quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Uma questão.

Confira a noticia no UOLhttps://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/10/31/botafogo-mudanca-serie-b-final-libertadores.htm

Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é um grupo de pessoas formado com o propósito de praticar desportos, sendo por vezes conhecidos através do nome sociedade desportiva ou associação desportiva.

Os clubes desportivos variam de organizações sem fins lucrativos ou empresa que possuem uma estrutura e equipas, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam vários desportos, sejam eles individuais ou coletivos.

Os clubes amadores podem jogar com outros clubes semelhantes ocasionalmente, assistidos principalmente por familiares e amigos. Já as grandes organizações comerciais com jogadores profissionais têm equipas que competem regularmente contra outros clubes, conseguindo atrair por vezes grandes multidões de espectadores pagantes. Os clubes podem ser dedicados a uma única modalidade ou a vários desportos (clubes multiesportivos)

O movimento Turners de Friedrich Ludwig Jahn , realizado pela primeira vez no Volkspark Hasenheide em Berlim em 1811, deu origem aos clubes desportivos modernos

Os clubes desportivos maiores são caracterizados por terem departamentos profissionais e amadores em vários desportos, como futebol, basquetebol, futsal, voleibol, andebol, hóquei em patins, polo aquático, rugby, atletismo de pista e campo, boxe, beisebol, críquete, ciclismo, tênis, remo, ginástica e outros, incluindo desportos menos tradicionais, como airsoft, paintball, bilhar, boliche, e-sports ou orientação. As equipas e atletas pertencentes a um clube desportivo podem competir em várias ligas, campeonatos e torneios diferentes usando as mesmas cores do clube e usando o mesmo nome do clube, compartilhando também a mesma base de adeptos, funcionários e instalações do clube.

Muitos clubes desportivos profissionais têm um sistema de associados em que os torcedores afiliados pagam uma taxa de anuidade. Nesses casos, os torcedores se tornam elegíveis para assistir às partidas e exibições do clube em casa durante toda a temporada e têm o direito de praticar quase todos os tipos de desporto nas instalações do clube. Taxas de associados registrados, bilhetes dos jogos, contratos de patrocínio, merchandising de equipa, direitos de TV e taxas de transferência de atletas/jogadores são geralmente as principais fontes de receita e financiamento do clube desportivo

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposto por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021

 Uma  diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais quatro anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. Segundo os especialistas nos veiculos de imprensa no Brasil.

Em 6 de dezembro de 2021, o Cruzeiro foi a primeira associação sem fins lucrativos a trocar o seu CNPJ para Sociedade Anônima do Futebol.[5] Em 18 de dezembro de 2021, o Cruzeiro também se tornou a primeira SAF que assinou um pré-contrato, ao aceitar a oferta vinculante do ex-jogador pentacampeão do mundo Ronaldo Nazário, por 90% do clube mineiro,[6] tendo 120 dias para concluir a compra. O Cruzeiro acreditava que seria o pioneiro do modelo no Brasil,[8] mas os mineiros atrasaram em várias burocracias na afobação, como na falta de transparência das dívidas ao comprador, adiando a aprovação interna da venda e até colocando a assinatura definitiva de Ronaldo em risco "Tecnicamente, sim. No contrato, há essa saída. Mas está longe da minha cabeça, do meu pensamento desistir do projeto". Em 14 de março, houve um conselho entre Ronaldo e os dirigentes da equipe celeste, com o ex-jogador pedindo mais garantias para fechar a compra, o que foi determinante para o ex-jogador assinar a compra definitiva do clube mineiro em meados de abril e aceitando de vez o desafio de salvar o Cruzeiro da extinção.

SAF é meio e não fim. Se os 20 clubes da Série A se tornarem SAFS, vamos ter quatro rebaixadas. Ser uma SAF não significa que o clube está imune à crise. É uma sociedade anônima. As empresas quebram. O risco de você ter uma SAF é porque pode quebrar se for mal gerida ou se não houver recursos comprovados por parte do investidor.

Confira a reportagem do UOLhttps://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rafael-reis/2023/10/30/boca-e-rico-clube-fatura-mais-que-o-flu-mas-menos-que-top-3-brasileiro.htm

Há clubes que precisam de SAFS. Outros não. SAFS não são a solução para todos os clubes.

O Vasco da Gama. Por exemplo. Tem problemas com sua SAF.

Mas. O Botafogo . Outrora a beira da extinção. Vem sendo bem sucedido.

Confira no Site Campeões do Futebol. A História do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatashttps://www.campeoesdofutebol.com.br/botafogorj_capa.html

Imagem ; Site Oficial do Botafogo 



 




 


 

 



 


Flamengo leva gol no fim e empata com Internacional pelo Campeonato Brasileiro.

 Internacional e Flamengo empataram 1 a 1 na noite de ontem , no Beira-Rio, em jogo atrasado da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro . O Fla abriu o placar com Carlos Alcaraz, de pênalti, no último lance do primeiro tempo, mas o Inter chegou ao empate com Enner Valencia nos minutos finais da partida. Com o resultado, o Colorado permanece na quinta colocação com 53 pontos, enquanto o Rubro-Negro soma 55 pontos logo acima, em quarto.

                                                   E  a partida ?


Um primeiro tempo muito equilibrado. Os colorados começaram pressionando com três chances claras de gol nos primeiros 20 minutos da etapa inicial.

Os rubro negros responderam nos contragolpes e também tiveram três chances claras de gol. Já nos acréscimos, Thiago Maia furou ao tentar afastar cruzamento e acabou colocando a mão na bola dentro da área. Pênalti cobrado e convertido por Alcaraz para abrir o placar para o Rubro-Negro logo antes do intervalo.

Os colorados pressionavam no segundo tempo e paravam nas grandes defesas de Rossi. Os colorados impuseram uma marcação alta e pressionavam os rubro negros no campo defensivo.

Os rubro negros tiveram chance de ampliar. Mas Alcaraz desperdiçou a chance de matar o jogo. O colorado seguia pressionando e empatou aos 44 minutos da etapa final.

Decretando a igualdade no placar na noite de ontem.

                                                 Conclusão.


Em sua ainda curta carreira de treinador, Filipe Luís soma 37 jogos com 26 vitórias, nove derrotas e dois empates, além de 77 gols marcados e 34 sofridos. Em entrevista ao quadro Abre Aspas do Portal Globo Esporte  em maio, Filipe Luís disse que gosta de um estilo ofensivo: Segundo o Portal Globo Esporte.

Sempre pensei que o treinador tem que falar o menos possível, dar menos pistas possíveis. Mas o meu modelo de jogo é de propor sempre, sair jogando com a bola, posse no campo ofensivo e ataque ao espaço. É um jogo mais vertical neste ponto e baseado muito no último conceito, que é a pressão. A cada adversário que eu jogo, eu quero pressionar sempre para ter a bola, mas isso é muito difícil. Acredito ter a capacidade de fazer isso, por mais que às vezes erre ou acerte. Mas é um modelo baseado principalmente em pressionar e depois um jogo muito agressivo e em direção ao gol. Segundo o Portal Globo Esporte.

Para construir jogo, ss times  de Roger Machado se baseia no nível de pressão do adversário. Quando o rival não marca forte a saída de bola, temos uma equipe buscando o jogo curto numa saída mais sustentada e de aproximação entre defesa e os volantes.


Quando enfrentam  uma marcação pressão mais forte, os volantes  recuam  entre os zagueiros e faz uma saída para  liberdade aos laterais e criar superioridade no setor. Ainda assim, é possível  observar aproximação dos atacantes  por dentro para conseguirem em toques mam is curtos sair da marcação.


Depois de sairem jogando , a fase ofensiva dos time de Roger Machado  tem foco nos jogadores mais adiantados:. O armador do time  busca a bola na defesa e articula as jogadas ofensivas.


Se defendendo, o técnico Roger Machado busca algumas formas de não compremeter os atacantes. Em linha baixa ou média, os jogadores do meio campo cercam o adversário na forma de induzir os erros de passe

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Roger Machado. Se armou melhor na noite de ontem. 

Botafogo perde. Mas confirma classificação a final da Libertadores.

 O Botafogo perdeu por 3 a 1 para o Peñarol, na noite de ontem , no jogo de volta das semifinais, mas confirmou a vaga para a decisão da Libertadores pela primeira vez na História. Jaime Báez, duas vezes, e Facundo Batista fizeram os gols uruguaios. Almada descontou para o Alvinegro, que tinha a vantagem de cinco gols da partida  de ida. O Glorioso enfrentará o Atlético-MG pelo título continental, no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em final inédita da competição.

                                    E  a partida ?

O time uruguaio pressionou no primeiro tempo. Com uma marcação em linha alta, os uruguaios pressionavam os botafoguenses no seu campo defensivo.

Artur Jorge escalou um time misto na noite de ontem. Visando poupar os pendurados do elenco. O Peñarol foi para cima . Aos 30 minutos, Jaime Báez marcou o primeiro dos alvinegros, com um golaço de fora da área no ângulo do gol de John. Apesar da pressão dos donos da casa, os brasileiros foram para o intervalo ainda com quatro gols de lucro.

O segundo tempo foi mais trunacdo. Os botafoguenses souberam segurar melhor a bola e neutralizavam o ataque dos uruguaios na  maior  parte da etapa final.

Os últimos minutos tiveram mais emoção. Mas nada que atrapalhasse os planos do Glorioso na noite de ontem.

                                                                           Conclusões.

Os times de Aguirre adotam uma postura mais conservadora na defesa. Ele gosta de ter uma linha defensiva sempre compacta e rente à área, e não é de usar esquema com três zagueiros. Se o time perde a bola no ataque, existe a tentativa de pressionar na frente, mas se for possível, todos voltam  e fecham  o próprio campo.

Aguirre gosta que essa defesa esteja acompanhada de um meio que pressione  o adversário. É um meio-termo enquanto a defesa fica na proteção, o meio pressiona em busca da posse da  bola. Se rouba a bola, todo o time sai em velocidade  e busca contra-ataques: Aguirre gosta de catela em jogos estratégicos.

As equipes de Artur Jorge gostam de ter a bola, controlando a partida com a posse da mesma. Ao enfrentar times mais fortes, nunca foi verdadeiramente capaz de travar, estrategicamente, a superioridade dos adversários. Trabalha com o método da intensidade e de proximidade com os jogadores

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

O Peñarol. Que é historicamente um dos principais clubes no mundo. Hoje não jogaria primeira ou segunda divisão no Brasil.

Mas o time uruguaio fez uma boa partida na noite de ontem.

Confira a história e títuos do Peñarol entre os principais clubes no mundo. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Cruzeiro vence Lanus com milagres de Cássio e dá respiro a Fernando Diniz.

 O Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana pela primeira vez na história. A equipe brasileira, que havia empatado por 1 a 1 na ida, foi até o estádio La Fortaleza na noite de ontem venceu o Lanús por 1 a 0 com milagres de Cássio e garantiu sua vaga na decisão.

Kaio Jorge marcou o único gol do jogo na Argentina. A vitória não só foi a primeira da equipe sob o comando de Fernando Diniz, como também trouxe alívio ao treinador, que se viu pressionado no cargo após quatro empates e duas derrotas desde sua chegada.

Cássio fez dois milagres quando o jogo ainda estava 0 a 0. O goleiro foi bem em chute de Boggio cara a cara e depois desviou com a ponta dos dedos uma bomba de Marcelino Moreno, que explodiu no travessão.

O Cruzeiro é o 11° time brasileiro a chegar à final da Sul-Americana. São Paulo, Flamengo, Athletico, Fluminense, Internacional, Bragantino, Goiás, Chapecoense, Ponte Preta e Fortaleza também já conseguiram o feito.

                               E o jogo ?

O time argentino foi melhor no primeiro tempo. Com uma marcação alta, os argentinos recuperavam a bola no campo ofensivo e encurralavam os cruzeirenses no campo defensivo.

Os argentinos foram muito mais perigosos durante todo o primeiro tempo. Cássio fez dois milagres e salvou os cruzeirenses nos primeiros 45 minutos.

Os cruzeirenses. Contudo. Cresceram nos últimos cinco minutos do primeiro tempo. E em um contragolpe, abriram o placar no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, os cruzeirenses administraram melhor a partida. Mostrando consistência defensiva, os mineiros foram diminuindo os espaços e anularam o ataque dos argentinos.

Nervosos em campo, os argentinos erravam muitos passes e não conseguiam chegar ao gol de Cássio na etapa final.

Os donos da casa tentaram o abafa nos minutos finais. Mas foram barrados pelo travessão.

                                                                  Conclusões. 

Fernando Diniz é conhecido por ter um estilo de jogo totalmente único, em que os seus atletas gostam de ter a posse de bola, saem jogando desde o campo de defesa e seguem para o ataque agrupados, quase simulando um futsal no campo.[6] Em 2023, após a conquista da Libertadores com o Fluminense, Diniz foi eleito o Treinador Sul-Americano do Ano pelo jornal El País, além de 5º melhor técnico do mundo pela IFFHS

Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem livremente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários.[96] Além disso, há uma constante troca de posições. Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.

O jogo de Fernando Diniz. Requer tempo e treinamento. O que eventualmente compromete um padrão de jogo a curto prazo.

 Confira os 10 maiores clubes da Argentinahttps://www.esportelandia.com.br/futebol/maiores-times-da-argentina/

 Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

O futebol feminino no Brasil.

 A Seleção Brasileira Feminina derrotou a Colômbia por 3 a 1 na noite de ontem , no segundo amistoso entre as duas equipes. Isa Haas, Giovana e Adriana marcaram para o Brasil, enquanto Caicedo descontou para as colombianas. O jogo foi disputado no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). 

A seleção canarinho teve uma boa partida na noite de ontem. Jogando de forma ofensiva, as brasileiras souberam se impor na maior parte de jogo, sobretudo com muita qualidade técnica na saída de jogo.

As brasileiras variavam as trocas de passes entre o meio campo e os flancos. Para isso, Tarciane, Duda Sampaio e Kerolin davam sustentação ao meio campo.

A seleção vem mantendo o excelente nível técnico que apresentou nos últimos jogos olímpicos. O que alimenta a expectativa de bons resultados.

                                                                             Ponderações necessárias. 

O  futebol feminino evoluiu técnica e taticamente nos últimos anos  Hoje, a modalidade se iguala nesses quesitos aos time masculinos.

Estão aparecendo excelentes jogadoras no futebol feminino. Excelentes jogadoras estão aparecendo no campeonato nacional sub 18 promovido pela CBF. No entanto,  é preciso ter paciência, já que o no futebol feminino começou de cima para baixo.

Os campeonato nacionais e estaduais no futebol feminino, deixam nossas jogadoras com maior preparo para as competições mundiais. Nossa jogadoras, vão direto para a seleção principal, sem que passe por seleções de base.

Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva.
No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou domínio de bola e o cabeceio.
A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelência para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais adversário.
O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor posicionados dentro do campo de jogo.
O passe á habilidade técnica, executada com extrema perfeição, sendo muito importante para o funcionamento técnico, tático e periférico de uma equipe de futebol nos seus 90 ou 120 minutos de bola rolando.
O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.
O domínio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilíbrio e usa visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.
O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.
O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Em nível de concepção técnica e tática. O futebol feminino se nivelou aos times masculinos.

Confira os campeões do futebol feminino. No Site Campeões do Futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/futebol_feminino.html


Imagem ; Lance .








 


 


 

Atlético MG segura pressão no Monumental de Nunez e vai a final da Libertadores.

O Atlético-MG soube administrar a vantagem de  3 a 0 construída no jogo de ida, segurando um empate por 0 a 0 com o River Plate em Buenos Aires e calou os argentinos ao carimbar seu retorno à final da Libertadores depois de 11 anos.

O abarrotado Monumental de Nunez não foi páreo para o Galo. O time atleticano teve organização tática no primeiro tempo e contou com as defesas de Everson no segundo tempo para manter o empate sem gols. Com Scarpa e Deyverson, os mineiros carimbaram a trave e exigiram boas defesas de Armani.

A decisão da Libertadores terá, se não houver milagre, dois brasileiros: o Botafogo, que goleou o Peñarol por 5 a 0 na semana passada, joga nesta quarta (30) para confirmar sua vaga.

                                    E  a partida ?


Os argentinos tentaram pressionar . Mas os atleticanos mostraram muita consistência defensiva. Os atleticanos souberam dominar o jogo com duas linhos de cinco jogadores entre a defesa e o meio campo.

Diminuindo os espaços, o time mineiro conseguiu neutralizar os argentinos nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, os argentinos melhoraram muito no aspecto ofensivo. Com um toque de bola envolvente, os argentinos exigiram três grandes defesas do goleiro Everson na etapa final.

Por outro lado, os atleticanos também tiveram mais espaços na defesa portenha. Gustavo Scarpa chegou a acertar a trave na segunda etapa.

Mas os atleticanos não tiveram erros no posicionamento. Segurando o empate que lhe valeu a classificação na noite de ontem.

                                   Conclusão.

Apesar da variação de esquemas, Gallardo tem uma ideia de jogo muito clara. Seus times são ofensivos e, em geral, marcam com agressividade para recuperar a bola; e quando tem a posse, executa ataques posicionais.

Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.

Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos. Segundo o site Sofascore.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Os times tem padrão de jogo com seus respectivos treinadores. Mas os atleticanos tem maior qualidade técnica que o time argentino. 

 Confira aos 10 maiores clubes na Argentinahttps://www.esportelandia.com.br/futebol/maiores-times-da-argentina/

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html






 

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Barbaríe.

 Clubes são coniventes com torcidas cuja prioridade é a violência contra adversários

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) vai investigar a emboscada que a Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, realizou na madrugada de domingo contra um ônibus que transportava membros da Máfia Azul, torcida uniformizada do Cruzeiro. A ação criminosa, que se presume tenha sido uma vingança por um ataque da Máfia Azul contra a Mancha Alviverde, resultou em 1 morto e 20 feridos, todos cruzeirenses. Não se espera outra coisa de delinquentes travestidos de torcedores, mas não deixa de espantar a reação burocrática dos clubes envolvidos, que deveriam ter todo o interesse em se desvincular dessa barbárie. Talvez não tenham coragem para tanto.

Em um exercício de desfaçatez, a outrora Mancha Verde, que mudou de nome justamente para driblar seu histórico de extrema violência, divulgou nota na qual diz ser injustamente apontada pela ação criminosa, uma vez que um grupo com mais de 45 mil associados não pode ser condenado por “ações isoladas de cerca de 50 torcedores”. Mas o que chamou mesmo a atenção foi o comunicado lacônico do Palmeiras, que se limitou a repudiar a violência e pedir que as autoridades investiguem e punam os culpados.

O Palmeiras poderia ter aproveitado a oportunidade não só para salientar que não se sente representada por esses “torcedores”, como também para banir a organizada de seus jogos, tendo em vista que não foi o primeiro crime que seus integrantes cometem. A julgar pelo comunicado palmeirense, é mais provável que a Mancha, faça o que fizer, continuará a ter salvo-conduto.

Recorde-se que há tempos o Palmeiras está às turras com a Mancha, mas não em razão da violência da torcida, e sim porque o clube havia contratado um diretor que a organizada dizia ser corintiano.

É crucial que os clubes parem de financiar “torcedores” que, além de promoverem barbaridades contra rivais, reiteradamente aterrorizam atletas e treinadores – não raro com a cumplicidade velada dos próprios dirigentes.

Às organizadas, se realmente desejam ser vistas como torcidas, basta que não promovam atos violentos. De nada adianta afirmar, como agora faz a Mancha, tratar-se de “ações isoladas”, quando tais ações são frequentes e fartamente documentadas.

E há ainda a incapacidade das autoridades, que, se tivessem agido preventivamente, não teriam agora de investigar mais uma morte. Obviamente indefensável, o revide da Mancha Alviverde à Máfia Azul era previsível desde que, dois anos atrás, a organizada cruzeirense agrediu membros da Mancha, entre os quais o atual presidente da uniformizada palmeirense, na mesma Fernão Dias que foi agora palco da emboscada letal.

Por um tempo, a solução encontrada pelo poder público em São Paulo para a violência das torcidas foi o banimento das organizadas dos estádios. Agora, elas podem entrar, mas, nos confrontos entre times paulistas, só têm ingresso os torcedores do time da casa. Tais providências são a prova da rendição do Estado e dos clubes de futebol à incivilidade de alguns torcedores, dentro e fora dos estádios. O Editorial do Jornal Estado de São Paulo.




DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

Seção I


Do Ministério Público

Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.


§ 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.


§ 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.


§ 3º O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.


§ 4º Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º.


§ 5º Se a proposta orçamentária de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do § 3º, o Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual.


§ 6º Durante a execução orçamentária do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de créditos suplementares ou especiais.


Art. 128. O Ministério Público abrange:


I – o Ministério Público da União, que compreende:


a) o Ministério Público Federal;


b) o Ministério Público do Trabalho;


c) o Ministério Público Militar;


d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;


II – os Ministérios Públicos dos Estados.


§ 1º O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.


§ 2º A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.


§ 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.


§ 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.


§ 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:


I – as seguintes garantias:


a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;


b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;


c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;


II – as seguintes vedações:


a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;


b) exercer a advocacia;


c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;


d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;


e) exercer atividade político-partidária;


f) receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.


§ 6º Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V.


Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:


I – promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;


II – zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição , promovendo as medidas necessárias a sua garantia;


III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;


IV – promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição ;


V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;


VI – expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;


VII – exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;


VIII – requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;


IX – exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.


§ 1º A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas neste artigo não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.


§ 2º As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição.


§ 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.


§ 4º Aplica-se ao Ministério Público, no que couber, o disposto no art. 93.


§ 5º A distribuição de processos no Ministério Público será imediata.


Art. 130. Aos membros do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposições desta Seção pertinentes a direitos, vedações e forma de investidura.


Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo:


I – o Procurador-Geral da República, que o preside;


II – quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada uma de suas carreiras;


III – três membros do Ministério Público dos Estados;


IV – dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça;


V – dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;


VI – dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.


§ 1º Os membros do Conselho oriundos do Ministério Público serão indicados pelos respectivos Ministérios Públicos, na forma da lei.


§ 2º Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo-lhe:


I – zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;


II – zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos Estados, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência dos Tribunais de Contas;


III – receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público da União ou dos Estados, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção ou a disponibilidade e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;


IV – rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de membros do Ministério Público da União ou dos Estados julgados há menos de um ano;


V – elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.


§ 3º O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes:


I – receber reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministério Público e dos seus serviços auxiliares;


II – exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e correição geral;


III – requisitar e designar membros do Ministério Público, delegando-lhes atribuições, e requisitar servidores de órgãos do Ministério Público.


§ 4º O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiará junto ao Conselho.


§ 5º Leis da União e dos Estados criarão ouvidorias do Ministério Público, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público.


Seção II


Da Advocacia Pública

Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.


§ 1º A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.


§ 2º O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.


§ 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.


Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.


Parágrafo único. Aos procuradores referidos neste artigo é assegurada estabilidade após três anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante os órgãos próprios, após relatório circunstanciado das corregedorias.


Seção III


Da Advocacia

Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.


Seção IV


Da Defensoria Pública

Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.


§ 1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.


§ 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.


§ 3º Aplica-se o disposto no § 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.


§ 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal.


Art. 135. Os servidores integrantes das carreiras disciplinadas nas Seções II e III deste Capítulo serão remunerados na forma do art. 39, § 4º. De acordo com o autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constiutuição Federal do Brasil, e também segundo dados oficiais do Senado Federal.

O conservadorismo é uma corrente de pensamento que visa promover a manutenção dos valores, práticas e a manutenção das instituições e dos valores tradicionais da sociedade.

O conservadorismo, na sua essencia, valoriza as tradições, a hierarquia, a autoridade e os direitos de propriedade privada. O conservadorismo, tem como foco, a continuidade, se opondo as políticas progressistas e revolucionárias.

Um conservador, na sua essencia, defende a manutenção do status quo, ou o retorno aos valores de uma época passada. O conservadorismo político, é algo relacionado com as políticas de direita, na defesa da propriedade privada, da acumulação de capital, da riqueza pessoal e do individualismo.

O conservadorismo político, visa impedir que qualquer mudança aconteça em uma sociedade. O conservadorismo político, é algo que visa impedir quaisquer mudanças de caráter revolucionário, que venham ter repercussões institucionais profundas e imediatas, tanto no país, quanto na sociedade como um todo.

Em relação as mudanças sociais, o conservadorismo político, é algo que entende que as mudanças sociais precisam acontecer á partir das instituições tradicionais e nunca contras elas.

O conservadorismo político, é algo que interpreta que a tradição, a escola, a família e a religião, devem ser as bases da sociedade em qualquer país no mundo. 

O conservadorismo político, é algo que interpreta que as mudanças sociais, somente devem ser acontecer de maneira gradual e moderada, sem afetar a manutenção dos valores da civilização, como a família, a escola e a religião.

O conservadorismo tradicional, é a uma corrente a direita que defende as manutenções da autoridade, da ordem, das tradições em uma sociedade.

O conservadorismo enaltece a hierarquia como o seu pensamento no campo social . Já no campo da economia, o conservadorismo defende como os valores sócio econômicos, as seguintes vertentes:

01 ) O conservadorismo econômico que favorece os interesses dos donos do capital privado no Estado.

02) O conservadorismo econômico voltado totalmente ao controle de gastos, em nome de uma austeridade economica.

03) O conservadorismo econômico defende uma hierarquia social baseada em uma sociedade de classes. Sendo assim. O conservadorismo econômico, tem uma total resistência contra quaisquer programas sociais.

O conservadorismo também defende uma não separação entre a religião e o estado. O conservadorismo tradicional, defende uma hierarquia social, com uma sociedade em que se baseie as questões de raça, cor, gênero, etnia, etc...

O conservadorismo defende que os direitos humanos não são prioritário a em uma sociedade  Como uma forma de manter instituições consideradas sagradas e tradicionais. Tais como religião, família e escola, por exemplo.

Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro.

A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.

Na Barbarie Social, indivíduos de determinado grupo social ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria.

O Estado e seus Poderes servem para ordenar a vida social, a barbárie social começa quando há a quebra das leis ou substituições por decisões aleatórias tomadas pelos próprios cidadãos, sem o apoio da justiça constitucional.

A legislação é o conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação á ciência das leis que determina o império jurídico em uma determinada sociedade. A legislação e a totalidade das leis em um Estado ou de determinado ramo do direito.

A lei é um preceito emanado de um autoridade soberana. A lei é um preceito dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil. A lei é uma ciência que determina as regras e as normas de vida dentro de uma sociedade. A lei é uma relação constante e necessária entre os fenômenos ou entre as causas e os efeitos em uma sociedade. A lei é um preceito e uma norma do direito moral. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Estado de Direito é um situação jurídica ou um sistema institucional, no qual cada um e todos estão submetidos ao império do direito. O Estado de Direito é ligado ao respeito as normas jurídicas e aos direitos fundamentais.

O Estado de Direito é uma instituição jurídica no qual até mesmo os mandatários políticos estão submetido ao império das leis que estarão vigorando no país. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

 Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

Veja bem leitor (a). Não tenho formação em Direito. Tão pouco tenho formação em Direito Constitucional. Minha única formação acadêmica, á habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, como jornalista, cidadão e torcedor, acho que o Brasil deveria aplicar as leis no seu império jurídico, aonde se vise combater a criminalidade e violência nos estádio de futebol país afora.

Sou torcedor do São Paulo, entretanto, não frequento estádio de futebol em hipótese alguma. Como torcedor do São Paulo, eu comprei dois livros sobre os títulos do meu clube de coração.

Como torcedor do São Paulo, também fiz uma visita agendada ao estádio do clube e sua sala de troféus. Mas, entretanto, somente vou frequentar estádios de futebol quando houver a mínima segurança.

Mas vamos ao x da questão. É no mínimo estranho que esses “torcedores” tenham acesso tão fácil aos centros de treinamento de todos os clubes, pois há de se convir que as torcidas organizadas ganham ingresso dos dirigentes para jogos dentro e fora dos respectivos estádios, então existe um esquema que impede que se tomem providências para a solução desse problema .

Eu me lembro que na Inglaterra, nos anos 80, o futebol tinha um sério problema com os hooligans, que faziam exatamente as mesmas coisas que as nossas torcidas organizadas fazem aqui no Brasil.

Mas lá as autoridades tiveram vontade de acabar de vez com esse problema, e os chamados hooligans começaram a ser processados e presos. Com isso, o futebol inglês passou por uma grande transformação e hoje tem o melhor campeonato do mundo.

Se analisarmos a estrutura, lá na Inglaterra se qualquer cidadão invadir um centro de treinamento, ele irá responder por isso. Já aqui no Brasil, apesar de os jornais mostrarem casos absurdos de mortes nos estádios quase todos os dias, estranhamente nada é feito pelas nossas autoridades para sanar a questão. A pergunta é: por que?

Vejam bem, amigos. Como já postei em outros textos, tenho sido um são-paulino que vem sofrendo muito com os elencos que as últimas diretorias do meu clube de coração tem montado nos últimos anos. Mas eu durante a tarde estou trabalhando. Ou seja: eu não tenho tempo e nem cabeça pra pensar em invadir nenhum centro de treinamento.

A Inglaterra é o maior exemplo de que o problema das organizadas é totalmente solucionável. Basta ter vontade para resolver essa questão, e acabar com a praga da impunidade. Com toda a certeza o dia em que isso acontecer, alguma pessoa que invade centro de treinamento ou agredir alguém no estádio, irá pensar duas vezes antes de cometer o ato, pois ela sabe que irá ser responsabilizada por isso.

Confira a história e títuos do Peñarol entre os principais clubes no mundo. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem ; CNN Brasil. 





 



Questão.

A vitória de Rodri e derrota de Vini Jr. como melhor jogador no Troféu Bola de Ouro na noite de ontem  foi controversa e gerou polêmica. Antes mesmo da cerimônia, a imprensa europeia  já indicava que o brasileiro perderia o prêmio para o espanhol.

A ausência de jogadores e representantes do Real Madrid na cerimônia, em protesto contra o resultado, aumentou ainda mais a polêmica. Vinicius Jr. teve uma temporada excepcional  pelo Real Madrid, em que conquistou a La Liga e a Champions League, com atuações geniais  em ambas as competições. Sua velocidade, habilidade técnica  e capacidade de marcar gols o consolidaram como um dos melhores atacantes do mundo.

Enquanto isso, Rodri foi fundamental na conquista da tríplice coroa pelo Manchester City (Premier League, Champions League e FA Cup) e também teve papel crucial na vitória da Espanha na Eurocopa de 2024. Seu desempenho consistente, inteligência tática e capacidade de controlar o meio-campo foram seus grandes trunfos.

                       Vejam os números de Vinicius Junior e Rodri na temporada 2023/ 2024

Rodri disputou 58 jogos na temporada 2023/24, sendo 12 a mais que Vini Jr. O volante do City foi titular em absolutamente todas as partidas de que participou, enquanto o brasileiro começou no banco cinco vezes. De acordo com o site especializado  O Gol.

O meio campista espanhol balançou a rede menos vezes e teve menor participação em gols que o brasileiro, mas deu mais assistências. Vini marcou 26 gols e deu dez  assistências, enquanto Rodri anotou 12 e deu 13 assistências,   . O atacante de 24 anos inclusive, levou a melhor no "confronto direto" entre eles, sendo um dos nomes da classificação merengue sobre o City nas quartas da Champions.

Vini Jr liderou o Real ao título da Liga dos Campeões e do Espanhol, mas falhou com a seleção. O atacante brasileiro foi protagonista e eleito o melhor jogador da última edição da Champions. Com a camisa canarinho , não conseguiu emplacar e amargou a eliminação na Copa América.

Rodri, por sua vez, foi peça fundamental para a Espanha vencer a Euro e também se sagrou campeão Inglês, assim como do Mundial. O volante de 28 anos também foi eleito como o jogador com o maior impacto da última temporada, segundo estudo do Cies (Observatório Internacional do Futebol).

A inteligência tática é a capacidade de visualizar, entender, processar a informação e daí conseguir uma melhor tomada de decisão para cada situação instantânea do jogo, não somente no aspecto defensivo mas também, e cada vez mais, no aspecto ofensivo

A Inteligência Estratégica é a capacidade de planeamento, de antecipar a ação, de saber onde se deve chegar é a capacidade de estar preparado para um  imprevisto, de saber o que fazer , Mesmo em situações impossíveis.

                            Conclusão.


O meio campista Rodri tem níveis bem diferenciados  de inteligência tática. É um jogador completo e moderno no futebol atual.

Mas Vinicius Junior tem muito mais talento e maior Inteligência Estratégica . Além de ser um craque.

Ao meu ver. Vinicius Junior foi injustiçado na Bola de Ouro. Vinicius  Jr perdeu a Bola de Ouro por algo muito forte  do extracampo. Se as opções eram ficar calado e ganhar ou se manifestar contra o racismo e perder. A escolha do craque brasileiro foi lutar pela causa que mais importava. Ou seja. A luta contra o racismo. Algo que historicamente incomoda os europeus. 


 Imagem . CNN Brasil 



 

Santos vence Ituano e se aproxima da Série A do Campeonato Brasileiro.

 O Santos conquistou mais uma vitória importante em busca do retorno a primeira divisão  do Campeonato Brasileiro  e também do  título da Série B. O time comandado por Fábio Carille venceu o Ituano, no Novelli Júnior, 2 a 0, com gols de Serginho e Guilherme, na noite de ontem , e se manteve na liderança , agora com 62 pontos. O time de Itu, por sua vez, continua na zona de rebaixamento, em 18º, com apenas 34.

                                   E  a partida ?

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

O Ituano teve maior iniciativa. O time de Itu teve maior posse de bola e troca de passes. Mas o time santista se impôs sem maiores dificuldades.

Com marcação em linha média. O time santista roubava a bola no meio campo e criou as melhores chances de gol nos contragolpes.

Chegando aos gols da vitória sem maiores sustos na noite de ontem.

                                                                           Necessárias ponderações.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos. Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.

Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.

O curso de Jornalismo é uma formação acadêmica voltada para a preparação de profissionais que atuarão no universo da comunicação, especialmente no campo da produção, edição e difusão de notícias e informações. Esta área é fundamental na sociedade contemporânea, pois desempenha um papel crucial na construção e na disseminação do conhecimento, além de promover a transparência em diversos setores.

Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

No âmbito das teorias do jornalismo, objetividade é a inteligibilidade e identificação de uma subjetividade, ou seja, o processo pelo qual uma informação adquirida por meio de uma experiência se torna palpável a um número considerável de pessoas, quando estas passam a reconhecer a informação em sua vivência e a utilizem como parâmetros para sua ação social. É recorrente a discussão sobre a oposição entre objetividade e subjetividade, porém esta disputa não é válida, uma vez que ambas se complementam e não há objetividade pura ou subjetividade pura.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Informações do Lance sobre Fabio Carille em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O momento de maior destaque na carreira do técnico foi, inegavelmente, o Brasileirão de 2017, do qual foi campeão com o Corinthians. O time era considerado limitado, a ponto de iniciar o ano apelidado como "quarta força" pelos rivais paulistas. A solução encontrada pelo treinador foi manter aquilo que deu certo sob o comando de Mano Menezes e Tite em anos anteriores. Com estes profissionais, vale lembrar, Carille era o responsável pelo treinamento específico do sistema defensivo. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os sistemas táticos utilizados eram o 4-2-3-1 ou o 4-1-4-1. A principal marca da equipe estava na defesa que marcava por zona (ou seja, priorizava a proteção do espaço e não as perseguições ao adversário) e se posicionava na entrada da área, como um "muro", para proteger a região do campo conhecida como "funil" (de onde saem a maioria dos gols no jogo). No ataque, ideias simples: a construção por meio de triangulações nas pontas e a infiltração de um dos volantes (Maycon) - na área. Segundo o Lanceem 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Além da chegada do volante, o Corinthians também contava com a presença de Jô na área. O centroavante foi peça-chave do título, marcando 18 gols - foi o artilheiro da competição. E foi a partir da saída do atacante que Carille começou a mostrar todo o seu repertório, no Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Com dificuldades para encontrar um jogador dentro do próprio elenco que pudesse fazer jogadas de pivô, o técnico resolveu apostar em um sistema tático sem atacantes, uma espécie de 4-2-4-0. Clayson e Jadson jogavam nas pontas, enquanto Rodriguinho e Romero atuavam nas costas dos volantes adversários. Foi com essa estratégia que o Timão sobrecarregou Felipe Melo, único volante do time do Palmeiras à época, e superou o rival na final do Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em maio do mesmo ano, Carille se transferiu para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, mas a aventura no Oriente Médio durou pouco tempo: retornou ao Corinthians em 2019 para iniciar um novo trabalho. Com novos jogadores, montou uma equipe que tentava controlar a posse de bola, com Sornoza e Jadson circulando no meio do campo e Ramiro trabalhando ao lado de Fagner pela ponta direita. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

A proposta, no entanto, não deu certo e o técnico acabou demitido no final da temporada. A culpa pelo "fracasso", na visão do próprio treinador, foi dele mesmo, como contou em entrevista ao SporTV em 2020. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

- Foi um ano de aprendizado, de coisas que não voltarei a fazer na carreira. Erros acontecem, mas o importante é aprender com eles. Eu não faria tantas mudanças como fiz. Quando você faz muitas mudanças, vai tirando a confiança do jogador. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em 2020, deu início a nova passagem pelo futebol saudita, dessa vez no comando do Al-Ittihad. Deixou a equipe em agosto do ano seguinte graças a uma divergência com a direção do clube, mas não sem deixar bons resultados: chegou à final da Liga dos Campeões Árabes em 2020 e levou o clube à sua melhor campanha na Liga Saudita desde 2016. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

PRIMEIRA PASSAGEM PELO SANTOS

Fábio Carille chegou ao Santos em setembro de 2021 para livrar o time do risco de rebaixamento no Brasileirão. Logo de cara, diagnosticou problemas na defesa e mudou o sistema tático da equipe: passou a atuar com três zagueiros, no 3-4-2-1. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O time marcava com linha de cinco defensores, seguindo os mesmos padrões da linha de quatro que protege a entrada da área. O fato de ter um jogador a mais na defesa permitia ao Santos ser mais agressivo na pressão aos adversários. Uma vez que a bola era recuperada, o time puxava o contra-ataque explorando o ataque dos alas ao espaço. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O objetivo foi cumprido, mas um início ruim no Paulistão serviu como justificativa para que Edu Dracena, então diretor-executivo do Santos, demitisse o técnico. O trabalho de Carille não agradava ao dirigente, que decidiu realizar a troca. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Seus dois trabalhos seguintes foram sem destaque: no Athletico-PR, durou apenas sete jogos (três vitórias e quatro derrotas) e foi demitido após sofrer uma goleada por 5 a 0 diante do The Strongest (Bolívia) na Libertadores. Pelo V-Varen Nagasaki (Japão), campanhas discretas: terminou a segunda divisão apenas na 11ª (2022) e na 7ª posições (2023). Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Diante de tantas indefinições na montagem do elenco do Santos - quem sai, quem fica e reforços - é difícil apontar como Carille deve organizar sua equipe. A consistência defensiva, característica fundamental para que o time seja competitivo na segunda divisão, deve dar as caras novamente.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os duelos físicos podem forçar o técnico a atuar com um centroavante mais fixo, como fazia com Jô em 2017. Outra característica da Série B que deve influenciar na montagem do time são os gramados ruins, que dificilmente farão o treinador optar por um time que tentava controlar a posse. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Carille tem repertório e conhecimento suficientes para conduzir o Santos pela disputa da Série B sem sofrimento. Além disso, está acostumado a trabalhar com elencos limitados, como deve ser o Santos na próxima temporada graças às limitações no orçamento. Diante das circunstâncias, sua contratação parece uma escolha acertada da direção santista.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O Santos. Desde a ultima década. Vive uma péssima situação financeira. Os desmandos dos seus dirigentes. Levaram o alvinegro praiano ao rebaixamento á segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A analisar pelas informações do Lance. Fabio Carille. Tem sim boas ideias.

Mas conforme eu sempre digo. Boas ideias no futebol. Se aplicam conforme as possibilidades.

O elenco do Santos. É sim muito abaixo.

O que muitas vezes dificulta a aplicação das boas ideias dos treinadores.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html





 Imagem ; Site Oficial do Santos.