Acompanhando Formula 1 há 35 anos, pude ver um dos controversos pilotos da Formula 1,o inglês Nigel Mansell pelo que eu me lembro sempre dividiu opiniões no circo de Formula 1 daquela época, muitos o consideravam um automobilista pouco esperto capaz de cometer erros estúpidos.
Já outros o consideravam rápido e arrojado capaz de obter grandes exibições. Como eu comecei a acompanhar Formula 1 em 1983, eu pesquiso muito sobre o que aconteceu antes desse ano. Pelo que li a respeito, muitos consideravam Mansell um piloto sem brilho e sem aquele algo a mais. Pelo que averiguei, o inglês nunca impressionou ninguém . Aliás, se eu não me engano, em 1983, um diretor da Lótus cravou que o leão jamais seria capaz de vencer um grande premio.
Em 1984 eu me lembro de que Mansell começou a chamar a atenção de algumas pessoas, não pelos resultados ,já que nesse ano, ele foi superado pelo seu companheiro de equipe o italiano Elio de Angelis, mas justamente pelo estilo arrojado e sem medo de acelerar nas curvas, entretanto, naquele ano, o inglês tinha o apelido de “idiota veloz”.
Eu particularmente nunca achei Mansell um piloto ruim, ele tinha muita velocidade e era um piloto competitivo, mas, no entanto não tinha o refinamento técnico dos grandes campeões das pistas.
Eu me lembro de que Piquet, Prost e Senna ,além de serem muito velozes, eram profundos conhecedores dos próprios carros, o que era fundamental nos anos 1980 ,aonde não havia telemetria na Formula 1,no final de 1984 Mansell é substituído pelo brasileiro Ayrton Senna e o inglês por sua vez vai para a Williams para o campeonato de 1985.
Apesar da falta de refinamento técnico Mansell enfim começa a mostrar resultados e conquista suas primeira vitórias nos GPS da Europa e da África do Sul, mas no fim desse ano o brasileiro Nelson Piquet é contratado por Frank Williams para a temporada de 1986.
Pra ser honesto eu achava que Mansell seria o segundo piloto de Piquet em 1986,Nelson já era bicampeão na época e era um mecânico dos seus próprios carros, mas no entanto Mansell se mostra um piloto mas competitivo do que se imaginava e faz forte oposição a Piquet, é bem verdade que o acidente sofrido por Frank Williams contribuiu para tal, pois Patrick Head, segundo muitos, era um defensor de Mansell na equipe.
Mas o fato é que Mansell mostrou resultados na pista e as vitórias haviam começado a aparecer, confiando no seu taco como nunca antes Mansell passou a acreditar que era um super piloto, tão bom quanto Prosts, Piques e Sennas da vida.
Na ultima corrida do ano no Grande Premio da Austrália o inglês só precisava de um terceiro lugar para ser campeão, mas um pneu estourado frustrou lhe os planos.
Na pré-temporada para 1987, os carros da Williams haviam evoluído ainda mais em relação ao ano anterior, apesar do refinamento técnico Prost e Senna não teriam como acompanhar as Williams e o título seria um duelo particular entre Piquet e Mansell.
No entanto na disputa com Piquet, a falta de refinamento técnico pesou contra Mansell na disputa do título, Piquet além de um piloto veloz, era um mecânico nato, ao perder a noção de profundidade com o acidente na curva Tamburello ,Piquet correu mais como mecânico do que como piloto.
Piquet colecionou pódios durante o ano enquanto o inglês ou ganhava ou abandonava, no Grande Premio da Alemanha quando a Williams colocou a suspensão ativa nos seus dois carros, Piquet tirou o máximo proveito enquanto Mansell bateu a cabeça com ela, ficava claro que o inglês era um piloto veloz, mas sem qualquer refinamento técnico.
Então Piquet acabou levando o tricampeonato, após um ano fraco em 1988 com os motores Judd Mansell assinou com a Ferrari para a temporada de 1989. Na escuderia italiana, Mansell dispunha de um bom carro e fez uma temporada relativamente boa, com duas vitórias ,dois segundos lugares e dois terceiros terminando o campeonato de pilotos na quarta colocação, eu posso estar errado leitor (a) mas o meu entendimento na época era de que a Ferrari percebeu que ela quisesse evoluir precisaria de um piloto com um maior refinamento técnico.
Então para a temporada de 1990, a Ferrari contratou o Frances Alain Prost, já na pré temporada o Frances conseguiu acertar os carros da Ferrari, mais uma vez a falta de refinamento técnico perseguiu o inglês que foi engolido por Prost dentro da equipe, no final do ano Mansell foi dispensado e aos 37 anos e sem ter conquistado nenhum título chegou a cogitar a aposentadoria.
Então Frank Williams abriu as portas para Mansell para a temporada de 1991,de presente o inglês ganharia o FW14 o carro mais rápido do campeonato, mas no McLarem MP4 6 ,havia um certo Ayrton Senna, o brasileiro além de ser veloz, era um profundo conhecedor dos seu carro.
Nas três primeiras corridas, o inglês não completou e Senna abriu vantagem. No entanto, apesar do talento de Senna, ressalto que o resultado do mundial em 1991 poderia ter sido outro, não fosse a falta de refinamento técnico de Mansell,, no Grande Premio de San Marino ,o inglês fez besteira e bateu logo na primeira volta,, no Grande Premio do Canadá ,Mansell fez outra besteira, ao deixar o carro morrer no final da corrida e entregou a vitória para Nelson Piquet. Em Portugal ,o inglês fez outra besteira ,ao parar o carro na pista de rolamento.
Em 1991 a Williams já tinha deixado a Mc Laren para trás, então Mansell ficou com o vice-campeonato pela terceira vez. Em 1992 a Williams aprimorou ainda mais a suspensão ativa e fez o imbatível FW14 B, o carro foi adaptado ao estilo de Mansell, então o inglês só precisaria acelerar nas curvas e assim finalmente levou o título com o segundo lugar no Grande Premio da Hungria. A essa altura, o inglês chamado por muitos de “idiota veloz” ,já tinha 30 vitórias na sua carreira, e o título mundial.
Então Mansell tentou a sorte na Indy em 1993, o inglês, no entanto surpreendeu mais uma vez ao levar o título logo no seu primeiro ano na categoria. Após vencer o Grande Premio da Austrália em 1994 no seu retorno a Formula 1 ,Mansell abandonou as pistas em 1995.
Como eu disse no começo do texto eu nunca achei Mansell um piloto ruim, ele era muito bom piloto veloz e competitivo, mas, no entanto lhe faltava o refinamento técnico dos grandes da Formula 1.
Piquet, por exemplo, foi um profundo inventor da engenharia na Formula 1. Senna, e Prost, por exemplo, eram profundos conhecedores dos seus carros. Enquanto Schumacher e Alonso, eram estrategistas geniais fora da pista. Mansell não tinha nenhum refinamento técnico, talvez isso não permitiu que sua velocidade se transformasse em pódios.
Imagem : Portal Globo Esporte.