O Botafogo perdeu por 3 a 1 para o Peñarol, na noite de ontem , no jogo de volta das semifinais, mas confirmou a vaga para a decisão da Libertadores pela primeira vez na História. Jaime Báez, duas vezes, e Facundo Batista fizeram os gols uruguaios. Almada descontou para o Alvinegro, que tinha a vantagem de cinco gols da partida de ida. O Glorioso enfrentará o Atlético-MG pelo título continental, no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em final inédita da competição.
E a partida ?
O time uruguaio pressionou no primeiro tempo. Com uma marcação em linha alta, os uruguaios pressionavam os botafoguenses no seu campo defensivo.
Artur Jorge escalou um time misto na noite de ontem. Visando poupar os pendurados do elenco. O Peñarol foi para cima . Aos 30 minutos, Jaime Báez marcou o primeiro dos alvinegros, com um golaço de fora da área no ângulo do gol de John. Apesar da pressão dos donos da casa, os brasileiros foram para o intervalo ainda com quatro gols de lucro.
O segundo tempo foi mais trunacdo. Os botafoguenses souberam segurar melhor a bola e neutralizavam o ataque dos uruguaios na maior parte da etapa final.
Os últimos minutos tiveram mais emoção. Mas nada que atrapalhasse os planos do Glorioso na noite de ontem.
Os times de Aguirre adotam uma postura mais conservadora na defesa. Ele gosta de ter uma linha defensiva sempre compacta e rente à área, e não é de usar esquema com três zagueiros. Se o time perde a bola no ataque, existe a tentativa de pressionar na frente, mas se for possível, todos voltam e fecham o próprio campo.
Aguirre gosta que essa defesa esteja acompanhada de um meio que pressione o adversário. É um meio-termo enquanto a defesa fica na proteção, o meio pressiona em busca da posse da bola. Se rouba a bola, todo o time sai em velocidade e busca contra-ataques: Aguirre gosta de catela em jogos estratégicos.
As equipes de Artur Jorge gostam de ter a bola, controlando a partida com a posse da mesma. Ao enfrentar times mais fortes, nunca foi verdadeiramente capaz de travar, estrategicamente, a superioridade dos adversários. Trabalha com o método da intensidade e de proximidade com os jogadores
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
O Peñarol. Que é historicamente um dos principais clubes no mundo. Hoje não jogaria primeira ou segunda divisão no Brasil.
Mas o time uruguaio fez uma boa partida na noite de ontem.
Confira a história e títuos do Peñarol entre os principais clubes no mundo. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário