Uma superpotência é um Estado com uma posição dominante caracterizada por sua extensa capacidade de exercer influência ou poder em escala global. No futebol, uma superpotência, é um clube esportivo, que exerce poder financeiro e político, impondo sua geopolítica esportiva em escala global, perante todos os demais clubes do planeta.
A Inglaterra iniciou o ano mantendo sua primeira posição no ranking de países com as cestas de jogadores mais valiosas do mundo. Segundo o site oficial da pluri consultoria.
Premier League se torna o primeiro campeonato nacional de clubes a ultrapassar €10 Bi em valor de mercado. Segundo o site oficial da pluri consultoria.
"Geopolítica entre os clubes de futebol, é algo para designar tanto a prática quanto a influencia de poder financeiro e político na sua relação com os demais clubes esportivos no mundo .Esse campo do conhecimento se dedica ao exercício do poder financeiro e político dos clubes esportivos mais abastados em termos de influencia sobre os demais clubes esportivos no planeta.
Os clubes europeus, são a maiores geopolíticas entre os clubes esportivos no futebol mundial. E sendo assim leitor (a). Por terem maior influencia política e econômica, irão ditar a geopolítica organizacional entre os clubes esportivos no planeta.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C.
O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento[8] onde os países relevantes se integram para dar força ao capital transnacional. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano, estão ligados à globalização.
A globalização no futebol mundial, foi acelerada com a Lei Bosman em 1995. Lei Bosman, que acabou com o limite de jogadores extra comunitários nos campeonatos nacional da Europa.
Com a aceleração da globalização, todos os clubes no mundo (incluindo os clubes brasileiros), triplicaram suas respectivas receitas. Os direitos de transmissão nos campeonatos em todo o mundo, foram negociados com valores triplicados á partir da década de 2000.
Contudo, com receitas triplicadas, e sem limite de jogadores extra comunitários nos seus campeonatos nacionais, os maiores clubes da Europa, dominaram em massa a geopolítica entre os clubes no futebol mundial.
E certo que tal domínio prevalecerá leitor (a).
Confira os clubes que venceram campeonatos nacionais no planeta, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
c |
Nenhum comentário:
Postar um comentário