A rivalidade Prost-Senna era uma rivalidade da Fórmula 1 entre o piloto brasileiro Ayrton Senna e o piloto francês Alain Prost. A rivalidade foi mais intensa durante o período em que foram companheiros de equipe na McLaren no Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1988 e na temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1989 . A rivalidade continuou não apenas entre os pilotos, mas também entre os fabricantes quando Prost ingressou na Ferrari em 1990. O relacionamento entre os motoristas era tão polarizador quanto feroz, com confrontos entre os motoristas uma ocorrência regular.
Como companheiros de equipe, Senna e Prost venceram 25 das 32 corridas nas temporadas de 1988 e 1989, significando o domínio puro dos pilotos sobre o campo competitivo e outros fabricantes. Senna teve 14 vitórias e 26 poles, enquanto Prost teve 11 vitórias e 4 poles e conquistou um Campeonato Mundial de Fórmula 1 cada. Como adversário, Senna acumulou 21 vitórias contra 12 de Prost. Durante o período de seis anos (1988-1993) em que a rivalidade estava ativa, Senna venceu 3 Campeonatos Mundiais de Fórmula 1 com Prost ganhando 2 Campeonatos Mundiais de Fórmula 1 no mesmo período, incluindo um hiato de 1 ano por Prost durante a temporada de 1992.
Vejamos as comparações técnicas entre Senna e Prost.
Ayrton Senna era um competente acertador de carros. numa época em que a telemetria ou não existia, ou engatinhava, os engenheiros que trabalhava com o Ayrton afirmam que ele passava horas conversando com eles em busca das melhores soluções, que sempre funcionavam e os ganhos eram sentidos na pista. Não por menos, ele foi um dos poucos pilotos - se não o único - a testar pessoalmente o desenvolvimento tecnológico dos sistemas de freios.
Para além do seu talento como piloto, um aspecto frequentemente subestimado de Prost é a sua contribuição para a inovação tecnológica na F1. Desde o início, graças à sua mentalidade científica, colaborou ativamente com os engenheiros para melhorar os carros e as estratégias de corrida . A sua capacidade de dar um feedback preciso permitiu-lhe aperfeiçoar soluções revolucionárias para a sua época no automobilismo , como a eletrônica e a aerodinâmica. Prost compreendia a importância de cuidar de todos os pormenores: do equilíbrio do peso ao consumo de combustível. Um perfeccionismo que permitiu à McLaren dominar na totalidade, a década de 1980. Mesmo na Ferrari, deu uma contribuição decisiva para a evolução do carro que lhe permitiu ficar em segundo lugar na classificação final do campeonato em 1990.
Estilos de pilotagem de Senna e Prost.
Prost tinha um estilo fluído e eficaz entre as curvas. O que lhe valeu a fama de "professor". Prost estudava minuciosamente os pneus, e as trajetórias das pistas antes da cada corrida.
Mais talentoso e instintivo. Senna conduzia com maior arrojo. Ao mesmo tempo que sabia minimizar os erros . Tanto em treinos. Quanto em corridas.
Uma conclusão.
Prost era mais técnico e mais preciso. . Senna mais talentoso e instintivo. De maneira geral. Senna e Prost foram extremamente equivalentes entre 1988 á 1993.
Senna e Prost. Estiveram no mesmo nível em de automobilismo global
De forma que não apontaria o melhor entre os dois.
Confira no Portal Terra, a comparação numérica em 161 corridas, número que Senna computa na sua carreirahttps://www.terra.com.br/ parceiros/guia-do-carro/senna- so-perde-para-schumacher-no- ranking-de-161-corridas, 3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d4 5agiaw1xie.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário