O Atlético-MG soube administrar a vantagem de 3 a 0 construída no jogo de ida, segurando um empate por 0 a 0 com o River Plate em Buenos Aires e calou os argentinos ao carimbar seu retorno à final da Libertadores depois de 11 anos.
O abarrotado Monumental de Nunez não foi páreo para o Galo. O time atleticano teve organização tática no primeiro tempo e contou com as defesas de Everson no segundo tempo para manter o empate sem gols. Com Scarpa e Deyverson, os mineiros carimbaram a trave e exigiram boas defesas de Armani.
A decisão da Libertadores terá, se não houver milagre, dois brasileiros: o Botafogo, que goleou o Peñarol por 5 a 0 na semana passada, joga nesta quarta (30) para confirmar sua vaga.
E a partida ?
Os argentinos tentaram pressionar . Mas os atleticanos mostraram muita consistência defensiva. Os atleticanos souberam dominar o jogo com duas linhos de cinco jogadores entre a defesa e o meio campo.
Diminuindo os espaços, o time mineiro conseguiu neutralizar os argentinos nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, os argentinos melhoraram muito no aspecto ofensivo. Com um toque de bola envolvente, os argentinos exigiram três grandes defesas do goleiro Everson na etapa final.
Por outro lado, os atleticanos também tiveram mais espaços na defesa portenha. Gustavo Scarpa chegou a acertar a trave na segunda etapa.
Mas os atleticanos não tiveram erros no posicionamento. Segurando o empate que lhe valeu a classificação na noite de ontem.
Conclusão.
Apesar da variação de esquemas, Gallardo tem uma ideia de jogo muito clara. Seus times são ofensivos e, em geral, marcam com agressividade para recuperar a bola; e quando tem a posse, executa ataques posicionais.
Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.
Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos. Segundo o site Sofascore.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Os times tem padrão de jogo com seus respectivos treinadores. Mas os atleticanos tem maior qualidade técnica que o time argentino.
Confira aos 10 maiores clubes na Argentinahttps://www.esportelandia.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário