domingo, 25 de outubro de 2020

Fluminense vence Santos e entra no G4 do Campeonato Brasileiro.

 O Fluminense venceu o Santos por 3 a 1, agora a tarde, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o tricolor carioca foi a 29 pontos, entrando no G4. Já o peixe, permanece com 27, na sexta colocação.

O Fluminense começou atacando muito no primeiro tempo. Tanto que chegou ao gol aos 28 minutos de jogo. O tricolor seguia no ataque, mas o peixe empatou aos 35 minutos.  O jogo seguiu muito disputado, com os dois times tentando o gol da vitória.

O segundo tempo seguiu muito equilibrado, embora a linha defensiva santista estivesse bastante vulnerável. Com Julião, o tricolor carioca chegou ao segundo gol. O Santos saiu em busca do empate, mas levou o terceiro gol já nos acréscimos.

Palmeiras volta a vencer no Campeonato Brasileiro.

 O Palmeiras venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0, agora a tarde, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras vai a 25 pontos na tabela, enquanto o Atlético fica com 22.

O Atlético até tentou atacar mais no primeiro tempo. Porém, o time palmeirense fechou bem as laterais e saiu com velocidade nos contragolpes. O time alviverde criou as melhores chances e abriu o placar no primeiro tempo.

Cabe ressaltar, que o goleiro Weverton mostrou muita segurança quando exigido. O que de certa forma, ajudou a segurar a vantagem nos primeiros 45 minutos.

O time goiano tentou sair mais no segundo tempo. Entretanto, o time palmeirense fazia uma boa marcação, saindo em velocidade no contragolpe. O centroavante Luiz Adriano, fez mais dois gols e decidiu o jogo. Além da boa consistência defensiva, o time alviverde contou com a segurança do goleiro Weverton até o apito final.

Lewis Hamilton se torna o maior vencedor de corridas na história da Formula 1.

 Lewis Hamilton venceu agora pouco, o Grande Premio de Portugal, se tornando o maior vencedor de corridas da história da Formula 1. O britânico chegou a 92 vitórias na carreira, superando os 91 grandes prêmios do alemão Michael Schumacher, o recordista de vitórias até então. O finlandês  Valtteri Bottas chegou em segundo e Marx Verstappen completou o pódio em terceiro.

O monagesco Charles Leclerc, também teve excelente performance, colocando o limitado carro da Ferrari na quarta colocação. Na largada, as gota de chuva, deram um ar improvável a corrida, Carlos Sainz, da MC Laren , pulou da sétima para a primeira colocação.

Hamilton acabou superado por Bottas e Verstappen no começo da corrida. Contudo, a Mercedes se assentou na corrida, recuperando o ritmo. Bottas era o primeiro e Hamilton era o segundo colocado. 

Bottas segurou a pressão o quanto pode. Contudo, Hamilton fez voltas rápidas, colando rapidamente no companheiro de equipe. Na volta 20, Hamilton fez a ultrapassagem e assumiu a liderança. O britânico abriu vantagem na liderança, com voltas voadoras nas voltas seguintes.

Então, coube a Hamilton, apenas, levar o seu carro até a vitória no Grande Premio de Portugal.


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Sobre mim.

 Eu cursei Jornalismo na FIAM FAAM ,entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016. Eu me formei Jornalismo em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso, sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, sob a orientação da jornalista, mestra e doutora Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff.

Sempre me interessei muito por esportes, acompanho futebol e automobilismo  desde criança. Sou portador de deficiência cognitiva, e acabou não sendo possível, eu estagiar durante a graduação na FIAM. Fiz meus três blogs, a partir de 2018, como uma forma bem simples de atuar como comunicador.

Nos meus dois blogs sobre esporte, comento jogos e corridas, e também trago conceitos históricos de clubes e campeonatos. Também tenho um outro blog, no qual comento assuntos do cotidiano. Antes de mais nada, quero agradecer, a todos (as) os (as) leitores (as), que visitaram os meus blogs. Dentro das minhas humildes possibilidades, tento levar um conteúdo de maior qualidade possível á vocês. Pretendo continuar a me esforçar, para levar maior qualidade possível aos (as) leitores (as) dos meus humildes blogs. Sempre respeitando a pluralidade das opiniões dos visitantes dos meus blogs, afinal de contas, a liberdade de pensamento, é o alicerce de qualquer regime de vida saudável.



Imagem : Site Torcedores.com 



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O segundo título de Michael Schumacher no Grande Premio do Pacifico em 1995.

 O alemão Michael Schumacher, vinha voando no Mundial em 1995. Schumacher fazia uma temporada absolutamente impecável, sem os erros da temporada anterior.

A Benneton também equilibrou as força com a Wiliams, equipando seus carros com o mesmo motor Renault. Na classificação, David Coulthard, da Williams, ficou com a pole. O companheiro de equipe, Damon Hill, foi o segundo e Schumacher conseguiu apenas a terceira melhor marca.

Na largada, Hill se mostrou arrojado para se defender do ataque de Schumacher, Hill caiu para terceiro, enquanto Schumacher caiu para o quinto lugar.

Na quinta volta, Schumacher superou Berger e pulou para quarto. Schumacher descontou a diferença para Hill, porém, não conseguiu a ultrapassagem. Schumacher conquistou a posição, após uma boa parada da Benneton, voltando a pista a frente de Hill e Alesi.

Schumacher passou a fazer voltas voadoras, visando alcançar Couthard, e conseguiu. Contudo, a ultrapassagem aconteceu somente após as paradas nos boxes. Schumacher tinha a estratégia de apenas duas paradas, enquanto Couthard faria três paradas. Schumacher assumiu a ponta após a ultima parada de Couthard.

Com pista livre, Schumacher abriu vantagem, enquanto Couthard perdeu muito tempo atrás de retardatários . No fim, Schumacher venceu a corrida, com David Couthard em segundo e Damon Hill completando o pódio em terceiro. 

Schumacher chegava a 18 grandes prêmios na sua carreira. O alemão conquistava o seu segundo títulos consecutivo na sua carreira, se tornando até então, o piloto mais jovem a atingir dois títulos mundiais, superando o brasileiro, e também bicampeão Emerson Fitipaldi.


Schumacher faz aniversário e recebe homenagens de Ferrari e Mercedes | VEJA

Imagem : Revista Veja.

Corinthians vence Vasco e respira no Campeonato Brasileiro.

 O Corinthians venceu o Vasco por 2 a 1, ontem a noite, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O alvinegro paulista vai a 21 pontos na tabela de classificação, já o cruz maltino, permanece com 18, próximo a zona da degola.

O time vascaíno até teve mais a posse da bola no primeiro tempo. Contudo, os corintianos marcaram melhor e conseguiram atacar com muito mais perigo. Os atacantes alvinegro ajudavam mais na marcação, e os corintianos conseguiam roubar a bola no campo de ataque. Tanto, que os corintianos abriram o placar ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o técnico vascaíno mexeu bem no time e os vascaínos melhoraram muito na etapa final. O Vasco passou a chegar com mais perigo, jogando principalmente pelos lados do campo. Os vascaínos se mantiveram no ataque, enquanto os corintianos apostavam nos contragolpes. Os vascaínos chegaram ao gol de empate na etapa final.

Quando o jogo se encaminhava para o empate, os corintianos chegaram ao gol da vitória em um lançe casual.

Fortaleza conquista bicampeonato cearense.

 O Fortaleza conquistou o bicampeonato cearense na noite de ontem. O tricolor venceu o Ceará novamente, desta vez por 1 a 0. Este é o 43º título do Fortaleza no Campeonato Cearense. O Ceará é o maior vencedor, com 45 troféus . Esse  é o quarto título de Rogério Ceni no comando da equipe cearense. O troféu entra para a prateleira do treinador pelo Leão ao lado da Série B do Campeonato Brasileiro (2018), da Copa do Nordeste (2019) e do próprio Cearense, vencido no ano passado. 

O Ceará partiu para o ataque no primeiro tempo. O alvinegro cearense chegou a criar pelo menos duas chances claras de gol na primeira etapa. 

O Ceará continuou atacando no segundo tempo, enquanto o Fortaleza apostava nos contragolpes. O Fortaleza se posicionava com duas linhas de quatro jogadores, tentando jogar por uma bola . Aos 15 minutos, Tinga fez o gol do título para o tricolor cearense. Então, coube a Fortaleza, apenas administrar o placar até o apito final.

Campeões estaduais em 2020.

 Aqui a lista dos campeões estaduais em 2020 até agora.

Acre : Galvez 1° título)

Alagoas : CRB (31° título)

Amapá: Ypiranga (10° título)

Bahia : Bahia (49° título - 3º consecutivo.)

DF : Gama 13° título - (2º consecutivo.)

Maranhão : Sampaio Correia (34° título)

Minas Gerais: Atlético Mineiro 45° título

Pará : Paysandu (48° título)

Paraíba : Treze( 16° título)

Paraná : Atlético Paranaense (26° título - 3º consecutivo.)

Pernambuco : Salgueiro (1° título)

Rio de Janeiro : Flamengo (36° título - 2º consecutivo.)

Rio Grande do Norte :ABC (56° título)

Rio Grande do Sul : Grêmio (39° título - 3º consecutivo.)

Santa Catarina : Chapeconse (7° título)

São Paulo : Palmeiras (23° título)

Sergipe : Confiança (22° título)

Ceará : Fortaleza ((43° título - 2º consecutivo)

Fonte : Wikipédia : A enciclopédia livre.


Imagem : Site Torcedores.com 

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

História e Conquistas de Clubes Brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

O (a) torcedor (a), é uma pessoa que acompanha o clube esportivo para o qual torce. O acompanhamento de um ( uma) torcedor (a), valia da intensidade de cada um. O acompanhamento de um torcedor (a), tem um patamar mínimo. O (a)  torcedor (a) acompanha a tabela de classificação nos campeonatos e sabe quando seu clube joga.


No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a).

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html



Imagem : Site Globo Esporte.
Retrospecto dos clássicos: veja quem mais venceu nas principais ...

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Fortaleza vence Palmieras no Castelão.

 O Fortaleza venceu o Palmeiras por 2 a 0, ontem a noite, no Estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. A derrota fez o alviverde sofrer sua quarta derrota consecutiva, e ser ultrapassado pelo próprio Fortaleza na classificação do campeonato nacional. Com 22 pontos, o Palmeiras está empatado com o Atlético Goianiense.

O Palmeiras apresentou os mesmos erros que vinha tendo com Vanderlei Luxemburgo. O time palmeirense errava muitos passes e não conseguia se recompor na defesa. O Fortaleza, por outro lado, tocou bem a bola e esteve bem posicionado em campo, tendo total controle do jogo durante os 90 minutos. Com dois gols de David no primeiro tempo, o time cearense chegou a vitória.


O primeiro título mundial de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1988.

 Ayrton vinha tendo uma disputa dura com Alain Prost pelo título mundial. No Grande Prêmio do Japão, Senna tinha a chance matemática de garantir o título mundial.

O brasileiro fez a pole, com 1 segundo e meio a mais do que Prost, que iria largar ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Gerhard Berger e Ivan Capelli. Na terceira fila, tivemos o também brasileiro Nelson Piquet e Satouro Nakajima.
Na largada, o motor do carro de Senna falhou e ele não conseguiu fazer o carro sair do grid. Mas ao mesmo tempo que os demais pilotos de atrás se desviaram do carro do piloto brasileiro, ele manteve o pé na embreagem para deixar deslizar o carro, porque o grid de Suzuka é numa descida. Assim que ele conseguiu fazer o motor funcionar, Senna tinha caído para a 14ª posição, mas a partir daquele momento, começa a fazer uma grande corrida de recuperação.

Completou a primeira volta em 8º; a segunda em 6º; a terceira em 5º; a quarta em 4º; a 11ª volta era o 3º; quase no final da 19ª volta, ia para 2º, com o abandono da corrida por parte de Capelli. Ao completar a 20ª volta, Prost olha pelo retrovisor direito e vê que o 2º colocado não era o italiano da March, e sim o carro de Senna que vinha andando cada vez mais rápido.
Na volta 27, Senna desconta a diferença para Prost e faz uma arrojada ultrapassagem quando o francês tentou espreme-lo no muro. 
Ayrton vinha fazendo uma corrida impecável na liderança. No entanto, a MC Laren cometeu um erro ao informar erradamente o número de voltas para o final da corrida, sinalizando um consumo de combustível acima da normalidade.
Ainda assim, Senna fez uma corrida impecável, o brasileiro chegava a 14 vitórias na sua carreira, igualando o bicampeão e compatriota Emerson Fitipaldi. Alain Prost terminou em segundo e Thierry Boutsen completou o pódio  em terceiro.
Senna conquistava seu primeiro título mundial, o sexto do Brasil na história da Formula 1, que já tinha os dois títulos mundiais de Emerson Fittipaldi e os três títulos de Nelson Piquet.
Ayrton também chegava a uma marca histórica. Com 14 grandes prêmios na sua carreira, Ayrton se igualava ao compatriota Emerson Fitipaldi, faltando apenas chegar aos 20 Grandes Prêmios de Nelson Piquet, entre os vencedores de corrida brasileiros na história da Formula 1..

Imagem : Site Oficial Ayrton Senna .

A vitória e o segundo título mundial de Alain Prost no Grande Premio da Austrália em 1986.

 O campeonato mundial em 1986 já havia sido absolutamente histórico. Contudo, o campeonato ainda não estava definido, no campeonato mais disputado que eu já vi na Formula 1.

Três pilotos chegaram disputando o título mundial na última corrida do ano. O inglês Nigel Mansell era teoricamente o segundo piloto da Williams, quando o campeonato começou.
Porém, Mansell mostrou que era um piloto mais competitivo do que se imaginava, embora não tivesse o nível de conhecimento de pilotos como os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna, e do francês Alain Prost.
Nigel Mansell liderava o campeonato com 70 pontos, em segundo vinha Alain Prost com 64 e em terceiro Nelson Piquet com 63. Nos treinos, Mansell foi o mais rápido e fez a pole ,com Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila.
Na segunda fila, tivemos Ayrton Senna e Alain Prost. Na terceira fila, tivemos Rene Arnoux e Gerhard Berger. O domingo estava nublado, porém, havia expectativa de chuva em Adelaide.
Precisando apenas de um terceiro lugar para ser campeão, Mansell foge de sua característica na largada, sendo ultrapassado facilmente por Senna.
Largando em sétimo, Rosberg já fustigava Piquet na briga pelo terceiro lugar, mas de forma até estranha, Mansell deixa Piquet e Rosberg passarem em apenas duas curvas. O Leão estaria com problemas? Nada disso! Nigel Mansell só precisava de um terceiro lugar para ser campeão e fazia naquele início de corrida uma prova tática e bastante cautelosa, ficando à frente de Prost.
Senna estava guiando bem mais do que sua Lótus em 1986, entretanto, abandona a corrida quando estava apenas em sexto. Keke  Rosberg ultrapassa Nelson Piquet e assume a liderança da corrida.
Prost ultrapassa Mansell e começa e descontar a diferença para Piquet. Numa cena que não foi mostrada pela TV, Prost entra nos boxes na volta 31 com um pneu dianteiro direito furado. Para sorte do piloto da McLaren, o furo ocorreu a poucos metros da entrada dos boxes. Com seus principais adversários tendo problemas ainda antes da metade da corrida, tudo levava a crer que o título caminharia facilmente para as mãos de Mansell.
Mansell caminhava a largos passos para seu primeiro título mundial, o inglês vinha se mantendo em terceiro e dominava a situação com facilidade. Porém, Mansell tem seu pneu estourado sem avisos na volta 62.

Com muita habilidade, o inglês mantém seu carro sob controle. Mas o dano era irreparável e sua corrida chegou ao fim. Piquet entra nos boxes para colocar pneus novos. Piquet tenta descontar a diferença para Prost nas últimas voltas, mas era tarde demais para apanhar o francês. Prost consegue um triunfo bastante improvável, o francês chega a 25 vitórias na sua carreira, ficando a apenas duas vitórias de alcançar o recorde do tricampeão Jackie Stewart. Prost conquistava seu segundo título consecutivo ,de uma forma bastante improvável.
O mundial em 1986 deixou claro que Piquet cometeu um erro ao não levar Mansell a sério. Prost soube pontuar o máximo possível, chegando a um bicampeonato que poucos acreditavam. E Mansell se mostrou mais competitivo do que se imaginava.
Com a conquista do seu segundo título, Prost se igualava á Jim Clark, Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet,Graham Hill e Albero Ascari, na então galeria dos bicampeões mundiais na história da Formula 1.


Imagem : Facebook Alain Prost.

Alain Prost F1 - Página inicial | Facebook

domingo, 18 de outubro de 2020

Flamengo goleia Corinthians em Itaquera.

 O Flamengo goleou o Corinthians por 5 a 1, agora á tarde, na Arena Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado levou o rubro negro carioca a 34 pontos, na liderança do campeonato, o alvinegro paulista permanece com 18, próximo a zona da degola.

O time corintiano até começou melhor nos primeiros vinte minutos. O alvinegro avançou a marcação e tocou a bola em velocidade. Contudo, os flamenguistas impuseram sua melhor qualidade á partir dos vinte minutos.

O rubro negro jogou com uma marcação alta e encurralou os corintianos no campo defensivo. E assim, o rubro negro terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

No segundo tempo, o time carioca tomou conta do jogo. Fez os gols tocando a bola em velocidade no campo ofensivo. O técnico Vagner Mancini até mexeu no time após tomar 3 a 0. O Corinthians diminuiu, contudo, o goleiro Hugo fez grandes defesas. Além disso, o ataque rubro negro tomou conta e fez mais dois gols, finalizando a golada. O time corintiano é fraco tecnicamente, o técnico Vagner Mancini terá muito trabalho até o final do campeonato nacional.

Santos vence Coritiba fora de casa.

 O Santos venceu o Coritiba por 2 a 1, ontem no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a provável despedida de Soteldo. Com o resultado, o Alvinegro da Vila Belmiro foi a 27 pontos e subiu para a quarta posição na tabela. Já o Coritiba estacionou nos 16 e segue na zona de rebaixamento, na 17ª colocação.

Os times começaram atacando bastante no primeiro tempo. Contudo, o Santos foi quem abriu o placar, com gol de Kaio Jorge. Contudo, o Santos caiu de produção, e o time da casa começou a incomodar mais. Ainda assim, fez 2 a 0, aos 26 minutos de jogo, com Soteldo O péixe sentiu a ausência de Marinho, seu principal jogador na temporada,.

No segundo tempo, o time paranaense saiu mais para o jogo, tentando o gol de empate. O Santos tentou jogar nos erros do adversários, nos contragolpes. Aos 28 minutos, Giovanni Augusto diminuiu para o Coritiba.

Os paranaenses tentaram o empate a todo custo, mas esbarraram nas limitações técnicas. Mesmo, abaixo, o time santista garantiu a vitória.

São Paulo fica no empate e Grêmio mantem tabu.

 O São Paulo ficou no 0 a 0 com o Grêmio, ontem no Estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado freou a sequência de vitórias que o São Paulo encaminhava — venceu os dois últimos jogos — e também deu continuidade a um tabu de (agora) nove jogos sem vencer o Grêmio. Desde setembro de 2015 foram nove confrontos entre os dois tricolores, sendo quatro vitórias gremistas e cinco empates.

O resultado deixa o tricolor paulista com 26 pontos e o tricolor gaúcho com 21 . O São Paulo começou melhor no primeiro tempo. Nos primeiros quinze minutos, o time são paulino teve aproximadamente 85 % de posse da bola. Contudo, os gremistas passaram a equilibrar mais o jogo, entretanto, nenhum dos time criou chances claras de gol.

O segundo tempo teve um disputa muita travada no meio campo. Os dois times chegaram muito pouco no ataque e os goleiros praticamente não trabalharam na etapa final. O veterano Daniel Alves não esteve bem no jogo na lateral direita, chegando a isolar uma cobrança de falta.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A vitória de Alain Prost e o título de Niki Lauda no Grande Premio de Portugal em 1984,

 O francês Alain Prost  e o austríaco Niki Lauda disputavam palmo a palmo, o título mundial em 1984.O Grande Premio de Portugal no circuito de Estoril marcaria a ultima corrida na temporada.

Nos treinos, a pole ficou com o brasileiro Nelson Piquet, com Alain Prost ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila tivemos o também brasileiro Ayrton Senna e o finlandês Keke Rosberg. Já na terceira fila, tivemos o italiano Elio de Angelis e o inglês Nigel Mansell.
Na largada, Piquet e Prost não partem bem e isso acaba beneficiando quem vem de trás. Mansell por sua vez, faz uma bela largada, pulando de sexto para primeiro nas primeiras voltas.
Lauda também não havia largado bem e estava em décimo terceiro lugar. Já Prost começa  á se recuperar e ultrapassa Mansell para pular para o segundo lugar.
Keke Rosberg lutava para se manter na ponta, mesmo com o desequilíbrio no seu Williams. Enquanto isso, Prost vinha com o carro mais inteiro, e assim ultrapassa o finlandês.
Prost vinha fazendo uma corrida absolutamente controlada , sem erros, porém, Lauda vinha se recuperando muito bem no pelotão e já era terceiro após ultrapassar Ayrton Senna.
Lauda tenta se aproximar de Mansell fazendo voltas rápidas em sequencia, entretanto, a Lótus do inglês não cruza a linha de chegada, Nigel já vinha se arrastando na pista com problemas nos freios.
Prost vinha conduzindo de forma bastante segura, poupando sua MC Laren no forte calor do circuito de Estoril. E assim, Prost venceu o Grande Premio de Portugal, chegando a marca de 16 vitórias na sua carreira, com Niki Lauda em segundo e o brasileiro Ayrton Senna completando o pódio em terceiro.
Entretanto, Lauda conquista o seu terceiro título mundial por apenas 0,5 pontos de diferença, na mais acirrada disputa de título que eu vi na Formula 1 .Outro destaque do Mundial em 1984,foi Ayrton Senna, que a bordo da pequena Toleman, já demostrava ser um campeão em potencial no automobilismo.

Credito da Imagem :Revista Isto É.
Resultado de imagem para Niki Lauda

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

JCSPEEDWAY: História: 15 anos do Grande Prêmio da Bélgica de 1995

JCSPEEDWAY: História: 15 anos do Grande Prêmio da Bélgica de 1995: Para muitos esta típica corrida em Spa mostrou de forma exacerbada o lado bom e o lado ruim de Michael Schumacher. De qualquer jeito, foi um...

Coritiba vence Palmeiras e provoca demissão de Vanderlei Luxemburgo.

 O Coritiba venceu o Palmeiras por 3 a 1, ontem a noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado provocou a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo no clube palmeirense. O Palmeiras segue parado em 22 pontos, na sétima colocação, depois de 15 partidas. O Coxa, que não vencia há quatro rodadas, chegou aos 16 pontos e saiu momentaneamente da zona de rebaixamento.

O Palmeiras foi presa fácil para a o boa marcação do time paranaense. A postura alviverde foi bastante apática e teve muita lentidão no meio campo. Os paranaenses somente se concentraram na marcação para sair nos contragolpes. Jogando no erro palmeirense, o time paranaense soube fazer os gols em momentos cruciais do jogo. Luxemburgo tentava incentivar o time, porém, a atuação era bastante ruim. E assim, se encerrou a quinta passagem de Luxa no Palmeiras.

Atletico Goianiense vence Santos na Vila Belmiro.

 O Atlético Goianiense venceu o Santos por 1 a 0, ontem á noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Dragão foi a 21 pontos e subiu para a metade de cima da tabela. Já o Peixe estacionou nos 24, mas segue no G-6 no campeonato nacional.

O Santos teve a posse da bola e buscou o campo ofensivo durante o jogo. Contudo, o time goiano fez uma boa marcação, com duas linhas de quatro a cinco jogadores. O time atleticano dificultou o toque de bola pelo chão da equipe santista, forçando o alvinegro praiano a dar chutões da defesa para o ataque.

Os goleiros até trabalharam mais no segundo tempo. Contudo, permaneceu a boa marcação dos atleticanos.

Corinthians vence fora de casa e deixa a zona do rebaixamento.

 O Corinthians venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0, ontem a noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Com 18 pontos, o alvinegro saiu da zona do rebaixamento, Já o rubro negro paranaense, com 15 pontos, entrou na zona da degola no campeonato nacional.

Mesmo com um primeiro tempo fraco tecnicamente, o time atleticano esteve um pouco melhor em campo. Os paranaenses procuraram mais o campo de ataque, enquanto os corintianos, com tres volantes, não conseguiam tocar a bola no meio campo.

O goleiro Walter foi o grande nome da primeira etapa e impediu a abertura do placar. Os atleticanos dominaram totalmente o jogo no segundo tempo. Os paranaenses encurralaram os corintianos no campo defensivo, obrigando o goleiro Walter a fazer pelo menos três defesas difíceis na etapa final.

O técnico Wagner Mancini tentou mexer no jeito de jogar. Contudo, os corintianos ficaram com um jogador a menos, sendo obrigados e segurar pelo menos o empate. No fim, os alvinegros foram premiados com o gol da vitória após cinco jogos de jejum.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Corinthians perde do Ceará, e entra na zona de rebaixamento no Brasileirão.

 O Corinthians perdeu para o Ceará por 2 a 1, ontem á noite, no estádio Castelão, em Fortaleza, na capital cearense. O time corintiano teve um jogador a mais desde os 15 minutos do segundo tempo, com a expulsão de Eduardo.

O resultado colocou o Corinthians na zona do rebaixamento. Com 15 pontos, o Timão terminou a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro na 17ª colocação. Os cearenses pularam para a 11ª posição, com 18 pontos.

O time cearense começou melhor no primeiro tempo. Os cearenses tocavam a bola em velocidade e envolviam completamente a defesa corintiana. O goleio Cássio fazia boas defesas e segurava o placar em branco.

O time corintiano acabou abrindo o placar, após um frango do goleiro Fernando Prass. Contudo, o zagueiro Gil marcou contra, ao tentar interceptar um cruzamento. Os cearenses seguiram melhor na partida e Cássio continuou mostrando muita segurança quando acionado no primeiro tempo.

O jogo somente mudou no segundo tempo, após o Ceará ficar com um a menos com a expulsão de Eduardo. As substituições do técnico Dyego Coelho não deram resultado e o time corintiano seguiu improdutivo ofensivamente. No final do jogo, o goleiro Cássio fez pênalti ao tentar sair jogando com os pés. Fernando Sobral, marcou o gol da vitória cearense, dando números finais ao jogo.

domingo, 11 de outubro de 2020

Santos vence Grêmio na Vila Belmiro.

 Em um jogo bem disputado, o Santos venceu o Grêmio por 2 a 1, agora á tarde, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o peixe a 24 pontos na tabela, o Grêmio permanece com 17, próximo a zona do rebaixamento.

O time santista atacou bastante no primeiro tempo. O alvinegro praiano fez uma marcação alta, roubando a bola no campo ofensivo e tocando em velocidade. Como consequência, Marinho, de pênalti, abriu o marcador para os mandantes.

O time santista dominou completamente o jogo até o final do primeiro tempo, com uma marcação alta e muito agressiva.

No segundo tempo, porém, os gremistas voltaram melhor. O técnico Renato Gaúcho deu mais ofensividade ao tricolor gaúcho. O goleiro santista, fez ótimas defesas quando exigido. Por outro lado, o time mandante buscava os contragolpes. Os time gaúcho roubava a bola no campo ofensivo e incomodava a zaga santista. Tanto que os gremistas empataram com gol de Diego Souza.

Entretanto, Marinho, novamente de pênalti, colocou os santistas novamente em vantagem. O time santista, então, passou a segurar mais a bola no campo de ataque, visando administrar o placar até o apito final.

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Bélgica em 1988.

 O campeonato mundial em 1988, vinha sendo um passeio para a MC Laren, disso, não havia qualquer duvida. Porém, a equipe dominante no campeonato, contava com dois gênios ao volante. Ayrton Senna ,vinha tendo um duelo muito equilibrado com o francês Alain Prost, pelo título mundial.

Nos treinos, Ayrton fez a pole, com Alain Prost ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o austríaco Gerhard Berger e o italiano Michele Alboreto. Já na terceira fila, tivemos o italiano Ricardo Patrese o francês Thierry Boutsen. 

Prost larga melhor e supera Senna na largada. Mas quando os carros chegam a Eau Rouge, o brasileiro apanha o cone de aspiração e põe-se lado a lado na reta Kemmel, para o ultrapassar na curva Les Combes, obtendo a liderança.

Ayrton vai abrindo vantagem na liderança durante as primeiras voltas. O brasileiro vai mostrando o quanto havia evoluído nos últimos anos em nível de estratégia de corrida. Já tendo aberto boa vantagem, Ayrton não perde a liderança nem mesmos com as paradas nos boxes. Ayrton começa a poupar o carro durante a corrida, visando não ficar sem combustível nas voltas finais.

O brasileiro vai fazendo uma corrida impecável, guinado com perfeição. E assim, Ayrton vence o Grande Premio da Bélgica, chegando a 13 grandes prêmios na sua carreira. Alain Prost chega em segundo e o italiano Ivan Capelli herda a terceira posição, após as desclassificações de Thierry Boutsen e Alessandro Nannini. Após a corrida, o campeonato mostrava Ayrton Senna com 75 pontos, contra 72 de Alain Prost.


Credito da Imagem :Site oficial Ayrton Senna.

A primeira vitória de Ayrton Senna no Grande Premio de Portugal em 1985.

 No dia 21 de Abril completou-se 35 anos da primeira vitória do brasileiro Ayrton Senna no Grande Premio de Portugal em 1985. Nos treinos classificatórios, Senna deu um show ao conseguir uma volta voadora nos últimos instantes e cravar um tempo de 1:21.007 contra 1:21.420 do francês Alain Prost, que tinha em sua McLaren o melhor carro do grid e ainda assim Ayrton foi quase 1 segundo mais rápido que o francês, na segunda fila tivemos pela ordem o finlandês Keke Rosberg com a Williams Honda e o italiano Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus e na terceira fila tivemos o italiano Michelle Alboreto com sua Ferrari e o inglês Derek Warwick com a Renault.

No dia da corrida chovia muito no circuito de Estoril, na largada Senna foi perfeito e manteve a ponta, com uma pilotagem perfeita ia mantendo o carro debaixo de uma tempestade abrindo vantagem para seus adversários nas primeiras voltas. Na terceira volta o francês François Hesnault abandona com seu Brabham BMW por problemas elétricos, enquanto o também francês Philippe Allot roda com seu RAM HART e dá adeus a corrida.
Já na quarta volta, é a vez do italiano Riccardo Patrese abandonar com seu Alfa Romeo também por causa de uma rodada, na frente Senna seguia soberano e ia abrindo vantagem sobre os demais enquanto a chuva ia aumentando. Na volta de número 12 seria a vez do também italiano Pierluigi Martini abandonar com sua Minardi Ford também por uma rodada, aliás o mesmo motivo que levaria o austríaco Gerhard Berger a abandonar no final da mesma volta com sua Arrows BMW.
Enquanto isso, Senna seguia soberano na frente e na volta de número 15 faria a volta mais rápida da corrida com o tempo 1:21.007. O brasileiro seguia dando um show debaixo de chuva que sempre foi uma de suas marcas registradas na carreira, na volta de número 15 o também francês Jacques Laffite abandona com sua Ligier Renault por problemas nos pneus, na volta seguinte o campeão mundial de 1982 Keke Rosberg roda com seu Williams Honda e também dá adeus a corrida, três voltas depois é a vez do também italiano Mauro Baldi também dar adeus rodando com sua Spirit Hard, na frente Senna ia fazendo uma corrida à parte seguindo absoluto na liderança da prova guiando como um veterano sob forte chuva.
Já na volta de número 20 seria a vez de o inglês Martin Brundle abandonar por problemas de transmissão em sua Tyrrell Ford, na volta de número 28 o belga Thierry Boutsen e o também brasileiro Nelson Piquet também abandonam, na volta de número 30 o francês Alain Prost conhecido como “professor” roda na chuva e também dá adeus.
Já Senna ia reinando absoluto na frente, e sua vitória teria que ser grandiosa como realmente foi de fato, ele ia dando uma aula de pilotagem na chuva e ia guiando para a sua primeira vitória na Fórmula 1, e assim seguiu até a bandeirada final, quando o brasileiro venceu com 1 minuto de vantagem para o segundo colocado o também italiano Michele Alboreto que tinha na sua Ferrari um carro mais veloz, para o terceiro colocado o também francês Patrick Tambay da Renault e para o quarto colocado o também italiano Elio de Angelis (companheiro de Senna na Lotus), a vantagem de Ayrton para ambos, foi de simplesmente uma volta, enquanto o também inglês Nigel Mansell com sua Williams Honda terminou duas voltas atrás do vencedor na quinta colocação.
Assim, a Fórmula 1 via a confirmação de uma nova estrela, e o Brasil via um novo campeão mundial em alto potencial, após os igualmente geniais  Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Talvez fossem performances como essas, e algumas outras, que fizeram Ayrton Senna da Silva ser eleito pelos seus próprios pares o maior piloto da história da Formula 1, quinze anos após sua morte, em 1994.

Credito da Imagem :You Tube.
Formula 1 - Grande Premio Portugal 1985 Globo - YouTube

O recorde histórico de Alain Prost no Grande Premio de Portugal em 1987.

 O Grande Premio de Portugal em 1987 trazia a disputa entre o brasileiro Nelson Piquet o inglês Nigel Mansell pelo título mundial. No entanto, quem teve a comemorar foi o francês Alain Prost. Nos treinos, o austríaco Gerhard Berger foi mais rápido, com Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila do grid.

Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Nelson Piquet. Já terceira fila, tivemos o também brasileiro Ayrton Senna e o italiano Michele Alboreto. Na largada, Mansell ultrapassa Berger e assume o primeiro lugar. No entanto, o japonês Satouro Nakajima causou um acidente envolvendo quatro carros.
Na nova largada, Mansell ultrapassa Berger novamente, Senna também larga bem, pulando de quinto para terceiro. Berger ultrapassa Mansell e retoma o primeiro lugar.
Nas primeiras voltas tivemos a briga entre Senna e Piquet pelo terceiro lugar, pois Berger fazia uma corrida segura e seguia firme na liderança. Senna mostrava –se inteligente para não cometer erros, mesmo sofrendo muita pressão de Piquet.
Na décima primeira volta Piquet finalmente ultrapassa Senna e pula para terceiro. Mansell vinha voando na pista e chegava para pressionar Berger. Porém, Nigel abandona a corrida. Alain Prost que havia economizado todos os componentes da sua MC Laren na primeira metade da corrida (motor gasolina e pneus),finalmente parte para as grandes acelerações.
Prost começa a fazer uma corrida de recuperação, pulando de sexto para quarto. Prost começa a chegar rapidamente em Alboreto, visando brigar pelo terceiro lugar. Na vigésima sétima volta, Berger era o primeiro, Alboreto era o segundo, Piquet era o terceiro e Prost já era o quarto colocado.
Na volta 54, Prost já era o segundo colocado, atrás de Berger. Piquet era o terceiro e Téo Fabi era o quarto colocado. Prost faz voltas rápidas e chega rapidamente em Berger. Sofrendo pressão de Prost, Berger roda e Prost passa o líder da corrida a três voltas do final.
Alain segue firme e vence o Grande Premio de Portugal. A vitória foi histórica para Prost, pois o francês chega a marca histórica de 28 vitórias na sua carreira, superando as 27 vitórias do tricampeão Jackie Stwart, se tornando assim, o grande recordista de vitórias na história da Formula 1.O austríaco Gerhard Berger chegou em segundo e o brasileiro Nelson Piquet completou o pódio em terceiro


Imagem :Wikipédia

Hamilton se iguala a Michael Schumacher na história da Formula 1.

O recorde de 91 Grandes Prêmios do alemão Michael Schumacher, parecia inalcançável na história da Formula 1. Mas, entretanto, o britânico Lewis Hamilton, fez história hoje, ao vencer o Grande Premio de Eifel, em Nurburing. Hamilton chegou a marca de 91 Grandes Prêmios na sua carreira, se igualando a Schumacher, no ranking de vencedores de corrida na história da Formula 1. O holandês Marx Verstappen terminou em segundo e o australiano Daniel Ricciardo, completou o pódio em terceiro.

Largando  pole, Valtteri Bottas resistiu ao ataque de Hamilton na largada. Bottas vinha mantendo a liderança. Contudo, o finlandês cometeu um erro, perdendo a liderança para Hamilton na décima terceira volta. Então, Hamilton fez uma corrida impecável, a partir de então. O britânico não errou nas paradas nos boxes e levou a corrida até o final.

Hamilton foi absolutamente constante durante a corrida. O piloto não perdeu a liderança nem mesmo com o saffety car ,na volta 44. A Formula 1 voltará daqui há duas semanas, com o Grande Premio de Portugal.

 

São Paulo vence clássico e quebra tabu.

 O São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 0, ontem á noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O tricolor também quebrou um tabu histórico no clássico. Foi o primeiro triunfo são paulino no Allianz Parque. O triunfo tricolor também deixou os dois clubes empatados na história do choque rei. Agora, são 109 vitórias para cada lado, com 106 empates. O tricolor também encerra um tabu contra aos alviverdes , que durava desde 2017.

O triunfo, além de histórico, é muito importante para o São Paulo, que chega aos 26 pontos e continua marcando o líder Atlético-MG. Já o Palmeiras, que na última rodada havia perdido pela primeira vez após 20 partidas, continua estacionado com 22, na quinta posição e pode cair com o complemento da rodada.

O São Paulo teve mais a posse da bola no primeiro tempo, porém, não criou grandes chances de gol. O time são paulino fazia uma boa marcação, mas tinha pouca criatividade no meio campo nos primeiros 45 minutos.

Contudo, o time tricolor voltou melhor, começando a criar chances de gol. Aos 11 minutos, o time são paulino abriu o placar, com Reinaldo, cobrando pênalti. Vanderlei Luxemburgo fez cinco alterações rapidamente, Tiago Volpi fez grande defesa, em cobrança de falta de Gustavo Scarpa.

O time são paulino controlava bem o jogo e vinha administrando o placar. Já nos acréscimos, Vitor Bueno sacramentou a vitórias dos tricolores.


sábado, 10 de outubro de 2020

Brasil faz dever de casa e goleia a Bolivia.

 Claro que sempre cabe ressaltar a fragilidade do adversário. Entretanto, a seleção brasileira fez uma boa apresentação, goleando a Bolívia por 5 a 0, ontem a noite, na Arena Corinthians, em São Paulo, pela primeira rodadas das eliminatórias sul americanas para a Copa do Mundo de 2022.

O time brasileiro foi muito veloz no primeiro tempo. Mesmo sem um meia de oficio, a seleção canarinho tocou a bola em velocidade e envolveu completamente os bolivianos. Neymar fez uma partida excelente na parte técnica, assumindo por vezes, a função de articulador de jogadas do time. O ex santista mostrou muita visão de jogo e inteligência na criação de jogadas. Nos primeiros 45 minutos, a seleção de Tite fez 2 a 0 sem dificuldade.

Os bolivianos até atacaram mais no segundo tempo. Nos primeiros minutos, o jogo pareceu ficar mais parelho. Contudo, Neymar continuou criando jogadas de ataque, sem dificuldades, a seleção brasileira fez mais três gols na etapa final. O time pareceu mais entrosado coletivamente, e assim, as individualidades prevaleceram no jogo. 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

História e conquistas dos clubes no brasil

 Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

O (a) torcedor (a), é uma pessoa que acompanha o clube esportivo para o qual torce. O acompanhamento de um ( uma) torcedor (a), valia da intensidade de cada um. O acompanhamento de um torcedor (a), tem um patamar mínimo. O (a)  torcedor (a) acompanha a tabela de classificação nos campeonatos e sabe quando seu clube joga.


No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a).

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Globo Esporte.
Retrospecto dos clássicos: veja quem mais venceu nas principais ...

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

O terceiro título do alemão Michael Schumacher no Grande Premio do Japão em 2000.

 O alemão Michael Schumacher vinha focado em quebrar o jejum de títulos da Ferrari em 2000. Schumacher tinha 16 pontos de vantagem sobre o finlandês Mika Hakkinen e tinha a chance de conquistar seu terceiro título mundial em Suzuka.

 Na luta pela pole-position, Schumacher marcou 1min35s825 e bateu o finlandês por apenas 0s009. Coulthard foi o terceiro, a 0s5 do pole e Barrichello foi o quarto, com o tempo de 1min36s330. Jenson Button e Ralf Schumacher fizeram uma terceira fila só das Williams.

Na largada, Hakkinen foi melhor e tomou o primeiro lugar.  Hakkinen e Schumacher se concentraram em fazer voltas rapidas nas primeiras voltas, e iam abrindo para o restante do pelotão. Hakkinen conseguiu manter a liderança após ele e Schumacher pararem nos boxes na primeira vez, nas voltas 22 e 23.

Schumacher encurtou a diferença para Hakkinen nas voltas seguintes. Hakkinen volta a parar nos boxes na volta 37. Schumacher tinha combustível para mais três voltas, e assim fez voltas voadores até a volta 40. Schumacher e Hakkinen gastaram o mesmo tempos nos boxes, mas Schumacher voltou 4 segundos á frente de Hakkinen.

Schumacher apenas administrou a corridas nas voltas seguintes, Hakkinen ainda apertou o ritmo nas voltas seguintes, mas não pode mais acompanhar Schumacher. O alemão venceu o Grande Premio do Japão, conquistando seu terceiro título mundial, quebrando enfim, o jejum de títulos da Ferrari.

Schumacher chegava a 43 vitórias na sua carreira, sendo o segundo maior vencedor de corridas na história da Formula 1. O alemão estava atrás apenas dos 51 triunfos do francês Alain Prost.

Schumacher faz aniversário e recebe homenagens de Ferrari e Mercedes | VEJA


 Imagem : Revista Veja.

Botafogo vence Palmeiras e sai da zona de rebaixamento.

 O Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1, ontem a noite, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O alvinegro carioca saiu da zona do rebaixamento, chegando a 15 pontos. Já o alviverde, perdeu a invencibilidade que durava desde julho, permanecendo com 22 pontos.

O time botafoguenese começou melhor nos primeiros vinte minutos de jogo. O time carioca marcava melhor e saia com velocidade ao ataque, incomodando muito a defesa palmeirense.

Entretanto, o  time palmeirense passou a atcar mais a partir dos vinte minutos. O time alviverde impôs sua melhor qualidade técnica, passando a acuar a defesa botafoguense até o final do primeiro tempo.

Entretanto, os botafoguenses começaram com tudo no segundo tempo. O time carioca encurralou o alviverde com uma marcação pressão, não deixando os palmierenses saírem do campo defensivo. O Botafogo abriu 2 a 0 antes dos vinte minutos da etapa final.

Contudo, as mexidas de Vanderlei Luxemburgo deram mais qualidade na saída de bola palmeirense. Os alviverdes passaram a dominar o meio campo á partir dos vinte e cinco minutos, diminuindo com gol de William. O goleiro Diego Cavallieri pegou um pênalti e evitou o empate dos palmeirenses. Então, os botafoguenses se seguraram até o apito final.

São Paulo vence Atlético Goianiense e alivia pressão no clube.

 O São Paulo venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0, ontem á noite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, aliviando um pouco á pressão interna no clube.

Com o resultado, o Tricolor Paulista chega 23 pontos conquistados e, no mínimo, mantém a diferença de sete pontos para o líder Atlético-MG — que joga hoje contra o Fortaleza. O Atlético-GO fica com 14 pontos na tabela de classificação e estaciona na 14ª colocação.

O São Paulo até começou tendo a posse de bola, mas tinha dificuldades na criação de jogadas. O Atlético fazia uma boa marcação com duas linhas de quatro jogadores e dificultava o ataque são paulino. Aos 46, Brener abriu o placar para o São Paulo.

No segundo tempo, o time são paulino melhorou em campo. Reinaldo foi mais participativo e deu mais velocidade ao time. Gabriel Sara aos 20 e Brener aos 26, sacramentaram a vitória são paulina na etapa final.

Corinthians e Santos ficam no empate na Arena Corinthians.

Corinthians e Santos empataram em 1 a 1, ontem á noite, na Arena Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians chegou a 15 pontos, estando próximo a zona do rebaixamento. Já o Santos, chega a 21 pontos, estando mais próximo do G4.

O Santos começou tocando a bola em velocidade no meio campo nos primeiros minutos de jogo. O time santista envolveu completamente o adversário, abrindo o placar aos 11 minutos, com gol de Madson.

Entretanto, o time corintiano equilibrou as ações á partir dos trinta minutos. O alvinegro paulista passou a sair mais para o jogo e incomodou mais a defesa santista. Aos 45, Danilo Avelar empatou para o Corinthians.

O segundo tempo seguiu mais parelho. O Santos buscava o campo de ataque e o Corinthians incomodava nos contragolpes. Os dois goleiros mostravam muita segurança e o duelo seguia em igualdade no placar. Nos minutos finais, os times administraram mais o resultado. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A marca histórica de Sebastian Vettel no Grande Premio da Bélgica em 2018.

 O alemão Sebastain Vettel estava sob forte pressão na Ferrari em 2018. Em 2017, o tetracampeão havia sido derrotado por Lewis Hamilton ,na disputa pelo título mundial na Formula 1.

Nos treinos, Hamilton fez a pole, com Vettel ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o francês Esteban Ocon e o mexicano Sergio Perez. Na terceira fila, tivemos o também francês Roman Grosjean e o filnades Kimi Raikkonen. Na largada, Vettel superou Hamilton com um ritmo forte. A largada foi tensa para Fernando Alonso, que decolou após ter sido acertado em cheio por Nico Hülkenberg e passou por cima pelo carro de Charles Leclerc, chegando a tocar com a roda no halo da Sauber do monegasco. 

Ainda no fim do pelotão, Valtteri Bottas acertou a traseira da Williams de Lance Stroll. Daniel Ricciardo e Kimi Räikkönen também se envolveram em um contato, após o piloto da Red Bull acertar a traseira do finlandês, que teve o pneu traseiro direito furado e danos na asa. Logo depois, o safety-car foi acionado e entrou na pista.

Vettel foi impecável na relargada e foi abrindo vantagem durante a corrida. Vettel fazia uma corrida absolutamente impecavel e ia aumentando a vantagem sobre Hamilton. O domínio de Vettel era tamanho, que a única chance de Hamilton, era um problema do alemão, ou uma estratégia perfeita nos boxes.

Entretanto, Vettel ainda mantinha o controle da corrida após as paradas nos boxes. Vettel manteve aproximadamente tres segundos de vantagem para Hamilton até o final da corrida. Assim, Sebastian vencia de ponta a ponta o Grande Premio da Bélgica, com Lewis Hamilton em segundo e Marx Verstappen completando o pódio em terceiro.

Além da bela atuação, Vettel também atingiu uma marca histórica. Sebastian chegava a marca de 52 vitórias na sua carreira, superando os 51 triunfos do tetracampeão Alain Prost, se tornando um dos três maiores vencedores de corrida em todos os tempos na história da Formula 1.


Imagem : Site Gazeta Esportiva.



A marca histórica de Lewis Hamilton no Grande Premio do México em 2016

O britânico Lewis Hamilton, seguia fazendo história na Formula 1. O talento de Hamilton sempre foi indiscutível, contudo, o britânico passou a ser um estrategista de corrida, e consequentemente, um piloto tecnicamente mais completo.

Hamilton vinha tendo uma disputa acirrada com seu companheiro Nico Ropsberg em 2016. A Formula 1 chegava ao circuito de Hermanos Rodrigues, na Cidade do México, para o Grande Premio do México.

Nos treinos, Hamilton foi o mais veloz e fez a pole, com Nico Rosberg ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o holandes Marx Verstappen e o australiano Daniel Ricciardo. Na terceira fila, tivemos o também alemão Niko Hulkenberg e o finlandes Kimi Raikkonen.

Hamilton largou e bem e manteve a liderança. Contudo, Hamilton porém, errou a freada da primeira curva, fritou pneus e passou reto, pela grama na chicane. O Saffety Car entrou na pista, após o incidente entre Fernando Alonso e Carlos Sainz.

A corrida foi retomada e Hamilton seguiu na liderança, seguido por Rosberg, Verstappen, Hulk, Raikkonen e Massa. Com 40 voltas, e após as paradas nos boxes, Hamilton liderava a corrida, com 04 segundos de vantagem para Rosberg. 

Hamilton fez uma corrida sem erros e venceu. Com o alemão Nico Rosberg em segundo e o australiano Daniel Ricciardo completando o pódio em terceiro. Lewis conquistou a 51ª vitória na carreira, igualando o tetracampeão, Alain Prost como segundo maior vencedor da história da Formula 1. 


Imagem : Portal Globo Esporte.

Hamilton alcança 'milagre' na Hungria e conquista 1ª vitória com ...

terça-feira, 6 de outubro de 2020

As diferenças entre Palmeiras e São Paulo.

Economia (ciência económica  ou ciência econômica ) é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É também a ciência social que estuda a atividade económica, através da aplicação da teoria económica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.

A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Acompanho futebol desde os meus seis anos de idade.

Pelo Datafolha, o total de torcedores do Flamengo bate em 43 milhões. O Corinthians conta com 29,4 milhões de fãs e o São Paulo fecha o pódio com 16,8 milhões. O Palmeiras é o Top4 com 12,6 milhões. Como Vasco, Cruzeiro e Grêmio têm os mesmos 4%, a pesquisa indica 8,4 milhões para cada um do trio. Internacional e Santos entram na faixa de 6,3 milhões; o Atlético-MG aparece a seguir, 4,2 milhões. Já os times da faixa de 1% (Fluminense, Botafogo, Bahia, Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Vitória e Ceará) estão com cerca de 2 milhões, cada, de acordo com uma reportagem do jornal Lance.

São Paulo e Palmeiras, estão, dentro da margem de erro, empatados em número de total de torcedores. Porém, talvez o padrão macroeconômico de consumo dos dois clubes, não seja exatamente o mesmo. O Palmeiras tem um traço italiano na sua história, devido a sua fundação como Palestra Itália. Posso estar enganado, mas sempre tive a impressão de que os torcedores alviverdes, estão concentrados nas classes com maior poder aquisitivo, levando uma certa vantagem macroeconômica sobre o meu tricolor.

Eu trabalho na loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera. Na loja do São Paulo, vejo os torcedores saírem, no máximo, com duas sacolas nas mãos. Já na loja do Palmeiras, sempre vi os torcedores saírem com cinco ou seis sacolas. O alviverde se libertou do atraso do ' bom " e " barato" da era Mustafá Contursi. O Allianz Parque, apenas potencializou o potencial macroeconômico de consumo do Palmeiras.

O meu São Paulo seguiu o destino oposto. O clube que sempre foi marcado como um modelo de gestão, simplesmente parou no tempo. O atraso administrativo, potencializou ainda mais as já naturais dificuldades macroeconômicas são paulinas, considerando o padrão de consumo. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, também já não é mais tão lucrativo, de acordo com o comentarista Jorge Nicola, no canal do Nicola.

Aliás, segundo uma matéria do canal do Nicola, a principal fonte de renda do Palmeiras, não é necessariamente a Crefisa. A desvantagem macroeconômica são paulina em relação ao alviverde, ficou bem evidente, devido ao abismo administrativo entre os dois clubes. Nos links abaixo, você confere as conquistas dos dois clubes, no site campeões do futebol.


Flavio Canuto | Blog do Torcedor do Palmeiras » De ressaca no ...

 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A vitória de Nigel Mansell no Grande Premio de Portugal em 1986.

 A Formula 1 vinha tendo um campeonato mundial extremamente disputado em 1986. Para você ter uma ideia leitor (a), o quarteto ferrenho dos anos 1980, continuava uma disputa muita dura e acirrada pelo título mundial. A Formula 1 chegou ao Grande Premio de Portugal, trazendo o inglês Nigel Mansell na liderança do campeonato com 61 pontos, na sequencia vinha o brasileiro Nelson Piquet com 56, Alain Prost com 53 e o também brasileiro Ayrton Senna com 48.

Nos treinos, Ayrton Senna, guiando mais do que o seu Lótus, ficou com a pole, com Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Gerhard Berger. Já na terceira fila, tivemos o italiano Teo Fabi e Nelson Piquet. Na largada, Mansell foi arrojado e pulou na frente de Senna. Mansell e Senna foram abrindo vantagem, seguidos por Berger, Piquet e Prost.

Mansell vai abrindo vantagem na liderança ao longo da corrida. Já Piquet e Prost, finalmente conseguem superar Berger. Piquet para nos boxes na volta 28 e volta na pista na quarta posição. Senna para na volta 32 e volta em terceiro. No giro seguinte, o francês foi aos boxes, reestabelecendo a ordem após a largada: Mansell, Senna, Piquet, Prost.

Piquet recupera terreno e encosta em Senna na briga pelo segundo lugar. Piquet pressiona o compatriota e tenta a ultrapassagem a todo custo. Entretanto, no puro talento, Senna resiste aos ataques do rival, mesmo tendo menos equipamento. Piquet acaba roda na volta 64 e volta em quarto. Prost agradece e pula para terceiro.

Mansell não comete erros e vence sua quinta corrida no ano, a sétima na sua carreira. Senna, que vinha em segundo, fica sem gasolina nas voltas finais, sendo superado por Prost e Piquet. Nigel Mansell é o vencedor, com Alain Prost em segundo e Nelson Piquet completando o pódio em terceiro. Ayrton Senna, chegou na quarta posição.

Após a corrida. A classificação trazia Nigel Mansell na liderança com 70 pontos, seguido de Nelson Piquet com 60 e Alain Prost com 59. Ayrton Senna com 51 pontos, estava matematicamente fora da briga pelo campeonato.




Imagem : Portal Globo Esporte.


Nigel Mansell finalmente se tornou campeão mundial com segundo ...



Santos vence Goiás em jogo polemico.

 Em um jogo bem disputado, o Santos venceu o Goiás por 3 a 2, ontem á noite, no estádio Hailé PInheiro, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. o jogo também foi marcado pela intervenções do VAR.

Com a vitória, o Santos deu um salto na tabela e chegou à sexta posição, com 20 pontos somados. Já o Goiás segue na lanterna com nove pontos conquistados e com três jogos a menos que os adversários que aparecem logo cima.

O jogo foi bastante disputado desde o inicio. O Goiás abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo, com gol de Vinicius. O Santos passou a atacar mais, e assim deu espaços para o Goiás contra atacar. O jogo ficou mais disputado e bem parelho. Marinho, cobrando pênalti assinalado pelo VAR, empatou a partida. O Santos acabaria virando o placar, em novo pênalti assinalado pelo VAR. O Santos, na sequencia, teve um jogador expulso, em lance revisto pelo VAR.

Ainda assim, o time santista virou o placar, com  gol contra de Jefferson. Jogando no contra ataque, o Peixe ampliou, com gol de Marcos Leonardo. Contudo, o Goiás diminuiu aos 39, com gol de Victor Andrade.

Os goianos passaram a buscar o empate, enquanto os santistas passaram a jogar nos contra golpes. O jogo ficou emocionante, porém, os santistas confirmaram a vitória após três empates consecutivos.


domingo, 4 de outubro de 2020

Em jogo fraco. São Paulo empate com Coritiba.

O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Coritiba, agora pouco, pelo Campeonato Brasileiro. O Coritiba permanece na zona da degola, enquanto o São Paulo perde posições com as vitórias de Flamengo e Palmeiras na rodada.

O jogo foi muito fraco. O São Paulo até teve a posse da bola, entretanto, teve muita dificuldade para criar jogadas. Mesmo com as linhas avançadas, o time são paulino não criou nada durante todo o jogo. O time tricolor perdia por 1 a 0, e somente achou o gol de empate em um erro do zagueiro adversário.

Por sua vez, o Coritiba se propôs apenas a marcar e sair no contragolpe. O time paranaense, de fato, marcou muito bem durante todo o jogo. A proposta do Coritiba passou a dar certo após fazer 1 a 0 em cobrança de falta. Os paraenses passaram a marcar, e eventualmente, contra atacar.

Ficou clara as limitações técnicas dos dois times. O Coritiba terá muito trabalho para fugir da zona do rebaixamento. O São Paulo também sofre com a falta de criatividade e vulnerabilidade na defesa. Salvo alguns valores individuais, o time são paulino tem suas limitações técnicas, certamente o técnico Fernando Diniz terá muito trabalho até o final da temporada.

Palmeiras vence Ceará e alivia a pressão no clube.

 O Palmeiras superou a grande atuação de Fernando Prass e venceu o Ceará por 2 a 1, ontem á noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, o Alviverde chegou a terceira posição do campeonato nacional, com 22 pontos - dois a menos que o líder Atlético-MG. O Ceará permanece com 14 pontos, na 12ª colocação.

O Palmeiras teve muita velocidade no toque de bola. O meio campo palmeirense envolveu a defesa cearense e criou boas chances de gol. O goleiro Fernando Prass teve boa atuação e evitou o quanto o pode os gols alviverdes.

O Ceará tentou jogar nos erros do Palmeiras. O time cearense pressionou o jovem Patrick de Paula, chegando a complicar a saída de bola alviverde. O time cearense teve uma boa marcação, conseguindo chegar bem nos contragolpes.

Contudo, o time alviverde atacou mais durante os 90 minutos. O goleiro Fernando Prass fez grande atuação. Entretanto, prevaleceu a maior qualidade individual do elenco alviverde.

Corinthians empate com Bragantino e fica mais perto da zona da degola.

 O Corinthians empatou em 0 a 0 com Red Bull Bragantino, ontem a noite, no estádio Nabi Abi Cheild, em Bragança Paulista, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado aumenta a crise do Alvinegro, que fica mais perto da zona de rebaixamento. O Timão continua a dois pontos da zona de rebaixamento, mas pode perder mais posições na rodada, já que os rivais que brigam contra a degola ainda jogam neste domingo

O Corinthians atuou  com duas linhas de quatro jogadores. Contudo, o time corintinao tem muita dificuldade na criação de jogadas por causa do desentrosamento do time. O time alvinegro erra muitos passes, tornando o time inoperante no setor ofensivo.

Já o Red Bull Bragantino demonstra ter mais entrosamento coletivo e boa velocidade de jogo. O time tem criatividade, porém, finaliza muito pouco a gol. O time corintiano mostrou que terá muito trabalho com o desentrosamento e falta de criatividade no meio campo.

sábado, 3 de outubro de 2020

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993.

 Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato mundial no grande prêmio de Portugal, ainda assim havia a luta pelo vice-campeonato entre Ayrton Senna e o britânico Damon Hill da Williams, quando o circo da fórmula 1 chegou ao circuito de Suzuka, Hill tinha 62 pontos no campeonato contra 53 de Senna.

Nos treinos, como de costume naquela temporada, Alain Prost fez a pole com sua Williams, com Ayrton Senna ao seu lado na primeira fila do grid. Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen companheiro de Senna na Mc Laren e o alemão Michael Schumacher com a Benneton. Na terceira fila tivemos os britânicos Damon Hill e Derek Warwick.

Na largada Senna vai bem e toma a primeira posição, o tricampeão tenta se esforçar ao máximo para fazer voltas rápidas no inicio da corrida para voltar na frente após parar nos boxes. Contudo Senna perde a liderança após parar nos boxes na décima terceira volta. Prost assumiu a liderança, mas rodou na vigésima volta quando já chovia na pista. Então o brasileiro deu um show sob chuva com pneus de pista seca e descontou os quinze segundos que Prost tinha de vantagem.
Ambos pararam nos boxes e Senna voltou na frente mesmo com uma parada a mais, Ayrton manteve a concentração e começou a abrir vantagem na liderança da corrida. A chuva parou na volta 35, mas ainda assim Senna se manteve constante e manteve a ponta, assim o tricampeão venceu em Suzuka e chegou a marca de 40 vitórias na sua carreira, e se firmava até então, como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1. Alain Prost chegou em segundo e Mika Hakkinem completou o pódio em terceiro. Damon Hill chegou em quarto e Senna descontava para apenas dois pontos a vantagem do inglês na briga pelo vice campeonato.

Com 40 triunfos na carreira, como o segundo maior vencedor de corridas na história da Formula 1, o brasileiro ficava atrás apenas de Alain Prost, no ranking de vencedores de corrida na história da Formula 1. O francês era o  então recordista, com 51 triunfos . 

Confira no link á seguir, a comparação de Ayrton Senna como os demais campeões mundiais na história da Fórmula 1. A comparação de dá nas 161 corridas. ( Numero que Ayrton Senna pode computar na sua carreira)https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html


Imagem : Site Oficial Ayrton Senna.




Grande Prêmio da Bélgica – 1990 - A história de Ayrton Senna