Flamengo: 39.943.803
Corinthians: 33.054.921
São Paulo: 17.382.097
Palmeiras: 15.671.306
Vasco: 10.429.258
Santos: 6.949.793
Cruzeiro: 6.838.836
Grêmio: 6.825.380
Atlético-MG: 5.153.097
Internacional: 5.107.701
Sport: 3.436.914
Botafogo: 3.435.398
Fluminense: 3.435.398
Bahia: 3.408.155
Athletico: 1.726.804
Ceará: 1.719.215
Santa Cruz: 1.716.941
Vitória: 1.700.302
Paysandu: 874.823
Fortaleza: 858.092; Dados do Torcedômetro. No site oficial da Pluri Consultoria.
Após conquistar a Supercopa do Brasil, o meu São Paulo se tornou o único clube brasileiro a conquistar todos os títulos possíveis na história do futebol brasileiro.
O meu São Paulo tem todos os títulos regionais, nacionais e internacionais possíveis. Além disso, é o maior campeão Internacional do Brasil e o maior campeão Mundial também. Para muitos, com esses feitos, o meu São Paulo é considerado o maior time do país.
Entre competições que deixaram de existir, o meu São Paulo também ganhou uma Supercopa da Libertadores, uma Copa Conmebol, um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista. E, das atuais, o clube nunca disputou divisões inferiores do Brasileiro ou do Paulista.
O meu São Paulo agora é o único clube brasileiro que pode-se dizer campeão de tudo. O título inédito da Supercopa do Brasil conquistado na tarde de ontem, era o único que faltava para a extensa galeria do meu tricolor.
O título da Supercopa do Brasil era o único que faltava na prateleira tricolor.
O meu São Paulo, soma a Supercopa aos títulos do estadual, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, Sul-Americana e Recopa. Além disso, o me tricolor também já foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e Supercampeonato Paulista, campeonatos que não existem mais no futebol brasileiro.
Os clubes mais próximos de igualar o feito do meu São Paulo; São Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional. Para o Inter resta justamente a Supercopa, enquanto que para os outros Corinthians, Flamengo e Grêmio, falta a Copa Sul-Americana.
Veja a prateleira do meu São Paulo com todos os troféus já conquistados.
22x Campeonato Paulista
6x Campeonato Brasileiro
1x Copa do Brasil
3x CONMEBOL Libertadores
3x Mundial de Clubes
1x CONMEBOL Sul-Americana
2x CONMEBOL Recopa
1x Supercopa Rei.
Se por um lado. O protagonismo do meu São Paulo é inegável. Por outro. Há uma questão.
Como um clube esportivo. O meu São Paulo é muito precário. Mesmo com o troféu da Copa do Brasil, o meu tricolor não fechou suas contas.
Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações. Segundo os jornalistas esportivos Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.
Com sete títulos, o Independiente é o time que mais vezes conquistou a Copa Libertadores.
Ainda assim. Passa longe de ser o maior clube da Argentina ou da América do Sul.
Na frança, o Olympique possui a maior torcida. Mas não tem o protagonismo do PSG.
O Flamengo não é o clube brasileiro com maior número de troféus. Corinthians, Palmeiras , São Paulo ,Grêmio e Internacional tem mais troféus. Mas ambos não tem sequer metade do capital de giro do Flamengo.
A grandeza dos clubes está sendo redefinida basicamente pela sua capacidade de faturamento e pela qualidade da gestão financeira. É provável, inclusive, que o critério econômico combinado com o descompasso no nível de competitividade esportiva leve a imprensa especializada a eleger os “Big 6” (ou algo similar). Segundo Marcelo Proni: Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) e doutor em Educação Física e com vários estudos publicados na área de Economia do Esporte.
Para os mais apaixonados. Os critérios mais relevante são :Títulos relevantes. Tamanha da torcida. Jogadores históricos. Estádio próprio . Nunca ter sido rebaixado. Viver boa fase nos últimos tempos.
Qual oa maior clubes do Brasil ? Há varias controversas.
Contudo. Critérios como estádio próprio e títulos relevantes. Podem ou não ser relativos ?
Grêmio e Internacional, são superiores ao Flamengo em número de troféus. Grêmio e Interacional, também tem estádios próprios .Contudo. O dupla grenal, somada, não tem metade da torcida rubro negra ?
Ou seja leitor (a) . Tudo não valia de acordo com a paixão do torcedor ?
Mas os critérios não seriam algo relativo ? O que vc acha leitor (a).
Imagem : Site Sports Value.
Nenhum comentário:
Postar um comentário