sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O primeiro título mundial de Alain Prost no Grande Premio da Europa em 1985

 O francês Alain Prost vinha de dois vices campeonatos consecutivos em 1983 e 1984,perdendo os títulos mundiais ,para o brasileiro Nelson Piquet e o austríaco Niki Lauda, respectivamente.

Entretanto, Alain vinha fazendo um campeonato absolutamente perfeito em 1985, com uma temporada perfeitamente consistente e sem nenhum erro. O Grande Prêmio da Europa, realizado em Brands Hach, era a décima quarta e antepenúltima etapa no campeonato mundial de Formula 1,e que seria finalmente a consagração de Prost.
Contudo, o brasileiro Ayrton Senna foi o mais veloz nos treinos e fez a pole, com seu compatriota Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila do grid. Na segunda fila ,tivemos o inglês Nigel Mansell e o finlandês Keke Rosberg, com as duas Williams. Já terceira fila, tivemos os franceses Philipe Streiff e Alain Prost.
Na largada, Senna parte bem e ultrapassa Piquet, assumindo a liderança da corrida. Na sequencia, Piquet também acaba sendo ultrapassado por Mansell, caindo para o terceiro lugar.
Entretanto, Rosberg se mostra arrojado e toma a segunda posição de Mansell. Já Prost começa a corrida economizando os componentes da sua MC Laren( motor,gasolina e pneus),visando as grandes acelerações nos momentos decisivos da corrida.
Ainda assim, Prost começa uma corrida de recuperação, ultrapassando Thierry Boutsen e Philipe Streiff para subir para a décima primeira posição ,pois o francês havia perdido posições na largada. Com o carro mais inteiro Prost continua escalando o pelotão, ultrapassando Martin Brundle e Jaques Laffite. Piquet abandona logo na sexta volta devido a um acidente.
Prost continua sua escalada no pelotão, ultrapassa Michele Alboreto, pulando para o sexto lugar. Prost começa a administrar a corrida, para garantir o título mundial nas últimas voltas . Rosberg vinha cada vez mais rápido e tenta se aproximar de Senna na briga pelo segundo lugar.
Contudo, Senna fazia uma corrida inteligente, poupando combustível o máximo e não cometendo nenhum erro. Já Nigel Mansell, seguia firme na liderança, e assim o fez, vencendo finalmente seu primeiro grande prêmio na carreira, Ayrton Senna chegou em segundo e Keke Rosberg completou o pódio em terceiro.
Contudo, a grande estrela da corrida, a também do campeonato, foi o francês Alain Prost. Com o quatro lugar, Prost finalmente conquistava o seu primeiro campeonato mundial na Formula 1.
A Formula 1 testemunhava um novo campeão, e nesse novo campeão, um grande piloto.. Pois vejam só. Prost já tinha conquistado 21 vitórias, em apenas 86 grandes prêmios. Alain já era um dos cinco maiores vencedores de corrida na história da Formula 1,com apenas cinco anos de carreira no automobilismo . Assim, finalmente, era consagrado o estilo de pilotagem seguro, leve e elegante de Prost.

Imagem : Facebook Alain Prost.
Alain Prost F1 - Página inicial | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário