segunda-feira, 7 de novembro de 2022

A última vitória de Ayrton Senna.

 Entre 1987 a 1993, o Grande Prêmio da Australia encerrou o campeonato mundial de pilotos, como uma corrida para cumprir tabela, pois o título mundial já havia sido decidido.

As Williams tiveram um grande domínio no campeonato mundial em 1993, e Alain Prost já havia assegurado o tetracampeonato mundial. O Grande Prêmio da Australia tinha um sabor especial, Ayrton Senna se despedia da MC Laren e Alain Prost anunciava a sua aposentadoria após 13 anos de carreira.

O Grande Prêmio da Austrália era o último duelo entre Ayrton Senna e Alain Prost, o que deixava um grande vazio para os fãs do automobilismo mundial.

Quem também se despedia da F-1 era Riccardo Patrese. O italiano era, naquela época, o piloto com o maior número de largadas, 256, e competiu durante 17 temporadas, recorde que foi quebrado em 2008 por Rubens Barrichello.

Havia um clima de despedida na MC Laren, pois Jo Ramirez coordenador técnico da MC Laren estava em prantos com a última largada de Ayrton Senna pela equipe inglesa.

No treino de classificação, como de costume, Ayrton Senna foi o mais rápido – embora aquela tenha sido uma temporada mais uma vez marcada pelo forte rendimento dos carros da Williams. O brasileiro marcou sua pole de número 62 da carreira, batendo Prost por 436 milésimos. Damon Hill (Williams) e Michael Schumacher (Benetton) formaram a segunda fila.

Ayrton Senna largou bem, abrindo vantagem nas primeiras voltas. Senna seguia a frente de Prost, com Hill e Schumacher logo atrás. Schumacher abandonava com problemas no motor na volta 19.

Senna somente perdeu a liderança quando parou nos boxes na volta 23. Contudo, o brasileiro recuperou a liderança na volta 29. 

A partir de então, Senna fez voltas voadoras e foi abrindo vantagem até vencer a corrida, conquistando á sua 41ª vitória nos 158 Grandes Prêmios disputados até ali.

O brasileiro, era até então, o segundo maior vencedor de corridas na história da Fórmula 1, estando atrás apenas dos 51 triunfos de Alain Prost.

Ayrton se despedia da MC Laren com 35 vitórias, 46 poles e 447 pontos pela equipe inglesa.  Alain Prost chegou em segundo e Damon Hill completou o pódio em terceiro.

Confira agora, os maiores pilotos da história em 161 corridas.https://www.google.com/amp/s/carros.ig.com.br/colunas/republica-do-automovel/2019-04-30/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas.html.amp

 Imagem: Site Oficial Ayrton Senna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário