Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Clube-empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é, ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clubes-empresa são comuns no esporte estadunidense e em muitos países da Europa. No entanto, o fenômeno é raro na América do Sul.
Allianz Parque, conhecido popularmente em seus primórdios como Arena Palestra Itália[ ou Arena Palmeiras, é uma arena multiúso construída para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras, seu proprietário, que fez um contrato de construção, exploração e gestão inovador com a WTorre para renovar completamente seu antigo estádio. A nova arena foi construída pela empresa WTorre Properties/Arenas, do Grupo WTorre, onde se localizava o tradicional Estádio Palestra Itália, também conhecido popularmente como Parque Antarctica.
A arena conta com um dos mais modernos espaços multiuso do país, e o seu estádio atende às normas da Fifa, se credenciando para receber os torneios esportivos mais relevantes. Com construção iniciada em 2010, foi finalizada em novembro de 2014. Em fevereiro de 2015, o estádio foi eleito, por voto popular, o "estádio do ano de 2014" pelo site inglês “Stadium DataBase”
A transformação do antigo Estádio Palestra Itália em arena é fruto de um acordo assinado entre o Palmeiras e a empresa WTorre Properties/Arenas, do Grupo WTorre. A WTorre administrará o local durante 30 anos, sendo que o Palmeiras terá participação integral nas receitas de partidas de futebol durante o período. De acordo com o contrato firmado entre Palmeiras e WTorre, todas as despesas para a utilização da arena, como as de água, luz, segurança, limpeza, seguros, manutenções do gramado, ficarão a cargo da empreendedora. Com a contratação de uma empresa especialista para gerir o complexo, será repassado ao clube um percentual crescente das receitas com patrocínios, camarotes e shows, entre outros. Ao final desse período de 30 anos, o Palmeiras integralizará todo o empreendimento, encerrando-se o acordo com a construtora Segundo o site oficial do Palmeiras.
O Palmeira soube aderir ao clube empresa com muito sucesso. A transformação do antigo Palestra Itália na arena Allianz Parque, colocou o Palmeiras no modelo clube empresa.
A arena Allianz Parque, se tornou a principal fonte de receita palmeirense desde a sua inauguração. Com arrecadação em alta, o alviverde conseguiu também fortalecer as suas categorias de base.
O modelo clube empresa, colocou o Allianz Parque, como a principal fonte de receitas do Palmeiras desde a sua inauguração. Não por acaso, o alviverde é um clube altamente superavitário desde 2015.
A rentabilidade da arena Allianz Parque, tem levado o alviverde á um domínio poucas vezes visto entre os clubes brasileiros.
Aderindo a modernidade do futebol globalizado. O Palmeiras tem sido absoluto dentro e fora dos campos. Desde a inauguração de sua arena em 2015.
Confira agora os 382 maiores campeões do Brasil no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Imagem: Site Torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário