Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.
Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.
O Campeonato Paulista (11.403) e o Carioca (9.797) apresentaram médias superiores aos outros dezoito Estaduais que iniciaram em janeiro. De acordo com a Pluri Consultoria.
No Campeonato Brasileiro, o Estado de São Paulo tem 33 títulos, contra 17 títulos do Estado do Rio de Janeiro. Comecei a acompanhar futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980.
Desde a minha infância, eu me recordo o quanto os clubes do Eixo Rio São Paulo, davam enorme visibilidade aos jogadores. O Eixo Rio São Paulo, desde a minha infância, era a maior vitrine para craques, e também pseudo craques.
E o campeonato paulista e o campeonato carioca, sempre reproduziam esta enorme vitrine, para craques e pseudo craques. A tradição sempre falou alto no futebol. Desde que eu me recordo.
Confira todos os campeões estaduais no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário