sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O segundo título mundial de Nelson Piquet no Grande Premio da África do Sul em 1983.

 Nelson Piquet e Alain Prost vinham tendo uma disputa acirrada no Campeonato Mundial em 1983. Piquet vinha de duas vitórias seguidas nos Grandes Prêmio da Itália e Europa. Ainda assim, Prost liderava o campeonato, com 57 pontos contra 55 de Piquet.

Além disso, o francês tinha quatro vitórias contra três do brasileiro. Nos treinos, Patrick Tambay ficou com a pole, com o próprio Piquet ao seu lado na primeira fila.
Prost largou em quinto, na largada, pulou para quarto. Na sequência, Prost pula para terceiro. Entretanto, Piquet estava na liderança da corrida, o que não resolveria para Prost.
Prost para nos boxes na volta 34, o que parecia ser uma troca de pneus, acabou se transformando em um problema elétrico, o francês desceu do carro e abandonou a corrida.
Com Prost fora, Piquet precisaria somente do quarto lugar para ganhar o campeonato. Nelson começou a poupar o carro, visando não ficar sem combustível. Assim, Ricardo Patrese venceu a corrida, com Andrea de Cesaris sem segundo, Nelson Piquet completou o pódio em terceiro, garantindo assim o seu segundo título mundial, igualando assim o compatriota Emerson Fitipaldi.
O destaque foi a tática que Piquet havia bolado junto com a equipe Brabhan. O brasileiro optou por colocar pouca gasolina em um dos carros, obrigando os rivais á forçar o ritmo e parar para reabastecer.


Imagem : Site Motorsport . Portal UOL

VÍDEO: Quais vitórias de Nelson Piquet a Globo poderia reprisar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário