terça-feira, 1 de setembro de 2020

A vitória de Nelson Piquet no Grande Premio da Itália em 1987.

O Grande Prêmio da Itália era a décima primeira corrida na temporada, Piquet com um campeonato consistente, buscava o seu terceiro título mundial. No entanto, a grande notícia dizia respeito aos motores.
A Honda anunciou sua saída da Williams para a MC Laren. Ayrton Senna foi um dos motivos dessa mudança: o brasileiro havia assinado com a equipe de Ron Dennis, e isso pesou na decisão dos nipônicos em rumar para a tradicional escuderia de Woking.
No campeonato , Mansell tinha seis vitórias contra apenas duas de Piquet. Porém, o brasileiro liderava o campeonato com 54 pontos contra 39 de Mansell. Nos treinos, Piquet foi o mais rápido e fez a pole, com Mansell ao seu lado na primeira fila.
Na largada, Mansell se mostrou arrojado e pulou na frente, mas um erro do inglês fez Piquet recuperar a liderança no final da primeira volta.No início da segunda volta, Berger tentou passar Mansell. O inglês fechou a porta e ambos foram para fora da pista, sem grandes danos em seus carros.
Piquet liderava com tranquilidade até as duas Williams pararem nos boxes.  Senna adotou a estratégia de não parar para trocar pneus. Ayrton vinha liderando até cometer um erro ao ultrapassar a ligier do retardatário Piercarlo Ghinzani. Piquet aproveitou o erro e superou Senna.
Dali em diante, Piquet seguiu absoluto e venceu a 20º corrida da carreira, sendo até então, o maior vencedor de corridas do Brasil na história da Formula 1. Ayrton Senna terminou em segundo e Nigel Mansell completou o pódio em terceiro. A vitória levou   Piquet a liderança com 63 pontos contra 43 de Mansell .


Imagem : Site Motorsport : Portal UOL.

VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário