domingo, 31 de janeiro de 2021

Atlético vence São Paulo e se livra do rebaixamento.

 O Atlético Goianiense venceu o São Paulo por 2 a 1, agora a tarde, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Atlético a 45 pontos. O São Paulo chega a sete jogos sem vitória e permanece com 68.

O Atlético foi superior durante praticamente todo o jogo. Os goianos marcaram forte e impediram o toque de bola do São Paulo. Os goianos conseguiram uma marcação alta, tocaram a bola em velocidade e mereceram a vitória.

O São Paulo errou muitos passes e não criou quase nenhuma jogada de ataque. O meio campo são paulino errou muitos passes e foi presa fácil para a marcação dos atleticanos. O veterano Daniel Alves tem sido um jogador comum como meia. Cabe ressaltar que os atacantes caíram de produção.


sábado, 30 de janeiro de 2021

Palmeiras vence Santos é conquista Copa Libertadores da América

 O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, agora a noite no estádio Mario Filho no Rio de Janeiro;, conquistando o seu segundo troféu na Copa Libertadores da América. O alviverde havia conquistado a Copa Libertadores da América em 1999.

O primei.ro tempo foi bastante disputado  no meio campo. Os dois times fecharam o meio campo e as laterais e o jogo ficou bastante truncado nos primeiro tempo, aonde não houveram chances de gol e nem um bom futebol.

Porém, os times começaram a se soltar mais no segundo tempo. Os times jogaram de forma ofensiva e os dois goleiros tiveram bastante trabalho. Os times tocavam a bola em velocidade e criavam chances de gol lá e cá. O jogo seguia bastante disputado e muito emocionante Porém, nos últimos minutos, Breno Lopes fez o gol do título palmeirense.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Estatísticas

 Estatística é a ciência que se utiliza nas teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Segundo expiações da minha amiga Jéssica Damasceno, que é formada em Administração de Empresas.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre me interessei pelas suas estatísticas. Quando era criança, na década de 1980, não se tinha acessos a tantos dados sobre isso como hoje. Sempre gostei muito dos esportes. Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM. E após minha graduação em Jornalismo, em 22 de Dezembro de 2016, eu me interessei em conhecimentos virtuais.

Minha fonte virtual mais confiável, é o site esportivo campeões do futebol. Nesse site, eu achei dados sobre as estatísticas dos clubes de futebol. Embora nem sempre as estatísticas revelem necessariamente o maior clube.

No Brasil, existem clubes já centenários, e outros poucos não, caso do meu querido São Paulo Futebol Clube. Confira abaixo, no site campeões do futebol, algumas das estatísticas sobre clubes de futebol.

Agora leitor (a), no link á seguir, no site campeões do futebol, você confere as histórias e conquistas de clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabética. Clique no link a procure seu clube.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Verminosos por Futebol 




Bahia vence Corinthians e deixa zona de rebaixamento.

 O Bahia venceu o Corinthians por 2 a 1, ontem a noite, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor chegou aos 35 pontos e pulou da 17ª para a 16ª colocação, deixando o Fortaleza para trás na luta contra o rebaixamento.

O Corinthians, por sua vez, permanece com 45 pontos, na nona colocação no campeonato nacional. O destaque foi a marca de 500 jogos, que o goleio Cássio completou com a camisa do Corinthians.

O Corinthians até teve o domínio do jogo. No primeiro tempo, os alvinegros fizeram uma marcação alta e encurralaram os baianos no campo defensivo. Contudo, os jogadores corintianos pecaram muito na conclusão das jogadas de ataque.

O time corintiano se manteve superior no segundo tempo. Mas, entretanto, continuou errando muitos passes e deu espaços para os baianos contra atacarem. E assim, sofreu sua segunda derrota consecutiva.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ranking de Clubes da UEFA

 Aqui eu trago  as informações do site Sapo Desporto sobre os 50 melhores clubes no ranking da UEFA. Confira abaixo.

Imagem : Site Sapo Desporto.




Relembre a minha postagem sobre estatísticas dos clubes.

Ranking de Clubes da CBF

Ranking de Clubes da CBF ( Confederação Brasileira de Futebol ) em 2020, segundo informações do jornalista Cassio Zirpoli . Confira no gráfico abaixo.




Ranking da Conmebol 2020.

 No Gráfico abaixo, você confere as informações do Jornalista Cassio Zirpoli sobre o ranking dos primeiros 50 colocados da Conmebol da Copa Libertadores da América. 




quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Atlético Mineiro vence Santos e se mantem vivo na briga pelo título.

 O Atlético Mineiro venceu o Santos por 2 a 0, ontem a noite, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.  O Atlético vai a 57 pontos, cinco pontos atrás do líder Internacional. O Santos, por sua vez, permanece com 45 pontos na classificação do campeonato nacional.

O Atlético abriu o placar com dois minutos de jogo. Os mineiros fizeram uma marcação alta e sufocaram os santistas no campo defensivo. Os atleticanos dominaram as ações com um jogo ofensivo e uma marcação alta.

Os santistas até tentaram buscar os contragolpes, contudo, erraram muitos passes e foram presa fácil para os atleticanos. Além da marcação alta, os atleticanos colocaram velocidade em cima dos espaços na defesa santista. O Atlético teve mais de 60 % de posse de bola  durante o jogo e mostrou um alto poder ofensivo.

O Santos somente equilibrou o jogo após sofrer o segundo gol. O técnico Cuca arrumou mais seu time e o jogo ficou mais parelho. Porém, os atleticanos apenas administraram o resultados até o apito final.

Palmeiras fica no empate com Vasco.

 Em jogo que marcou o encontro de Vanderlei Luxemburgo com o Palmeiras, Palmeiras e Vasco empataram em 1 a 1, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras vai a 52 pontos na classificação, ficando em quinto lugar. O Vasco vai a 36 pontos, ganhando folego na luta contra o rebaixamento no campeonato nacional.

O jogo começou quente no primeiro tempo. O Palmeiras começou atacando bastante e o Vasco tendo um gol anulado por impedimento .O alviverde foi impondo sua melhor condição técnica e dominava o jogo. Aos 31 minutos, Breno abriu o placar para o Palmeiras. Porém, Benitez empatou para o Vasco três minutos depois. 

O segundo tempo foi mais morno. Os times criaram muito pouco. Os palmeirenses até tiveram mais posse da bola, mas não conseguiram furar a marcação vascaína. O Vasco apostou nos contragolpes, levando até algum perigo ao gol palmeirense.

Nos minutos finais, o Vasco se segurou na defesa e garantiu o empate fora de casa.


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Clubes Esportivos.

 Clube esportivo ou um clube esportivo, é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui e estrutura, que possui equipe profissionais e amadoras. Os clube esportivos representam esportes individuais e coletivos . Os clubes esportivos possuem seus respectivos torcedores, que os acompanham em competições amadoras e profissionais.

Mesmo sem fins lucrativos, os clubes esportivos possuem suas fontes de renda, tais como bilheteria de seus jogos, receitas com publicidade e marketing, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita, são as mensalidades dos sócios que frequentam as instalações do clube.

No futebol, os clubes são a emoção máxima dos torcedores. O sentimento do torcedor, se revela nos troféus que o clube recebe com as conquistas dos respectivos campeonatos. No futebol cada vez mais globalizado, os clubes despertam mais paixões do que as próprias seleções dos respectivos países.


Imagem : Site Verminosos por Futebol 




Bragantino vence Corinthians na Arena Corinthians.

 O Red Bull Bragantino venceu o Corinthians por 2 a 0, ontem a noite, na Arena Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians permanece com 45 pontos na classificação do campeonato nacional. O Red Bull Bragantino chega aos 44 pontos, praticamente se livrando da ameaça do rebaixamento.

O Bragantino abriu o placar logo no começo do jogo e dominou o primeiro tempo. O time de Bragança adiantou sua marcação e teve um poder alto de criação de jogadas. O time do interior dominou as ações, aproveitando principalmente os espaços na defesa corintiana no primeiro tempo.

O Bragantino continuou melhor no segundo tempo. O time de Bragança seguiu adiantando sua marcação, não dando espaços ao time alvinegro na etapa final. O Bragantino seguia neutralizando as laterais corintianas e não deu espaço aos meio campistas. Chegando facilmente a vitória na noite de ontem.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Melhores Times Brasileiros de Futebol - Mais Títulos Conquistados (1906 ...


No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a).

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Goiás vence Santos e se anima no Campeonato Brasileiro.

 O Goiás venceu o Santos por 4 a 3, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os donos da casa caem para a 10ª posição, com 45 pontos, se afastando ainda mais da zona de classificação para a Libertadores. Já o Esmeraldino subiu uma posição, estando em 18º, com 29 pontos, a seis pontos de sair da zona do rebaixamento.

O Santos começou o jogo com uma postura bastante ofensiva no primeiro tempo. Os santistas tocavam a bola com facilidade e encurralaram os goianos no campo de defesa no primeiro tempo. Em apenas 37 minutos, o Santos já vencia por 2 a 0 e tinha o total domínio das ações, tendo chances de fazer mais gols no primeiro tempo.

O Goiás surpreendeu e mostrou um poder de reação impressionante no segundo tempo. Os goianos passaram a atacar mais e passram a atacar mais na etapa final. Os goianos viraram o placar para 4 a 2, com uma exibição de gala no aspecto ofensivo. Os santistas ainda diminuíram, mas os goianos confirmaram a vitória.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Ceará vence o Palmeiras no Estádio Castelão.

 O Ceará venceu o Palmeiras por 2 a 1, agora a tarde, no estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Ceará a 45 pontos na tabela. O Palmeiras permanece com 51.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. Os dois times tiveram muita criatividade e tocaram a bola em velocidade. O jogo foi bem jogado no primeiro tempo, tendo tido pouquíssimas faltas. O Ceará abriu 2 a 0. Contudo, o Palmeiras diminuiu ainda no primeiro tempo. O jogo continuou bem jogado até o intervalo.

O Palmeiras teve a superioridade no segundo tempo. Os alviverdes adiantaram a marcação e encurralaram os cearenses no campo defensivo. O Ceará lutou muito para manter o resultado. Entretanto, não conseguia contra atacar, pois errava muitos passes.

O segundo tempo seguiu com domínio palmeirense. Contudo, os cearenses souberam se defender e segurar o resultado.

Torcedor x Simpatizante.

 Torcedor é aquele que apoia seu clube a toda a hora, seja ele um clube gigante ou pequeno. Um torcedor é aquele que está sempre animado em ver seu clube jogar. O torcedor é aquele que tem um sentimento incomum por um determinado clube de futebol. Ou seja . O chamado doente.

O simpatizante é aquele que apoia determinado clube, seja ele grande ou pequeno. O simpatizante tem um determinado clube de coração, porém, não tem uma relação tão sentimental com o clube, a ponto de decorar de cor a escalação do clube. Enquanto torcedores são doentes apaixonados. O simpatizante é apenas moderado.

Eu gosto do São Paulo Futebol Clube, eu até estou em grupos na internet. Mas, não entro em debates acalorados. O torcedor é aquele doente, que defende seu clube em debates longos e acalorados. O simpatizante tende a ser neutro e moderado.

Eu até comprei livros do São Paulo, mas talvez eu seja somente um simpatizante. Também visitei o estádio  e sua sala de troféus .Para ser honesto, não decoro todas as escalações. E também não defendo meu clube de coração em debates acalorados. Eu até evito este tipo de debate.

Quando analiso futebol, analiso de maneira pragmática, sem interferência pelo meu clube de coração. O torcedor é aquele doente, que analisa as coisas apenas pela paixão. Ou seja leitor (a). Talvez eu seja somente um simpatizante. Mas, mesmo como simpatizante, eu torço para que o São Paulo volte a ganhar títulos.


Imagem : You Tube.






São fica no empate e segue seu calvário no Campeonato Brasileiro.

 O São Paulo apenas empatou em 1 a 1 contra o Coritiba, ontem a noite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O tricolor acumula cinco jogos sem vitória, aumentando a pressão sobre o técnico Fernando Diniz no comando técnico. Antes do empate de hoje, o Tricolor vinha de uma humilhante goleada sofrida dentro de sua casa para o Internacional por 5 a 1.

O São Paulo vai a 58 pontos na tabela, podendo ver o Internacional abrir quatro pontos na liderança. o Coritiba com 27 pontos, segue na antepenúltima  colocação no campeonato nacional.

O São Paulo teve a posse da bola, mas errou muitos passes. O tricolor teve muita dificuldade na criação das jogas, pois os jogadores mais técnicos não aparecerem no jogo no primeiro tempo. O tricolor teve apenas uma única chance com Daniel Alves nos primeiros 45 minutos.

O Coritiba se armou com duas linhas de cinco jogadores, tentando fechar o meio campo e as duas laterais do campo. Os paranaenses apostaram nos erros são paulinos durante o primeiro tempo e se fecharam totalmente na defesa nos primeiros 45 minutos.

O São Paulo abriu o placar no segundo tempo, com gol de Luciano. O tricolor até teve chances para ampliar o placar. Contudo, o time são paulino dava espaços para o Coritiba contra atacar com certo perigo.

Em um desses contra ataques, o Coritiba chegou ao gol de empate, com gol de Sarrafiore. O São Paulo tentou atacar. Mas, além das dificuldades de criar jogas, deixava muitos espaços nas suas linhas de defesa e meio campo.

sábado, 23 de janeiro de 2021

Clássico .

 Clássico no futebol  (conforme a palavra em inglês adotada em alguns casos)  é um confronto futebolístico de grande rivalidade, sendo que, mais frequentemente, é realizado por duas clubes desportivos locais. Alguns destes encontros são protagonistas de confrontos entre jogadores ou torcidas, dadas as tensões envolvidas.

Entre clubes, normalmente ocorre entre equipes da mesma cidade. Os clássicos são a grande emoção do futebol. As emoções dos torcedores do clubes locais, ficam ansiosas pelo dia da disputa.

Existem estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, em que quatro grandes clubes concentram as tradições e as torcidas locais. Contudo, existem outros estados em que existem apenas dois clubes dividindo a polarização dos torcedores. Como por exemplo, o Rio Grande do Sul, o Estado da Bahia e o Estado do Pará.

Na Escócia, temos o clássico entre Celtic Footeboll Club e Rangres Football Club, conhecido como a velha firma. O clássico é tido como a maior rivalidade do futebol mundial, devido a divergências culturais e religiosas.

Como torcedor do São Paulo, o Campeonato Paulista mexe comigo, devido as rivalidades estaduais com Corinthians, Palmeiras e Santos. Os clássicos locais sempre alimentam a emoção dos torcedores, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.


Imagem : You Tube.




sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Historia do Futebol no Brasil.

 Charles Miller, um brasileiro que estudava na Inglaterra e lá teve contato com o futebol e, em 1894, trouxe uma bola e um conjunto de regras para o Brasil. A primeira partida de futebol no Brasil foi realizada em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895. As equipes participantes eram o São Paulo Railway e a Companhia de Gás e eram formadas por ingleses que viviam na capital paulista. O primeiro time contava com a participação de Charles Miller, considerado o pai do futebol brasileiro, pois trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o país em 9 de junho de 1894. A partida foi vencida pelo primeiro time por 4x2.


Em 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol, que realizou posteriormente o primeiro Campeonato Paulista. O time de Charles Miller era uma sensação e foi tricampeão paulista. Os clubes que surgiam estavam se organizando e, até 1919, quase todos os estados brasileiros já possuíam um campeonato regional e sua federação. Em 1914, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), que administrava outros esportes além do futebol.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi criada em 1979, após a dissolução da CDB. É a entidade que administra o futebol brasileiro e possui 27 federações estaduais vinculadas. Sua sede é no Rio de Janeiro e organiza os principais campeonatos nacionais. O dia do futebol é comemorado no dia 19 de julho.

Devido à simplicidade do futebol e suas poucas regras, ele se popularizou rapidamente no Brasil. Para a realização de uma partida, é necessário apenas uma bola e um local para praticar. É um esporte imprevisível e os brasileiros buscam essa emoção da partida constantemente. O futebol proporciona uma maneira de expressar a forma brasileira de ver os esportes e se diferencia dos outros países. O futebol traz para o brasileiro um sentimento de nacionalismo e união, que só esse esporte proporciona e é capaz de unir multidões por um só propósito.

O Brasil é considerado o país do futebol, no lugar da Inglaterra onde o esporte foi criado. A explicação para esse amor pode ser explicada pela conquista de cinco Copas do Mundo. Em tese, o sucesso desse esporte não refere-se somente a isso: Gilberto Freyre defendia que o talento do brasileiro para o futebol era graças à grande miscigenação dos povos e suas raças. Entretanto existem outras explicações.

Para alguns estudiosos, o futebol é considerado uma manifestação cultural, que no Brasil se deu de uma forma mais abrangente e que conseguiu transformar esse esporte em uma característica do povo brasileiro. O intenso fanatismo desse esporte e a sua capacidade de atrair multidões fizeram com que ele fosse perdendo o prestígio entre os intelectuais e ganhando força nas classes abastadas da população. Os políticos usavam esse fanatismo em seu benefício e apoiavam o futebol, para conquistar aquele grande número de torcedores.


Fonte das Informações sobre a história do futebol no Brasil : Site Futebol no Brasil.

Imagem : You Tube História do Futebol.





Historia do Futebol Feminino.

 O primeiro registro que se tem sobre futebol feminino vem da Inglaterra, numa partida entre a seleção inglesa contra a Escócia, em 1898, na cidade de Londres. No Brasil, existem registros de partida mistas, com homens e mulheres, em 1908 e 1909.

Durante muito tempo, um evento beneficente em 1913 foi considerado a primeira partida de futebol feminino no Brasil. Mas, alguns anos depois, foi descoberto que o time "feminino" era, na verdade, composto por homens vestidos de mulher.

Dessa forma, a primeira partida de fato de futebol feminino em território brasileiro aconteceu no ano de 1921, na zona leste de São Paulo. O jogo foi entre as senhoritas dos bairros Tremembé e Cantareira (Santana, nos dias de hoje).

Na década de 40, um decreto-lei do Estado Novo, passou a proibir a prática de esportes incompatíveis com a natureza feminina, com isso, o futebol deixou de ser jogado por mulheres. Essa lei durou até 1979, quando foi revogada e permitiu que pudessem existir equipes e ligas de futebol feminino no país.

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1991, na China, e o Brasil terminou em nono.

E aí, já conhecia a história do Futebol Feminino no Brasil?



Fonte das Informações sobre o Futebol Feminino . .Site Futebol Interativo.
Data da Informação : 06 de Agosto de 2019.

Imagem Revista Veja.







Fortaleza vence Santos e respira contra o rebaixamento.

 O Fortaleza venceu o Santos por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Castelão, em Fortaleza na capital cearense, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os donos da casa empurram o Vasco para a zona de rebaixamento e alcança a 14ª colocação, com 35 pontos.

O Santos permanece com 45 pontos, mas foi ultrapassado pelo Corinthians no saldo de gols.

O Santos conseguiu conter o ímpeto ofensivo do Fortaleza . O time cearense teve a posse de bola e propôs o jogo. Contudo, os cearense erraram muitos passes e foram presa fácil para a defesa santista. Os times somente começaram a melhorar a partir dos trinta minutos do primeiro tempo.

Os dois times passaram a criar jogadas e chances de gol, deixando o jogo mais franco. Contudo, os cearenses apertaram a marcação ofensiva no segundo tempo e a defesa santista não resistiu.

O Fortaleza passou a marcar pressão e a defesa do Santos a errar passes simples. E assim, os donos da casa chegaram a vitória.

Corinthians vence Sport e se aproxima da Copa Libertadores da América.

 O Corinthians venceu o Sport Recife por 3 a 0, ontem a noite, na Arena Corinthians, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória diante do Sport, o Timão subiu na tabela de classificação. Com 45 pontos, o Corinthians ultrapassou o Santos no saldo de gols: quatro contra três. O time pernambucano, por sua vez, fica com 32 pontos, bastante ameaçado de rebaixamento.

O Corinthians dominou o Sport em praticamente todo o jogo. Os alvinegros voltaram a jogar em alto nivel e fizeram uma exibição impecável. Os jogadores mais criativos do time corintiano apareceram no jogo e criaram muitas alternativas de ataque pelo meio e pelas laterais do campo.

O Sport Recife errou muitos passes no meio campo. A lentidão dos zagueiros deu muito espaço aos jogadores ofensivos do Corinthians. Os pernambucanos deixaram claras as limitações técnicas do time e terão que lutar arduamente para escapar do rebaixamento no campeonato nacional.

Flamengo vence Palmeiras e se aproxima dos lideres.

 O Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Mané Garricha, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado é muito importante para o atual campeão brasileiro e significa a segunda vitória seguida para o Fla, que havia batido o Goiás na rodada passada. Agora, o Rubro-negro tem 55 pontos em 30 jogos e está a quatro do Inter, que possui uma partida a mais.

Já o Palmeiras fica mais distante da briga. Finalista da Copa do Brasil e da Libertadores, o time parou nos 51 pontos em 30 jogos e perdeu a chance de entrar no G4. O Verdão está na quinta posição do Brasileiro.

O Flamengo sufocou o Palmeiras no primeiro tempo. Os cariocas fizeram uma marcação alta a encurralaram os alviverdes no campo de defesa. Além de roubar a bola no campo ofensivo, os rubro negros tocaram a bola em velocidade e envolveram a defesa palmeirense no primeiro tempo.

No segundo tempo, os rubro negro se resguardaram mais, com duas linhas de quatro jogadores. Ainda assim, os cariocas levaram algum perigo nos contragolpes, aproveitando os espaços nas linhas alviverdes.

O Palmeiras teve dificuldades e não conseguiu sair do campo defensivo no primeiro tempo. Os alviverdes erraram muitos passes e foram sufocados pelos flamenguistas no primeiro tempo da partida.

No segundo tempo, o time palmeirense até conseguiu equilibrar mais o jogo. Ainda assim, deu muitos espaços aos contragolpes flamenguistas ao sair mais para o ataque.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A queda de produção do São Paulo.

 Caro (o) leitor (a). Eu já publiquei no blog, postagens sobre o técnico Fernando Diniz. Nos posts em questão, eu me referi ao treinador como um visionário do futebol. Os times treinados por Fernando Diniz preservam o toque de bola acima de tudo e não apelam para chutões nem em momentos de alta pressão dos adversários. Além disso, há uma constante troca de posições. Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.

Caro (a) leitor (a), voce que me acompanha no blog, já acompanhou posts aonde eu digo que o elenco são paulino é mais para menos do que para mais. Eu sou torcedor do São Paulo, conforme tambem eu já disse no blog leitor (a).

Mas eu nunca alimentei ilusões ao meu clube de coração. Apesar de meu amor torcedor, eu sempre tive consciência que o elenco são paulino é extremamente limitado. Salvo alguns valore individuais, o elenco do tricolor é fraco. 

O São Paulo alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro justamente quando os valore individuais do elenco se sobressaíram. Mas quando chegou a oscilação natural, as limitações do elenco cobraram seu preço.

 Fernando Diniz tenha sua parcela de culpa. Mas está longe de ser o maior culpado. O técnico está tirando leite de pedra com o elenco limitado que tem em mãos. E para piorar, o São Paulo é um clube limitado financeiramente e sem nenhum poder de investimento.

As limitações do elenco são paulino estão cobrando seu preço quando chegaram as oscilações naturais do Campeonato Brasileiro. E o técnico Fernando Diniz não é o maior culpado por isso. 

Clicando nos links logo abaixo, você confere as conquistas são paulinas. Os links logo abaixo, são informações do blog do São Paulo e do site campeões do futebol.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://saopaulo.blog/titulos-do-sao-paulo-fc-maior-vencedor-do-futebol-brasileiro/

 

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html





Imagem : you tube.
 

Fotos do Escudo do SPFC - YouTube

 

Inter tem atuação de gala e assume a liderança do Campeonato Brasileiro.

 O Internacional goleou o São Paulo por 5 a 1, ontem a noite, no estádio Cicero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A goleada leva o Internacional a liderança do campeonato nacional com 59 pontos contra 57 do São Paulo.

O Internacional teve uma atuação perfeita na noite de ontem. Os gaúchos fizeram uma marcação alta e não permitiram o toque de bola são paulino. Os colorados se compactaram com duas linhas de quatro a cinco jogadores e tiveram velocidade e criatividade com a posse da bola. A goleada foi uma consequência natural da atuação dos gaúchos.

Mais uma vez os são paulinos erraram muitos passes. Os tricolores erraram passes simples na defesa e no meio campo e não conseguiram criar jogadas. Os erros de passes deixaram o time vulnerável do meio para trás e proporcionaram os gols colorados durante o jogo. Os jogadores mais criativos do time mais uma vez não apareceram no jogo e os demais jogadores sentiram. Fernando Diniz terá muito trabalho para tentar consertar o time são paulino

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Palmeiras goleia Corinthians no derby paulista.

 O Palmeiras goleou o Corinthians por 4 a 0, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado fez o Palmeiras ultrapassar o Grêmio e chegar a 51 pontos em 29 jogos — o São Paulo, líder, tem 57 em 30 partidas. As duas equipes ainda vão se enfrentar nesta reta final de Brasileirão. O Corinthians, por sua vez, para com os 42 em 29 rodadas, na nona colocação.

O resultado também coloca o Palmeiras a frente do Corinthians nas estatísticas gerais do derby. Agora são 129 triunfos do Palmeiras, contra 128 triunfos do Corinthians e 111 empates.

O Palmeiras fez seu melhor jogo sob o comando do português Abel Ferreira. Mesmo com certa dificuldade na bola aérea, o time palmeirense dominou completamente a partida. Com um toque de bola envolvente e uma marcação alta, os palmeirenses encurralaram os corintianos no campo defensivo durante boa parte do jogo. Os alviverdes justificaram a força que os mentem nas disputas simultâneas de três competições nesta temporada.

O time corintiano esteve irreconhecível em campo. O alvinegro que estava invicto há sete jogos, errou muitos passes e foi presa facial para a boa marcação alviverde. Os principais jogadores do time corintiano tambem tiveram atuações muito abaixo da média. A verdade é que o time corintiano somente equilibrou o jogo de alguma forma nos primeiros dez minutos. O time alvinegro esteva abaixo da média e isso se refletiu em uma derrota elastica.

Campeões Nacionais da História do Futebol.

 Olá torcedor (a): Desde que me formei em Jornalismo em Dezembro de 2016, eu comecei meu trabalho nos meus blogs. Nesse blog, procuro trazer um arquivo sobre os clubes.

Certamente você deve ter tido curiosidade sobre os maiores campeões nacionais de futebol do mundo. Pois agora eu trago uma reportagem do site campeões do futebol que mostra os maiores campeões nacionais de futebol em todos os tempos. Para conferir, basta clicar no link á seguir.

Campeões de Competições Nacionais (campeoesdofutebol.com.br)

Imagem : You Tube.




Campeoes Estaduais do Futebol Brasileiro.

 Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem entre Janeiro até Abril para as Regiões Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Maio ou Junho para a Região Norte em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro, através de sua paixão pelo futebol, desenvolvessem uma forte cultura de disputa por Estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno quatro meses.

Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes em  nível nacional . Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são o Fla-Flu e o Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; o Derby, o Majestoso e o San-São, em São Paulo; o Grenal, no Rio Grande do Sul; o Clássico Mineiro, em Minas Gerais; o Atletiba, no Paraná; o Clássico dos Clássicos e o Clássico das Multidões, em Pernambuco; o Ba-Vi, na Bahia; o Clássico de Florianópolis e o Clássico do Interior, em Santa Catarina; o Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; o Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; o Super Clássico, no Maranhão; o Rivengo, no Piauí; o Clássico dos Maiorais, na Paraíba; o Derby Sergipano, em Sergipe; o Derby do Cerrado, em Goiás; o Rio-Nal, no Amazonas; o Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.

Os campeões estaduais e vice-campeões, e em alguns estados, os mais bem colocados na tabela do campeonato estadual, estão automaticamente qualificados para jogar na Copa do Brasil do ano seguinte.

Além disso, os clubes mais bem posicionados de cada estado que não competem no Campeonato Brasileiro Série A, Série B ou Série C se qualificam para a Série D do mesmo ano.

No link, logo abaixo. Você confere os maiores campeões estaduais do futebol brasileiro. A informação do link á seguir  é do site campeões do futebol.

Campeões Estaduais - Arquivo (campeoesdofutebol.com.br)


Imagem : You Tube.




Historia dos Principais Clubes do Mundo.

 Olá leitor (a): Eu comecei esse meu humilde blog em 2018. Eu acompanho futebol desde criança e sempre me interessei muito pelo contextos históricos desse esporte.

Durante quatros a meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAM FAAM. Após me formar em Jornalismo, em 22 de Dezembro de 2016, eu comecei esse blog em 2018.

Eu sempre procuro pesquisar sobre o futebol em sites especializados em contextos históricos. Uma das minhas fontes mais confiáveis, é o site campeões do futebol. Futebol é uma paixão global, e eu sempre me interessei muito pelas estatísticas dos clubes de futebol profissional.

Agora leitor (a), eu trago a você, as histórias dos principais clubes do futebol mundial. O link á seguir, são dados do site campeões do futebol.

Historia de Clubes de Futebol do Mundo (campeoesdofutebol.com.br)

Imagem : You Tube.




Historia de Clubes de Futebol no Brasil.

 Olá torcedor (a): Sou um apaixonado por futebol e sempre que eu posso pesquiso e estudo muito sobre o tema. Durante o tempo em que eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, me interessei em estudar mais profundamente o esporte. Eu tenho como um dos objetos de estudo o site campeões do futebol.

Para nós torcedores (as),as paixões clubísticas sempre falam alto. O (a) torcedor (a),sempre defenderá seu clube de coração com unhas e dentes nas discussões sobre quem é o maior clube do futebol brasileiro. O torcedor brasileiro com certeza é um dos mais apaixonados por futebol.Na humilde opinião desse que vos escreve nesse momento, o futebol brasileiro é o mais equilibrado do mundo. Mas,no entanto, o futebol pentacampeão mundial não tem condições financeiras de competir com o futebol europeu em um mundo totalmente globalizado.

No âmbito estadual, o ABC de Natal  é o maior campeão estadual do Brasil com 55 troféus, em segundo vem o Bahia com 48 troféus e em terceiro vem o Paysandu com 47 troféus.O ABC também detém o recorde de dez títulos consecutivos entre 1932 e 1941.O América Mineiro também ganhou dez títulos consecutivos no Campeonato Mineiro entre 1916 e 1925.


Já no âmbito nacional, o Palmeiras é considerado o maior campeão brasileiro com 10 conquistas, desde a unificação da Taça Brasil e do Robertão ao Campeonato Brasileiro. Em âmbito internacional,o São Paulo é o clube brasileiro mais vitorioso, com 12 conquistas em campeonatos internacionais da FIFA.
Após me formar em Jornalismo em 22 de Dezembro de 2016, comecei a postar aqui no blog em 2018. Uma das minhas fontes de estudo é o site campeão do futebol, que eu encontrei em pesquisas na internet.
Agora eu trago a história e as conquistas de aproximadamente 200 clubes. O link,logo abaixo,é uma informação do site campeões do futebol.


Imagem : You Tube.




segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Historia do Futebol.

 O futebol é um esporte para todas as idades, classes sociais e gêneros. A paixão nacional começa desde cedo, com partidas amistosas e até mesmo a vontade de se tornar um jogador profissional.

Conheça como surgiu o esporte e a história dos principais times do mundo.

Não se sabe ao certo quem foi que deu o primeiro chute ao gol. Curiosos revelam que vários esportes eram praticados com bolas, mas sem regras.

O mais perto do que conhecemos como futebol, foi praticado na Grécia, no século I a.C, pelos soldados da região, que se dividiam em times e jogavam com uma bola de areia. Outros dizem, que o esporte surgiu na China, como um treinamento militar ou no Japão, por membros da corte. Isso segundo os dados do site Cervejaria Guitts, em 17 de Junho de 2020.



Imagem : Site Torcedores.com 

Santos vence Botafogo e segue na briga por Copa Libertadores da América.

O Santos venceu o Botafogo por 2 a 1, ontem a tarde, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Peixe reassumiu a oitava colocação do Brasileirão com 45 pontos, e espera o jogo do rival Corinthians para confirmar a posição ao fim da 30ª rodada.

Já o Glorioso segue na lanterna do campeonato, com apenas 23, e vê a Série B cada vez mais perto. Enquanto o Santos briga pelo tetra da Libertadores e pode se classificar para a competição continental também nos pontos corridos, o terceiro rebaixamento do Alvinegro carioca parece uma questão de tempo.

O Santos começou no ataque e abriu o placar com Soteldo logo no começo do jogo. O Santos começou o jogo com mais posse de bola e atacando mais do que o Botafogo.

O peixe teve até mais chances para ampliar o placar até os 22 minutos do primeiro tempo, tamanha a fragilidade botafoguense. Após a parada tecnica, o time botafoguense melhorou no jogo e passou a atacar mais. A partida ficou mais equilibrada a partir dos vinte e cinco minutos. Tanto que os botafoguenses chegaram ao empate no final do primeiro tempo.

Os dois times começaram em ritmo lento no segundo tempo. Contudo, os santistas tinham melhor qualidade técnica para chegar ao campo de ataque. Os botafoguenses abdicaram do ataque e se concentraram com os dez jogadores no campo de defesa a partir dos vinte minutos da etapa final.

O Santos passou a pressionar mais após a parada técnica e chegou a gol da vitória aos 36 minutos da etapa final. 

domingo, 17 de janeiro de 2021

São Paulo empata com Atlético Paranaense e ve Inter se aproximar.

 O São Paulo empatou com o Atlético Paranaense em 1 a 1, agora a tarde, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo vai a  57 pontos, podendo ver o Internacional diminuir para apenas um pontos, caso os gaúchos vençam o Fortaleza na rodada. O Atlético fica nos 39 pontos na classificação.

O Atlético apostou nos contragolpes para chegar ao gol são paulino. Os paranaenses se fecharam com duas linhas de quatro jogadores e encurtaram os espaços ao ataque tricolor no primeiro tempo. Contudo, o time atleticano teve mais dificuldades no segundo tempo.

O São Paulo teve mais posse de bola no começo do jogo. Contudo, os são paulinos erraram muitos passes e pararam na marcação atleticana no primeiro tempo. O atacante Brener pouco apareceu em campo no primeiro tempo.

O técnico Fernando Diniz mexeu no intervalo e o tricolor voltou melhor no segudo tempo. Os são paulinos tiveram a posse da bola e dominaram as ações na etapa final, mas falharam muito nas conclusões

Clubes Brasileiros x Clubes Europeus.

A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Entretanto, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

Comecei a acompanhar futebol entre 1983 e 1984. Até aonde eu me lembro o futebol ja era globalizado na década de 1980. Os nossos melhores jogadores ja saiam para o futebol europeu. Contudo, o futebol brasileiro ainda conseguia segurar seus melhores jogadores por um tempo.

Os clubes europeus já formavam seus esquadrões quando eu era criança. Na época, Brasil e Argentina eram consideradas as duas melhore seleções do mundo em nivel de talento. Contudo, alguns comentaristas pesavam o poder econômico do futebol europeu.

Quando criança, eu já percebia a distancia econômica entre os clubes brasileiros e os clubes da Europa. Apesar dos clubes brasileiros terem sua grandeza histórica, não havia as mínimas condições de competir com os clubes do velho continente.

 Contudo, a Lei Boman mudou os rumos do futebol mundial. No fim da temporada de 1989-1990, o contrato entre o RFC Liège e Bosman cessa porque ele recusa a redução salarial de 75% que os dirigentes do clube propunham no novo contrato. É colocado na lista dos jogadores transferíveis com uma cláusula de indenização de 11.743.000 francos belgas (cerca de 4,8 milhões de euros). No mês seguinte, J.-M. Bosman chegou a acordo com o clube francês USL Dunkerque. Liège e Dunkerque concordaram com a transferência do jogador para a temporada mais uma opção de compra, mas não aceita a cláusula de indenização proposta pelo clube belga, rescinde o contrato do jogador e ele torna-se livre de qualquer contrato.

Bosman entrou com uma ação contra o Liége, a Federação Belga de Futebol e a UEFA, porque eles alegaram que as regras de transferência da Federação e da UEFA-FIFA tinham impedido sua transferência para o Dunkerque

A 15 de dezembro de 1995, o Tribunal de Justiça da União Europeia, situado em Luxemburgo, dá razão a Bosman. Devem ser abolidas as restrições sobre a utilização e transferências de jogadores comunitários. Segundo informações do Portal Globo Esporte.

 Os clubes europeus passaram a não ter limite para contratar jogadores estrangeiros. Os clubes da europa passaram a calibrar talentos no mundo todo a partir da década de 2000. Os clubes brasileiros ficaram totalmente impotentes perante os clubes europeus.

Os clubes argentinos e os clubes uruguaios, também passaram a sofrer dos mesmos problemas que os nossos. Claro que o aumento do processo de globalização também aumentou as receitas de todos os clubes, pois os direitos televisivos também passaram a ser negociados por valores tres a quatro vezes maiores.

Com os cofres mais cheios, os dirigentes brasileiros passaram a fazer a loucura de pagar salários de R$ 1, 5 milhões mensais aos jogadores para competir com os clubes europeus. É muito difícil comparar nossos clubes aos clubes do velho continente.

Os clubes europeus levam ampla vantagem com o aceleração da globalização no futebol mundial. Os clubes brasileiros ficaram de cócoras diante do poderio financeiro dos clubes europeus. Os clubes argentinos e uruguaios também sofrem do mesmo problema.


Imagem : You Tube.




Jornalismo e o recrutamento do interesse publico.

 Jornalismo esportivo  é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes (desporto, em Portugal), ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico.

O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados clubes ou atletas. Por isso,o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público (e em colegas).

As pautas do Jornalismo Esportivo incluem a cobertura de eventos as instituições que geram produtos, fatos e noticias. As as fontes de Esporte são divididas entre protagonistas (atletas, dirigentes de clubes e de entidades esportivas), autoridades (ministro, secretários, diretores de órgãos públicos), especialistas (médicos, fisioterapeutas, pesquisadores em esporte, profissionais de educação física) e usuários (torcedores ou adeptos).

No livro Opinião Publica do ator Walter Lippman, é abordado sobre a função do jornalista em recrutar o interesse público. No livro Opinião Publica, Lippman aborda que a maior competencia do jornalista, além da coleta, investigação e analise das informações, é recrutar o interesse público através do oficio do jornalismo.

O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos e ideias que são noticia e afetam a sociedade em algum grau.

A noticia é a informação de algum acontecimento e mudanças recentes. Noticia é também o conhecimento de um paradeiro ou uma situação.

A noticiabilidade ou valor noticia são critérios técnicos que influenciam a seleção e os destaques dos fatos como um produto noticioso a ser consumido. A noticiabilidade é o valor noticia que determina algo a ser noticiado.

No Jornalismo esportivo, as grandes coberturas são a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que acontecem a cada quatro anos. Nas Olimpíadas, os grandes jornalistas, são aqueles que mais conseguem recrutar o interesse público.

Sim leitor (a). Na Copa do Mundo o interesse público já existe, pois o futebol é uma paixão global. Nas Olimpíadas, se trabalha com todos os tipos de esportes. Muitos dos esportes olímpicos não são necessariamente uma paixão global.

Os melhores jornalistas são aqueles que sabem fabricar seu próprio valor noticia. Os jornalistas se destacam por conseguirem recrutar o interesse público em esportes não tão conhecidos ou tidos como uma paixão global. O recrutamento do interesse público, é a capacidade de fabricar seu próprio valor noticia. Recrutar o interesse público é o segredo do jornalismo esportivo.

E para o recrutamento do interesse público, é fundamental que o jornalista esteja despido de suas paixões esportivas. O jornalismo profissional é a alma do negócio.


Imagem : Site Casa das Focas.


 

sábado, 16 de janeiro de 2021

Ayrton Senna x Lewis Hamilton.

 O brasileiro Ayrton Senna e o britânico Lewis Hamilton, talvez tenham sido os maiores talentos naturais que eu já vi na Formula 1.

Mesmo em épocas distintas, há semelhanças entre ambos. Os dois explodiram logo nos primeiros anos na Formula 1. Ambos sempre arrebentaram nas categorias de acesso a Formula 1.

Sim leitor (a) :Senna e Hamilton eram talentos naturais em potencial. Ambos eram superdotados, dois pilotos de outro planeta. Senna e Hamilton entravam em um carro a faziam coisas de encher os olhos em treinos e corridas.

Também em comum, foram o fato que ambos aprenderam que somente talento natural não basta para fazer um campeão. Senna e Hamilton evoluíram tecnicamente em estratégia de corrida. 

O fato que mesmo em épocas distintas, ambos foram pilotos superdotados. Em talento natural, ambos eram pilotos de outro planeta. Ambos faziam coisas de nos encher os olhos nas pistas de todo o mundo. Mas ambos correram em épocas bem distintas no automobilismo.

No entanto muitos veem com algum sentido semelhanças entre Senna e Hamilton. Ambos tiveram ascensões meteóricas na carreira e explodiram logo no seu ano de estreia na Formula 1, embora vale ressaltar que Senna fez seu primeiro ano com a Toleman e Hamilton na Mc Laren. No entanto também caberia ressaltar que Lewis foi descoberto ainda na infância e criado na equipe de Ron Dennis.

Senna competiu contra pilotos do calibre de Alain Prost e Nelson Piquet, mas, no entanto Hamilton teve a concorrência de Fernando Alonso logo no seu primeiro ano na Mc Laren. O espanhol é considerado por muitos o melhor piloto do grid e um dos maiores estrategistas  da Formula 1.

Nos números, Hamilton tem 95 triunfos contra 41 de Senna. Nas poles, Hamilton tem 98 poles contra 65 de Senna.  No entanto, é complicado se comparar apenas números na Formula 1. Pois nem sempre as estatísticas revelam a verdade, em um automobilismo em que tudo evolui com o passar dos anos.


Confira mais estatísticas da Formula nos links abaixo na Wikipédia .



Imagem : Portal Globo Esporte.




Ayrton Senna e Michael Schumacher.

 Schumacher ou Senna, quem é o melhor? Essa é uma polêmica que ultrapassa os limites do circo da F1. Embora Senna saia vitorioso nas votações, não é uma unanimidade na Fórmula 1, pois volta e meia se discute sobre qual dos dois foi o melhor.

Numericamente não haveria nada para se discutir. Schumacher disputou 307 grandes prêmios, com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos, enquanto Senna disputou 161 grandes prêmios, com 41 vitórias, 65 poles e três títulos. 

Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em dez anos de carreira. Caro (a) leitor (a).  Nos mesmos dez anos, Michael Schumacher tem números superiores. aos do brasileiro.

Em dez anos, Schumacher conquistou 53 vitórias contra 41 de Senna. Também em dez anos, Schumacher conquistou quatro títulos mundiais contra três títulos de Senna.

Schumacher estreou na Formula 1 em 1991, no Grande Premio da Bélgica , a décima primeira corrida no mundial daquele ano. Ambos disputaram apenas dois campeonatos inteiros. Schumacher chegou á frente de Senna em 1992 e Senna chegou a frente de Schumacher em 1993. Talvez seja impossível compara-los, pois um duelo pra valer entre ambos não aconteceu de fato.

Acompanho Formula 1 desde 1983. Acompanhei as carreiras completas de ambos. O brasileiro Ayrton Senna era um tipo de piloto que se poderia chamar de superdotado. Ayrton era um talento divino, um piloto de outro planeta. Ayrton entrava em um carro e fazia coisas impossíveis aos nossos olhos. Ayrton foi um talento natural divino no automobilismo. 

O alemão Michael Schumacher demostrou incrível capacidade de trabalhar para que equipes desacreditadas chegassem ao topo. Venceu dois campeonatos com a mediana Benneton em 1994 e 1995. Na sequencia tirou a Ferrari de um jejum de 21 anos, com cinco títulos consecutivos entre 2000 a 2004. Schumacher foi um trabalhador incansável nas equipes por onde passou.

Talvez seja impossivel compara-los pois não houve um duelo pra valer entre o brasileiro Ayrton Senna e o alemão Michael Schumacher. Mas sem duvida foram dois gigantes na história do automobilismo.


Crédito: Crédito da foto: Arte/Torcedores.com (Getty Imagens e Reprodução/ Facebook oficial Ayrton Senna)





 



Os estranhos clubes de futebol no Brasil.

 Certa vez, li no blog do jornalista Rodrigo Mattos, no portal UOL Esporte, sobre a situação financeira do Vasco da Gama. De acordo com a publicação, o clube carioca está quase sem receita para passar o ano e teria R$ 86 milhões em dividas já vencidas.

No entanto, caro(a) leitor(a), é preciso ser mais que um crítico para fazer uma avaliação como essa, visto que não é apenas o Vasco acumula déficits no Brasil. Os clubes brasileiros, em sua maioria, também convivem com problemas financeiros.

Já faz um tempo que os dirigentes dos clubes brasileiros tornaram-se irresponsáveis, repatriando jogadores que atuam no futebol europeu com salários irreais. Veja bem leitor(a), é estranho alguém ganhar R$ 1 ou R$ 2 milhões em uma país onde o trabalhador recebe R$ R$ 1.100 de salário mínimo.

Isso acontece nos nossos clubes porque os dirigentes nunca são responsabilizados pelos seus desmandos. Se isso acontecesse de fato, eles pensariam duas vezes antes de fazer loucuras com as quais não poderão arcar. Contudo, o futebol é tratado sempre como um universo paralelo, e isso acontece na América do Sul como um todo.

O Brasil já vem  em uma situação econômica bastante critica, mesmo antes da pandemia do novo corona vírus. Vamos aos fatos leitor (a) : Desde 2014, a divida publica brasileira vem aumentando. Em 2014, a divida  publica brasileira foi de aproximadamente R$ 2, 29 trilhões. Em 2015, saltou para R$ 2, 79 trilhões . Em 2016, saltou para R$ 3,113 trilhões. Em 2017, saltou para R$ 3, 559 trilhões. Em 2018, um novo salto para R$ 3,877 trilhões. Em 2019, um novo salto para R$ 4,249 trilhões. Em 2020, com a crise agravada pela pandemia do novo corona vírus, a divida publica brasileira, ficará entre R$ 4,6 a 4,9 trilhões, de acordo com os dados do ministério da economia e do banco central.

Assim como o rombo nas contas federais vem aumentando desde 2014. Em 2014, o rombo nas contas do governo, foi de R$ 32, 5 bilhões. Em 2015, o rombo saltou para R$ 114, 9 bilhões. Em 2016, o rombo deu um novo salto para R$ 154, 2 bilhões. Em 2017, mesmo com algum respiro, o rombo foi de R$ 124, 4 bilhões. Em 2018, o rombo ficou em R$ 120, 258 bilhões. Em 2019, o rombo ficou em R$ 95, 1 bilhões. Em 2020, com a crise do novo corona vírus, o rombo nas contas do governo, será de aproximadamente R$ 900 bilhões. De acordo com os dados do ministério da economia e do banco central.

Desde 2014, a divida publica brasileira vem aumentando. Em 2014, a divida  publica brasileira foi de aproximadamente R$ 2, 29 trilhões. Em 2015, saltou para R$ 2, 79 trilhões . Em 2016, saltou para R$ 3,113 trilhões. Em 2017, saltou para R$ 3, 559 trilhões. Em 2018, um novo salto para R$ 3,877 trilhões. Em 2019, um novo salto para R$ 4,249 trilhões. Em 2020, com a crise agravada pela pandemia do novo corona vírus, a divida publica brasileira, ficará entre R$ 4,6 a 4,9 trilhões, de acordo com os dados do ministério da economia e do banco central.

Talvez tenha chegado a hora de os dirigentes serem encarregados pelos endividamentos dos clubes durante a gestão. Em qualquer empresa no Brasil o presidente é culpado se entregar dividas exorbitantes nos balanços semestrais, por exemplo. Já no futebol sul-americano, em particular, um dirigente só é delegado por uma desordem fiscal no clube que dirige. Me parece estranho um jogador ganhar R$ 1 a 2 milhões por mês, em um Brasil que não consegue fechar suas contas públicas.

Agora é o momento para acabar com o amadorismo nas equipes e buscar gestões profissionais com pessoas realmente preparadas. O mundo vem se modernizando cada vez mais e o futebol não pode ficar para trás. É estranho uma gestão amadora nos clubes brasileiros em pleno século XXI.


Imagem : Site Torcedores.com 


Palmeiras e Grêmio ficam no empate.

 Palmeiras e Grêmio empataram em 1 a 1, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, se vencesse, dormiria no G4. Mas como não conseguiu, ocupa o sexto lugar com 48 pontos. O Grêmio tem 50 e está, em quarto.

O Palmeiras teve uma postura bem diferente, do que foi demonstrada na semifinal da Copa Libertadores da América contra o River Plate. Os alviverdes dominaram o jogo no primeiro tempo.

Os palmeirenses fizeram uma marcação alta encurralaram os gremistas no campo defensivo. Os alviverdes tocaram a bola em velocidade e acertaram a trave três vezes no primeiro tempo. No segundo tempo, embora ainda seguisse perigosa, a equipe alviverde não conseguir definir o jogo.

O Grêmio não viu o Palmeiras no primeiro tempo. Os tricolores erraram muitos passes e não criaram absolutamente nada nos primeiros 45 minutos. Os gremistas não saíram do campo defensivo no primeiro tempo e escaparam por pouco de levar uma goleada antes do intervalo.

O Grêmio equilibrou o jogo no segundo tempo. Os gaúchos passaram a atacar mais e arrancaram o gol de empate nos minutos finais da partida.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Os maiores pilotos em 161 corridas.

 Caro (a) leitor (a). Eu acompanho Formula 1 desde 1983, ano do segundo título mundial do brasileiro Nelson Piquet. Sempre ouço muita discussão sobre quem é o maior piloto da Formula 1 em todos os tempos.

Talvez seja uma pergunta difícil de ser respondida, pois os campeões do Formula 1 correram, em épocas distintas, quando o automobilismo também era muito distinto em cada época.

Veja bem leitor (a). Em talento natural, talvez Ayrton Senna tenha sido o maior que eu vi até hoje, um verdadeiro superdotado . Por outro lado, Nelson Piquet foi um mestre na arte de desenvolver um carro de corrida. Alain Prost, conhecido como " professor", foi um estrategista de corrida como poucos.

O alemão Michael Schumacher, teve a imensa capacidade de trabalhar muito duro  para que equipes desacreditadas chegassem ao topo. O espanhol Fernando Alonso tinha uma inteligência excepcional em estratégias de corrida. O britânico Lewis Hamilton, é um talento nato, um piloto de outro planeta. O também alemão Sebastian Vettel, tem a capacidade de trabalhar na construção de uma escuderia desde o seu inicio.

A reportagem do Portal Terra no link á seguir, traz uma comparação de Ayrton com os demais campeões da atualidade, em uma comparação com as mesmas 161 corridas que o tricampeão disputou entre 1984 a 1994. https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html