Jornalismo esportivo é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes (desporto, em Portugal), ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico.
O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados clubes ou atletas. Por isso,o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público (e em colegas).
As pautas do Jornalismo Esportivo incluem a cobertura de eventos as instituições que geram produtos, fatos e noticias. As as fontes de Esporte são divididas entre protagonistas (atletas, dirigentes de clubes e de entidades esportivas), autoridades (ministro, secretários, diretores de órgãos públicos), especialistas (médicos, fisioterapeutas, pesquisadores em esporte, profissionais de educação física) e usuários (torcedores ou adeptos).
No livro Opinião Publica do ator Walter Lippman, é abordado sobre a função do jornalista em recrutar o interesse público. No livro Opinião Publica, Lippman aborda que a maior competencia do jornalista, além da coleta, investigação e analise das informações, é recrutar o interesse público através do oficio do jornalismo.
O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos e ideias que são noticia e afetam a sociedade em algum grau.
A noticia é a informação de algum acontecimento e mudanças recentes. Noticia é também o conhecimento de um paradeiro ou uma situação.
A noticiabilidade ou valor noticia são critérios técnicos que influenciam a seleção e os destaques dos fatos como um produto noticioso a ser consumido. A noticiabilidade é o valor noticia que determina algo a ser noticiado.
No Jornalismo esportivo, as grandes coberturas são a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que acontecem a cada quatro anos. Nas Olimpíadas, os grandes jornalistas, são aqueles que mais conseguem recrutar o interesse público.
Sim leitor (a). Na Copa do Mundo o interesse público já existe, pois o futebol é uma paixão global. Nas Olimpíadas, se trabalha com todos os tipos de esportes. Muitos dos esportes olímpicos não são necessariamente uma paixão global.
Os melhores jornalistas são aqueles que sabem fabricar seu próprio valor noticia. Os jornalistas se destacam por conseguirem recrutar o interesse público em esportes não tão conhecidos ou tidos como uma paixão global. O recrutamento do interesse público, é a capacidade de fabricar seu próprio valor noticia. Recrutar o interesse público é o segredo do jornalismo esportivo.
E para o recrutamento do interesse público, é fundamental que o jornalista esteja despido de suas paixões esportivas. O jornalismo profissional é a alma do negócio.
Imagem : Site Casa das Focas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário