terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A não ridicularizarão dos nossos treinadores

 Uma superpotência é um Estado com uma posição dominante caracterizada por sua extensa capacidade de exercer influência ou poder em escala global. Isto é feito através dos meios combinados de força econômica, militar, tecnológica e cultural, bem como influência diplomática e de soft power. Tradicionalmente, as superpotências são proeminentes entre as grandes potências.

Alguns também podem argumentar que a União Europeia é uma superpotência, se vista como uma entidade.

A União Europeia atualmente é o maior mercado consumidor do mundo e tem controle considerável sobre a alocação global de recursos, ainda é atualmente argumentado que a União Europeia é demasiadamente fragmentada, política e culturalmente para ser considerada como uma unidade única, especialmente desde que duas das alavancas principais de poder, política estrangeira e defesa, são exercidas principalmente por estados individuais. Se considerada unificada, alguns poderiam considerar a União Europeia uma superpotência. 

A União Europeia contém várias grandes potências atuais - a Alemanha, a França, e a Itália - junto com 24 outros países. De acordo com a historiadora e  mestra Sandra Lima, durante os meus estudos na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Caro (a) leitor (a). Eu já abordei em outras postagens, os efeitos fa globalização no futebol mundial. Na postagem de ontem, eu abordei a forma com que a globalização mundial, equilibrou a disputa entre as seleções e desequilibrou a disputa entre os clubes.

Sendo habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu me baseio na objetividade e nos fatos.

Habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, me baseio na objetividade. Sim leitor (a). É fato, que desde a conquista do pentacampeonato mundial na Copa do Mundo em 2022, a seleção brasileira, vem caindo seguidamente diante das seleções europeias.

E neste contexto leitor (a). Os nossos treinadores no Brasil, são motivos de chacota, quando comparados aos treinadores dos maiores clube da Europa.

Caro (a) leitor (a). Os treinadores dos maiores clubes da Europa, certamente são os melhores treinadores do planeta. Mas, no entanto, a ridicularizarão dos nossos treinadores no Brasil, é extremamente  injusta.

Os clubes brasileiros, nem de longe, são as superpotências econômicas, que são os maiores clubes da Europa. Não sendo os clubes brasileiros, as superpotências econômicas, que são os maiores clubes europeus, os nossos treinadores no Brasil, não treinam os melhores jogadores do mundo nos seus elencos, como os treinadores dos maiores clubes de Europa.

Os clubes brasileiros, em sua ampla maioria, são clubes muito pobres, o que obriga os nossos treinadores no Brasil, a tirarem leite de pedra, com elencos extremamente limitados tecnicamente.

Os treinadores dos grandes clubes da Europa, certamente são os melhores do mundo. Contudo, os treinadores dos maiores clubes da Europa, trabalham em clubes que são superpotências econômicas, o que lhes dão o privilégio de terem a disposição os melhores jogadores do mundo nos seus elencos.

Não sou contrário a contratação de um treinador  europeu para comandar a seleção brasileira. Não sou contrário ao intercambio no futebol. Pois os nossos treinadores, também já comandaram outras seleções em Copas do Mundo.

Mas, não sendo os clubes brasileiros, as superpotências econômicas, que são os maiores clubes da Europa, a ridicularizarão dos treinadores brasileiros, se torna extremamente injusta. Pois ao contrários dos treinadores dos maiores clubes da Europa, os treinadores brasileiros, não tem os melhores jogadores do mundo nos seus times.

Confira agora a história. títulos e curiosidades de vários clubes brasileiros, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Torcedores.


Imagem : Revista Placar.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário