segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A vitória e o segundo título mundial de Alain Prost no Grande Premio da Austrália em 1986.

 O campeonato mundial em 1986 já havia sido absolutamente histórico. Contudo, o campeonato ainda não estava definido, no campeonato mais disputado que eu já vi na Formula 1.

Três pilotos chegaram disputando o título mundial na última corrida do ano. O inglês Nigel Mansell era teoricamente o segundo piloto da Williams, quando o campeonato começou.
Porém, Mansell mostrou que era um piloto mais competitivo do que se imaginava, embora não tivesse o nível de conhecimento de pilotos como os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna, e do francês Alain Prost.
Nigel Mansell liderava o campeonato com 70 pontos, em segundo vinha Alain Prost com 64 e em terceiro Nelson Piquet com 63. Nos treinos, Mansell foi o mais rápido e fez a pole ,com Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila.
Na segunda fila, tivemos Ayrton Senna e Alain Prost. Na terceira fila, tivemos Rene Arnoux e Gerhard Berger. O domingo estava nublado, porém, havia expectativa de chuva em Adelaide.
Precisando apenas de um terceiro lugar para ser campeão, Mansell foge de sua característica na largada, sendo ultrapassado facilmente por Senna.
Largando em sétimo, Rosberg já fustigava Piquet na briga pelo terceiro lugar, mas de forma até estranha, Mansell deixa Piquet e Rosberg passarem em apenas duas curvas. O Leão estaria com problemas? Nada disso! Nigel Mansell só precisava de um terceiro lugar para ser campeão e fazia naquele início de corrida uma prova tática e bastante cautelosa, ficando à frente de Prost.
Senna estava guiando bem mais do que sua Lótus em 1986, entretanto, abandona a corrida quando estava apenas em sexto. Keke  Rosberg ultrapassa Nelson Piquet e assume a liderança da corrida.
Prost ultrapassa Mansell e começa e descontar a diferença para Piquet. Numa cena que não foi mostrada pela TV, Prost entra nos boxes na volta 31 com um pneu dianteiro direito furado. Para sorte do piloto da McLaren, o furo ocorreu a poucos metros da entrada dos boxes. Com seus principais adversários tendo problemas ainda antes da metade da corrida, tudo levava a crer que o título caminharia facilmente para as mãos de Mansell.
Mansell caminhava a largos passos para seu primeiro título mundial, o inglês vinha se mantendo em terceiro e dominava a situação com facilidade. Porém, Mansell tem seu pneu estourado sem avisos na volta 62.

Com muita habilidade, o inglês mantém seu carro sob controle. Mas o dano era irreparável e sua corrida chegou ao fim. Piquet entra nos boxes para colocar pneus novos. Piquet tenta descontar a diferença para Prost nas últimas voltas, mas era tarde demais para apanhar o francês. Prost consegue um triunfo bastante improvável, o francês chega a 25 vitórias na sua carreira, ficando a apenas duas vitórias de alcançar o recorde do tricampeão Jackie Stewart. Prost conquistava seu segundo título consecutivo ,de uma forma bastante improvável.
O mundial em 1986 deixou claro que Piquet cometeu um erro ao não levar Mansell a sério. Prost soube pontuar o máximo possível, chegando a um bicampeonato que poucos acreditavam. E Mansell se mostrou mais competitivo do que se imaginava.
Com a conquista do seu segundo título, Prost se igualava á Jim Clark, Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet,Graham Hill e Albero Ascari, na então galeria dos bicampeões mundiais na história da Formula 1.


Imagem : Facebook Alain Prost.

Alain Prost F1 - Página inicial | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário