Caro (a) leitor (a) Na postagem de 21 de Março, eu havia abordado, que a atuação de Ayrton Senna, no Grande Premio de Portugal em 1985, havia sido superior á atuação no Grande Premio da Europa em 1993.
Os especialistas, consideram a vitória de Ayrton Senna, no Grande Premio da Europa em 1993, é tido por especialistas, como a "maior primeira volta da história".
Caro (a) leitor (a). Não sou especialista em automobilismo. Minha única formação academica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Acompanho automobilismo há 40 anos, apenas como um telespectador. Em Portugal em 1985, a atuação de Ayrton Senna, me impressionou pelop controle de pista, que foi demonstrado pelo brasileiro em uma tempestade.
Mesmo debaixo de uma tempestade, Ayrton Senna conduziu a corrida de ponta á ponta, com absoluta técnica e habilidade. Em uma tempestade, Senna teva uma técnica assombrosa para não errar um milímetro sequer. Vencendo a corrida de ponta á ponta sob uma fortíssima tempestade, com uma volta de vantagem sob o terceiro colocado Patrick Tambay, e também sob o quarto colocado Elio de Angelis.
Não contexto os especialistas, sob a corrida de "volta perfeita" no Grande Premio da Europa em 1993. Mas em nivel de controle de pista, a atuação de Ayrton Senna no Grande Premio de Portugal em 1985, me impressionou mais.
Confira as atuações de Ayrton Senna em Portugal 1985 e na Europa em 1993, e tire você suas próprias conclusões.
" A primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio de Portugal em 1985
No aniversário de Ayrton Senna, eu trago sua primeira vitória no Grande Premio de Portugal em 1985. Uma atuação expendida sob fortíssima chuva. A atuação de Ayrton Senna, no Grande Premio de Portugal em 1985, supera até sua vitória no Grande Premio da Europa em 1993.
Acompanho a Fórmula 1 desde 1983. Na minha opinião, o Grande Prémio de Portugal em 1985, foi a melhor atuação da carreira de Ayrton Senna. Na minha lista, a atuação de Ayrton Senna em Portugal 1985, supera inclusive a de Donington Park, no Grande Prêmio da Europa em 1993.
Nos treinos classificatórios, Senna deu um show ao conseguir uma volta voadora nos últimos instantes e cravar um tempo de 1:21.007 contra 1:21.420 do francês Alain Prost, que tinha em sua McLaren o melhor carro do grid e ainda assim Ayrton foi quase 1 segundo mais rápido que o francês, na segunda fila tivemos pela ordem o finlandês Keke Rosberg com a Williams Honda e o italiano Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus e na terceira fila tivemos o italiano Michelle Alboreto com sua Ferrari e o inglês Derek Warwick com a Renault.
No dia da corrida chovia muito no circuito de Estoril, na largada Senna foi perfeito e manteve a ponta, com uma pilotagem perfeita ia mantendo o carro debaixo de uma tempestade abrindo vantagem para seus adversários nas primeiras voltas. Na terceira volta o francês François Hesnault abandona com seu Brabham BMW por problemas elétricos, enquanto o também francês Philippe Allot roda com seu RAM HART e dá adeus a corrida.
Já na quarta volta, é a vez do italiano Riccardo Patrese abandonar com seu Alfa Romeo também por causa de uma rodada, na frente Senna seguia soberano e ia abrindo vantagem sobre os demais enquanto a chuva ia aumentando. Na volta de número 12 seria a vez do também italiano Pierluigi Martini abandonar com sua Minardi Ford também por uma rodada, aliás o mesmo motivo que levaria o austríaco Gerhard Berger a abandonar no final da mesma volta com sua Arrows BMW.
Enquanto isso, Senna seguia soberano na frente e na volta de número 15 faria a volta mais rápida da corrida com o tempo 1:21.007. O brasileiro seguia dando um show debaixo de chuva que sempre foi uma de suas marcas registradas na carreira, na volta de número 15 o também francês Jacques Laffite abandona com sua Ligier Renault por problemas nos pneus, na volta seguinte o campeão mundial de 1982 Keke Rosberg roda com seu Williams Honda e também dá adeus a corrida, três voltas depois é a vez do também italiano Mauro Baldi também dar adeus rodando com sua Spirit Hard, na frente Senna ia fazendo uma corrida à parte seguindo absoluto na liderança da prova guiando como um veterano sob forte chuva.
Já na volta de número 20 seria a vez de o inglês Martin Brundle abandonar por problemas de transmissão em sua Tyrrell Ford, na volta de número 28 o belga Thierry Boutsen e o também brasileiro Nelson Piquet também abandonam, na volta de número 30 o francês Alain Prost conhecido como “professor” roda na chuva e também dá adeus.
Já Senna ia reinando absoluto na frente, e sua vitória teria que ser grandiosa como realmente foi de fato, ele ia dando uma aula de pilotagem na chuva e ia guiando para a sua primeira vitória na Fórmula 1, e assim seguiu até a bandeirada final, quando o brasileiro venceu com 1 minuto de vantagem para o segundo colocado o também italiano MIchele Alboreto que tinha na sua Ferrari um carro mais veloz, para o terceiro colocado o também francês Patrick Tambay da Renault e para o quarto colocado o também italiano Elio de Angelis (companheiro de Senna na Lotus), a vantagem de Ayrton foi de simplesmente uma volta, enquanto o também inglês Nigel Mansell com sua Williams Honda terminou duas voltas atrás do vencedor ,na quinta colocação.
Assim, a Fórmula 1 via a confirmação de uma nova estrela, e o Brasil via um novo campeão mundial em alto potencial, após os igualmentes excepcionais Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, talvez foram performances como essas e algumas outras que fizeram Ayrton Senna da Silva ser eleito pelos seus próprios pares o maior piloto da história, quinze anos após sua morte, em 1994."
"A espetacular vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Europa em 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário