quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O sentimento de um (a) torcedor (a) não precisa chegar a extremos.

 Um torcedor no futebol é uma pessoa que aprecia e torce para um determinado clube ou seleção nacional de futebol, podendo ser um torcedor normal ou organizado. No futebol, os fãs do esporte são mais numerosos devido à popularidade e condições: estádios ao ar livre com capacidade para dezenas de milhares de pessoas e uma grande liberdade de expressão (ao contrário de esportes como tênis, em que a concentração de jogadores requer que o público seja silencioso).

Existem vários níveis de envolvimento. Torcedores casuais são os que vão ocasionalmente para estádios ou locais de reunião de torcidas de forma independente. Alguns vão assistir aos jogos em bares ou pubs que transmitem os jogos através de televisão. Outros torcedores, chegam a serem sócio-torcedor do seu time favorito, onde pagam uma anualidade, ou mensalidade para terem descontos e acessos aos jogos do time como equipe mandante. Essa proporção depende de vários fatores, incluindo as conquistas do clube e o grau local do entusiasmo pelo futebol. Existem os torcedores mais aficionados que são organizados em grupos apoiadores oficiais ou não-oficiais. Estas associações de adeptos são criadas para organizar o incentivo, contudo, também podem provocar atos de vandalismo e brigas. Estes últimos por vezes possuem mais energia: Alguns clubes têm vários grupos de torcedores, por vezes, mais de dez. Entre esses grupos de adeptos, alguns torcedores usam desse fato para praticarem crimes, e residem principalmente no uso da violência, característica deste último. De acordo com o meu livro Almanaque do Futebol Sport TV, de autoria dos jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.

O extremismo, na sociedade , refere-se a doutrinas ou modelos de ação política que preconizam soluções extremas, radicais e revolucionárias, para os problemas sociais.

Acompanho futebol desde a minha infancia. Ainda em meados da década de 1980. Também sou torcedor do São Paulo desde que me entendo por gente.

Nos 11 anos e 08 meses, em que trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, eu comprei dois livros , duas camisas licenciadas e copos licenciados do São Paulo Futebol Clube.

Em 2007, após o São Paulo conquistar o pentacampeonato brasileiro, e o Corinthians ser rebaixado. De passagem, vi no Facebook a época, um grupo do São Paulo, que dizia para se gravar um vídeo pisoteando a camisa do Corinthians, e depois mandar para um (a) amigo (a) corintiano (a).

Á época, ignorei, pois naquela tempo, eu já achava que não havia necessidade de se chegar a extremos ,para se demonstrar o sentimento de torcedor (a). Durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), convivi com colegas com diveresa visões de mundo durante os meus estudos.

Após os tempos que vivemos no Brasil após as eleições em 2018, aprendi que não precisamos chegar a extremos, para manifestarmos nossos sentimentos.

Meus familiares e amigos, sabem do meu sentimento pelo São Paulo Futebol Clube. Contudo, para demonstrar meu sentimento pelo São Paulo, não há necessidade de se chegar a extremos.

Se em 2007, após o pentacampeonato nacional do São Paulo e o rebaixamento do Corinthians, eu tivesse gravado um video pisoteando a camisa do Corinthians, e mandado a amigos (as) corintianos (as), eu estaria agindo como um extremista, e não como um são paulino.

Meu sentimento pelo São Paulo Futebol Clube, não precisa chegar a extremos radicais. Meu sentimento pelo São Paulo, foi demonstrado de maneira saudável, quando fiz visita monitorada ao estádio Cícero Pompeu de Toledo e a sala de troféus do clube.

Meu sentimento pelo São Paulo, foi demonstrado com a minha fidelidade, nos 09 anos sem troféus, entre 2012 á 2021. Meu sentimento pelo São Paulo Futebol Clube, não precisou chegar a extremos tão radicais.

Meu sentimento pelo São Paulo, foi demonstrado no meu consumo de produtos licenciados do clube, na loja oficial do São Paulo, no Shopping Ibirapuera. 

Os dois livros sobre o São Paulo, foram comprados por mim, justamente no período de 09 anos sem troféus. Meu sentimento pelo São Paulo Futebol Clube, não precisa chegar a extremos radicais.

Minha visita monitorada ao estádio Cícero Pompeu de Toledo e a salda troféus do São Paulo, foi feita justamente no período de 09 anos sem troféus. 

Confira agora, no site campeões do futebol, a história, títulos, e curiosidades de vários clubes no Brasil.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem: Facebook São Paulo FC.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário