Ayrton vinha tendo uma disputa dura com Alain Prost pelo título mundial. No Grande Prêmio do Japão, Senna tinha a chance matemática de garantir o título mundial.
O brasileiro fez a pole, com 1 segundo e meio a mais do que Prost, que iria largar ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Gerhard Berger e Ivan Capelli. Na terceira fila, tivemos o também brasileiro Nelson Piquet e Satouro Nakajima.
Na largada, o motor do carro de Senna falhou e ele não conseguiu fazer o carro sair do grid. Mas ao mesmo tempo que os demais pilotos de atrás se desviaram do carro do piloto brasileiro, ele manteve o pé na embreagem para deixar deslizar o carro, porque o grid de Suzuka é numa descida. Assim que ele conseguiu fazer o motor funcionar, Senna tinha caído para a 14ª posição, mas a partir daquele momento, começa a fazer uma grande corrida de recuperação.
Completou a primeira volta em 8º; a segunda em 6º; a terceira em 5º; a quarta em 4º; a 11ª volta era o 3º; quase no final da 19ª volta, ia para 2º, com o abandono da corrida por parte de Capelli. Ao completar a 20ª volta, Prost olha pelo retrovisor direito e vê que o 2º colocado não era o italiano da March, e sim o carro de Senna que vinha andando cada vez mais rápido.
Na volta 27, Senna desconta a diferença para Prost e faz uma arrojada ultrapassagem quando o francês tentou espreme-lo no muro.
Ayrton vinha fazendo uma corrida impecável na liderança. No entanto, a MC Laren cometeu um erro ao informar erradamente o número de voltas para o final da corrida, sinalizando um consumo de combustível acima da normalidade.
Ainda assim, Senna fez uma corrida impecável, o brasileiro chegava a 14 vitórias na sua carreira, igualando o bicampeão e compatriota Emerson Fitipaldi. Alain Prost terminou em segundo e Thierry Boutsen completou o pódio em terceiro.
Senna conquistava seu primeiro título mundial, o sexto do Brasil na história da Formula 1, que já tinha os dois títulos mundiais de Emerson Fittipaldi e os três títulos de Nelson Piquet.
Ayrton também chegava a uma marca histórica. Com 14 grandes prêmios na sua carreira, Ayrton se igualava ao compatriota Emerson Fitipaldi, faltando apenas chegar aos 20 Grandes Prêmios de Nelson Piquet, entre os vencedores de corrida brasileiros na história da Formula 1..
Imagem : Site Oficial Ayrton Senna .
Nenhum comentário:
Postar um comentário