domingo, 20 de outubro de 2024

Vitória vence o RB Bragantino e deixa a zona do rebaixamento.

 O Vitória venceu o RB Bragantino por 1 a 0 no Barradão na tarde de ontem .Com o resultado o Leão da Barra deixa a zona do rebaixamento do Brasileirão, e coloca o Corinthians de volta  Z-4. 

Com o resultado, a equipe baiana chega aos 32 pontos na competição, o mesmo que o Corinthians, mas o Timão fica na 17ª colocação pelo quesito número de vitórias. Já o RB Bragantino entra de vez na briga contra o rebaixando. Com 34 pontos, ele é ainda o 13º colocado, mas apenas a dois pontos do Z-4. 

                                          E  a partida ?

O primeiro tempo refletiu a luta dos dois times contra o rebaixamento no campeonato nacional. A etapa inicial foi marcada por um jogo truncado e com muitos erros de passes por parte das duas equipes.

Os rubro negros tiveram 70% de posse da bola. Mas não conseguiam passar pela marcação do Bragantino. O Massa Bruta controlou a etapa inicial com boa marcação. Mas era inoperante no campo ofensivo;.

O segundo tempo teve mais emoção. Os time saíram mais para o campo ofensivo e passaram a acertar melhor os passes. Em uma partida muito equilibrada, os times criavam sucessivas chances de gol.

Mas os rubro negros abriram o placar aos 32 minutos da etapa final. O Massa Bruta tentou buscar o gol de empate. Contudo, o rubro negro se defendeu bem e segurou os três pontos fundamentais na partida de ontem.

                                         Conclusão.


"Gosto de ter a bola, do futebol corajoso, de construção com triangulações. Falo muito para os atletas: o futebol anda muito físico e perdemos a irreverência, o enfrentamento. Acredito no futebol de drible, de um contra um. Temos que organizar taticamente para criar alternativas e improvisos, é algo que trabalho muito em cima dos atletas."

— Thiago Carpini, em entrevista ao Flow

Carpini prefere que seus  times que façam  uma saída chamada de "sustentada". O time sai com o goleiro jogando com a bola nos pés e tenta chamar seu adversário com os zagueiros e laterais próximos. Um dos laterais até busca a bola, sempre pelo lado, e joga direto com o ponta. Nessa saída, os volantes pouco tocam na bola e ficam mais fixos. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.

Uma marca registrada dos times de Carpini é o jogo nos lados. Seus times gostam de triangular sempre pela beirada, com o camisa 10 encostando no lado. Carpini pensa que há mais espaço para jogar pelos lados e permite que o time troque posições, mas sempre buscando tocar curto de um lado para sair livre e cruzar a bola no lado oposto. Quem se deu foi Bruno Mezenga, destaque do Água Santa que fazia vários gols assim. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.

É no desempenho que o time se destaca. O modelo de jogo é uma derivação da ideia que Antônio Carlos Zago implementou na subida para a primeira divisão em 2019 e que Felipe Conceição, Maurício Barbieri e agora Caixinha deram continuidade. É como se fosse uma receita de bolo, com cada treinador adicionando temperos e novos ingredientes. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.

O estilo pode ser resumido em três pilares:

Construção no campo do adversário, com pontas abrindo o campo

Chegada ao ataque em superioridade numérica

Defesa em linha alta e com bastante pressão no adversário. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida  em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.

Em nível de padrão de jogo. Thiago Caprino funciona melhor no momento em que os clubes brigam contra o rebaixamento no campeonato nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário