quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Um gênio chamado Fernando Alonso.


O espanhol Fernando Alonso,foi sem duvida,um dos pilotos mais geniais que eu vi na Formula 1. Fernando,foi sem duvida,um dos pilotos mais completos na mistura entre o talento natural e o refinamento técnico.
Aliás,Alonso tem,sem duvida,um refinamento técnico bem diferenciado. O bicampeão mundial era mestre na arte de entender o carro, entender a corrida e conhecer profundamente todos os processos das montadoras dos carros.
Fernando estreou na Formula 1 em 2001,testando pela equipe Minardi.No entanto,Alonso começou a se destacar pela Renault em 2003,naquele ano,Fernando venceu o Grande Premio da Hungria,se tornando até então,o piloto mais jovem a vencer uma corrida na Formula 1,com vinte e dois anos e vinte e seis dias.
Fernando sempre mostrou um talento natural precoce,impressionando a todos na Formula 1.Alem disso,Alonso se mostrava tão inteligente e talentoso quanto o então pentacampeão Michael Schumacher,uma genialidade precoce do príncipe das Astúrias.
Em 2005,Alonso conquistou seu primeiro título mundial,mostrando uma combinação incrível entre inteligência e talento. Fazendo um campeonato extremamente inteligente,Alonso conseguiu 15 pódios em 17 corridas.  No Grande Premio do Brasil,se tornou o campeão mais jovem da Formula 1,com 24 anos e 56 dias,derrubando o recorde do brasileiro Emerson Fitipaldi.
Em 2006,Alonso teve sua prova de fogo,ao enfrentar o heptacampeão Michael Schumacher.Mas,entretanto,Alonso surpreendeu a todos,mostrando-se ser assim como Schumacher,um piloto veloz,constante e com poucos erros no mundial. Mais uma vez,Alonso conquistou o título mundial no Grande Premio do Brasil. Fernando se mostrava um sucessor natural do alemão Michael Schumacher na Formula 1,pois assim como Schumacher,Alonso era talentoso e completo a nível de refinamento técnico.
Em 2007,Fernando se transferiu para a McLaren. E acabou tendo problemas com o jovem estreante Lewis Hamilton. Obviamente, o jovem Hamilton era muito menos completo tecnicamente que Alonso.
Mas, entretanto, para o azar do espanhol, o jovem Lewis tinha um supertalento, e exatamente por isso, se mostrou capaz de desfiar Alonso logo de cara na mesma equipe,e com o mesmo carro.
No entanto,cabe ressaltar que Alonso fez um campeonato muito inteligente em 2007. Com doze pódios em dezesseis corridas, foi o piloto mais regular do campeonato. Insatisfeito com a situação,Alonso deixou a Mc Laren.
Em 2008,tomou sua primeira decisão equivocada na carreira ao se transferir novamente para a Renault. Mas, além disso,Fernando novamente deu outro azar ao encontrar outro desafiante de peso. O jovem Sebastian Vettel estava surpreendendo na Formula 1 pilotando a limitada Toro Rosso.
Obviamente, o jovem piloto alemão também era tecnicamente menos completo que Alonso.Mas,entretanto,o jovem Sebastian também possuía um supertalento,sendo assim,também era capaz de estar a altura do bicampeão.
Aliás, o próprio Sebastian Vettel venceu o Grande Premio da Itália em 2008,se torando o piloto mais jovem a vencer um grande premio,aos 21 anos de idade.
Em 2010, se transferiu para a Ferrari, e mostrou toda a sua genialidade,ao disputar o título palmo a palmo com Sebastian Vettel,mesmo pilotando um carro inferior. Em 2012 e 2013,foi vice campeão,contra o domínio absoluto de Vettel e da Red Bull
Em 2012, Fernando seria eleito o melhor piloto do ano em votação realizada pela revista inglês Autosport,que havia consultado doze dirigentes de escuderias de Formula 1. Em 2014,se desentendeu com a Ferrari,e assim deixou a escuderia italiana no final do ano.
Entre 2015 a 2018,sofreu um verdadeiro purgatório na McLaren,não tendo condição de lutar por vitórias. O detalhe era que Alonso ainda se encontrava pilotando em alto nível. Fernando saiu da Formula 1 com dois títulos mundiais (tinha potencial para pelo menos mais dois ).
Em 2010,2012 e 2013,conquistou três vices campeonatos,mesmo guiando um carro inferior tecnicamente. Fernando Alonso foi um dos pilotos mais geniais que eu vi na Formula 1 ( no mesmo nível de Michael Schumacher).
Além das escolhas erradas na carreira, Alonso deu um tremendo azar de encontrar dois desafiantes supertalentosos. Ainda assim, o espanhol é considerado por muitos, o melhor piloto do grid. Sem duvida, o adeus de um gigante do automobilismo.

Alonso 2016.jpg

Imagem : Wikipédia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário