domingo, 11 de outubro de 2020

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Bélgica em 1988.

 O campeonato mundial em 1988, vinha sendo um passeio para a MC Laren, disso, não havia qualquer duvida. Porém, a equipe dominante no campeonato, contava com dois gênios ao volante. Ayrton Senna ,vinha tendo um duelo muito equilibrado com o francês Alain Prost, pelo título mundial.

Nos treinos, Ayrton fez a pole, com Alain Prost ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos o austríaco Gerhard Berger e o italiano Michele Alboreto. Já na terceira fila, tivemos o italiano Ricardo Patrese o francês Thierry Boutsen. 

Prost larga melhor e supera Senna na largada. Mas quando os carros chegam a Eau Rouge, o brasileiro apanha o cone de aspiração e põe-se lado a lado na reta Kemmel, para o ultrapassar na curva Les Combes, obtendo a liderança.

Ayrton vai abrindo vantagem na liderança durante as primeiras voltas. O brasileiro vai mostrando o quanto havia evoluído nos últimos anos em nível de estratégia de corrida. Já tendo aberto boa vantagem, Ayrton não perde a liderança nem mesmos com as paradas nos boxes. Ayrton começa a poupar o carro durante a corrida, visando não ficar sem combustível nas voltas finais.

O brasileiro vai fazendo uma corrida impecável, guinado com perfeição. E assim, Ayrton vence o Grande Premio da Bélgica, chegando a 13 grandes prêmios na sua carreira. Alain Prost chega em segundo e o italiano Ivan Capelli herda a terceira posição, após as desclassificações de Thierry Boutsen e Alessandro Nannini. Após a corrida, o campeonato mostrava Ayrton Senna com 75 pontos, contra 72 de Alain Prost.


Credito da Imagem :Site oficial Ayrton Senna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário