domingo, 30 de agosto de 2020

Gremio leva susto ,mas conquista título gaúcho.

O Grêmio conquistou o tricampeonato gaúcho, mesmo perdendo para o Caxias por 2 a 1 em Porto Alegre. Os tricolores levaram vantagem por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0.
O clube chegou ao seu 39º título gaúcho e se aproxima das 45 conquistas do arqui rival Internacional. O tricolor também chegou ao tricampeonato consecutivo.
O time gremista começou atacando bastante no primeiro tempo. O time tricolor manteve a superioridade e se manteve no ataque nos primeiros minutos. Aos 14 minutos, Diego Souza abriu o placar para o Grêmio.
No segundo tempo, o Caxias melhorou no jogo e chegou ao empate aos 17 minutos, com gol de Bruninho. O time gremista não manteve o ritmo e o Caxias mostrou certo volume de jogo. O time tricolor tentou sem sucesso definir o jogo em contragolpes.
Aos 42 minutos, Laércio fez o segundo gol do Caxias e o jogo ganhou emoção. O Caxias tentou pressionar, mas os gremistas souberam segurar o placar e comemorar o título.

Atlético conquista título mineiro.

O Atlético Mineiro venceu a Tombense por 1 a 0, chegando ao título mineiro pela 45ª vez na sua historia . O Atlético amplia sua hegemonia no estado de Minas, pois o Cruzeiro tem 38 troféus e o América tem 16 troféus.
A Tombense começou cautelosa, mesmo precisando da vitória. O Atlético atacou bastante e colocou até dez jogadores no campo adversário no primeiro tempo. Jair aos 45 minutos, fez o gol do título.
O Galo se manteve no ataque e teve chance de fazer mais gols. Contudo, o time atleticano pecou nas finalizações. O time atleticano seguiu a filosofia do seu treinador e se manteve no ataque buscando mais gols.

Flamengo vence Santos em jogo polemico.

O Flamengo venceu o Santos por 1 a 0, no estádio Urbano Caldeira em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O peixe teve dois gols anulados pelo VAR. 
O Santos começou atacando bastante nos primeiros vinte minutos. O time santista fez uma marcação alta e não deixou os rubro negro saírem do campo defensivo. O goleiro Diego Alves fez boas defesas e evitou os gols santistas.
Entretanto, o time carioca começou a encaixar os contragolpes e  jogo ficou mais franco á partir dos vinte minutos. O jogo seguiu em alta velocidade até o atacante Gabriel abrir o marcador para o rubro negro aos 45 minutos.
O peixe passou a atacar mais no segundo tempo. Contudo, o time rubro negro também teve mais espaço para contra atacar e o jogo continuou aberto. Os goleiros mostravam segurança ao serem acionados e o placar seguia inalterado. Nos últimos minutos, os cariocas valorizaram mais a posse da bola e administraram o resultado.

São Paulo vence majestoso e vai aliviando a pressão no clube.

O São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1, agora de manhã no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
A vitória no clássico levou o São Paulo a 13 pontos na tabela, aliviando a pressão no clube após a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista. Já o Corinthians, perde sua invencibilidade de três partidas, somando agora dois jogos sem vitória no campeonato nacional.
O São Paulo começou no ataque nos primeiros 15 minutos. O tricolor teve mais volume de jogo, com uma marcação alta e não dando chance para o time corintiano sair do campo defensivo. Aos 14 minutos, Hernanes abriu o placar para os são paulinos.
O São Paulo passou a valorizar a posse de bola, tentando os contragolpes. Porém, o alvinegro chegou ao empate aos 36 minutos, com gol de Ramiro.
No segundo tempo, os times passaram a ter dificuldades para criar jogadas e as defesas levaram a melhor sobre os ataques. O jogo passou a ficar truncado no meio campo e o clássico ficou desinteressante. Os dois goleiros vinham mostrando muita segurança quando acionados e o clássico caminhava para o empate.
No fim, o São Paulo chegou a vitória no majestoso, com gol de Brenner.

Lewis Hamilton vence de novo na Formula 1.

O britânico Lewis Hamilton venceu agora pouco o Grande Premio da Bélgica de Formula 1. O britânico chegou a marca de 89 grandes prêmios na sua carreira e está apenas dois de igualar os 91 grandes prêmios do alemão Michael Schumacher na história.
Hamilton não cometeu erros na largada e manteve a liderança .Valteri Bottas manteve a segunda posição, enquanto Marx Verstappen sofreu pressão de Daniel Ricciardo. Hamilton comandou a corrida e foi perfeito nas estratégias nos boxes.
Mesmo apertando o ritmo, Bottas não conseguiu alcançar o britânico. No fim, Valtteri  Bottas terminou em segundo e Marx Verstappen completou o pódio em terceiro.
Na décima segunda volta, tivemos quando Antônio Giovinazzi rodou sozinho na curva 12 e um dos pneus de sua Alfa Romeo atingiu o pneu dianteiro direito da Williams de George Russell. Entretanto, felizmente os dois pilotos saíram ilesos do incidente.

Palmeiras fica no empate em Salvador.

O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Bahia em Salvador, ontem pelo campeonato brasileiro. O resultado levou o alviverde á nove pontos, enquanto o tricolor baiano foi a oito.
O jogo começou muito disputado, mas com pouca qualidade técnica. Os dois times tiveram muita dificuldade de criar jogadas de ataque nos primeiros 45 minutos de jogo, e assim as defesas levaram a melhor sobre os ataques no primeiro tempo.
O segundo tempo teve o mesmo enredo do primeiro, com os times sem conseguir criar jogadas de ataque. Contudo, o Palmeiras abriu o placar aos 31 minutos, com gol de Zé Rafael.
O Palmeiras passou a tocar a bola visando administrar o resultado. O Bahia não conseguia criar jogadas e a partida  se encaminhava para uma vitória palmeirense. Entretanto, Marco Antônio empatou para o Bahia aos 49 minutos, após falha de Weverton.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

São Paulo vence Atlético Paranaense e alivia a pressão no clube.

O São Paulo venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0, ontem a noite no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A segunda vitória consecutiva alivia a pressão sobre a diretoria e comissão técnica.
O jogo começou mais estudado no primeiro tempo. Contudo, o Atlético passou a tocar melhor a bola e chegou mais facilmente ao campo de ataque. Contudo, o São Paulo passou a igualar as ações á partir dos vinte e cinco minutos. Porém, os dois times erravam muitos passes e tinham dificuldade para criar jogadas no primeiro tempo.
Fernando Diniz mexeu no intervalo e o time são paulino ficou mais agressivo no segundo tempo. O tricolor passou a atacar mais e chegou ao gol aos 19 minutos, com Luciano.
O tricolor teve chances para definir o jogo, mas pecava muito nas finalizações. O time são paulino ditou o ritmo do jogo e conseguiu três pontos importantes no campeonato nacional.

Corinthians fica no empate com Fortaleza.

O Corinthians empatou em 1 a 1 com o Fortaleza, ontem a noite na Arena Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians chegou a 4 pontos na tabela, enquanto o Fortaleza permanece com 5 pontos ganhos no campeonato nacional.
O time alvinegro começou no ataque nos primeiros minutos de jogo. Jogando em velocidade e abrindo o jogo pelo lados do campo, o time corintiano criou pelo menos duas boas oportunidades nos primeiros vinte minutos de jogo.
Contudo, o Fortaleza encaixou sua marcação e o jogo ficou muito lento. O time corintiano passou a ser muito lento á partir dos vinte minutos, enquanto o time cearense valorizou ao máximo a posse da bola até o final do primeiro tempo.
No segundo tempo, o jogo ficou mais interessante. As trocas dos treinadores deram mais velocidade aos dois times. Aos 16 minutos, o Fortaleza abriu a contagem, com gol de Romarinho. O Corinthians passou a atacar mais e criava chances para chegar ao gol de empate. Aos 30 minutos, Luan empatou para o Corinthians.
O jogo ficou aberto até o final, pois os times buscavam a vitória a todo instante. Porém, a igualdade permaneceu até o apito final.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Nigel Mansell , um personagem da Formula 1.

Acompanhando Formula 1 há 35 anos, pude ver um dos controversos pilotos da Formula 1,o inglês Nigel Mansell pelo que eu me lembro sempre dividiu opiniões no circo de Formula 1 daquela época, muitos o consideravam um automobilista pouco esperto capaz de cometer erros estúpidos.

    Já outros o consideravam rápido e arrojado capaz de obter grandes exibições. Como eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983, eu pesquiso muito sobre o que aconteceu antes desse ano. Pelo que li a respeito, muitos consideravam Mansell um piloto sem brilho e sem aquele algo a mais. Pelo que averiguei, o inglês nunca impressionou ninguém . Aliás, se eu não me engano, em 1983, um diretor da Lótus cravou que o leão jamais seria capaz de vencer um grande premio.
   Em 1984 eu me lembro de que Mansell começou a chamar a atenção de algumas pessoas, não pelos resultados ,já que nesse ano, ele foi superado pelo seu companheiro de equipe o italiano Elio de Angelis, mas justamente pelo estilo arrojado e sem medo de acelerar nas curvas, entretanto, naquele ano, o inglês tinha o apelido de “idiota veloz”.
   Eu particularmente nunca achei Mansell um piloto ruim, ele tinha muita velocidade e era um piloto competitivo, mas, no entanto não tinha o refinamento técnico dos grandes campeões das pistas.
    Eu me lembro de que  Piquet, Prost e Senna ,além de serem muito velozes, eram profundos conhecedores dos próprios carros, o que era fundamental nos anos 1980 ,aonde não havia telemetria na Formula 1,no final de 1984 Mansell é substituído pelo brasileiro Ayrton Senna e o inglês por sua vez vai para a Williams para o campeonato de 1985.
    Apesar da falta de refinamento técnico Mansell enfim começa a mostrar resultados e conquista suas primeira vitórias nos GPS da Europa e da África do Sul, mas no fim desse ano o brasileiro Nelson Piquet é contratado por Frank Williams para a temporada de 1986.
   Pra ser honesto eu achava que Mansell seria o segundo piloto de Piquet em 1986,Nelson já era bicampeão na época e era um mecânico dos seus próprios carros, mas no entanto Mansell se mostra um piloto mas competitivo do que se imaginava e faz forte oposição a Piquet, é bem verdade que o acidente sofrido por Frank Williams contribuiu para tal, pois Patrick Head, segundo muitos, era um defensor de Mansell na equipe.
   Mas o fato é que Mansell mostrou resultados na pista e as vitórias haviam começado a aparecer, confiando no seu taco como nunca antes Mansell passou a acreditar que era um super piloto, tão bom quanto Prosts, Piques e Sennas da vida.
    Na ultima corrida do ano no Grande Premio da Austrália o inglês só precisava de um terceiro lugar para ser campeão, mas um pneu estourado frustrou lhe os planos.
   Na pré-temporada para 1987, os carros da Williams haviam evoluído ainda mais em relação ao ano anterior, apesar do refinamento técnico Prost e Senna não teriam como acompanhar as Williams e o título seria um duelo particular entre Piquet e Mansell.
         No entanto na disputa com Piquet, a falta de refinamento técnico pesou contra Mansell na disputa do título, Piquet além de um piloto veloz, era um mecânico nato, ao perder a noção de profundidade com o acidente na curva Tamburello ,Piquet correu mais como mecânico do que como piloto.
       Piquet colecionou pódios durante o ano enquanto o inglês ou ganhava ou abandonava, no Grande Premio da Alemanha quando a Williams colocou a suspensão ativa nos seus dois carros, Piquet tirou o máximo proveito enquanto Mansell bateu a cabeça com ela, ficava claro que o inglês era um piloto veloz, mas sem qualquer refinamento técnico.
       Então Piquet acabou levando o tricampeonato, após um ano fraco em 1988 com os motores Judd Mansell assinou com a Ferrari para a temporada de 1989. Na escuderia italiana, Mansell dispunha de um bom carro e fez uma temporada relativamente boa, com duas vitórias ,dois segundos lugares e dois terceiros terminando o campeonato de pilotos na quarta colocação, eu posso estar errado leitor (a) mas o meu entendimento na época era de que a Ferrari percebeu que ela quisesse evoluir precisaria de um piloto com um maior refinamento técnico.
    Então para a temporada de 1990, a Ferrari contratou o Frances Alain Prost, já na pré temporada o Frances conseguiu acertar os carros da Ferrari, mais uma vez a falta de refinamento técnico perseguiu o inglês que foi engolido por Prost dentro da equipe, no final do ano Mansell foi dispensado  e aos 37 anos e sem ter conquistado nenhum título chegou a cogitar a aposentadoria.
     Então Frank Williams abriu as portas para Mansell para a temporada de 1991,de presente o inglês ganharia o FW14 o carro mais rápido do campeonato, mas no McLarem MP4 6 ,havia um certo Ayrton Senna, o brasileiro além de ser veloz, era um profundo conhecedor dos seu carro.
    Nas três primeiras corridas, o inglês não completou e Senna abriu vantagem. No entanto, apesar do talento de Senna, ressalto que o resultado do mundial em 1991 poderia ter sido outro, não fosse a falta de refinamento técnico de Mansell,, no Grande Premio de San Marino ,o inglês fez besteira e bateu logo na primeira volta,, no Grande Premio do Canadá ,Mansell fez outra besteira, ao deixar o carro morrer no final da corrida e entregou a vitória para Nelson Piquet. Em Portugal ,o inglês fez outra besteira ,ao parar o carro na pista de rolamento.
   Em 1991 a Williams já tinha deixado a Mc Laren para trás, então Mansell ficou com o vice-campeonato pela terceira vez. Em 1992 a Williams aprimorou ainda mais a suspensão ativa e fez o imbatível FW14 B, o carro foi adaptado ao estilo de Mansell, então o inglês só precisaria acelerar nas curvas e assim finalmente levou o título com o segundo lugar no Grande Premio da Hungria. A essa altura, o inglês chamado por muitos de “idiota veloz” ,já tinha 30 vitórias na sua  carreira, e o título mundial.
   Então Mansell tentou a sorte na Indy em 1993, o inglês, no entanto surpreendeu mais uma vez ao levar o título logo no seu primeiro ano na categoria. Após vencer o Grande Premio da Austrália em 1994 no seu retorno a Formula 1 ,Mansell abandonou as pistas em 1995.
   Como eu disse no começo do texto eu nunca achei Mansell um piloto ruim, ele era muito bom piloto veloz e competitivo, mas, no entanto lhe faltava o refinamento técnico dos grandes da Formula 1.
  Piquet, por exemplo, foi um profundo inventor da engenharia na Formula 1. Senna,  e Prost, por exemplo, eram profundos conhecedores dos seus carros. Enquanto Schumacher e Alonso, eram estrategistas geniais  fora da pista. Mansell não tinha nenhum refinamento técnico, talvez isso não permitiu que sua velocidade se transformasse em pódios. 



Imagem : Portal Globo Esporte.

Nigel Mansell finalmente se tornou campeão mundial com segundo ...

São Paulo vence Sport no Recife e alivia a pressão.

O São Paulo venceu o Sport por 1 a 0, ontem á noite, na Ilha do Retiro em Recife, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória traz um alivio na pressão sobre o técnico Fernando Diniz e a diretoria do clube após a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista.
O Sport começou atacando mais e tomou mais a iniciativa do jogo. Contudo, Pablo marcou para o tricolor logo aos seis minutos de jogo. O time pernambucano tentou reagir, mas o goleiro Tiago Volpi fez boas defesas. O São Paulo também levou perigo nos contragolpes e obrigou o goleiro Maílson a fazer  duas boas defesas no final do primeiro tempo.
No segundo tempo, o time são paulino apresentou muita dificuldade em criar jogadas. Porém, o goleiro Tiago Volpi teve boa atuação e evitou o empate dos pernambucanos na etapa final. O elenco são paulino mostrou suas limitações e deixou claro que Fernando Diniz terá muito trabalho na sequencia do campeonato nacional.

domingo, 23 de agosto de 2020

Palmeiras vence primeiro clássico em 2020.

Com uma boa apresentação, o Palmeiras venceu primeiro clássico paulista em 2020. O alviverde venceu o Santos por 2 a 1, agora a tarde no estádio Cícero Pompeu de Toledo ,em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. A vitória alivia a pressão que o alviverde vinha sofrendo por parte de sua torcida.
O Santos começou atacando mais nos primeiros minutos. O time santista começou no campo ofensivo e conseguiu faltas próximas área nos primeiros minutos de jogo. Entretanto, o time palmeirense avançou mais seus laterais e começou a se impor no jogo á partir dos vinte minutos.
O goleiro santista fez duas grandes defesas e mantinha o placar em branco. Porém, ao alviverde abriu a contagem, com gol de pênalti de Luiz Adriano.
O Santos chegou ao empate aos três minutos do segundo tempo, com gol contra de Ramirez. O alvinegro praiano chegou a equilibrar o jogo nos dez primeiros minutos da etapa final. Porém, o time palmeirense voltou a tomar conta do jogo com entrada do atacante William.
O time alviverde voltou a criar chances, e chegou a gol da vitória com Patrick de Paula. O time santista estava entregue em campo e teve o capitão Alisson expulso. E assim o Palmeiras venceu seu primeiro clássico paulista em 2020.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Santos vence o Sport no Recife e vai para o G6 no Brasileirão.

O Santos venceu o Port por 1 a 0, ontem á noite, na Ilha do Retiro em Recife, pelo Campeonato Brasileiro.  O resultado levou o Santos a sete pontos na tabela, enquanto o Sport permaneçe com quatro.
O jogo foi marcado pela falta de criatividade dos dois times. No primeiro tempo as defesas levaram a melhor sobre os ataques e o jogo ficou truncado no meio campo.
O segundo tempo seguiu da mesma maneira. Porém, Marinho fez o gol do Santos aos 30 minutos. O Sport tentou buscar o empate, entretanto, o Santos soube segurar a vitória até o apito final.

São Paulo segue sob pressão na temporada 2020.

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Bahia, ontem a noite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O tricolor baiano colocou ainda mais pressão na crise do tricolor paulista.
O tricolor baiano fica em quarto lugar com sete pontos, enquanto o tricolor paulista fica na décima terceira posição com quatro pontos. O São Paulo começou no ataque tendo a posse da bola no primeiro tempo.
O tricolor paulista desperdiçou algumas chances de ataque, enquanto o tricolor baiano tentava marcar do campo defensivo e jogar nos contragolpes. Contudo, Tiago Volpi defendeu um um pênalti aos 13 minutos de jogo. Aos 20 minutos, o Bahia abriu o placar com gol de Rossi.
O São Paulo tentou pressionar no segundo tempo, no entanto, o Bahia levava perigo nos contragolpes e estava mais próximo do segundo gol. O time são paulino ficava cada vez mais tenso, e tinha mais dificuldades na criação de jogadas .Aos 39 minutos, o estreante Luciano salvou o São Paulo da derrota.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Corinthians alivia pressão e vence o Coritiba.

O Corinthians venceu o Coritiba por 3 a 1, ontem a noite na Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. O resultado aliviou a pressão sobre o técnico Tiago Nunes no cargo de treinador corintiano. Por outro lado, o Curitiba segue muito pressionado com quatro derrotas em quatro jogos.
O jogo começou bastante equilibrado no primeiro tempo. O Coritiba não se intimidou jogando fora de casa e buscou o ataque nos primeiros minutos de jogo. Contudo, o time paranaense teve Yan Sasse expulso por agressão logo aos 15 minutos.
O time corintiano começou a ter mais espaços com um jogador a mais em campo. Contudo, o goleiro Wilson mostrou muita segurança, chegando a defender um pênalti cobrado pelo atacante Jo no primeiro tempo. O alvinegro abriu a contagem com gol de Leandro Natel aos 38 minutos. Entretanto, o Coritiba chegou ao empate com gol de Sassá aos 42 minutos.
No segundo tempo, o time corintiano soube se impor com um jogador a mais e chegou ao segundo gol com Jo aos 4 minutos. Jogando pelos lados do campo, os corintianos chegavam facilmente ao ataque. E assim, Gustavo Mosquito definiu a partida aos 42 minutos da etapa final.

Palmeiras vence o Atlético Paranaense em Curitiba e se mantém invicto no Brasileirão .

O Palmeiras venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0, ontem á noite em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro tempo do jogo foi bastante truncado, pois os dois times tiveram muita dificuldade para criar jogadas de ataque. Nos primeiros 45 minutos, as defesas levaram vantagem sobre os ataques.
Já no segundo tempo, o Palmeiras atacou mais nos primeiros vinte minutos. O time palmeirense teve um gol anulado aos 16 minutos. Contudo, o goleiro Weverton quase entregou o ouro, ao sair jogando errado aos 35 minutos. O time alviverde seguiu no ataque, e já nos acréscimos, chegou ao gol da vitória com gol de Raphael Veiga.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Minhas matérias sobre automobilismo.

Nos links abaixo, veja minhas matérias sobre automobilismo.


A vitória e marca histórica de Michael Schumacher no Grande Premio da Bélgica em 2002

O alemão Michael Schumacher estava voando em 2002, Schumacher já havia conquistado nove vitórias no campeonato e o pentacampeonato mundial no Grande Premio da França.
Mostrando que não estava para brincadeira, Schumacher fez a pole com quase 1 segundo de vantagem para o finlandês Kimi Raikkonen. Schumacher largou e bem se manteve em primeiro, com Rubens Barrichello ultrapassando Kimi Raikkonen na primeira volta.
Schumacher voava na pista a abria aproximadamente dois segundos a cada volta. O alemão comandou a corrida até o final e chegou a impressionante marca de 63 triunfos na carreira. A vitória em Spa  também fez Schumacher  se tornar o primeiro piloto a vencer dez corridas em uma mesma  temporada na Formula 1.
O brasileiro Rubens Barrichello terminou em segundo e o colombiano Juan Pablo Montoya completou o pódio em terceiro.



Imagem : Jornal A Tribuna .


Schumacher é transferido para hospital de Paris para passar por ...



O recorde de Michael Schumacher no Grande Premio da Belgica em 2001

Quando a Formula 1 chegou á Spa-Francorchamps, Schumi já havia garantido o título mundial no Grande Premio da Hungria e assim a briga era somente pelo vice campeonato, no entanto a Williams surpreendeu na classificação e seus dois pilotos, o colombiano Juan Pablo Montoya e o também alemão Ralf Schumacher foram os mais rápidos nos treinos, Montoya fez a pole e Ralf Schumacher foi o segundo.
Na segunda fila tivemos pela ordem, Michael Schumacher o também alemão Heinz-Harald Frentzen. Na terceira fila tivemos o brasileiro Rubens Barrichello e o canadense Jaques Villeneuve. No entanto a estrela de Schumi brilha logo na largada quando Juan Pablo Montoya fica parado no grid com problemas de motor, na sequencia Schumacher supera seu irmão Ralf e assume a liderança já na primeira volta.
Como de costume, Schumacher começa a fazer as suas voltar rápidas para abrir vantagem. O heptacampeão vai abrindo vantagem antes das suas paradas nos boxes. Michael ainda faria a volta mais rápida da prova com o tempo de 1 minuto 49:758 milésimos, o destaque negativo foi o acidente do brasileiro Luciano Burti na volta 18.
Abrindo vantagem na liderança, Schumacher fez suas paradas e voltou na frente, assim o alemão seguiu soberano na frente e venceu na Bélgica com mais de 10 segundos de vantagem para o segundo colocado, o escocês David Couthard. Em terceiro, o italiano Giancarlo Fisichella completou o pódio com sua Benneton- Renaut  há 27 segundos do vencedor. Com a vitória, Schumacher chegava a marca histórica de 52 vitórias na  carreira, superando assim os 51 triunfos de Alain Prost, se tornando o maior vencedor de corridas da história Formula 1.
Em até então dez anos de carreira, Schumacher já havia superado em números  gigantes das pistas como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda  e Alain Prost e se firmava como um fenômeno no automobilismo.


Imagem :SportBuzz : Portal UOL


Sportbuzz · Personalidades · Michael Schumacher (Piloto)

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Bélgica em 1991.

O brasileiro Ayrton Senna havia vencido a corrida anterior, no Grande Prêmio da Hungria. Senna havia reagido no campeonato após três vitórias consecutivas do inglês Nigel Mansell.  E assim, a Formula 1 chegava para o Grande Prêmio da Bélgica.
Apesar do motor Honda ter os mesmos 750 cavalos de potência do motor Renault, o conjunto do Williams FW14, apresentava uma leve superioridade. Portanto, mesmo com uma vantagem de 12 pontos, o terceiro título de Ayrton não estava assegurado. A F1 estava nas páginas policiais por causa do belga Bertrand Gachot, piloto da estreante equipe irlandesa Jordan. Após uma briga de trânsito, Gachot jogou gás CS, um tipo de lacrimogêneo no rosto de um taxista londrino para evitar ser agredido. Isso acabou abrindo espaço para a estreia do jovem alemão Michael Schumacher, com 22 anos na época.
Ayrton Senna fez a pole nos treinos, com seu companheiro Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, vinham Nigel Mansell e Alain Prost. Já na terceira fila, vinham Jean Alesi e Ricardo Patrese.  Ayrton largou bem e tentou abrir a maior vantagem possível nas primeiras voltas. Mansell tentava pressionar Senna na luta pela ponta, mas Ayrton não cometia erros e resistia aos ataques do inglês.
Ayrton fazia uma corrida sem erros, enquanto Mansell abandona na volta 22, com problemas elétricos. Senna vai se mantendo na liderança, e assim, vence de ponta a ponta sua quinta corrida na pista de Spa. O italiano Andréa de Cesaris, teve azar ao abandonar a três voltas do final. Com isso, o austríaco Gerhard Berger chegou em segundo e o tricampeão e também brasileiro Nelson Piquet completou o pódio em terceiro.
Ayrton vencia sua sexta corrida no ano, chegando a 32 vitórias na sua carreira, se mantendo até então, como o segundo maior vencedor de corridas na história da Formula 1. Senna ficava atrás apenas do francês Alain Prost, que era o então recordista de vitórias na história da Formula 1, com 44 triunfos.
Confira no link á seguir, a comparação de Ayrton Senna como os demais campeões mundiais na história da Fórmula 1. A comparação de dá nas 161 corridas. ( Numero que Ayrton Senna pode computar na sua carreira)https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html

Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.

Grande Prêmio da Bélgica – 1991 - A história de Ayrton Senna

A vitória de Ayrton Senna no Grande da Bélgica em 1990.

Ayrton Senna vinha tendo uma disputa muito acirrada com Alain Prost pelo título mundial. Assim a Formula 1 chegava ao Grande Prêmio da Bélgica.
Nos treinos, Senna fez a pole, com seu companheiro Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Thierry Boutsen, Já na terceira fila, tivemos Nigel Mansell e Alessandro Naninni.
Na corrida, Ayrton teve que sobreviver a três largadas. Na terceira delas, Berger pressionou bastante ,mas Senna se manteve à frente.
O brasileiro tentava abrir vantagem na liderança com pista livre. Prost conseguiu superar Berger, que sofria com o desgaste dos pneus.
Prost tentou tomar a liderança nos boxes, porém, a MC Laren trabalhou mais rápido que a Ferrari. Senna teve que defender a liderança dos ataques de Naninni, que não trocou seus pneus até o fim da prova.
Ayrton manteve a liderança e Prost ultrapassou Naninni na volta 27. Senna não cometeu nenhum erro e ultrapassava  os retardatários com mais facilidade do que Prost. Senna se mostrou inteligente ao poupar o carro nas últimas voltas. Mas, ainda assim, chegou tres segundo á frente de Prost, que terminou em segundo. Já Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
Senna vencia a sua 25ª corrida na carreira, se igualando a Jim Clark e Niki Lauda. Agora faltava alcançar as 27 vitórias de Jackie Stewart e os 43 triunfos de Alain Prost.





Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.




Grande Prêmio da Bélgica – 1990 - A história de Ayrton Senna

Santos vence Atlético Paranaense e alivia pressão no clube.

O Santos conseguiu aliviar um pouco a pressão interna após a conturbada saída do técnico  Jesualdo Ferreira. O alvinegro venceu o Atlético Paranaense por 3 a 1, no estádio Urbano Caldeira em Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
O Santos começou o jogo com uma postura bastante cautelosa no primeiro tempo. O Atlético tomou mais a iniciativa e ditou o ritmo do jogo durante boa parte da primeira etapa.
Em dois contragolpes precisos, o time praiano fez dois gols, com Soteldo aos 28 e Felipe Jonatan aos 39 minutos do primeiro tempo.
Já na segunda etapa, o Peixe conseguiu encontrar um equilíbrio entre proteger a defesa e atacar com mais qualidade. O time santista dificultou  o esquema de jogo do Atlético, estando mais próximo  de fazer o terceiro gol do que a equipe paranaense diminuir o marcador - e foi o que aconteceu. Marinho fez o terceiro gol do peixe aos 36 minutos e definiu o jogo. Abner diminuiu para o Atlético e deu números finais ao jogo.

domingo, 16 de agosto de 2020

O talento e a inteligência de Nelson Piquet

Hoje é o aniversário de Nelson Piquet, um dos melhores pilotos que eu vi na Formula 1. Comecei a acompanhar a Formula 1 em 1983 e pude assistir dois dos três títulos de Piquet. Pesquisando sobre o que houve antes de 1983,Nelson como todo o piloto de bom calibre, não demorou á impressionar na Formula 1.No Grande Premio do Canadá em 1978,em um treino sob chuva, Piquet superou Niki Lauda e Jonh Watson,o que impressionou Bernie Ecclestone, o suficiente para pedir que ambos “pendurassem os capacetes”.
Nos 1980 Nelson começou a brilhar na Formula 1,foi vice campeão em 1980 e campeão mundial em 1981 e 1983.Em 1983,a Formula 1 assistiu ao melhor de Piquet :velocidade e talento constante aliados á um conhecimento apurado em mecânica em uma época aonde as quebras eram rotineiras na Formula 1. Nelson até então parecia ser o melhor piloto do grid: Mais veloz que Prost e , mais técnico que Keke Rosberg e mais consistente que René Arnoux. Entretanto, Prost  mesmo sem ser tão veloz quanto Piquet, mostrava ter um talento nato para vencer, pois em 1985 com apenas cinco anos de carreira, já era um dos cinco maiores vencedores de corrida na Formula 1 com 21 vitórias.
Mesmo com as vacas magras da Brabhan em 1984 e 1985 Nelson continuava se destacando.Em 1984 fez nove poles no ano e conseguiu duas vitórias,uma delas o inesquecível triunfo no Grande Premio do Canadá.Em 1985 mostrando todo o seu conhecimento técnico no desenvolvimento dos pneus Pirelli. No final de 1985,Piquet assina com a Williams para a temporada seguinte.
Nelson contribuiu muito para o desenvolvimento dos carros, no entanto sofreu forte oposição do inglês Nigel Mansell em 1986. Cabe ressaltar que em 1986 Piquet fez um dos seus melhores campeonatos, pois subiu no pódio em 12 das 16 corridas no mundial e ainda fez a inesquecível ultrapassagem sobre Ayrton Senna no Grande Premio da Hungria. No entanto, eu tive a impressão de Piquet subestimou a habilidade de Mansell. Sim leitor, Mansell não tinha o conhecimento técnico de Piquet, mas era um excelente piloto, ainda que não estivesse no mesmo nível de Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Michael Schumacher  e Niki Lauda, pois demorou cinco anos para vencer seu primeiro grande premio na Formula 1 em 1985.
Em 1987 veio o acidente nos treinos para o Grande Premio de San Marino e perda da noção de profundidade. Piquet estava mais lento que Mansell  e passou a correr mais como mecânico do que como piloto. Sim leitor (a),comparado a Piquet o conhecimento técnico de Mansell era nenhum e ele tinha dificuldades no acerto dos carros entender o funcionamento da suspensão ativa .Em 1987 o brasileiro tirou o máximo da suspensão ativa enquanto o inglês não se entendia bem com ela. Correndo mais como mecânico do que como piloto, Piquet conquistou o tricampeonato em 1987.
Em 1988, os carros da Lótus eram problemáticos, pois não tinha forças para lutar com a mesma intensidade da McLaren. O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas por Piquet. Então, o diagnóstico do tricampeão foi a excessiva torção na parte traseira do chassi. Para piorar, Senna e Prost mostravam um talento nato para vencer e Piquet foi engolido por ambos no final da década. Em 1990, Piquet assina com a Benneton e desenvolve com maestria a parte técnica dos carros, no entanto, apesar do equilíbrio do carro o motor Cosworth, o motor  V8 não mostra potencia para permitir que Piquet brigasse pelos primeiros lugares. Em 1991, Nelson encerrou sua carreira aos 39 anos de idade. Ayrton Senna e Alain Prost tinham indiscutivelmente o talento nato para vencer, mas, no entanto, Nelson fez o responsável por muitas das inovações técnicas durante sua carreira na Formula 1,algo  que os números não mostram. Sem dúvida, apesar de não ter números expressivos, Piquet foi um dos gigantes da pista, sendo o primeiro brasileiro a conquistar três títulos mundiais na Formula 1.Nelson foi um dos pilotos mais completos que eu já vi, na mistura entre a habilidade natural e o refinamento técnico. O refinamento técnico que eu me refiro, é o fato de Piquet ser um piloto completo, na capacidade de entender completamente o carro, entender completamente a corrida e ser um profundo conhecedor dos processos das montadoras dos carros. Algo, que sem dúvida, que os números não mostram sobre o tricampeão.



Imagem : Site Motorsport Portal UOL

VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

Vasco vence São Paulo no Rio de Janeiro.

O Vasco venceu o São Paulo por 2 a 0,no Estádio de São Januário no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. O clube carioca vai a 6 pontos em dois jogos, enquanto o São Paulo fica com uma vitória e uma derrota no campeonato nacional.
O São Paulo começou agressivamente no primeiro tempo. O time são paulino fez uma marcação alta e encurralou o time vascaíno nos primeiros vinte minutos de  jogo. Contudo, o time carioca começou a se organizar mais e equilibrou o jogo. O goleiro Tiago Volpi fez ótima defesa e evitou o gol vascaíno. Entretanto, o goleiro Fernando Miguel também evitou o gol são paulino nos minutos finais do primeiro tempo.
 O time tricolor começou com uma marcação alta no segundo tempo. O time são paulino jogou no campo de ataque nos primeiros vinte minutos e teve até uma bola na trave.  Contudo, o argentino Gustavo Cano abriu o placar para os cariocas aos 17 minutos. O time vascaíno se fechou e passou a jogar nos contragolpes.
O time tricolor se expos a deu espaços para os time carioca contra atacar. E aos 30 minutos, Gustavo Cano fez o segundo gol vascaíno. O Vasco passou a administrar o resultado, porém Reinaldo diminuiu para o São Paulo cobrando pênalti já nos acréscimos. Porém, insuficiente para evitar a derrota.

Lewis Hamilton vence o Grande Premio da Espanha.

O britânico Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta o Grande Premio da Espanha, disputado agora pouco. O britânico chegou a 88 grandes premio da sua carreira, se aproximando cada vez mais dos 91 grandes prêmios do alemão Michael Schumacher, que ainda é o recordista de vitórias na história da Formula 1..
Marx Verstappen chegou em segundo o Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro. Hamilton largou bem e manteve a liderança, já Bottas foi superado por Verstappen Lanec Stoll e quase foi superado pelo mexicano Sergio Perez.
Hamilton abriu vantagem nas primeiras voltas com voltas rápidas. Verstappen parou nos boxes e começou a ter um bom ritmo de corrida ao voltar a pista. A Mercedes errou na parada de Hamilton e ele voltou atrás de Verstappen.
Hamilton rapidamente recuperou a liderança, Verstappen em nova parada voltou em segundo. Hamilton manteve uma atuação perfeita a liderou a corrida até a bandeirada final.

Corinthians joga mal em fica no 0 a 0 em Porto Alegre.

Grêmio e Corinthians ficaram no empate em 0 a 0 em Porto Alegre, em jogo valido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio  se manteve no ataque no primeiro tempo. Mesmo sem criar jogadas claras de ataque, o time gaúcho não permitiu que o time corintiano saísse do campo defensivo no primeiro tempo. O goleio Cássio se mostrou muito seguro quando acionado pelo ataque gremista.
O segundo tempo teve o mesmo panorama. O Grêmio manteve o controle total da partida. Mesmo melhorando defensivamente, o Corinthians se mostrou inoperante para tentar qualquer jogada de contragolpe.
Aos 32 minutos, Diego Sousa desperdiçou um pênalti, perdendo a chance de dar a vitória ao time gremista. E assim o jogo seguiu no empate sem gols até o apito final.

Palmeiras fica no empate com o Goiás.

O Palmeiras chegou ontem á oito jogos sem vencer times da Série A do Campeonato Brasileiro. O alviverde ficou no empate em 1 a 1 com o Goiás, ontem no Allianz Parque em São Paulo, em jogo valido pela segunda rodada do campeonato nacional.
O Palmeiras começou no ataque no primeiro tempo. Mesmo sem um meia de oficio, o time palmeirense manteve sempre o controle do jogo. Aos 18 minutos, Gustavo Gomez abriu o placar para o Palmeiras.
Entretanto, o time palmeirense tinha dificuldade em criar jogadas para tentar chegar ao segundo gol. Aos 37 minutos, Rafael Vaz empatou para o Goiás.
O Palmeiras manteve o controle do jogo no segundo tempo. Contudo, a falta de criatividade, fez com que o time de Vanderlei Luxemburgo não conseguisse furar o bloqueio esmeraldino. Os 70 % de posse de bola não tiveram qualquer utilidade em todo o segundo tempo.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Internacional joga melhor e vence o Santos em Porto Alegre.

O Internacional venceu o Santos por 2 a 0, ontem a noite, no Estádio Beira Rio em Porto Alegre pelo Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória colorada foram marcados por Guerrero e Edenilson.
O Internacional atacou bastante no primeiro tempo. O time gaúcho fez uma marcação alta e não deixou o time santista sair do campo defensivo durante a maior parte do primeiro tempo.
Cuca melhorou o Santos com modificações no intervalo. Contudo, os gaúchos abriram o placar aos 11 minutos do segundo tempo, com gol de Paolo Guerreiro. O Santos ainda teve um gol anulado aos 22 minutos, o gol de Kaio Jorge foi anulado, pois o VAR marcou toque de mão.
Aos 42 minutos, Edenilson definiu o jogo para o Internacional. Os gaúchos agora somam duas vitórias em dois jogos pelo Campeonato Brasileiro.

São Paulo joga mal, mas vence o Fortaleza no Morumbi.

O São Paulo aliviou por hora as suas turbulências internas. O tricolor paulista venceu o Fortaleza por 1 a 0, ontem a noite, no Estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pela sua estreia no Campeonato Brasileiro. Foi a primeira partida do ex goleiro Rogério Ceni, grande ídolo tricolor, como adversário no estádio onde trabalhou como mandante mais de 600 vezes.
O São Paulo teve muita dificuldade para criar jogadas no primeiro tempo. O time de Fernando Diniz não tinha efetividade com a posse da bola. O Fortaleza também tinha a mesma dificuldade na criação. Contudo, o criticado Daniel Alves abriu o placar para o time são paulino aos 43 minutos.
No segundo tempo, o Fortaleza pressionou o São Paulo com uma marcação alta. O time são paulino não conseguia sequer sair jogando e passou a errar muitos passes. O goleiro Tiago Volpi mostrou muita segurança e garantia a vitória tricolor.
Ficou claro que o time são paulino possui limitações, apesar de valores individuais. Fernando Diniz terá muito trabalho pela frente.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Corinthians estreia com derrota no Campeonato Brasileiro.

O Corinthians estreou com derrota no Campeonato Brasileiro. O alvinegro perdeu para o Atlético Mineiro por 3 a 2, ontem á noite em Belo Horizonte, mesmo abrindo 2 a 0 no primeiro tempo.
O time atleticano começou com a posse da bola no primeiro tempo. Contudo, o time mineiro não tinha um jogador criativo no meio campo. O goleiro Cássio fazia boas defesas e impediu o time da casa de abrir a contagem no primeiro tempo.
O Corinthians ainda fez 2 a 0, com gols de Jo aos 12, e de Araos aos 30 minutos do primeiro tempo.
No segundo tempo, o técnico Jorge Sampaoli mexeu bem no time atleticano. O time mineiro foi avassalador e implodiu a frágil defesa corintiana. Hyoran aos 7 e aos 11 minutos do segundo tempo, empatou para o Atlético. O Galo continuou no ataque e virou o marcador com gol de Nathan aos 26 minutos.
O time atleticano teve chances de fazer mais gols, enquanto o time corintiano se perdeu em campo. O Galo conquistou sua segunda vitória em dois jogos. Enquanto, o Corinthians aparentemente inspira cuidados, principalmente no seu sistema defensivo.

Palmeiras fica no empate com o Fluminense no Rio de Janeiro.

O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Fluminense, no estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro, na sua estreia no Campeonato Brasileiro. O destaque foram as modificações feitas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em relação ao time que conquistou o Campeonato Paulista.
O time palmeirense começou com uma marcação alta nos primeiros dez minutos de jogo. O alviverde não permitiu a saída de bola dos tricolores e dava pinta de definir o jogo ainda no primeiro tempo.
Porém, o time tricolor logo começou a ter a posse da bola e equilibrou o jogo á partir dos vinte minutos. Os dois times passaram a marcar no meio campo e o jogo ficou truncado. Ainda assim, o atacante Luiz Adriano abriu o placar para o Palmeiras aos 15 minutos.
Com a saída do centroavante Fred, o time do Fluminense começou a ficar mais veloz em campo. E assim chegou ao gol de empate com Evanílson aos 39 minutos.
Já no segundo tempo, os times passaram a marcar melhor. As defesas se sobressaíram sobre os ataques e o jogo ficou mais amarrado. As chances dos dois times foram raras e o jogo piorou tecnicamente. Os dois técnicos ainda tentaram mexer nos seus times com respectivas substituições. No entanto, o jogo continuou amarrado e o empate foi o resultado final.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A obra prima de Michael Schumacher no Grande Premio da Espanha em 1994.

O Grande da Espanha nesse domingo, relembra 25 anos da bela atuação do alemão Michael Schumacher no Grande Premio da Espanha em 1994.Duas semanas haviam se passado desde a corrida em Mônaco, mas no entanto, a Formula 1 continuava devastada pela partida do brasileiro Ayrton Senna de Roland Ratzenberger  no Grande Premio de San Marino.O clima de luto ainda estava presente na Formula 1 e o Grande Premio da Espanha era a segunda corrida depois dos acidentes fatais em Imola. Quinze dias antes da corrida um novo pacote aerodinâmico foi aprovado visando trazer mais segurança aos pilotos, agora havia a precaução total na Formula 1 depois do trágico fim de semana em Imola.
Na classificação Michael Schumacher fez a pole batendo o inglês Damon Hill por 0.651 segundos. Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen e J J Letho com a outra Benneton. Na largada Schumacher parte bem e mantém o primeiro lugar e assim o fazia at´[e fazer a sua primeira parada nos boxes. No pit-stop, Schumacher encontrou problemas e sua Benneton ficou travada apenas na quinta marcha, restando mais da metade da corrida pela frente.
O piloto voltou a pista e caiu para terceiro sendo ultrapassado por Damon Hill e Mika Hakkinen,á essa altura Schumacher pensava apenas em tentar conquistar algum ponto. Foi então que Schumacher deu  um show de pilotagem, era muito difícil fazer curvas e retas apenas com uma marcha no carro . Mas o piloto começou a andar mais rápido que a maioria dos seus concorrentes com voltas de classificação.
Atrás David Couthard abandonava com problemas elétricos e Gerhrad Berger também abandonava com problemas de cambio. Após um novo pit-stop Schumacher voltava na primeira posição, mas no entanto, era ultrapassado por Damon Hill. Algumas voltas depois Mikka Hakkinen abandonava com problemas no motor. Assim se seguiu até Damon Hill vencer a prova, em segundo veio Michael Schumacher e completando o pódio em terceiro veio o inglês Mark Blundell com a Tyrell. No entanto, o melhor piloto do dia foi Michael Schumacher, pois com muito talento e força de vontade, o alemão  pilotou mais da metade da corrida somente com a quinta marcha. Assim Schumi mostrou por que esteve sempre entre os grandes do automobilismo em todos os tempos.

Imagem : Site Contos da Formula 1.

Espanha-1994: Mark Blundell dá último pódio à Tyrrell | Contos da ...