segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Santos fica no empate com Fortaleza .

O Santos empatou em 1 a 1, ontem á noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com o empate, Santos e Fortaleza chegaram a 17 e 16 pontos, respectivamente, e seguem no meio da tabela do torneio nacional.

O jogo foi muito bem disputado no primeiro tempo. O Santos até tomou mais a iniciativa. Contudo, o Fortaleza não se intimidou jogando na Vila, priorizando o jogo cadenciado e mantendo a posse da bola. Os times se revezaram na posse da bola e o jogo foi bem disputado. Aos 41 minutos, Madson abriu o placar para o Santos, mas o Fortaleza empatou aos 47, com gol de Gabriel.

O segundo tempo continuou bem jogado e bem disputado. O Santos tomava a iniciativa, entretanto, o Fortaleza cadenciava o jogo e mantinha ao máximo a posse da bola. O jogo seguia muito bem disputado com os dois times se revezando na posse da bola. Contudo, a igualdade no placar persistiu até o apito final. 

domingo, 27 de setembro de 2020

Palmeiras fica no empate com jovens do Flamengo.

 Em um jogo bem disputado, Palmeiras e Flamengo empataram em 1 a 1, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O alviverde segue sendo o único invicto no  campeonato nacional.

Mesmo com um time de garotos, o time rubro negro foi mais ofensivo no primeiro tempo. O meio campo flamenguista teve um ótimo toque de bola e teve pelo menos três boas chances, obrigando o goleiro Weverton a pelo menos duas grandes defesas.no primeiro tempo. Outro ponto foi a segurança do jovem goleiro Hugo. 

No segundo tempo, o Palmeiras começou mais ofensivo com as mudanças de Vanderlei Luxemmburgo. Além de uma boa marcação nas suas linhas, o goleiro Hugo fez ótimas defesas e segurava a igualdade no placar. O time carioca passou a se soltar mais e o jogo ficou mais parelho á partir dos vinte minutos da etapa final. O jogo seguiu muito bem jogado e a igualdade se manteve até o apito final.


Valtteri Bottas vence o Grande Premio da Rússia.

 O finlandês Valtteri Bottas venceu o Grande Premio da Rússia. O holandês Marx Verstappen terminou em segundo e o hexacampeão Lewis Hamilton completou o pódio em terceiro.

Contudo, Hamilton teve a corrida prejudicada logo na largada. Na saida dos boxes para alinhar no grid, o britânico fez uma simulação de largada em local proibido pela direção de prova. Os comissários da Federação Internacional de Automoblilismo (FIA), observaram duas infrações, e aplicaram  duas punições de cinco segundos cada. O monagesco Charles Leclerc, também fez bela exibição, terminando em sexto com o limitado carro da Ferrari.

Mesmo com as duas punições, o hexacampeão uma boa performance .O hexacampeão tentou abrir vantagem na liderança ao saber das duas punições que teria durante a corrida. Contudo, a vitória de número 91 da corrida do britânico foi adiada por pelo menos mais duas semanas.

Internacional e São Paulo ficam no empate em Porto Alegre.

No duelos dos dois treinadores tão pressionados, Internacional e São Paulo ficaram no empate em 1 a 1, ontem á noite, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro.

Depois de perderem no meio de semana pela Libertadores, as duas equipes entraram em campo buscando se reencontrar. Thiago Galhardo abriu o placar para o Inter, mas Luciano igualou para o Tricolor ainda no primeiro tempo. O Colorado, com um a menos desde os 14 minutos da etapa final, conseguiu segurar a pressão do adversário no fim.

Os times começaram atacando no primeiro tempo e as chances de gol naturalmente apareceram .Aos 20 minutos de jogo, Thiago Galhardo abriu o placar para os colorados . Porém, Luciano empatou para o tricolor aos 25.

Os time mostravam muita tensão e o jogo seguiu bem disputado até o final do primeiro tempo. O São Paulo ficou com um jogador a mais aos 14 minutos do segundo tempo. Mas, no entanto, o goleiro Marcelo Lomba, fez pelo menos quatro grandes defesas e garantiu o empate até o apito final. 

sábado, 26 de setembro de 2020

O nosso patrimonialismo colonial. Os nossos vícios com sociedade que se refletem no esporte.

 O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos.


No Brasil, o patrimonialismo fora implantado pelo Estado colonial português, quando o processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades. Assim, torna-se "natural" desde o período colonial (1500–1822), perpassando pelo período Imperial (1822–1889) e chegando mesmo à República Velha (1889–1930) a confusão entre o público e o privado.

O patrimonialismo como traço histórico da sociedade brasileira permanece na crença de que o poder político é a via de acesso ao poder econômico. O patrimonialismo começou no Brasil quando os portugueses proibiram a construção de escolas e universidades no Brasil, pois nosso país servia apenas para enriquecer a coroa portuguesa. Ou seja: No período colonial brasileiro não havia qualquer distinção entre o público e o privado.

 A cultura patrimonialista no Brasil começou no período colonial, quando o país foi totalmente explorado pela coroa portuguesa. De certa forma, a mistura entre o público e o privado começou no período colonial.

Historicamente o Brasil nunca conseguiu separar o publico do privado na administração pública. Em todos os regimes governamentais, ainda que o país tenha tido algum progresso com a revolução industrial, o Brasil nunca conseguiu se livrar da praga patrimonialista, herdada do período colonial.

Eu estive na Suíça e na Itália em 2013.Na Suíça há uma clara distinção entre o público e o privado na administração pública. O parlamento suíço funciona basicamente em três princípios fundamentais, transparência, educação e igualdade. Na Suíça não existe espaço para as delinquências da corrupção que temos no Brasil. Na Suíça os parlamentares tem custo praticamente zero e sabem a diferença entre o publico e o privado.

O patrimonialismo brasileiro trabalha com a ideia de que o poder político é o acesso ao poder econômico. Durante os 322 anos do período colonial, entre 1500 1822, em que não tivemos escolas e universidades no Brasil, o patrmonialismo começou a ser colocado como um meio de ascendência econômica no alto baronato.

O patrimonialismo impediu com que o Brasil tivesse de fato fundado uma República em 1889. O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. 

No Brasil temos certamente uma República das Bananas. Sim querido (a) leitor (a): O conceito republicano na sua absoluta essência não trabalha com o principio de que o poder político é o acesso ao poder econômico. A verdadeira estrutura republicana trabalha como os princípios de transparência, educação e igualdade, pilares absolutamente fundamentais do parlamento da Suíça.

O Brasil é considerado uma das dez maiores economias do mundo. Nosso paias tem potencial natural o suficiente para ser uma potencia. Entretanto, talvez precisaria de uma grande revolução. O Brasil talvez precisaria ser refundado, para separar claramente o público e o privado na administração pública.

A Suíça não é um país culturalmente patrimonialista. Na Suíça não existe espaços para crimes de colarinho branco como no Brasil. A república suíça separa claramente os conceitos público e privado. Infelizmente o Brasil nunca conseguiu resolver essa questão desde o inicio da sua história. 

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro atinge dívidas de R$ 800 milhões. O anúncio foi feito, pelo Núcleo Dirigente Transitório, responsável pela gestão do clube desde o dia 23 de dezembro, segundo afirmou a reportagem da Revista Isto É, no dia 10 de Janeiro desse ano.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre vi os clubes arrecadarem valores consideravelmente altos com a venda de jogadores, e ainda assim, aumentarem seu endividamento.

E, nesse aspecto. Não adianta culpar a Lei Pelé. Pois, mesmo antes da Lei Pelé, os clubes brasileiros sempre viveram endividados. A verdade é que existe muita promiscuidade na parte administrativa dos grandes clubes brasileiros.

Os nossos clubes são administrados por pessoas que não tem o menor preparo para gestões esportivas. Sempre que eu acompanho os noticiários esportivos, eu vejo médicos, advogados, dentistas, juristas e publicitários na presidência dos grandes clubes.

Então me vem a seguinte pergunta: Qual é o preparo que um médico, dentista, advogado, publicitário ou jurista possui para cuidar das finanças dos clubes?.

O endividamento em massa dos grandes clubes brasileiros é fruto das administrações amadoras, fruto da promiscuidade existente na parte administrativa dos clubes em geral.

A situação financeira do Cruzeiro apenas reflete a promiscuidade e incompetência na administração dos grandes clubes brasileiros. A penúria cruzeirense mostra que o futebol pentacampeão mundial precisa superar a incompetência e a promiscuidade na gestão dos nossos grandes clubes.

A situação agonizante do Cruzeiro, apenas reflete um país que não consegue, jamais foi capaz de separar o público e do privado em todos os setores da administração pública. Um país com um forte traço patrimonialista, que permite uma zona cinzenta, aonde pessoas entram nos setores públicos apenas para enriquecimento pessoal.

O futebol brasileiro apenas nos diz, por intermédio da situação do Cruzeiro, que ainda temos o forte traço patrimonialista dos tempos da colonização portuguesa, no período de 1500 a 1822. O nosso país é atrasado como um país, como uma república, e também como uma sociedade soberana. O nosso país ainda vive o traço patrimonialista do Brasil Colônia, talvez ainda sejamos uma colônia. Sim leitor (a) : Um país que não tem capacidade de fazer como sociedade, uma separação do público e privado, ainda é um Brasil Colônia.

E esse Brasil Colônia, assola não somente o Cruzeiro, mas todos os clubes brasileiros, o nosso futebol,  e o nosso esporte como um todo.


Entretanto, apesar da dívida de R$ 800 milhões, a história cruzeirense requer respeito. Nos links, logo abaixo, você confere as conquistas do clube. Os links, logo abaixo, são dados do site campeões do futebol e da Wikipédia.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif



https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 Credito da Imagem :Site Oficial do Clube.


CruzeiroEC2016.png

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Sport vence Corinthians e segue em recuperação no Brasileirão.

 O Sport venceu o Corinthians por 1 a 0, ontem a noite na Ilha do Retiro em Recife, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado levou o time pernambucano a 17 pontos na tabela, enquanto os corintianos permanecem com 12.

O jogo começou bem disputado no primeiro tempo. Os times faziam uma boa marcação no meio campo e erravam poucos passes. Contudo, o time pernambucano tinha mais velocidade no toque de bola e chegava com mais perigo. O time corintiano não tinha velocidade no meio campo e tinha mais dificuldade no ataque. 

O Sport abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gol de pênalti do zagueiro Maidana. No segundo tempo, os corintianos tiveram mais a posse da bola. Contudo, os pernambucanos se posicionavam com duas linhas de quatro jogadores e davam pouquíssimos espaços nas suas linhas defensivas.

O time pernambucano controlava o jogo  e fechava os espaços nas suas linhas defensivas. O time corintiano não conseguia criar jogadas, mesmo tendo mais posse de bola durante o segundo tempo. Os corintianos somente criaram uma única chance em um chute de longa distancia. E assim, o Sport assegurou três pontos fundamentais na tabela de classificação.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Botafogo segura o ataque do Santos em empate sem gols.

 Contando com uma boa atuação defensiva, o Botafogo segurou o empate em 0 a 0 contra o Santos, ontem a noite, no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro.

O Santos está a seis jogos sem perder. Porém, o alvinegro praiano também perdeu a chance de alcançar o G4 no campeonato nacional. O Botafogo saiu da vice lanterna, entretanto, ainda segue na zona de rebaixamento no Brasileirão.

O Botafogo até começou melhor nos primeiros minutos de jogo. Contudo, o Santos retomou a controle da partida e deu trabalho ao goleiro botafoguense. O goleiro Gatito Fernandez fez boas defesas e impediu com que o time santista abrisse o placar nos primeiros 45 minutos de partida.

O Santos continuou melhor no segundo tempo. O alvinegro praiano não deixou os cariocas saírem do campo defensivo e seguiu criando boas chances de gol. Entretanto, além da boa atuação da sua linha defensiva, os botafoguenses também contaram com a segurança do goleiro Gatito Fernandez durante toda a etapa final.


domingo, 20 de setembro de 2020

Grêmio e Palmeiras empatam em um partida bem jogada.

Grêmio e Palmeiras empataram agora pouco, na Arena do Grêmio. O Palmeiras vai a 18 pontos, enquanto o Grêmio permanece com 13.

O jogo foi muito bem jogado no primeiro tempo. Apesar de poucas chances de gol, os dois times tocaram a bola em velocidade e procuraram sempre envolver o time adversário. Os times marcaram forte no meio campo e tentavam sair rápido para o campo de ataque nos primeiros 45 minutos de jogo.

O segundo tempo também começou com a mesma dinâmica. Os dois treinadores procuraram tornar seus times mais ofensivos com as respectivas alterações. O Palmeiras abriu o placar com William, e depois tentou administrar o placar.

O time gaúcho saiu mais para o ataque para tentar ao menos o gol de empate. Os time marcavam e bem e erravam poucos passes. Já no final do jogo, o tricolor gaúcho chegou ao empate se salvando da derrota jogando em casa. 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Corinthians vence Bahia e alivia a pressão.

 O Corinthians venceu o Bahia por 3 a 2 ontem a noite na Arena Corinthians. em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O resultado levou o alvinegro a 12 pontos na tabela, enquanto o tricolor baiano permanece com 09.

O jogo começou muito bem jogado . Os dois times tocavam bem a bola e buscavam o campo de ataque. O goleiro Cássio se mostrava seguro no ataque do Bahia. Já o alvinegro desperdiçava suas chances pecando nas conclusões.

O time corintiano abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Entretanto, o Bahia seguia no ataque e diminuiu ainda no primeiro tempo.

O jogo continuou muito bem jogado no segundo tempo. Os time erravam pouquíssimos passes e continuaram criando chances de gol. O time corintiano chegou ao terceiro gol com o zagueiro Gil . O alvinegro passou a valorizar mais a posse da bola, enquanto o goleiro Cássio segurava tudo embaixo das traves. O tricolor baiano ainda diminuiu nos minutos finais do jogo. Contudo, os alvinegros souberam segurar tres pontos importantes na classificação e no alivio interno nos lados do Parque São Jorge.


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Palmeiras fica no empate com Sport Recife.

O Palmeiras perdeu a chance de encostar nos lideres, ao empatar com o Sport Recife em 2 a 2, no Allianz Parque, em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O alviverde fica com 17 pontos na classificação, enquanto o rubro negro pernambucano permanece com 14.
O Palmeiras atacou mais durante quase todo o jogo. Contudo, a defesa esteve um tanto vulnerável, Maidana cobrando pênalti abriu o placar para os pernambucanos.
Contudo, Sander cometeu um erro e permitiu com que Williams empatasse para o Palmeiras. O Palmeiras teve um domínio ainda maior ao ficar com um jogador a mais em campo.
A expulsão de Zé Rafael na etapa final permitiu o empate dos pernambucanos. O Palmeiras ainda partiu com tudo nos minutos finais, mas faltou mais capricho nos passes e conclusões a gol.

domingo, 13 de setembro de 2020

Fluminense volta a jogar bem e vence o Corinthians.

O Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 1, agora á tarde no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, o time alvinegro foi vulneravel na defesa e não conseguiu criar jogadas.

O time carioca dominou o primeiro tempo inteiro. O Fluminense tocou a bola em velocidade e envolveu completamente o Corinthians. Impondo seu ritmo, o time do Rio abriu o placar com Nene. O time corintiano foi dominando em campo, pois o time tricolor sempre teve o controle total do jogo no primeiro tempo.

O segundo tempo se desenhou da mesma forma. Diego Coelho tentou cinco alterações, no entanto, o time tricolor foi dominante na partida. O time carioca dominava o meio campo e impunha velocidade no contra ataque. Nenê de pênalti, fez o segundo, já no final do jogo. O Corinthians ainda diminuiu, mas sem incomodar os cariocas.

O time tricolor voltou a jogar um bom futebol. Já o time corintiano, trilha um caminho sinistro no campeonato nacional, não pela pontuação, mas sim por não ter feita nenhum bom jogo até aqui no brasileirão. 

Lewis Hamilton vence Grande Premio da Toscana.

O recorde de 91 grandes prêmios do alemão Michael Schumacher, certamente será superado na Formula 1. O britânico Lewis Hamilton venceu agora pouco o Grande Premio da Toscana, chegando a marca de 90 grandes prêmios na sua carreira. O finlandês Valtteri Bottas chegou em segundo e Alexander Albon completou o pódio em terceiro.

Hamilton teve uma das suas melhores atuações, pois a prova teve três relargadas . Contudo, Hamilton não largou bem e perdeu a liderança para Bottas.  Verstappen perdeu posições por problemas no motor .

Na primeira relargada, Bottas foi muito lento e Hamilton recuperou a liderança da corrida. Hamilton voltou a retomar a liderança na nova largada, com Charles Leclerc, Lance Stroll e Sergio Perez logo atrás.

Na terceira relargada, Hamilton não cometeu erros e liderou até o final. O jovem monagesco Charles Leclerc também mostrou muito talento, levando o limitado carro da Ferrari a oitava colocação. O tetracampeão Sebastian Vettel terminou em décimo.

Santos e São Paulo ficam no empate.

O time são paulino começou com uma marcação alta e não deixando o time santista sair jogando. Logo aos seis minutos de jogo, Gabriel Sara aproveitou o erro na saída de bola e abriu o placar para os são paulinos.

Os time se lançaram ao ataque e criavam chances de gol. Contudo, o time santista acabou empatando aos vinte e nove minutos, com gol de Madson. O jogo continuava bastante disputado, entretanto, Sara colocou os são paulinos novamente em vantagem.

O Santos atacou mais no segundo tempo, porém, o time tricolor também teve chance de ampliar nos contragolpes. O jogo seguia bastante disputado e muito parelho durante todo o segundo tempo.

Contudo, Marinho acabou empatando no ultimo minuto em cobrança de falta, após falha de Tiago Volpi. 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Palmeiras vence Corinthians no Derby.

 O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0, ontem á noite, na Arena Corinthians, em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. A vitória alviverde deixou os dois  clubes empatados na história do clássico com 128 vitórias para cada lado.

O Corinthians se mostrou um time confuso em campo. Não era consistente na defesa e tão pouco criava jogadas ofensivas. Não existe criatividade e nem jogadas ensaiadas. Mesmo com onze em campo, o time alvinegro tinha muita dificuldade no meio campo.

Por outro lado, a vitória no derby deu paz ao técnico Vanderlei Luxemburgo. O time palmeirense teve uma atuação bem consistente e não deu chances ao rival. A atuação no derby foi uma das melhores do alviverde na temporada, o time palmeirense somente levou sustos em dois rebotes após escanteios corintianos.


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Santos vence Atlético Mineiro jogando em casa.

O Santos venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos pelo Campeonato Brasileiro. O peixe vai a 14 pontos no campeonato, enquanto o galo permanece com 15.
O Atlético Mineiro começou atacando mais nos primeiro tempo. O time atleticano marcou no campo de ataque e dificultou a saída santista nos primeiros vinter minutos de jogo. O arqueiro alvinegro fazia boas defesas e evitava o gol dos atleticanos.
Contudo, o time santista começou a ter mais espaço para contra atacar. Marinho se mostrava a grande arma ofensiva dos santistas para puxar os contragolpes. O goleio Rafael foi expulso aos 16 minutos e deixou os atleticanos com um homem a menos em campo.
O Santos acabou abrindo a contagem aos 22 minutos, com gol de Artur Gomes. Os atleticanos não recuaram e chegaram ao empate, com gol de Alan Franco. O jogo seguiu muito aberto, com os dois times buscando o gol. Aos 39 minutos, Marinho deixou o Santos em vantagem.
O jogo continuou aberto no segundo tempo. Os atleticanos tomaram a iniciativa em busca do empate e os santistas desperdiçavam contragolpes. O time santista passou a administrar o resultado á partir dos trinta minutos, enquanto os atleticanos tinham dificuldade para crirar jogadas de ataque com um jogador a menos em campo.
Já nos acréscimos, Marinho, de pênalti, definiu a vitória santista.

São Paulo joga mal, mas se salva da derrota contra Red Bull Bragantino.

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, ontem a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, pelo Campeonato Brasileiro. O empate somente se deu devido ao fato do Bragantino ter desperdiçado dois pênaltis.
O destaque foi o veterano Hernanes, que completou 300 jogos com a camisa do São Paulo. Hernanes fez sua estreia pelo clube em 2004, em uma partida amistosa.
O Bragantino começou atacando mais no primeiro tempo. Os visitantes tiveram a posse de bola e deram trabalho ao tricolor. Contudo, o time de Bragança deu espaços para o time são paulino contra atacar.
Fernando Diniz tentou ter um time mais agressivo com a entrada de Hernanes no segundo tempo. O São Paulo até começou atacando mais no segundo tempo, mas sofreu o gol aos sete minutos, com gol de Raul para o Bragantino.
O Bragantino estava mais arrumado em campo e tece chances para ampliar o marcador. No entanto, a equipe falhou feio e o Tricolor empatou. Após lançamento, o goleiro errou a saída e a bola sobrou livre para Luciano, que só precisou tocar para o gol vazio.
O time visitante seguiu melhor em campo e somente não venceu o jogo pelo fato de ter perdido duas penalidades.

domingo, 6 de setembro de 2020

Paysandu mantem a hegemonia no Pará.

O Paysandu venceu o Remo por 1 a 0, conquistando o título do campeonato paraense. Remo e Paysandu são os dois maiores campeões estaduais do Pará. O Papão leva a melhor na história da competição e detém o recorde de conquistas: 48 títulos. O Leão vem logo atrás, com 46. Caso vencesse o Parazão 2020, o Remo empataria no número de conquistas com o Paysandu. 
Precisando da vitória ,o Remo tomou mais a iniciativa e manteve a posse da bola. Contudo, o Paysandu começou a equilibrar o jogo á partir dos 28 minutos. Os time se alternaram no ataque e criaram chances de gol no primeiro tempo.
O Paysandu começou atacando um pouco mais no segundo tempo. Aos 35 minutos, o Paysandu ficou com um jogador a menos e o Remo pressionou . O Paysandu se segurava como podia, ainda assim, fez o gol do títulos aos 48 minutos da etapa final.

São Paulo vence e alcança a vice lifderança.

O São Paulo venceu o Fluminense por 3 a 1, agora á tarde, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo foi a 16 pontos enquanto o Fluminense permanece com 11.
O Fluminense dominou as ações no primeiro  tempo. O time carioca fez um jogo consistente no meio campo e dificultou o ataque são paulino. O tricolor carioca teve as melhores chances e abriu o placar aos  41 minutos, com gol de Wellington Silva.
As alterações de Fernando Diniz surtiram efeito o tricolor paulista dominou as ações no segundo tempo. O time são paulino passou a tocar a bola em velocidade e empatou aos 9 minutos, com gol de Brenner. Aos 13, Luciano virou o placar para o São Paulo.
O tricolor paulista passou a ter o controle do jogo e teve chances nos contragolpes. Nos minutos finais, Vitor Bueno defluiu o jogo para o tricolor paulista.

Palmeiras vence Bragantino e alivia pressão.

O Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, agora pouco em Bragança Paulista, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória alivia a pressão sobre o time palmeirense, que vinha muito pressionado nos últimos dias.
O Bragantino manteve a posse de bola e atacou mais no primeiro tempo. Contudo, a defesa  palmeirense se manteve bem postada e neutralizou o ataque dos donos da casa. Então, o alviverde passou a ter mais posse de bola, mas os times criaram poucas chances de gol efetivas.
No segundo tempo, os times atacaram mais e passaram a criar mais jogadas de ataque. O Bragantino abriu o marcador, com gol de Gustavo Gomez aos oito minutos. O Palmeiras se mandou para o campo de ataque, e empatou com Gabriel Verón aos vinte e dois minutos.
A virada alviverde aconteceu já nos acréscimos. William garantiu a vitória palmeirense, após passe de Gabriel Verón.

Minha história e o mês nacional das pessoas com deficiência.

Nesse mês de setembro, se comemora o dia nacional das pessoas com deficiência no Brasil, e esse que vos escreve no blog, também se encaixa nesse grupo. Eu me chamo Leandro Lúcio de Oliveira Ribeiro, tenho 41 anos e sofro de dificuldades cognitivas.

Não é fácil pertencer a esse grupo no Brasil, as vagas para pessoas com deficiências são limitadas e o mercado se torna muito restrito. Desde minha infância sempre tive dificuldades e passei boa parte da minha vida fazendo terapia com psicólogos, eu trabalho nas Lojas Riachuelo nas vagas para PCDS (pessoas com deficiência). Entre agosto de 2012 a dezembro de 2016, fiz o curso de Jornalismo no FIAAM FAAM. Eu me formei em 22 de dezembro de 2016, com o trabalho de Conclusão de Curso sobre a Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, com a orientação da Jornalista e Doutora Fabiola Paes da Almeida Tarapanoff .

No entanto caro leitor (a), eu infelizmente não consegui estagiar durante a graduação, e me formei sem experiência prática no Jornalismo. Percebendo que eu não ia conseguir estágio (e ele também não era obrigatório quando eu fiz Jornalismo), eu comecei a frequentar a biblioteca da FMU e ler sobre diversos assuntos do cotidiano. Também frequentementei as aulas   para as horas obrigatórias de atividades complementares sobre assuntos como história e economia.

A falta da experiência prática no estágio durante o curso de Jornalismo, acabou de certa forma-me impedindo de tirar nota dez no meu Trabalho de Conclusão de Curso, devido a pequenos erros por falta de experiência prática no mercado. Tentando praticar o que eu estudei á muito sofrimento em 04 anos e meio na Universidade, montei meus três blogs no blogger de maneira gratuita.

Da melhor forma possível, tento pôr em prática aquilo que estudei durante os quatro anos e meio no curso de Jornalismo. Exercer o senso crítico dos comunicadores é algo fascinante, sou consciente das minhas limitações, mas de certa forma, é muito legal colocar em prática o que se aprende na universidade em um blog.

Eu acho que o mercado para pessoas com deficiência se mostra limitado pela falta de visão do estado brasileiro em investir no capital humano de uma maneira mais profunda. Sim leitor (a): O Japão se reergueu após a segunda guerra mundial investindo maciçamente no capital humano, e hoje é uma superpotência econômica. E com esse meu depoimento, eu comemoro o mês nacional da luta das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo.
Agradeço aos leitores pela boa vontade em acompanhar os blogs. Se cometi erros, desde já peço desculpas, não o fiz por má fé, mas sim por inexperiência prática. Um excelente mês de setembro á você leitor (a);



Pierre Gasly vence o Grande Premio da Itália .

O francês Pierre Gasly soube aproveitar uma corrida repleta de incidentes para conquistar a primeira vitória da sua carreira no Grande Premio da Itália. Carlos Sainz terminou em segundo e Lance Stroll completou o pódio em terceiro.
Hamilton largou e bem e manteve a liderança com tranquilidade. Bottas largou muito mal e perdeu posições na largada. Hamilton tinha tudo para vencer a corrida até a parada para o saffety car. Porém. Hamilton entrou nos boxes antes da abertura para o pit stop, o que é fora do regulamento. Na sequencia, um acidente de Charles Leclerc causou a bandeira vermelha.
Gasly herdou a liderança quando o hexacampeão foi punido com uma entra nos boxes. Lewis caiu para décimo sétimo, mas se recuperou e terminou em oitavo.

Santos vence o Ceará e se reabilita no campeonato.

O Santos venceu o Ceará por 1 a 0, ontem em Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por quatro expulsões, Luan Peres e Alison, do lado dos paulistas, e Samuel Xavier e Bruno Pacheco, pelos mandantes.
O Santos teve uma atuação bem consistente nos noventa minutos. A defesa e o meio campo se posicionaram bem e deram consistência ao time. Felipe Joanatan fez o gol da vitória aos nove minutos do primeiro tempo.
O Ceará teve dificuldades para criar jogadas de ataque. Mesmo tendo a posse da bola, o time cearense não passou pela marcação santista durante boa parte do jogo.

Corinthians fica no empate com Botafogo.

O Corinthians empatou com o Botafogo em 2 a 2, ontem a tarde, na Arena Corinthians em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
Fagner abriu o placar de pênalti no primeiro tempo, e Bruno Nazário empatou. Na segunda etapa, Kalou marcou seu primeiro gol pelo Botafogo e virou. No minuto seguinte, Otero marcou, mas o gol foi anulado por conta de uma falta de Jô em Benevenuto. Nos acréscimos, o atacante se redimiu, garantindo o empate.
O jogo se mostrou bastante equilibrado durante os 90 minutos. Os dois times tentaram superar suas limitações técnicas e buscaram o ataque. Contudo, os times careciam de opções para mudar a forma de jogar no intervalo. Os técnicos terão muito trabalho com seus respectivos times na sequencia do campeonato

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Atlético Mineiro goleia São Paulo em Belo Horizonte.

O atlético Mineiro venceu o São Paulo por 3 a 0, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.Os mineiros sofreram no primeiro tempo, mas aproveitaram as falhas tricolores após gol anulado pelo VAR,
Agora, o time mineiro soma 12 pontos, na terceira posição na tabela. Já o Tricolor paulista se mantém com 13, três atrás do líder Internacional.
O jogo esteve equilibrado até o gol anulado do São Paulo pelo VAR. Após a anulação do gol, o time são paulino se perdeu e sofreu dois gols de Alan Franco aos 34 e 44 minutos do primeiro tempo.
O time são paulino continuou desestabilizado e sofreu o terceiro gol de Jair aos 13 minutos do segundo tempo. Então, os atleticanos apenas administraram o resultado até o apito final.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Santos empata com o Vasco.

O Santos empatou com o Vasco em 2 a 2, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira em Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
O zagueiro Lucas Veríssimo abriu o placar aos 20 minutos da primeira etapa de cabeça após cruzamento de Soteldo, que entortou a marcação antes de alçar na área. Fellipe Bastos empatou para o Vasco após cobrança de escanteio que voltou para o meio da área; o assistente marcou impedimento em campo, mas o VAR validou o gol após cinco minutos de análise. Na segunda etapa, Marinho cobrou falta com perfeição para colocar o Peixe na frente novamente aos 13 minutos. O Vasco empatou aos 27 com o argentino Cano, cobrando pênalti assinalado com ajuda do VAR. O Santos atacou mais durante o jogo, porém pecou muito nas finalizações. 
O time santista fez uma marcação alta e teve boas chances de vencer o jogo.

Corinthians vence fora de casa e alivia pressão.

O Corinthians venceu o Goiás em Goiânia por 2 a 1, ontem a noite pelo Campeonato Brasileiro, aliviando a pressão após a derrota no clássico contra o São Paulo.
O Corinthians começou o jogo de uma maneira ofensiva, bem diferente dos últimos jogos. O time alvinegro marcou pressão e não deixou o time goiano sair do campo ofensivo. Tanto que abriu o placar aos 28 minutos, com com gol contra de Fábio Sanchez. 
Contudo, o alvinegro recuou na segunda etapa. O time goiano começou a tocar a bola com mais velocidade criando chances de gol, porém Cássio fazia boas defesas e segurava o placar. Assim , Vinicius Lopes empatou para os goianos aos vinte minutos.
Se por um lado o time alvinegro não conseguia contra atacar, por outro, o time goiano sofria com as limitações técnicas para criar jogadas. Contudo, Danilo Avelar fez o gol da vitória corintiana aos 45 minutos da etapa final.

Palmeiras empata com Internacional.

O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Internacional, ontem a noite no Allianz Parque, em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. O resultado mantém o colorado na liderança do campeonato nacional.
O time gaúcho começou com a posse da bola no primeiro tempo. O colorado fez uma marcação alta e atacou mais nos primeiros vinte minutos de jogo, embora só tenha criado uma chance clara de gol. Nos primeiros vinte minutos, o colorado tomou conta do meio campo.
Contudo, o time alviverde se assentou em campo e passou a equilibrar o jogo. O time palmeirense passou a errar menos passes e acertou mais as finalizações a gol, com isso o jogo ficou parelho até o final do primeiro tempo.
Os treinadores mexeram nos seus times na segunda etapa. O jogo ficou mais aguerrido no meio campo. Os dois times marcavam muito e não davam espaço para a criação de jogadas e chutes de longa distancia. Os minutos finais foram emocionantes, Thiago Galhardo abriu o placar para o Internacional cobrando pênalti aos 45 minutos. Contudo, Luiz Adriano empatou para o Palmeiras e deu números finais ao jogo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Jornalismo.

Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.
Em outros países, os meios de comunicação são independentes do governo, mas, entretanto,a motivação pelo lucro entra em tensão com as garantias constitucionais da liberdade de imprensa.
O acesso á informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes  e concorrentes com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, por exemplo, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.

O profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar,investigar,redigir e transmitir notícias,através dos meios de comunicação (jornais,revistas,internet,televisão,etc...)
O Jornalista participa ativamente de todos os processos de produção de noticias, como por exemplo: a investigação, apuração, organização, resumo e a redação.
O jornalismo na sua essência, se aplica pelo recrutamento do interesse público, por meio de conhecimentos científicos do comunicador. O jornalista deve ter o compromisso de informar com qualidade, e isso exige certa imparcialidade.
Claro que como qualquer cidadão, os jornalistas tem seus gostos e preferências. Entretanto ele não deve deixar suas preferências pessoais interferirem no sagrado dever de levar uma informação de qualidade ao seu público.
Durante o meu curso de Jornalismo no FIAAM FAAM entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016,aprendi conhecimentos específicos dentro e fora das salas de aula. Infelizmente não pude estagiar por sofrer de uma limitação cognitiva, no entanto, me dediquei as aulas para atividades complementares sobre economia e história geral. Essa bagagem me fez desenvolver a percepção de que o trabalho jornalístico exige certa neutralidade.
Veja bem leitor (a): Não estou dizendo que o jornalista não deva ter suas posições pessoais,entretanto, os jornalistas devem ter o entendimento de que eles são comunicadores que levam a informação ao público.Portanto,os comunicadores não podem tentar manipular a ciência jornalística em nome de suas posições pessoais.
Nos meus blogs em que falo sobre esportes,por exemplo,sempre deixei claro que meu clube de coração é o São Paulo.Entretanto,não deixo minha paixão clubística interfira no meu senso jornalístico.Um exemplo dessa minha percepção de jornalismo,é uma das reportagens do meu blog esportivo,em que eu falo sobre os títulos dos grandes clubes brasileiros.
Apesar de eu ser torcedor do São Paulo, tenho que levar reflexões de qualidade aos leitores dos meus blogs esportivos, e, portanto, tenho que ter o senso jornalístico acima das minhas preferências clubísticas.
Nos telejornais, eu apenas me entristeço vendo meus colegas de profissão fazendo militâncias políticas nos meios de comunicação, e isso independentemente das correntes de pensamento político. As raposas felpudas do jornalismo esqueceram-se da neutralidade e o senso crítico necessário para levar informação de qualidade aos seus respectivos públicos. Isso nos leva á seguinte pergunta, será que a essência do jornalismo agradece esse tipo de postura?
Será que é totalmente saudável colocar a lucratividade acima do sagrado direito de informar o público com a necessária honestidade intelectual? Será que o exercício jornalístico não exige certa neutralidade dos comunicadores? Será que as velhas raposas do jornalismo não estão privilegiando excessivamente os lucros? Será que não é preciso neutralidade para recrutar o interesse público? isso não seria uma das essências cientificas e intelectuais do jornalismo ?

Será que o trabalho jornalístico na sua essência não exige certa imparcialidade do comunicador? Será que a essência intelectual do jornalista não exige trazer ao debate e vários pontos de vista nos temas pertinentes a sociedade? Será que isso não seria ser mais honesto intelectualmente?

Veja bem leitor (a): Eu não estou dizendo que um jornalista não tenha direito de ter suas opiniões. A capacidade de se posicionar sobre as coisas faz parte da essência de qualquer ser humano.

O que eu trago nesse artigo é apenas uma indagação sobre o trabalho intelectual de um jornalista. Eu nunca escondi de ninguém que sou torcedor do São Paulo, mas como eu sempre me questiono sobre a imparcialidade de um comunicador. 

 l

Imagem : Site Portal Imprensa.


Seis áreas que todo estudante de jornalismo (e todo jornalista) devem  conhecer - Portal IMPRENSA - Notícias, Jornalismo, Comunicação


terça-feira, 1 de setembro de 2020

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Europa em 1983.

O campeonato mundial estava na reta final e Piquet havia vencido o Grande Prêmio da Itália em Monza. E assim a Formula 1 chegava para o Grande Prêmio da Europa.
Nos treinos, o italiano Elio de Angelis fez a pole, com o também italiano Ricardo Patrese ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tinham o inglês Nigel Mansell e Nelson Piquet.
Patrese largou melhor que de Angelis e pulou para primeiro logo na partida. Mansell perdeu rendimento com sua Lótus e foi superado por Piquet e Eddie Cheever.
Piquet fazia uma corrida bem cautelosa na terceira posição. Já de Angelis e Patrese brigavam muito pela liderança no começo da corrida.
Patrese e de Angelis bateram na décima primeira volta e Piquet assumiu a liderança da corrida. Piquet ia abrindo vantagem na liderança, trazendo Prost em segundo, Mansell em terceiro e Patrick Tambay em quarto.
Piquet vinha administrando a corrida com Prost em segundo. Porém, Tambay tem problemas no freio e abandona na volta 66. Piquet venceu sua terceira corrida no ano e a décima na sua carreira. Prost chegou em segundo e Mansell completou o pódio em terceiro.
Piquet tinha agora três vitórias no campeonato contra quatro de Prost. A classificação também trazia uma vantagem de Prost ,por apenas dois pontos. O francês tinha 57 pontos contra 55 do brasileiro.



Imagem : Rodrigo Mattar : Site Grande Premio.



30 anos do bi, parte XIII - GP da Itália de 1983 - A Mil por Hora

A vitória de Fernando Alonso no Grande Premio da Itália em 2010.

O Campeonato mundial vinha sendo muito disputado, e assim a Formula 1 chegava a Monza, para o Grande Prêmio da Itália. Nos treinos, o espanhol Fernando Alonso fez a pole, com o britânico Jenson Button ao seu lado na primeira fila.
Na segunda fila ,tivemos o brasileiro Felipe Massa e o australiano Mark Webber. O britânico Lewis Hamilton e o alemão Sebastian Vettel largariam na terceira fila.
Na largada, Alonso foi ultrapassado por Button. O espanhol também foi pressionado por Felipe Massa e Lewis Hamilton. 
Hamilton tentou ultrapassar Massa, contudo, mas quebrou a asa da sua MC Laren e teve que abandonar a corrida.
Alonso fez voltas voadoras para se aproximar de Button, mas não conseguia a ultrapassagem na pista.  Contudo, a estratégia do piloto foi perfeita. A Ferrari esperou que a McLaren fizesse a troca de pneus de Button, manteve Alonso na pista em volta rápida e quando o espanhol fez sua parada, conseguiu ser mais veloz e voltar logo à frente de Button.
Então Alonso conduziu com inteligência, chegando a 24 triunfos na sua carreira. Jenson Button terminou em segundo e Felipe Massa completou o pódio em terceiro.

Imagem : Portal UOL.



Alonso conta com eficiência da Ferrari para vencer o GP da Itália - 12/09/ 2010 - UOL Esporte - F-1

A vitória de Sebastian Vettel no Grande Premio da Itália em 2008.

Neste ano, o jovem piloto alemão mostrava o quanto seria grande na Fórmula 1, á bordo da modesta Toro Rosso, Sebastian Vettel dominou todo o fim de semana com autoridade mostrando-se um sucessor à altura do seu compatriota Michael Schumacher. Nos treinos de sexta-feira, Vettel sempre foi o mais rápido, nos treinos de sábado Vettel deu um show, e marcou o tempo de 1:37.555 contra 1:37.631 do finlandês Heikki Kovalainen, que tinha em sua MCLaren Mercedes um carro muito superior.
Já na segunda fila do grid, tivemos o australiano Mark Webber e o francês Sébastien Bourdais, companheiro de Vettel na Toro Rosso, o também alemão Nico Rosberg com a Williams Toyota e o brasileiro Felipe Massa com a Ferrari largariam na terceira fila do pelotão. Na corrida, o jovem alemão larga bem e mantém a ponta, enquanto os adversários de Vettel brigam entre si, ele segue absoluto na frente mesmo com um carro muito inferior aos demais.

A cada volta Vettel mostra o talento e maturidade de um veterano para acelerar e diminuir o ritmo quando convêm ao seu limitado equipamento, fazendo uma pilotagem perfeita. O piloto foi abrindo vantagem a ponto de parar nos boxes e ainda voltar a frente dos demais, na volta 11 o italiano Giancarlo Fisichella abandona após um acidente.

A corrida ia passando e o jovem alemão seguia com autoridade, absoluto na primeira posição, no fim Vettel vence de ponta a ponta na casa da Ferrari em Monza com 1 minuto à frente dos rivais, incluindo do bicampeão Fernando Alonso. Sebastian vence pela primeira vez na Fórmula 1, e mostrava ao mundo ,o talento que o faria ganhar quatro títulos consecutivos mais á frente. Heikki Kovalainen terminou em segundo e Robert Kubica completou o pódio em terceiro.

Imagem : Site Red Bull.


Sebastian Vettel: História da Toro Rosso - Monza 2008

A vitória de Michael Schumacher no Grande Premio da Itália em 2000

Quando o campeonato mundial chegou ao circuito de Monza, o finlandês Mika Hakkinen estava na liderança do campeonato, enquanto Schumacher, desde o Grande Prêmio do Canadá, só havia conseguido dois segundos lugares nas cinco últimas corridas. Entretanto na casa da Ferrari, Schumacher retomou a concentração e reagiu no certame.
Nos treinos Michael foi o mais rápido e marcou a pole com o brasileiro Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila do grid. Na segunda fila tivemos Mika Hakkinen com a Mc Laren e o canadense Jaques Villeneuve com a BAR Honda. Já na terceira fila tivemos o britânico David Couthard com a outra McLaren e o italiano Jarno Trulli com a Jordan Mugen Honda.
Na largada Schumacher vai muito bem e se mantém na primeira colocação, já o brasileiro Rubens Barrichello não tem a mesma sorte e abandona após um acidente. Schumacher faz voltas rápidas em sequencia no começo da corrida para voltar na frente na hora das trocas de pneus, assim vai transcorrendo a corrida com o alemão voltando na frente após parar nos boxes.
A partir da trigésima volta Schumacher começa a poupar o carro e administrar a corrida, é bem verdade que Mika Hakkinen fez a volta mais rápida da prova na volta 50 com um minuto e 25 segundos, mas no entanto a vantagem de Schumi na liderança já era bem confortável.
E assim se seguiu, com Michael Schumacher vencendo no circuito de Monza de ponta a ponta com quase um minuto de vantagem para Mika Hakkinen que terminou em segundo, enquanto o também alemão Ralf Schumacher completou o pódio em terceiro. Com o triunfo, Schumacher chegou a marca de 41 vitórias na sua carreira e se igualou ao tricampeão Ayrton Senna. Na entrevista coletiva o piloto da Ferrari  chorou muito ao ser lembrado da marca por um jornalista.
Imagem : Revista Veja.
Schumacher faz aniversário e recebe homenagens de Ferrari e Mercedes | VEJA

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Itália em 1990.

No Grande Prêmio da Itália em 1990, o brasileiro Ayrton Senna fez uma de suas mais perfeitas exibições no circuito de Monza. O Grande Prêmio da Itália foi á décima segunda corrida do campeonato mundial em 1990, Ayrton vinha tendo uma disputa muito acirrada com Alain Prost pelo título mundial.
Na classificação, Senna foi o mais veloz e fez a pole, com Prost largando ao seu lado na primeira fila do grid. Já na segunda fila, tivemos o austríaco Gerhard Berger o inglês Nigel Mansell. Havia uma certa expectativa na corrida, pois  o circuito de Monza era a casa da Ferrari.
No entanto, Senna larga bem e mantém o primeiro lugar. Quem acaba largando muito bem é Berguer, que ultrapassa Prost logo na primeira volta.
Berger tenta perseguir Senna, mas, entretanto, Ayrton conduz com extrema inteligência, enquanto Gerhard Berguer foi perdendo rendimento no seu Mc Laren com freadas bruscas e ataques excessivos as zebras.
Alain Prost também guiava com inteligência, poupando sua Ferrai nas primeiras voltas para fazer as grandes acelerações em momentos decisivos da corrida. Assim, Prost acaba ultrapassando Berguer na volta 21,retomando o segundo lugar.
Economizando todos os componentes da sua Ferrari nas primeiras vinte voltas, Alain finalmente partiu para as grandes acelerações, tentando alcançar Ayrton na briga pela vitória. Mas, entretanto, Ayrton guiava com maestria, guiando com muita habilidade, Senna mantinha uma vantagem confortável na liderança, poupando sua Mc Laren ao máximo durante a corrida.
Na volta 46,Ayrton fez a volta mais rápida da corrida, com 1:26:254,sepultando completamente as chances de Prost na corrida. E assim seguiu até a bandeirada final, Ayrton venceu sua sexta corrida no ano, chegando a marca de 26 vitórias na sua carreira ( se firmando com um dos três maiores vencedores de corrida na história da Formula 1, em apenas seis anos de carreira ),com Alain Prost em segundo e Gerhard Berguer completando o pódio em terceiro.

Agora, Ayrton estava atrás apenas das 27 vitórias do tricampeão Jackie Stewart e dos 43 triunfos do francês Alain Prost.


Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.


Grande Prêmio da Itália – 1990 - A história de Ayrton Senna

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Itália em 1987.

O Grande Prêmio da Itália era a décima primeira corrida na temporada, Piquet com um campeonato consistente, buscava o seu terceiro título mundial. No entanto, a grande notícia dizia respeito aos motores.
A Honda anunciou sua saída da Williams para a MC Laren. Ayrton Senna foi um dos motivos dessa mudança: o brasileiro havia assinado com a equipe de Ron Dennis, e isso pesou na decisão dos nipônicos em rumar para a tradicional escuderia de Woking.
No campeonato , Mansell tinha seis vitórias contra apenas duas de Piquet. Porém, o brasileiro liderava o campeonato com 54 pontos contra 39 de Mansell. Nos treinos, Piquet foi o mais rápido e fez a pole, com Mansell ao seu lado na primeira fila.
Na largada, Mansell se mostrou arrojado e pulou na frente, mas um erro do inglês fez Piquet recuperar a liderança no final da primeira volta.No início da segunda volta, Berger tentou passar Mansell. O inglês fechou a porta e ambos foram para fora da pista, sem grandes danos em seus carros.
Piquet liderava com tranquilidade até as duas Williams pararem nos boxes.  Senna adotou a estratégia de não parar para trocar pneus. Ayrton vinha liderando até cometer um erro ao ultrapassar a ligier do retardatário Piercarlo Ghinzani. Piquet aproveitou o erro e superou Senna.
Dali em diante, Piquet seguiu absoluto e venceu a 20º corrida da carreira, sendo até então, o maior vencedor de corridas do Brasil na história da Formula 1. Ayrton Senna terminou em segundo e Nigel Mansell completou o pódio em terceiro. A vitória levou   Piquet a liderança com 63 pontos contra 43 de Mansell .


Imagem : Site Motorsport : Portal UOL.

VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Itália em 1986

A Formula 1 chegava a Monza para o Grande Prêmio da Itália. Havia uma batalha a quatro pilotos pelo comando do campeonato: os Williams de Nelson Piquet e Nigel Mansell, o Lotus de Ayrton Senna e o McLaren de Alain Prost. Entre esses quatro pilotos, a diferença era de apenas oito pontos, com Mansell na liderança (55 pontos) seguido de Prost, com 53, Senna, com 48 e por fim Piquet, com 47.
Contudo, o italiano Téo Fabi fez a pole nos treinos, com Alain Prost ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Nigel Mansell e Gerhard Berger. Na terceira fila, vinham os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet.
A corrida já começou tumultuada, pois Fabi e Prost tiveram problemas para arrancar e iriam largar do final do grid. Prost teve que trocar os chassis e foi desclassificado.
Na largada, Berger vai bem e mantem a primeira posição. Senna tem a transmissão de sua Lótus quebrada com apenas 200 metros de corrida. No final da primeira volta, Berger era o líder, seguido por Mansell e Piquet.
Na sétima volta, Mansell e Piquet ultrapassam Berger, que passa a ter que economizar combustível.
Piquet vinha em um ritmo forte e faz uma ultrapassagem sensacional sobre Mansell na metade da corrida. Então, Piquet começou a abrir vantagem, para poupar o carro nas voltas finais.
E assim Piquet vencia a sua 17ª corrida na sua carreira. Nigel Mansell chegou em segundo e o sueco Stefan Johansson completou o pódio em terceiro. Com dois títulos no currículo, Piquet era até então, o maior vencedor de corridas do Brasil na história da Formula 1.
Após a corrida, a classificação do campeonato mostrava Nigel Mansell na liderança com 61 pontos, seguido por Nelson Piquet com 56, Alain Prost  com 53 e Ayrton Senna com 48 pontos fechando o quarteto.


Imagem : Site Motorsport . Portal UOL

VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Itália em 1983.

O placar estava 4 a 1 para Alain  Prost. Era a hora de Nelson Piquet começar a reagir no campeonato . Contudo, o italiano Ricardo Patrese fez a pole, com o francês Patrick Tambay ao seu lado na primeira fila .Na segunda fila, tivemos o também francês René Arnoux e Nelson Piquet. Na terceira fila, tivemos Alain Prost e o italiano Andrea de Cesaris.
Patrese largou bem e manteve a liderança. Piquet largou bem e pulou de quarto para segundo. Prost largou mal e caiu para sétimo.
O motor de Patrese acabou explodindo e Piquet pulou para primeiro na terceira volta.  Piquet abria vantagem na liderança enquanto Prost tinha dificuldades na sétima colocação.
Piquet fazia uma corrida sem erros eia abrindo vantagem na liderança. O brasileiro pode reabastecer e trocar pneus sem perder a liderança par René Arnoux. 
Prost acabou abandonando na volta 26 com problemas no motor. E assim, Piquet vence o Grande Prêmio da Itália, com René Arnoux em segundo e o norte americano Eddie Cheever completando o pódio em terceiro.





Imagem : Rodrigo Mattar : Site Grande Premio.




30 anos do bi, parte XIII - GP da Itália de 1983 - A Mil por Hora