quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pelé eterno.

 Comecei a acompanhar futebol, apenas em meados da década de 1980. Não vi Pelé jogar, como meus pais e meus tios viram. Conversando com meus pais e meus tios ( muitos não santistas), todos são unanimes, Pelé foi o maior de todos.

Conversando com meu pai e meus tios, todos classificam Pelé como um superdotado. ( Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito a capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas a sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva).

Os jornalistas mais velhos, que assistiram Pelé jogar, são unanimes em afiram que Pelé foi o maior jogador de todos os tempos. 

Meus pai e meus tios, foram unanimes, em afiram que Pelé foi um superdotado. Pelo Santos, Pelé marcou 1091 gols em 1116 partidas. Na sua carreira no Santos, ganhou 23 troféus com o clube praiano.

Pela  seleção brasileira, Pelé marcou 95 gols. Pelo Cosmos, marcou 65 gols em 111 partidas. Na carreira, anotou 1283 gols em 1366 partidas.

Não vi Pelé jogar. Meu pai e meus tios, que assistiram Pelé jogar ao vivo, afirma que Pelé foi o maior de todos. Meu pai e meus tios, classificam Pelé como um superdotado.

Edson Arantes do Nascimento, terá seu descanso e alento ao lado do criador. Pelo que me relatam meu pai e meus tios, que viram Pelé jogar, Pelé é uma divindade. Pelé é eterno.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Portal G1 da Rede Globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário