Clássico no futebol (conforme a palavra em inglês adotada em alguns casos) é um confronto futebolístico de grande rivalidade, sendo que, mais frequentemente, é realizado por duas clubes desportivos locais. Alguns destes encontros são protagonistas de confrontos entre jogadores ou torcidas, dadas as tensões envolvidas.
Entre clubes, normalmente ocorre entre equipes da mesma cidade. Os clássicos são a grande emoção do futebol. As emoções dos torcedores do clubes locais, ficam ansiosas pelo dia da disputa.
Existem estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, em que quatro grandes clubes concentram as tradições e as torcidas locais. Contudo, existem outros estados em que existem apenas dois clubes dividindo a polarização dos torcedores. Como por exemplo, o Rio Grande do Sul, o Estado da Bahia e o Estado do Pará.
Na Escócia, temos o clássico entre Celtic Footeboll Club e Rangres Football Club, conhecido como a velha firma. O clássico é tido como a maior rivalidade do futebol mundial, devido a divergências culturais e religiosas.
Como torcedor do São Paulo, o Campeonato Paulista mexe comigo, devido as rivalidades estaduais com Corinthians, Palmeiras e Santos. Os clássicos locais sempre alimentam a emoção dos torcedores, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário