quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Jornalismo.

Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.
Em outros países, os meios de comunicação são independentes do governo, mas, entretanto,a motivação pelo lucro entra em tensão com as garantias constitucionais da liberdade de imprensa.
O acesso á informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes  e concorrentes com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, por exemplo, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.

O profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar,investigar,redigir e transmitir notícias,através dos meios de comunicação (jornais,revistas,internet,televisão,etc...)
O Jornalista participa ativamente de todos os processos de produção de noticias, como por exemplo: a investigação, apuração, organização, resumo e a redação.
O jornalismo na sua essência, se aplica pelo recrutamento do interesse público, por meio de conhecimentos científicos do comunicador. O jornalista deve ter o compromisso de informar com qualidade, e isso exige certa imparcialidade.
Claro que como qualquer cidadão, os jornalistas tem seus gostos e preferências. Entretanto ele não deve deixar suas preferências pessoais interferirem no sagrado dever de levar uma informação de qualidade ao seu público.
Durante o meu curso de Jornalismo no FIAAM FAAM entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016,aprendi conhecimentos específicos dentro e fora das salas de aula. Infelizmente não pude estagiar por sofrer de uma limitação cognitiva, no entanto, me dediquei as aulas para atividades complementares sobre economia e história geral. Essa bagagem me fez desenvolver a percepção de que o trabalho jornalístico exige certa neutralidade.
Veja bem leitor (a): Não estou dizendo que o jornalista não deva ter suas posições pessoais,entretanto, os jornalistas devem ter o entendimento de que eles são comunicadores que levam a informação ao público.Portanto,os comunicadores não podem tentar manipular a ciência jornalística em nome de suas posições pessoais.
Nos meus blogs em que falo sobre esportes,por exemplo,sempre deixei claro que meu clube de coração é o São Paulo.Entretanto,não deixo minha paixão clubística interfira no meu senso jornalístico.Um exemplo dessa minha percepção de jornalismo,é uma das reportagens do meu blog esportivo,em que eu falo sobre os títulos dos grandes clubes brasileiros.
Apesar de eu ser torcedor do São Paulo, tenho que levar reflexões de qualidade aos leitores dos meus blogs esportivos, e, portanto, tenho que ter o senso jornalístico acima das minhas preferências clubísticas.
Nos telejornais, eu apenas me entristeço vendo meus colegas de profissão fazendo militâncias políticas nos meios de comunicação, e isso independentemente das correntes de pensamento político. As raposas felpudas do jornalismo esqueceram-se da neutralidade e o senso crítico necessário para levar informação de qualidade aos seus respectivos públicos. Isso nos leva á seguinte pergunta, será que a essência do jornalismo agradece esse tipo de postura?
Será que é totalmente saudável colocar a lucratividade acima do sagrado direito de informar o público com a necessária honestidade intelectual? Será que o exercício jornalístico não exige certa neutralidade dos comunicadores? Será que as velhas raposas do jornalismo não estão privilegiando excessivamente os lucros? Será que não é preciso neutralidade para recrutar o interesse público? isso não seria uma das essências cientificas e intelectuais do jornalismo ?

Será que o trabalho jornalístico na sua essência não exige certa imparcialidade do comunicador? Será que a essência intelectual do jornalista não exige trazer ao debate e vários pontos de vista nos temas pertinentes a sociedade? Será que isso não seria ser mais honesto intelectualmente?

Veja bem leitor (a): Eu não estou dizendo que um jornalista não tenha direito de ter suas opiniões. A capacidade de se posicionar sobre as coisas faz parte da essência de qualquer ser humano.

O que eu trago nesse artigo é apenas uma indagação sobre o trabalho intelectual de um jornalista. Eu nunca escondi de ninguém que sou torcedor do São Paulo, mas como eu sempre me questiono sobre a imparcialidade de um comunicador. 

 l

Imagem : Site Portal Imprensa.


Seis áreas que todo estudante de jornalismo (e todo jornalista) devem  conhecer - Portal IMPRENSA - Notícias, Jornalismo, Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário