segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Algo.

 Confira a noticia no UOLhttps://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/reuters/2024/10/20/messi-e-inter-miami-garantem-vaga-no-mundial-de-clubes-de-2025.htm

O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2000 foi a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o campeonato mundial de clubes para equipes de futebol masculino organizado pela máxima entidade do futebol. A competição pioneira foi realizada no Brasil entre os dias 5 a 14 de janeiro com partidas disputadas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Estádio do Morumbi, em São Paulo

De acordo com Sepp Blatter, a primeira ideia de um Mundial de Clubes organizado pela FIFA foi apresentada ao Comitê Executivo da entidade, em dezembro de 1993, em Las Vegas, como uma necessidade de realizar um torneio mais representativo que a então Copa Intercontinental, que reunia anualmente os campeões da Europa e da América do Sul, sem a presença dos demais campeões continentais. Como todas as confederações tinham, àquela altura, um campeonato continental estável, a FIFA considerou relevante criar uma competição mundial própria, e a decisão básica de organizar tal competição foi tomada pelo Comitê Executivo da FIFA em 1996. Por questões relacionadas a encontrar datas no calendário internacional, algo suscetível a críticas principalmente na Europa, o projeto foi concretizado somente em 1999, quando a FIFA decidiu finalmente o formato da competição, que teria a edição inaugural disputada por oito equipes.

Em 8 de junho de 1999, na cidade do Cairo, a FIFA anunciou oficialmente o Brasil como país anfitrião do seu primeiro mundial de clubes.[8] A candidatura brasileira foi escolhida por unanimidade pelo comitê formado por seis vice-presidentes da entidade, superando as pretensões de Arábia Saudita, México e Uruguai de sediar o torneio inaugural. Naquele mesmo encontro foram definidas que todas as partidas seriam disputadas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ou no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Principal palco do campeonato, o Estádio do Maracanã passou por reformas para atender as exigências da FIFA. A principal delas foi a instalação de cadeiras no setor popular.[9] Com isso, a capacidade do estádio para as oito partidas que recebeu – seis da primeira fase, a decisão do terceiro lugar e a final – caiu para 75 mil espectadores. Também aprimorou suas instalações, como estacionamentos, vestiários e um centro de imprensa para receber até 600 jornalistas.

Para realização do Mundial, o Morumbi também teve de se adequar às normas da FIFA. O estádio, que recebeu seis jogos da primeira fase, recebeu 35 mil assentos no setor da arquibancada, o que fez com que a sua capacidade fosse reduzida de 91 mil para 53 mil torcedores. Além disso, foram reformados centro de imprensa para atender 500 jornalistas e os vestiários de jogadores e árbitros.


Quanto à CONMEBOL, a expectativa da grande mídia era de que a vaga pertencesse ao campeão da Copa Libertadores da América de 1999, mas às vésperas da final da Copa Libertadores da América de 1999, a CONMEBOL, com um suposto apoio da Confederação Brasileira de Futebol, formalizou um convite ao Vasco da Gama, que ganho a Copa Libertadores da América  em 1998  Dessa forma, a CBF teria garantido a presença de um clube do Rio de Janeiro, uma das cidades-sede, para afastar, segundo especulações, o risco da presença de um clube  de menor expressão, como o Deportivo  Cali, da Colômbia, adversário do Palmeiras na decisão continental.  À época, o clube paulista acatou a escolha da CONMEBOL, pois teve a promessa de que o clube disputaria o Mundial seguinte, em 2001, que viria a ser cancelado.

Além de supostamente atuar nos bastidores para garantir o Vasco no Mundial, a própria CBF, que tinha assegurada a indicação da vaga do país-sede, escolheu o Corinthians na condição de campeão nacional de 1998, mesmo podendo aguardar a final Brasileiro de 1999. A justificativa da entidade brasileira foi de que não haveria como definir o campeão de 1999 a tempo de preparar o sorteio dos grupos e que seria seguido o critério da CONMEBOL. Mas o Corinthians viria a ser bicampeão brasileiro em 1999. Segundo veículos de imprensa no Brasil. 

A vaga do Inter Miami. É igual é do Corinthians no Campeonato Mundial de Clubes da Fifa em 2000. 

O Inter Miami. Disputará o Campeonato Mundial de Clubes em 2025 como representante do país sede. No caso os Estados Unidos.

Algo que valida a conquista do Corinthians em 2000. 

Confira a  liderança do Real Madrid entre os 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem ; Blog do Paulinho




 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário