quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1988


A MC Laren havia dominado o campeonato Mundial de 1988. O brasileiro Ayrton Senna,vinha assombrando a Formula 1,desde a sua estreia pela pequena Toleman em 1984.
Após três anos de destaque na Lótus,Senna havia sido contratado pela MC Laren,porém,teria que enfrentar o maior recordista de vitórias na história da Formula 1,o francês Alain Prost.
Ayrton havia vencido sete vezes no ano,enquanto Alain havia vencido seis corridas.Senna tinha a chance de garantir o título mundial no Grande Premio do Japão,e por isso sempre se manteve mentalmente concentrado. Nos treinos,Ayrton fez a pole,com quase dois segundo a mais que Prost,que largaria ao seu lado na primeira fila.
Porém, Senna teve problemas logo na largada, seu motor falhou e ele não conseguiu sair do grid.Porém,ao mesmo tempo em que os demais pilotos se desviaram do carro de Senna,ele manteve o pé na embreagem para deixar o carro deslizar.Ayrton havia caído para décimo quarto.
Entretanto, em grande atuação, faz uma espetacular corrida de recuperação. Senna completou a primeira volta em oitavo lugar,a segunda volta em sexto,a terceira volta em quinto,a quarta em quarto e adécima primeira volta em terceiro lugar.]
Na décima nona volta,Ayrton ia para segundo com o abandono de Ivan Capelli. A diferença entre Senna e Prost era de oito segundos,entretanto,Senna vai descontando a diferença com voltas rápidas e constantes.
Na vigésima sexta volta,Prost faz o contorno da chicane,ficando preso atrás de Andréa de Cesaris.Ayrton cola em Prost na vigésima sétima volta,Senna pega o vácuo de Prost e faz ultrapassagem para assumir a liderança da corrida.
Ayrton tenta abrir a maior vantagem possível nas voltas seguintes, aproveitando a chuva leva que caia no circuito de Suzuka. Senna vai fazendo uma corrida segura e não correndo qualquer risco, e assim seguiu até a bandeirada final, para vencer o Grande Premio do Japão e garantir o seu primeiro título mundial. Alain Prost chegou em segundo e Thierry Boutsen completou o pódio em terceiro.
O triunfo em Suzuka também foi histórico para Ayrton, ele chegava a 14 vitórias na sua carreira, se igualando ao bicampeão e compatriota Emerson Fitipaldi.


Credito da Imagem :Site oficial Ayrton Senna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário