sábado, 17 de dezembro de 2022

Uma necessária racionalidade no intercambio no Brasil.

 Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

Intercâmbio educacional, estudantil ou cultural são expressões que designam a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, para aprender a língua nativa, cultura e hábitos praticados de outra nação com fins educacionais, profissionais ou pessoais. Inicialmente, a palavra intercâmbio designava unicamente programas que envolviam a viagem de um estudante do país A ao país B e do país B ao país A, sempre reciprocamente. De praxe, o estudante do país A era acolhidos pela família do estudante do país B e vice-versa. A instituição pioneira nos programas de intercâmbio foi o Rotary International.

Treinadores brasileiros, já comandaram seleções estrangeiras. Carlos Alberto Parreira, comandou as seleções de Kuwait: 1982, Emirados Árabes: 1990, Arábia Saudita: 1998 e África do Sul: 2010.

Outros treinadores brasileiros, que comandaram seleções estrangeiras são : Alexandre Guimarães na seleção da  Costa Rica: 2002 e 2006. O ex jogador e treinador Didi na seleção do Peru em 1970 . O treinador  José Faria na seleção do Marrocos em 1986 .

Tivemos Luiz Felipe Scolari na seleção de Portugal em 2006. Também tivemos o treinador Marcos Paquetá na seleção da Arábia Saudita em 2006. Tivemos o treinador Otto Glória na seleção de Portugal em 1966. Tivemos Paulo Cezar Carpegiani na seleção do Paraguai em 1998. 

Tivemos também o treinador Rene Simões na seleção da Jamaica em 1998. Tivemos o treinador Tim na seleção do Peru em 1982. Assim como tivemos o ex jogador Zico, treinando a seleção do Japão em 2006.

Não sou contrário a contratação de um treinador  europeu para comandar a seleção brasileira. Não sou contrário ao intercambio no futebol. Pois os nossos treinadores, também já comandaram outras seleções em Copas do Mundo. Conforme eu abordei na postagem do ultimo dia 13 de Dezembro as 09: 53 hs.

Da mesma forma, que treinadores brasileiros também já comandaram outras seleções na mesma forma de intercambio, também não acho um absurdo que um treinador europeu possa comandar a seleção brasileira.

Sou habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Sendo habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, tenho que reconhecer que o intercambio cultural entre treinadores, é algo pertinente ao futebol contemporâneo que nós vivemos hoje.

Contudo, somente não sou favorável a ridicularizarão dos nossos treinadores. Conforme eu abordei na ultima postagem do ultimo dia 13 de Dezembros as 09:53 hs. Os treinadores dos grandes clubes da Europa, certamente são os melhores do mundo. Contudo, os treinadores dos maiores clubes da Europa, trabalham em clubes que são superpotências econômicas, o que lhes dão o privilégio de terem a disposição os melhores jogadores do mundo nos seus elencos.

O intercambio cultural, é pertinente no futebol globalizado e contemporâneo  que nós vivemos  hoje leitor (a). Não sou contrário que um treinador europeu possa comandar a seleção brasileira. Uma vez que Luiz Felipe Scolari, também comandou a seleção de Portugal.

Mas, entretanto, que o intercambio se faça dentro de objetividade e racionalidade.

Confira agora os títulos da seleção brasileira, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_brasil.html

Imagem : Facebook da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).












Nenhum comentário:

Postar um comentário