segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

A globalização no futebol mundial daqui em diante.

 A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XX sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C

O Acórdão Bosman, também conhecido como Lei Bosman, foi uma lei permitiu que os futebolistas, que são também considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de jogar noutro país da União Europeia por normas internas da UEFA e das respectivas Federações nacionais de Futebol.

Esta Acórdão foi proferido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em 15 de dezembro de 1995, cinco anos após Jean-Marc Bosman entrar na justiça e pedir que seu clube, o RFC Liège, o liberasse para que ele pudesse jogar no clube francês Dunkerque.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Acompanho futebol desde á década de 1980. A globalização no futebol, acelerada com a Lei Bosman, desequilibrou muito os confrontos entre clubes, mas nivelou a disputa entre seleções.

Os jogadores das seleções menores, passaram a adquirir vaso conhecimento tático, atuando nos grandes centros do futebol mundial.

Os jogadores das seleções menores, levaram aos seus respectivos países, o vasto conhecimento tático adquirido nos grandes centros do futebol mundial.

A Copa do Mundo em 2022, mostrou claramente isto. As seleções menores, acabaram surpreendendo as favoritas, principalmente no aspecto tático.

A seleção de Marrocos, é outro exemplo disso. A seleção marroquina, simplesmente engoliu Portugal e Espanha na Copa do Mundo, se sobressaindo na cultura tática.

A globalização é algo irreversível no planeta. A globalização é algo irreversível no futebol mundial. Os atletas das seleções menores, irão adquirir um vasto conhecimento tático, ao irem atuar nos grandes centros do futebol mundial.

O conhecimento tático, tende a aumentar a distancia entre os clubes, mas tende a diminuir a distancia entre as seleções. O que ficou provado na Copa do Mundo do Qatar.

Confira agora os clubes que venceram campeonatos nacionais no planeta, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/nacionais.html


Imagem: Site Amazon .




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário