O brasileiro Ayrton Senna já era um piloto mais do que
consagrado na Formula 1.Em seis anos de carreira,já tinha dois títulos
mundiais,e também já era um dos três maiores vencedores de corrida na história
da categoria máxima do automobilismo mundial.
Senna havia vencido o Grande Premio dos Estados
Unidos,porém,o brasileiro nunca havia vencido o Grande Premio do
Brasil.Assim,Ayrton chegou muito focado em Interlagos,disposto a acabar com a
incomoda escrita.Mas,entretanto,as Williams havia se aperfeiçoado em relação a
temporada anterior em 1990,com o motor Renault e o cambio semi automático,as
Williams seriam uma pedra no sapato de Ayrton Senna em 1991.
Nos treinos,Ricardo Patrese e Nigel Mansell,vinham
assegurando a primeira fila do grid,com primeiro e segundo lugares
respectivamente.Porém,Ayrton tirou uma volta voadora nos últimos
instantes,cravando o tempo de 1:16 392,contra 1;16:775 de Patrese,chegando a
marca de 54 poles na sua carreira.
Na corrida, Ayrton fez uma largada segura e se manteve em
primeiro, já Mansell ultrapassou Patrese e pulou para o segundo lugar. Senna e
Mansell abriam vantagem e ditavam o ritmo da corrida. As paradas nos boxes
poderia fazer a diferença. A parada da MC Laren foi perfeita, assim como a da
Williams.
Ayrton vinha fazendo uma corrida muito consistente e se
mantendo seguro no primeiro lugar. Já Mansell, teve que fazer uma segunda
parada para trocar o pneu furado, o que deu a Senna ainda mais folga na
liderança. Foi então que os problemas mecânicos começaram a aparecer no carro
de Senna. Primeiro Ayrton perdeu a quarta marcha, tendo que passar da terceira
marcha direto para a quinta. Nesse momento, Mansell com problemas no cambio
semiautomático de sua Williams, abandona a corrida após uma rodada.
Ayrton tinha que fazer um esforço muito grande, segurando a
alavanca do cambio com a mão direita e pilotando com a esquerda. Senna ia
perdendo as marchas do seu carro, até lhe sobrar apenas a sexta marcha
engatada. A corrida ficou dramática, pois Patrese voava na pista e ia diminuindo
a diferença. Porém, Ayrton tirou uma volta do bolso nos instantes finais, e
assim venceu pela primeira vez o Grande Premio do Brasil, com Ricardo Patrese
em segundo e Gerhard Berger completando o pódio em terceiro.
A vitória em Interlagos, também foi uma marca histórica na
carreira do brasileiro. Ayrton chegava a 28 vitórias na sua carreira e se
tornava até então, o segundo maior vencedor de corridas da história da Formula
1,Em grande atuação,Ayrton superava as 27 vitórias do também tricampeão Jackie Stewart. Ayrton Senna ficava
apenas atrás de Alain Prost, que era o recordista máximo na história Formula , com 44 vitórias.
Credito da Imagem :Jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário