domingo, 11 de outubro de 2020

O recorde histórico de Alain Prost no Grande Premio de Portugal em 1987.

 O Grande Premio de Portugal em 1987 trazia a disputa entre o brasileiro Nelson Piquet o inglês Nigel Mansell pelo título mundial. No entanto, quem teve a comemorar foi o francês Alain Prost. Nos treinos, o austríaco Gerhard Berger foi mais rápido, com Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila do grid.

Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Nelson Piquet. Já terceira fila, tivemos o também brasileiro Ayrton Senna e o italiano Michele Alboreto. Na largada, Mansell ultrapassa Berger e assume o primeiro lugar. No entanto, o japonês Satouro Nakajima causou um acidente envolvendo quatro carros.
Na nova largada, Mansell ultrapassa Berger novamente, Senna também larga bem, pulando de quinto para terceiro. Berger ultrapassa Mansell e retoma o primeiro lugar.
Nas primeiras voltas tivemos a briga entre Senna e Piquet pelo terceiro lugar, pois Berger fazia uma corrida segura e seguia firme na liderança. Senna mostrava –se inteligente para não cometer erros, mesmo sofrendo muita pressão de Piquet.
Na décima primeira volta Piquet finalmente ultrapassa Senna e pula para terceiro. Mansell vinha voando na pista e chegava para pressionar Berger. Porém, Nigel abandona a corrida. Alain Prost que havia economizado todos os componentes da sua MC Laren na primeira metade da corrida (motor gasolina e pneus),finalmente parte para as grandes acelerações.
Prost começa a fazer uma corrida de recuperação, pulando de sexto para quarto. Prost começa a chegar rapidamente em Alboreto, visando brigar pelo terceiro lugar. Na vigésima sétima volta, Berger era o primeiro, Alboreto era o segundo, Piquet era o terceiro e Prost já era o quarto colocado.
Na volta 54, Prost já era o segundo colocado, atrás de Berger. Piquet era o terceiro e Téo Fabi era o quarto colocado. Prost faz voltas rápidas e chega rapidamente em Berger. Sofrendo pressão de Prost, Berger roda e Prost passa o líder da corrida a três voltas do final.
Alain segue firme e vence o Grande Premio de Portugal. A vitória foi histórica para Prost, pois o francês chega a marca histórica de 28 vitórias na sua carreira, superando as 27 vitórias do tricampeão Jackie Stwart, se tornando assim, o grande recordista de vitórias na história da Formula 1.O austríaco Gerhard Berger chegou em segundo e o brasileiro Nelson Piquet completou o pódio em terceiro


Imagem :Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário