segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A vitória de Nigel Mansell no Grande Premio de Portugal em 1986.

 A Formula 1 vinha tendo um campeonato mundial extremamente disputado em 1986. Para você ter uma ideia leitor (a), o quarteto ferrenho dos anos 1980, continuava uma disputa muita dura e acirrada pelo título mundial. A Formula 1 chegou ao Grande Premio de Portugal, trazendo o inglês Nigel Mansell na liderança do campeonato com 61 pontos, na sequencia vinha o brasileiro Nelson Piquet com 56, Alain Prost com 53 e o também brasileiro Ayrton Senna com 48.

Nos treinos, Ayrton Senna, guiando mais do que o seu Lótus, ficou com a pole, com Nigel Mansell ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, tivemos Alain Prost e Gerhard Berger. Já na terceira fila, tivemos o italiano Teo Fabi e Nelson Piquet. Na largada, Mansell foi arrojado e pulou na frente de Senna. Mansell e Senna foram abrindo vantagem, seguidos por Berger, Piquet e Prost.

Mansell vai abrindo vantagem na liderança ao longo da corrida. Já Piquet e Prost, finalmente conseguem superar Berger. Piquet para nos boxes na volta 28 e volta na pista na quarta posição. Senna para na volta 32 e volta em terceiro. No giro seguinte, o francês foi aos boxes, reestabelecendo a ordem após a largada: Mansell, Senna, Piquet, Prost.

Piquet recupera terreno e encosta em Senna na briga pelo segundo lugar. Piquet pressiona o compatriota e tenta a ultrapassagem a todo custo. Entretanto, no puro talento, Senna resiste aos ataques do rival, mesmo tendo menos equipamento. Piquet acaba roda na volta 64 e volta em quarto. Prost agradece e pula para terceiro.

Mansell não comete erros e vence sua quinta corrida no ano, a sétima na sua carreira. Senna, que vinha em segundo, fica sem gasolina nas voltas finais, sendo superado por Prost e Piquet. Nigel Mansell é o vencedor, com Alain Prost em segundo e Nelson Piquet completando o pódio em terceiro. Ayrton Senna, chegou na quarta posição.

Após a corrida. A classificação trazia Nigel Mansell na liderança com 70 pontos, seguido de Nelson Piquet com 60 e Alain Prost com 59. Ayrton Senna com 51 pontos, estava matematicamente fora da briga pelo campeonato.




Imagem : Portal Globo Esporte.


Nigel Mansell finalmente se tornou campeão mundial com segundo ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário