOL, em 17 de Janeiro.

Dois atletas chegaram uma hora antes do treino e foram surpreendidos com apenas pão e manteiga para comer. Foi a gota d´água para o elenco cobrar a diretoria de futebol pelo excesso de economia em todos os departamentos. Diárias em viagens também haviam sido cortadas dos funcionários. Segundo a reportagem do jornalista Diego Garcia, no Portal UOL, em 17 de Janeiro.

Inegavelmente, o Santos tem tradição e coleção na sua galeria de troféus. Mas, em termos práticos, o Santos tem apenas 2,2% da torcida no Brasil, o que não coloca o clube praiano em maiores potenciais de receita.

A adesão a SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), á alternativa para a equacionar as dividas do clube, Cabe ressaltar que o Santos chegou á ser impedido de comprar jogadores.

A adesão a SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), é a alternativa mais viável para o Santos na atual situação.

Confira agora no site campeões do futebol, os títulos do Santos.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_santos.html

Imagem : Site Oficial Vila Belmiro. 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário