segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A vitória de Ayrton Senna no Grande da Bélgica em 1990.

Ayrton Senna vinha tendo uma disputa muito acirrada com Alain Prost pelo título mundial. Assim a Formula 1 chegava ao Grande Prêmio da Bélgica.
Nos treinos, Senna fez a pole, com seu companheiro Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Thierry Boutsen, Já na terceira fila, tivemos Nigel Mansell e Alessandro Naninni.
Na corrida, Ayrton teve que sobreviver a três largadas. Na terceira delas, Berger pressionou bastante ,mas Senna se manteve à frente.
O brasileiro tentava abrir vantagem na liderança com pista livre. Prost conseguiu superar Berger, que sofria com o desgaste dos pneus.
Prost tentou tomar a liderança nos boxes, porém, a MC Laren trabalhou mais rápido que a Ferrari. Senna teve que defender a liderança dos ataques de Naninni, que não trocou seus pneus até o fim da prova.
Ayrton manteve a liderança e Prost ultrapassou Naninni na volta 27. Senna não cometeu nenhum erro e ultrapassava  os retardatários com mais facilidade do que Prost. Senna se mostrou inteligente ao poupar o carro nas últimas voltas. Mas, ainda assim, chegou tres segundo á frente de Prost, que terminou em segundo. Já Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
Senna vencia a sua 25ª corrida na carreira, se igualando a Jim Clark e Niki Lauda. Agora faltava alcançar as 27 vitórias de Jackie Stewart e os 43 triunfos de Alain Prost.





Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.




Grande Prêmio da Bélgica – 1990 - A história de Ayrton Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário