O brasileiro Ayrton Senna havia vencido a corrida anterior, no Grande Prêmio da Hungria. Senna havia reagido no campeonato após três vitórias consecutivas do inglês Nigel Mansell. E assim, a Formula 1 chegava para o Grande Prêmio da Bélgica.
Apesar do motor Honda ter os mesmos 750 cavalos de potência do motor Renault, o conjunto do Williams FW14, apresentava uma leve superioridade. Portanto, mesmo com uma vantagem de 12 pontos, o terceiro título de Ayrton não estava assegurado. A F1 estava nas páginas policiais por causa do belga Bertrand Gachot, piloto da estreante equipe irlandesa Jordan. Após uma briga de trânsito, Gachot jogou gás CS, um tipo de lacrimogêneo no rosto de um taxista londrino para evitar ser agredido. Isso acabou abrindo espaço para a estreia do jovem alemão Michael Schumacher, com 22 anos na época.
Ayrton Senna fez a pole nos treinos, com seu companheiro Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, vinham Nigel Mansell e Alain Prost. Já na terceira fila, vinham Jean Alesi e Ricardo Patrese. Ayrton largou bem e tentou abrir a maior vantagem possível nas primeiras voltas. Mansell tentava pressionar Senna na luta pela ponta, mas Ayrton não cometia erros e resistia aos ataques do inglês.
Ayrton fazia uma corrida sem erros, enquanto Mansell abandona na volta 22, com problemas elétricos. Senna vai se mantendo na liderança, e assim, vence de ponta a ponta sua quinta corrida na pista de Spa. O italiano Andréa de Cesaris, teve azar ao abandonar a três voltas do final. Com isso, o austríaco Gerhard Berger chegou em segundo e o tricampeão e também brasileiro Nelson Piquet completou o pódio em terceiro.
Ayrton vencia sua sexta corrida no ano, chegando a 32 vitórias na sua carreira, se mantendo até então, como o segundo maior vencedor de corridas na história da Formula 1. Senna ficava atrás apenas do francês Alain Prost, que era o então recordista de vitórias na história da Formula 1, com 44 triunfos.
Confira no link á seguir, a comparação de Ayrton Senna como os demais campeões mundiais na história da Fórmula 1. A comparação de dá nas 161 corridas. ( Numero que Ayrton Senna pode computar na sua carreira)https://www.terra.com.br/ parceiros/guia-do-carro/senna- so-perde-para-schumacher-no- ranking-de-161-corridas, 3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d4 5agiaw1xie.html
Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.
Confira no link á seguir, a comparação de Ayrton Senna como os demais campeões mundiais na história da Fórmula 1. A comparação de dá nas 161 corridas. ( Numero que Ayrton Senna pode computar na sua carreira)https://www.terra.com.br/
Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário