Arsenal e Liverpool protagonizaram um grande clássico na tarde de ontem . As equipes empataram em 2 a 2 no Emirates Stadium, pela nona rodada do Campeonato Inglês. Saka e Merino fizeram para os donos da casa, enquanto Van Dijk e Salah marcaram para os visitantes.
Com o empate, o Liverpool chegou aos 22 pontos em nove jogos, sendo o vice-líder da Premier League. O Arsenal aparece logo atrás, na terceira posição, com 18 pontos e o mesmo número de partidas.
E a partida ?
Uma partida muito equilibrada. O Arsenal teve maior posse de bola e domínio ofensivo. Mas o Liverpool teve muita qualidade na saída de bola. Especialmente pelos flancos.
Os dois times tiveram muita qualidade na troca de passes. O que proporcionou uma partida com grandes chances de gol durante os 90 minutos.
Conclusão.
Antes do início da temporada 2022/23, o Arsenal aparecia com uma probabilidade de 40/1 para conquistar o título inglês. No entanto, Mikel Arteta tem sido o condutor de uma melhora quase inimaginável, construindo uma equipe de alto nível, que faz por merecer seu lugar no topo da Premier League. Segundo o Site Coaches Voice.
Mas, o que é exatamente que o Arsenal está fazendo tão bem? Quais são os ajustes que Mikel Arteta implementou que se traduziram em uma evolução tão notável? A seguir, analisamos os aspectos táticos dos Gunners nesta temporada, com enfoque em cinco pontos-chave de seu jogo. Segundo o Site Coaches Voice.
Mikel Arteta acrescentou Oleksandr Zinchenko à sua lista de laterais no verão europeu de 2022, e o ucraniano se juntou a Takehiro Tomiyasu, Kieran Tierney e o improvisado Ben White - zagueiro de origem - como opções no setor. A exemplo do que fazia no Manchester City, Zinchenko deixa a lateral, movendo-se para perto do único volante do 4-3-3 de Arteta - normalmente Thomas Partey - para formar uma dupla de volantes durante os períodos mais prolongados de posse de bola. Segundo o Site Coaches Voice.
Quando o Arsenal adota um 4-2-3-1, Granit Xhaka sai da linha de volantes e avança para fazer a função de meia pelos corredores interiores, ao lado de Martin Ødegaard. Com a chegada de Zinchenko, o Arsenal se tornou bem mais flexível, com mais trocas de posições possíveis. Uma variedade que o torna mais imprevisível nos momentos de posse de bola. Segundo o Site Coaches Voice.
A presença de Zinchenko também fez do Arsenal um time mais dominante no centro do campo, uma vez que ele se sente cômodo com a bola sob pressão, além de ter uma técnica apurada. Sua orientação corporal ao receber o passe lhe permite avançar com rapidez quando tem a bola. O que tem sido especialmente útil, tendo em conta que ele é muitas vezes o elo com o ponta, Gabriel Martinelli, ou com Xhaka, depois que o suíço tenha se deslocado à linha da frente. A posição de Zinchenko também ajuda a gerar vantagens numéricas em um meio-campo com três jogadores (abaixo), sempre e quando o ponta rival não o acompanhe por dentro. Segundo o Site Coaches Voice.
Enquanto isso, pelo lado direito do Arsenal, os laterais White ou Tomiyasu frequentemente ocupam posições mais conservadoras. O que costuma deixar a equipe com uma linha provisória de três zagueiros, mesmo que o lateral-direito e o zagueiro pela esquerda, Gabriel Magalhães, tenham liberdade para avançar por fora da dupla de volantes. Quando o ponta-direita, Bukayo Saka, se movimenta para dentro, o lateral-direito pode avançar pelo corredor, e o Arsenal terá uma estrutura com quatro atletas - Zinchenko e Partey, além dos zagueiros Gabriel Magalhães e William Saliba - para dar suporte por trás da linha da bola. Segundo o Site Coaches Voice.
Slot prefere usar a formação 4-2-3-1, mesma formação de Klopp nos últimos anos. Ele gosta de uma dupla de volantes mais conservadora e um quarteto de ataque dinâmico e veloz, que forme um paredão de ataque quando o time tem a bola. No Feyenoord, Slot também usou o 4-3-3, formação do Liverpool na fantástica temporada 2019/2020. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
Um dos pontos que fez Slot ser escolhido foi a predileção por equipes resistentes, rápidas e que pressionem o tempo todo no ataque. O Feyenoord colocava muitas vezes seis jogadores para pressionar a saída do rival. Nesse momento, a linha de defesa avançava e ficava quase que no meio-campo, obrigando o adversário a recuar. A pressão alta é um dos pilares de jogo de Klopp e algo que a nova diretoria do clube quer manter. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
Quando se organiza com a bola e ataca o adversário, o Feyenoord forma um 2-3-4-1, ou por vezes um 3-2-4-1 com um dos laterais formando uma saída de três. Na última temporada, o lateral direito Geertruida executou esse movimento que é muito semelhante ao que Alexander-Arnold fazia em seus melhores dias: pensar o jogo pelo meio, junto com os volantes. A movimentação do resto do time era frenética, com atacantes trocando de posição e pontas e laterais invertendo o papel de abrir o campo. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
As semelhanças do Feyenoord com o Liverpool chamam a atenção, mas o perfil de Slot foi um dos principais motivadores da escolha. Tido como carismático e intenso, como Klopp, Slot gosta de trabalhar com diretores de futebol que separam o administrativo do futebol de campo. Um dos motivos da partida do alemão foi justamente o choque que teve com a administração do clube e a reformação comandada nas últimas duas temporadas. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Está certo que nos maiores clubes. Os treinadores europeus trabalham com os melhores jogadores do mundo nos seus elencos.
Ainda assim. Dão excelente padrão de jogo aos seus times.
Confira os clubes que venceram o Campeonato Inglês. No Site Campeões do Futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Imagem ; Site Olhar Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário